OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(19ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 19ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Cada uma das Sete Iniciações Principais é uma Revelação de uma das qualidades ou tendências dos Sete Raios, e cada Iniciação está sempre regida por um certo Raio. Cada Iniciação leva à plena atividade funcionante um dos Sete Centros, não do ângulo do despertar ou do estímulo, mas, do ângulo de uma roda que gira sobre si mesma, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio (Senda da Iniciação). Depois, 8ª e 9ª Iniciações.

 

 

 

 

Shamballa Centro Coronário Planetário); Hierarquia Centro Cardíaco Planetário).

 

Iniciação: Nascimento (Centro Sacro, 7º Raio, Plano Físico, Início, Relação, Magia Sexual).

 

2ª Iniciação: Batismo (Centro Plexo Solar, 6º Raio, Plano Astral, Dedicação, Miragem, Devoção).

 

3ª Iniciação: Transfiguração (Centro Ajna, 5º Raio, Plano Mental, Integração, Direção, Ciência).

 

4ª Iniciação: Renunciação (Centro Cardíaco, 4º Raio, Plano Búdico, Crucificação, Sacrifício, Harmonia).

 

5ª Iniciação: Revelação (Centro Base da Coluna Vertebral, 1º Raio, Plano Átmico, Surgimento, Vontade, Propósito).

 

6ª Iniciação: Decisão (Centro Laríngeo, 3º Raio, Plano Monádico, Fixação, Cooperação, Criatividade).

 

7ª Iniciação: Ressurreição (Centro Coronário, 2º Raio, Plano Logóico, o Eterno Peregrino, Amor-Sabedoria, Atração).

 

8ª Iniciação: Transição (Hierarquia, Quatro Raios Menores, Planetário, Eleição, Consciência, Sensibilidade).

 

9ª Iniciação: Negação (Shamballa, Três Raios Maiores, do Sistema, Sete Sendas, Ser, Existência).

 

Hoje, o conceito de Iniciação Grupal deve substituir o de Iniciação Individual de um aspirante. A Iniciação é um evento de grupal; não é uma egoísta aspiração individual, uma vez que a [personalidade-]alma, por sua própria natureza, está consciente do grupo, e não tem ambições ou interesses individuais nem está, de qualquer forma, interessada nos objetivos do ego. A [personalidade-]alma é o Iniciado. Em acréscimo a isto, pense no seguinte: se a Iniciação fosse uma realização puramente pessoal, ela arrastaria o homem de volta à consciência separatista, exatamente da qual ele está tratando de se evadir, e, portanto, não se constituiria de um progresso espiritual. Enfim, a Iniciação tem por finalidade admitir o Iniciado como um membro da Hierarquia.

 

 

De mãos vazias, ou juntos iremos ou nós não iremos.

 

 

O abandono de todas as reações separatistas do ego se dá através de uma série de renúncias progressivas, que acabam culminando na Quarta Iniciação, e, misteriosamente, se destacam novamente na Nona Iniciação. Como disse o Mestre Hut Hu Mi, precisamos deixar de ser espiritualmente egoístas. A Iniciação não é nem pessoal nem individual. Iniciação Solidariedade Grupal.1

 

 

Estrutura Iônica do Cloreto de Sódio [Na+Cl-]

 

Em relção a isto, devemos estar muito atentos e vigilantes, pois, o Raio do ego atua sempre para impedir o contato, desvirtuar o reconhecimento, retardar o progresso e interpretar mal a informação.

 

É uma Lei do Espírito que o Discípulo deve aparecer ante o Iniciador com as mãos vazias; mas, em formação grupal, os membros do grupo contribuem conjuntamente com algo para o enriquecimento do ashram. A contribuição específica do indivíduo não é levada em consideração. Ninguém será admitido em um Ashram de um Mestre Ascenso (que contém Discípulos e Iniciados em todas as fases de desenvolvimento evolutivo, em todas as categorias e em todos os graus, trabalhando juntos e unissonantes em silêncio ocultista e em intercâmbio telepático) enquanto não começar a pensar e viver em termos de relações e atividades grupais.

 

Aproxima-te do Portal e não tentes entrar sozinho.

 

Qualquer forma de separatividade impede a Iniciação. Somente o homem que tomar a mão do seu irmão poderá, realmente, ver o Portal; somente o homem rodeado pelos muitos – que constituem o Um poderá atravessar o Portal, que se fecha para o homem que tenta entrar sozinho.

 

 

 

 

Revisitando a História: Nos dias lemurianos, os Iniciados entravam [no Templo] um a um, e muito poucos conseguiam atingir a meta. Raríssimos eram aqueles que eram admitidos aos Mistérios [mais elevados]. Nos dias atlantes, época em que o Portal da Iniciação estava amplamente aberto, os Aspirantes aos Mistérios eram admitidos em grupos de sete, mas, ainda não haviam feito contato, em suas consciências, com seus companheiros do grupo. Na Atlântida, durante o período de treinamento, a ênfase ainda estava assentada nas conquistas e nas realizações individuais.

 

 

Quando, na animação acima, digo sem exceção,
para todos os meritosos que desejarem,
o karma ainda por compensar não é levado em conta;
importa apenas a sinceridade da vida presente.
Se os Mestres ficarem escolhendo muito,
acabarão não encontrando ninguém!
Maiormente, penso em mim, quando afirmo isto.

 

 

Todos os Segredos e os Conhecimentos Ocultistas estão perfeitamente protegidos, para que não passem de um grau a outro e não cheguem aos que não estão preparados.2

 

Todos nós sempre somos atraídos em direção a um vórtice de força e a um campo vibratório compatível com o nosso estado evolutivo. Nem mais nem menos!

 

 

Entrando de Gaiato no Vórtice Envergonhante da Lava Jato

 

Quem faturou no mensalão
caiu no vórtice do mata-rato
e desbandalhou o mandato!
Quem gatunou no pretrolão
caiu no vórtice da Lava Jato
e entrou pianinho de gaiato!
Hoje, é só a 1ª conjugação:
Abonança aí que eu delato;
eu não pago sozinho o pato!

 

 

O verdadeiro significado da expressão Portal da Iniciação é obstrução, algo que cria empecilhos ao Caminho e que deve ser aberto, o que oculta o objetivo do aspirante.

 

Não custa nada repisar: Tudo é Energia e nada mais.

 

Em outra parte deste estudo foi dito que os Mestres da Grande Loja de Sirius não consideram a 1ª e a 2ª Iniciações como Iniciações Maiores, mas, que a 3ª Iniciação, esta sim, era considerada como sendo a 1ª Iniciação Maior. A explicação para isto reside no fato de que os Magos Negros, pela força da sua vontade, conseguem abrir o Portal das Duas Primeiras Iniciações, tanto quanto os Irmãos que desejam se afiliar à Grande Loja Branca. Entretanto, como o Aspecto Amor inexiste nos Magos Negros, a 3ª Iniciação e as Iniciações subseqüentes, para eles, estão inteiramente vedadas. Precisamos compreender que, se tudo é Energia, o Mago Negro consegue ter acesso a esta atração magnética até um certo ponto ou limite, mas, não consegue ir além, pois, sua razão de ser e de agir é separatista. Os Magos Negros não respondem à Energia procedente da Tríada Espiritual (Energia de Amor Divino expressada no Plano Divino). [Aqui, vale recordar novamente a 2ª Guerra Mundial e o móveis cruéis e separatistas que alimentaram o Terceiro Reich e seus líderes.]

 

 

A Magia Negra Cruel e Separatista do Terceiro Reich Alemão

 

O Mago Negro também leva uma vida disciplinada, análoga à do aspirante espiritual. Pratica a pureza para sua própria proteção, não para ser um canal para a Energia da LLuz. O Mago Negro trabalha com o Poder (o Poder de Atração Magnética), porém, para seus próprios fins egoístas e para a satisfação das suas próprias metas ambiciosas. [Por isto, segundo dizem, Adolf Hitler era vegetariano.] Contudo, ao Mago Negro jamais será revelado o Propósito Divino, coisa que só acontece na Terceira Iniciação, ou seja, na Primeira Iniciação Maior, que conforme foi dito acima, está vedada ao Irmão Negro, pois, ainda não conseguiu se libertar dos princípios que regiam o primeiro sistema solar, princípios totalmente fixos, egoístas e distorcidos relacionados com a matéria e a substância, em uma época tão remota, que sua antigüidade só pode ser estabelecida em números superastronômicos. Este é o verdadeiro significado da frase freqüentemente usada, mas, mal empregada: separação dos Caminhos.

 

Magia Negra    Distorção Planejada da Vontade Divina. Precisamos compreender que o Bem e o mal são aspectos opostos de uma mesma Realidade, sendo o mal aquele bem que deveremos superar, e passar a um Bem Maior, mais inclusivo e mais abrangente. Não esqueçamos de que os Magos Negros de hoje foram os Iniciados de um sistema solar anterior!3

 

 

 

 

O Portal da Iniciação está relacionado com o grande problema que Helena Petrovna Blavatsky denominou de Mistério da Eletricidade, sendo o próprio Portal essencialmente um fenômeno elétrico. Então, para que o Portal possa ser atravessado, é necessário que haja sincronicidade entre a energia elétrica da qual é constituído o Portal e a energia elétrica da qual o homem é [está] construído em qualquer momento dado.4

 

Ser Humano = Unidade Elétrica de Poder + Luz.

 

Simbolicamente, quando o Portal se abre, as energias opositoras "morrem", termina a obstrução e as disciplinas físicas deixam de ser necessárias.

 

A Energia Elétrica do Corpo Astral ou Emocional é constituída pela soma de todas as miragens.

 

A Energia Elétrica da Mente é constituída pela soma de todas as ilusões.

 

O Iniciado sempre é representado como aquele que trabalha com as Forças e as Energias do Planeta e do Sistema, porque, para ele, não existe nada mais.

 

A grande e última obstrução desaparecerá quando estivermos preparados e recebermos a Quarta Iniciação – denominada a Grande Renunciação.

 

De maneira geral, as pessoas ou não sabem ou esquecem que a Crucificação Histórica, no Gólgota, envolveu duas grandes e diferentes individualidades: o Mestre Jesus e o Cristo – o Salvador do Mundo.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Acho que, aqui, por ser educativo, vale a pena que eu faça um rápido comentário pessoal. Como todos sabem, desde 1969, sou membro da Ordem Rosacruz AMORC, e tive a oportunidade de fazer todas as Iniciações de Loja – do 1º ao 12º Grau – em vários Templos da Ordem. Nas Lojas Rosacruzes, eu não passei por nenhuma Iniciação individual nem conheço ninguém que tenha passado por uma. Parece ser uma norma comum a todas as Fraternidades Místico-Iniciáticas que todas as Iniciações devam ser levadas a cabo em grupo. Ora, mutatis mutandis, não existe íon cloreto solteirão, como também não existe celibatário o íon sódio. Para que o íon cloreto exista ou para que possa vir a existir, um átomo de sódio precisa ceder a um átomo de cloro um dos seus elétrons periféricos. Então, o átomo de sódio passa a íon sódio (positivo, porque perde um elétron) e o átomo de cloro passa a íon cloreto (negativo, porque ganha um elétron). O fato é que, se o Universo, basicamente, se caracteriza por movimento e mudança, as coisas que o constituem, permanentemente, efetuam permutas ou trocas (sem baldrocas nem jabaculês). Este é mais um exemplo da Lei Cósmica do Amor em ação ininterrupta. No caso em tela, o átomo sódio não cobra um tostão furado ao ceder o seu elétron diferenciador. É de grátis!

 

 

Na  +  Cl  —›  Na+  +  Cl-

Ligação Iônica ou Eletrovalente
(Cessão d
o Elétron Diferenciador)

 

 

Nesta animação, só estão representadas as camadas de valência

 

 

Raios Atômicos e Raios Iônicos

Raios Atômicos e Raios Iônicos

 

 

Antes da ligação iônica entre um átomo de sódio e um átomo cloro:

11Na –› K = 2; L = 8; M = 1 (átomo neutro)

17Cl –› K = 2; L = 8; M = 7 (átomo neutro)

Depois da ligação iônica entre um átomo de sódio e um átomo cloro (formação do íon sódio e do íon cloreto):

10Na+ –› K = 2; L = 8; M = 0 (perda de 1 elétron –› cátion)

18Cl- –› K = 2; L = 8; M = 8 (ganho de 1 elétron –› ânion)

A variação nos tamanhos dos raios atômicos e iônicos se deve exatamente a isto: perda de 1 elétron pelo sódio e ganho de 1 elétron pelo cloro. O cátion é sempre menor que o átomo correspondente, e o ânion é sempre maior que o átomo correspondente (Lei da Atração e Repulsão).

2. Estará isto em desacordo com a afirmação que já fiz que todas as perguntas devem ser respondidas, que tudo deve ser discutido e que nada deve deixar de ser ensinado? Não, simplesmente porque (entre outros porquês) ninguém perguntará nada que, de uma forma ou de outra, não possa ser relativamente esclarecido. E, mesmo que, eventualmente, você passe um pouco dos limites ao dar uma explicação, se o ouvinte não tiver condições de entender, não entenderá mesmo bulhufas. É mais ou menos como tentar ensinar trigonometria a quem não sabe a diferença entre um triângulo retângulo e um triângulo escaleno ou música para quem acha que são iguaizinhos (cantando) o Frank Sinatra e o maravilhoso barítono Marlon Brando, que cantou Luck be a Lady no filme Guys and Dolls (Eles e Elas). Bem, se, contudo, você for mandado para a tonga da mironga do kabuletê, não se avexe: são ossos do ofício. Continue a lecionar. Ora, é impossível que quem perdeu completamente o sentido da audição ouça lá o que quer que seja, tanto quanto é inverossímil que um infeliz que não tem penugem no coco se penteie, que é o caso, por exemplo e com respeito, do excelentíssimo senhor deputado federal por Santa Catarina Esperidião Amin (que, ao que eu saiba, não é infeliz e não é parente nem contraparente do marechal de campo autopromovido e já sucumbido Idi Amin Dada – um tirano sanguinário que presidiu a República de Uganda de 2 de fevereiro de 1971 a 11 de abril de 1979). Por outro lado, Bufo marinus só pergunta coisas triviais de Bufo marinus e Hippopotamus amphibius só pergunta coisas vulgares de Hippopotamus amphibius, mas, nem Bufo marinus pergunta coisas adequadas de Hippopotamus amphibius nem Hippopotamus amphibius pergunta coisas consentâneas de Bufo marinus. Sobre o que desconhecemos não temos condições sequer de formar mentalmente uma idéia coerente, lógica ou racional. É por isto que são delirantemente inventados os maiores disparates e as maiores ilogicidades a respeito, por exemplo, da Hierarquia e de Shamballa. Mas, o que mais me deixa abichornado e macambúzio são os autonomeados canalizadores macabro-bucéfalos de mensagens, comunicações e dizeres dos Mestres Ascensos e dos, por eles denominados, espíritos de luz. E está cheio de people por aí que diz que faz isto! Pode? Não; can not. Tudo emotividade histeriforme.

 

 

O Digno Esperidião Amin
(Isto, sim, é que é uma qarekha! Ou uma kaleka!)

 

 

3. Em termos metafísicos, o bem que compreendemos e que realizamos, em um certo sentido e por mais que isto nos choque, é um mal relativo, que precisa ser ultrapassado, para poder alcançar níveis cada vez mais concertados de Verdadeira Bondade Universal, seja para Discípulos, seja para Mestres Ascensionados seja para Entidades mais Elevadas. É por isto que, entre outras coisas, a aprendizagem não tem fim e a Estrada é ilimitada, Estrada esta que é a mesma para todos os seres. Portanto, como tudo, o próprio Bem também é relativo. O Discípulo-Iniciado persegue o Bem Absoluto, todavia, sabendo de antemão que, por maior que seja o esforço empenhado, jamais O alcançará. Ora, esta é ou não é a Beleza da Iniciação? Sempre haverá uma novidade muito legal! De pecado em pecado... De Concerto em Concerto... De Compreensão em Compreensão... De Libertação em Libertação...

 

 

 

 

4. Efetivamente, a Via Iniciática está inteiramente fundamentada na sincronicidade. Entretanto, se você estender este conceito para a vida diária, observará que, por exemplo, a nossa saúde, os nossos triunfos e as nossas conquistas estão triplamente ancorados na harmonia, na simultaneidade e no sincronismo. Sorte e azar não existem. Ora, não adianta choramingar: somos nós que parimos os nossos impeachments e que edificamos os nossos 'desimpeachments'. Agora, há uma coisa que não podemos esquecer: nossa energia vai variando e se alterando ao longo da vida; às vezes, para pior, mas, na maioria das vezes, para melhor, ainda que a morte ou transição se constitua, maiormente e estruturalmente, de um fenômeno basicamente derivado e nascido do nosso desequilíbrio interior acumulado. Quando este ponto de desequilíbrio é alcançado e se manifesta em sua máxima intensidade, sem possibilidade de retorno à situação inicial anterior à instabilidade, sobrevém a necessária, desejável e benéfica destruição da forma. Entretanto, não posso deixar de considerar que morrer ou transitar desta maneira dolorosa decorre da nossa ignorância. O que estou querendo dizer com isto? Que, um dia, passaremos por essa tal de morte conscientemente, pois, estando a Obra cumprida, saberemos com antecipação e exatidão quando acontecerá este evento, e nos prepararemos para ele com júbilo e regozijo, uma vez que cumprimos o que nos propusemos a cumprir. Todos os Grandes Adeptos não morrem desprevenidos, e o que para nós é morte, para Eles é Suprema Iniciação. Seja como for, a morte sempre é uma Iniciação, variando de Supérrima a ínfima. Enfim, uma Iniciação deriva, por assim dizer, de uma sincronicidade positiva; já a morte, por outro lado, geralmente, deriva de uma sincronicidade negativa. Uma pessoa, por exemplo, que foi picada por uma taipan, por uma cobra-real ou por uma jararaca-ilhoa sabe muito bem o que é perder completamente o sincronismo ou a coordenação corporal.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

https://3rdeyesymbolism.wordpress.com/2013/06/18/
probability-spectrum-gate-to-hazards-or-synchronicity/

http://tan47.deviantart.com/art/Adolf-Hitler-80180394

https://pt.wikiquote.org/wiki/Adolf_Hitler

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_negro_(s%C3%ADmbolo)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha_Nazi

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oil_Barrel_graphic.png

http://vindodospampas.blogspot.com.br/2015/01/
ciencia-explica-diferenca-dos-olhos-de.html

http://stackoverflow.com/questions/23499751/scatter-plot-2d-which
-shows-a-dotted-circle-and-other-2d-shapes-made-by-geome

http://www.i2clipart.com/clipart-clown-head-72f3

http://www.clker.com/clipart-happy-clown-face.html

http://www.imperialportas.com.br/site/categoria.php
?txtcategoria=1&txtsubcategoria=3

http://cliparts.co/clipart/2330268

http://pontociencia.org.br/galeria/?content%2
Fpictures3%2Ftabela%2Fraio_sodio_cloro.jpg

http://www.chemguide.co.uk/atoms/structures/ionicstruct.html

http://pt.depositphotos.com/8875750/stock-
illustration-cartoon-smiling-face.html

https://comunidadeteurgicaportuguesa.wordpress.com/2013/10/

https://lusophia.wordpress.com/2014/11/10/a-missao-dos-sete
-raios-de-luz-ou-o-novo-pramantha-a-luzir-por-paulo-andrade/

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.