OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(12ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 12ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Significado da 10ª Regra: Para Aspirantes: A Hoste da Voz – os Devas – em suas fileiras graduadas, trabalham incessantemente. Que o Aspirante se dedique a considerar seus métodos; que aprenda as regras pelas quais a Hoste trabalha dentro dos véus de 'mâyâ'. Para Discípulos e Iniciados: As regras para trabalhar dentro dos véus de 'mâyâ' já são conhecidas e têm sido aplicadas. Que o grupo amplie a rasgadura destes véus e deixe entrar a LLuz. Que a Hoste da Voz não se faça ouvir, e que os irmãos sigam adiante dentro do Som. Então, que conheçam o significado do O.M. e ouçam o O.M. tal como é emitido por Aquele-que-Permanece-e-Espera no Centro da Câmara do Conselho do Senhor. Esta Regra concerne aos níveis etéricos de atividade. É a mais abstrusa e difícil Regra para Iniciados, sendo, no entanto, a de aplicação mais prática e de maior utilidade.

 

Uma das linhas de desenvolvimento que enfrenta o Iniciado é atuar adequadamente em resposta à Vida do Logos Planetário nos Quatro Planos Etéricos do nosso Sistema Solar – os Quatro Planos Etéricos Cósmicos. Em última análise, constitui o campo principal de desenvolvimento e de aquisição de Sabedoria [ShOPhIa] para os Iniciados que já receberam a Terceira Iniciação.

 

Os Devas (a Hoste da Voz), em "suas fileiras graduadas", são os agentes das diretrizes da Energia Divina, que complementa os Propósitos da Divindade no Plano Físico. Que o Discípulo se dedique a considerar seus métodos; que aprenda as Regras pelas quais a Hoste trabalha dentro dos véus de mâyâ. Os Devas constituem os grandes "fatores impulsores" da manifestação, organizando a substância e dirigindo a multiplicidade de vidas e de seres que amoldam as formas. Os Devas, enfim, são os agentes da Vontade Divina (ou Mente Universal), porque são o resultado da etapa de realização alcançada pelo nosso Logos Planetário, que existe fora dos Sete Planos de nossa esfera de existência, o Plano Físico Cósmico.

 

 

Animação Simbólico-pictórica

 

Qualidades da Evolução Dévica = Deus é Mente + Deus é Atuação Inteligente + Deus é Atividade Criadora.

 

Qualidades da Evolução Crística = Deus é Amor + Deus é Relação + Deus é Consciência.1

 

Qualidades do Aspecto Espírito (Aspecto Onipotente da Divindade) = Deus é Vida + Deus é Fogo + Deus é o Ser Puro.

 

Eterna batalha do Iniciado: vencer a escravidão do mar das miragens, do rio das ilusões e do campo de mâyâ.

 

 

Eterna Batalha

 

 

Se quiser dominar as forças dévicas e não ser por elas controlado, o Aspirante deverá trabalhar sempre de fora para dentro, e se esforçar para dirigir sua vida de cima para baixo. Já o Iniciado trabalha "a partir de dentro do círculo", ou seja, no campo ou círculo de mâyâ, pois, está ciente de onde um véu termina e outro começa.

 

 

Balbórdia Antiiniciática

 

 

O trabalho bem-sucedido "dentro dos véus mâyâ" operado pelo Iniciado sempre envolve a utilização do Aspecto Vontade e o uso conseqüente de uma fração da Força Shambállica (que flui através do através do Antahkarana), que o Iniciado é capaz de se apropriar e utilizar, porque a atua como agente de enfoque para a Tríade Espiritual, e não age mais como [personalidade-]alma ou ego controlado pela [personalidade-]alma.

 

Recordando: Os três aspectos reais e fenomênicos (no tempo e no espaço) da Grande Ilusão são: miragem, ilusão e mâyâ (um aspecto do tempo).

 

A Vida Descendente, em sua perpétua e incansável atividade dinâmica, demanda sempre formas mais apropriadas [atualizadas]. Neste sentido, o trabalho do Iniciado – sob Inspiração Hierárquica consiste em mudar as formas obsoletas, arcaicas e anacrônicas por outras mais progressistas, convenientes e concertadas.

 

 

 

 

Já fui máquina de escrever,
e ajudei muita gente a crescer.
Fui trocada por um computador,

Eu não chio do progresso.
Mas, poderá haver desregresso,
se o peão cismar de jantar o alfir!
Sou a favor de a coisa progredir.

 

Há uma relação entre a Hoste da Voz e o SOM que determina a evolução!

 

O trabalho altruísta do Iniciado consiste em ajudar a construir o Corpo Planetário de Substância-Luz, o qual, finalmente, revelará a natureza da Divindade...

 

Devemos sempre lembrar que, no que concerne aos Iniciados, todas as Regras dizem respeito, principalmente, ao uso da Vontade ou do Primeiro Aspecto, ou seja, é a Energia da Mônada utilizada por meio da Tríade Espiritual e relacionada com o ego através do Antahkarana.

 

Em nossos estudos esotéricos, devemos tentar sempre correlacionar:

• os sete tipos de Raios;

• a Mônada, a Tríade Espiritual e o tríplice ego —› Setenário;

• os sete grupos de Mestres;

• os Sete Centros e seus sete pontos centrais ou jóias; e

• os quatro véus de mâyâ (véu da impulsão, véu da distorção, véu da separação e véu da aspiração).

 

 

 

Quando vamos nos aproximando da meta do Espírito, rapidamente as coisas vão sendo simplificadas. Basicamente, o que acontece é que a Vontade se ocupa invariavelmente das coisas essenciais, e não dos pormenores da manifestação.

 

A animação acima é meramente simbólica

 

 

As regras para trabalhar dentro dos véus de 'mâyâ' já são conhecidas e têm sido aplicadas. Os véus de 'mâyâ' tiveram seu início durante o período atlante.

 

O desejo2 é o reflexo inferior do Aspecto Vontade na consciência humana. E assim, o desejo de poder é uma distorção do Aspecto Vontade ou Primeiro Aspecto. Desta forma, na época atlante, foi fundada a Grande Loja Negra, que, progressivamente, viciou o viver humano e aumentou o desejo, criando falsas normas e metas, e erigindo uma barreira entre o Centro Planetário Inferior a Humanidade e o Centro ou "Ponto Médio" – A Hierarquia.

 

Grande Loja Negra (Senda da Esquerda) —› Desejos —› Miragens —› Ilusões —› Mâyâ.

 

Durante a 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945), o poder da Grande Loja Negra se concentrou na Alemanha, que fez mau uso da Força Shambállica, praticamente impossibilitando, durante aquele período, a ação dos Discípulos da Grande Loja Branca. [Explicando rapidamente este fragmento: os Discípulos da Grande Loja Branca não podem fazer o dever de casa por nós. Se nos esforçarmos, eventualmente, Eles ajudarão, mas, por um dilatado período, durante a 2ª Guerra Mundial, o povo alemão, vaidoso e auto-suficiente, não quis qualquer ajuda, pois, majoritariamente, apoiou o Nationalsozialismus hitleriano. E há outros fatores para que esta ajuda tivesse sido tão limitada, uma vez que nada acontece por acaso. O certo é que tudo é bom e educativo, mesmo as guerras, que nós produzimos.]

 

Com o tempo, a luz da Grande Loja Negra (que se nutre das miragens e das ilusões e emprega os véus de mâyâ como proteção) será dissolvida e desaparecerá.

 

Um dos trabalhos dos audazes Iniciados é fazer retroceder o mal até o Plano Astral, e, neste trabalho, empregam, nesta ordem, os Três Aspectos do Primeiro Raio: a Voz [comando invocativo], o O.M. e o SOM.

 

Que o grupo amplie a rasgadura destes véus e deixe entrar a LLuz. É necessário que sejam conhecidos os distintos véus. O grupo deve levar a Força de um ponto a outro e de um véu a outro. Deve projetar a energia destrutiva e, em conjunto, no perceber o que cada véu esconde. Deve desempenhar as sete atividades purificadoras. Deve, enfim, enfrentar, aceitar e distribuir a Energia Espiritual descendente que, finalmente, consumará o trabalho.

 

As vozes da propaganda enganosa, usadas pela Grande Loja Negra, são palavras de morte.

 

O.M. Palavra de Vida.

 

Tenhamos certeza de que a LLuz, proveniente de Shamballa e da Hierarquia, pode penetrar, e realmente penetra, pelas fissuras existentes nos véus de mâyâ. Como exemplo, dentre diversos, houve três momentos conhecidos em que isto flagrantemente aconteceu: 1º) episódio de Moisésestabelecimento da Lei de Deus; 2º) quando Cristo submeteu o Mestre Jesus à Quarta Iniciação, e o véu do templo se rasgou de alto a baixo; e 3º) quando Saulo de Tarso viu a Glória do Senhor e se transformou em Paulo Apóstolo.3

 

Os sentimentos e as emoções são formas inferiores de Amor.

 

Para que, em todos e em cada um de nós, as coisas possam mudar (para melhor) e para que possamos conhecer e ter acesso ao Caminho Illuminado, três disposições interiores são fundamentais: Vontade de Acatar a Lei, Vontade de Amar e Vontade de Síntese.

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

Precisamos aguardar, pois, a Grande Fissura ou Grande Rasgadura só ocorrerá quando a Hierarquia adquirir novamente forma física na Terra. Mas, isto não está tão longe assim de acontecer.

 

Seja como for, precisamos ter em mente que, no sentido usual do termo, os véus não existem na realidade. Eles são energias e forças opositoras que atuam sobre todos nós como fatores de inibição (cortina de obstáculos), ou seja, são impedimentos, empecilhos, estorvos, embaraços e resistências, invisíveis e incompreendidos, que obstaculizam e impedem o progresso e a libertação. Constituem a concentração mais inferior de forças que são precipitadas de outros níveis de atividade superiores ao Plano Físico. Desta forma, o Mundo das Causas e dos Significados se torna [relativamente] impossível de ser percebido e compreendido.

 

 

 

 

À medida que as forças separadoras são expulsas ou desintegradas, com o tempo, surge uma coordenação entre a [personalidade]alma e o cérebro. Mas, precisamos conhecer as forças separadoras...

 

Saibamos e agradeçamos: A glória do Cristo (LLuz Divina, Poder Supremo e Salvador do mundo e dos homens) e a singularidade da Sua realização residem no fato de Ele ter sido o primeiro a rasgar o véu de 'alto a baixo', o que permitiu a entrada da Força Emanante, que se resolveu em Luz, Amor e Energia Eretora [Vida].

 

Em qualquer grau que seja, a cegueira (natural, inata, inevitável e impenetrável) é o prelúdio da Iniciação, e, à medida que as Iniciações avançam e prosseguem, ela tende a desaparecer.

 

 

 

Mas, há um outro tipo de cegueira, que é aquela imposta pela [personalidade-]alma ao Aspirante apressado, de modo que as lições da experiência consciente do Discipulado e, posteriormente, da Iniciação possam ser assimiladas e se expressar corretamente, protegendo o Buscador contra um progresso rápido e superficial. Esta "cegueira oculta" (obscurante da Realização e da Glória) é necessária, mas, acabará desaparecendo. Então, precisamos saber que a cegueira, esotericamente falando, é, portanto, um lugar de aprendizado, e está relacionada com a Doutrina do Olho, da Garganta e do Coração.

 

Fica a pergunta: o que será a Glória Suprema? Em um sentido profundamente esotérico, nossos olhos, que estão abertos, precisam ser cegados, pois, a Glória Suprema só será alcançada através da obscuridade! Tal é a Lei.

 

O Primeiro Véu é enfrentado pelo Discípulo quando luta contra o Morador do Umbral e está ciente do Anjo da Presença, ainda que não O veja.

 

O Segundo Véu é enfrentado pelo Iniciado durante a Quarta Iniciação.

 

O Terceiro Véu é a cegueira misteriosa que subjuga o Iniciado – como personificação de todas as Forças da Tríade Espiritual – quando enfrenta a Mônada e é impulsionado adiante pela "Vontade Devastadora" do Primeiro Aspecto.

 

O Quarto Véu é o desconhecido e impenetrável Vazio – absoluta obscuridade da negação – que devem enfrentar Aqueles que pertencem à Câmara do Conselho Senhor do Mundo, enfocados em Shamballa, quando chega o momento em que devem vivenciar a "total negação" da expressão da vida e da experiência planetárias. Devem abandonar os Sete Planos de experiência espiritual e humana, seguir adiante e penetrar nos Aspectos da Vida do Ser, para os quais não há palavras explicativas nem qualquer conceito.

 

Desta forma, os véus ajudam a cumprir o que precisa ser cumprido, e a cegueira nutre e protege, sempre que for inata, natural e imposta pela [personalidade-]alma ou espiritualmente engendrada. Se for ansiosamente auto-induzida, se for uma desculpa para evitar o conhecimento ou se for assumida para fugir das responsabilidades, então, se manifestará o 'pecado' e surgirão as dificuldades. Portanto, todos nós, Iniciados ou não, devemos nos esforçar para que a Hoste da Voz não se faça ouvir, e seguir adiante dentro do Som [saibamos ou não o significado do Som].

 

Como em tudo e para tudo, quando se pensar em liberdade, ela deverá sempre ser pensada de maneira relativa.

 

 

 

 

O Caminho é: 1ª) fazer desaparecer as vozes terrenais e a própria Voz do Silêncio; 2º) permitir que o O.M. assuma o lugar do A.U.M; e 3º) permanecer no centro do O.M.

 

 

 

Todo o processo da encarnação está oculto na compreensão do Som e em suas derivações: o O.M. e o A.U.M. Quando o Iniciado se identifica com o Som, então, se converte em um Cristo.

 

 

 

Para um Iniciado de Alto Grau o Plano Astral inexiste.

 

A Loja Negra tem suas raízes no Plano Astral Cósmico. Já a Loja Branca e sua Irmandade têm suas raízes no Plano Mental Cósmico, embora isto, em realidade, seja temporário, para que possam ser garantidos o aperfeiçoamento e a culminação de certas atividades organizadas, levadas a cabo na Estrela Sirius.

 

A Faculdade Búdica desenvolvida é a qualidade que permite atuar na Grande Loja Branca como fator criador.

 

Somente quando pudermos, viajaremos "nas asas do Som".

 

Então, que conheçam o significado do O.M. e ouçam o O.M. tal como é emitido por Aquele-que-Permanece-e-Espera no Centro da Câmara do Conselho do Senhor. 1º) a Humanidade existe na substância da vida planetária como um Grande Centro de energia inteligente; 2º) O Centro Espiritual onde está enfocada a energia atrativa, coerente e magnética flui a partir daí em duas direções, para os três mundos, para os Quatro Reinos da Natureza, para Shamballa e para os Dois Reinos Mais Elevados manifestos, constituindo o que é comumente chamado de Hierarquia, o Reino de Deus, o Centro do Amor e de Compreensão Mediadora; 3º) há um outro Centro, nem espiritual nem humano, mas, caracterizado pela Divindade – expressão da Vontade ou Propósito de Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser; e 4º) Shamballa é o Centro onde a Vontade de Deus está enfocada, e é enviada, de forma dinâmica, para cumprir o Propósito.

 

Mais uma vez, é bom repetir: Alcançar a mais elevada Iniciação neste Planeta não marca o fim nem a culminação de uma ultérrima etapa. Indica, apenas, o Início da Significação.

 

 

Iniciações

 

Eu sempre esperei
por uma ultérrima etapa!
Eu s
empre
augurei
ficar livre da velha capa!

Em cada etapa,
por obra da Eterna Lei,
surgia outra capa!
Esperando, avelhentei!

Entendi, então,
que não há última etapa

nem culminação.
Cada etapa, uma capa!

..................................

Não há fim nem morte!4

 

 

Etapa após etapa, grau após grau, Plano após Plano, a Revelação continuará ante a Consciência Iniciática. [Na animação abaixo, está oculta uma Lei Cósmica impossível de ser didaticamente explicada. Seja como for, o Mestre Djwhal Khul afirma que a Letra O é emitida por Sanat Kumara em intervalos de cem anos – Som que reúne no Grande Conselho as Unidades que respondem. 1725... 1825... 1925...] [2025?]

 

 

 

 

A qualidade da Espiritualidade é o Amor. A qualidade da Divindade é a Vontade. O que une o Amor à Vontade é a Sabedoria.

 

Não esqueçamos jamais que os Três Reinos Sub-humanos (Mineral, Vegetal e Animal), de muitos pontos de vista, têm a mesma importância que o Reino Humano.

 

A Iniciação não é a obtenção de uma condição relativamente estática que conduza o Iniciado a um eterno ponto morto ou a um beco sem saída. Na verdade, a Iniciação é o reconhecimento de determinadas metas, condicionadas a partir de Shamballa. Não esqueçamos jamais isto!

 

Enfim, precisamos aprender a pensar e a reflexionar de forma abstrata. [Para assistir à animação abaixo, seria interessante que você apagasse a luz e olhasse para ela por uns dois ou três minutos. Tente não pensar em nada, não ouvir nada, não querer nada e não pedir nada. Se puder, esqueça até quem você é. Apenas relaxe e olhe para a animação. Só isto.]

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Mas, a vontade minha a idéias belas,/Qual roda, que ao motor pronta obedece,/Volvia o Amor, que move Sol e estrelas. E assim termina o Paraíso, terceiro livro da Commedia, do escritor, poeta e político italiano Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 – Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321), considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, obra que mais tarde foi rebatizada com o adjetivo Divina pelo poeta e crítico literário italiano Giovanni Boccaccio (Florença ou Certaldo, 16 de junho de 1313 – Certaldo, 21 de dezembro de 1375), título com que a obra seria imortalizada (Divina Commedia).

2. Não só os desejos, mas, também, as cobiças, as paixões e tudo o que não presta, que geram, mensalões, petrolões, mentiras, dominações, tiranias, guerras etc.

3. Estes, obviamente, são exemplos máximos relativos a Altos Iniciados. Mas, se cada um de nós olhar para a sua própria vida pregressa, observará, sem muito esforço, que, diversas vezes (para uns, poucas vezes; para outros, muitas vezes), a Luz, intuitiva e inspirativamente, penetrou pelas fissuras da nossa ignorância.

4. Acho que vale a pena recordar o poema Iniciação, de Fernando Pessoa, publicado na Presença, nº 35, maio de 1935:

 

Não dormes sob os ciprestes,
Pois não há sono no mundo.

....................................................

O corpo é a sombra das vestes
Que encobrem teu ser profundo.

Vem a noite, que é a morte,
E a sombra acabou sem ser.
Vais na noite só recorte,
Igual a ti sem querer.

Mas na Estalagem do Assombro
Tiram-te os Anjos a capa:
Segues sem capa no ombro,
Com o pouco que te tapa.

Então Arcanjos da Estrada
Despem-te e deixam-te nu.
Não tens vestes, não tens nada:
Tens só teu corpo, que és tu.

Por fim, na funda caverna,
Os Deuses despem-te mais.
Teu corpo cessa, alma externa,
Mas vês que são teus iguais.

....................................................

A sombra das tuas vestes
Ficou entre nós na Sorte.
Não 'stás morto, entre ciprestes.

....................................................

Neófito, não há morte.


 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.148apps.com/app/1080605099/

http://pt.depositphotos.com/55668817/
stock-illustration-blindfolded-man.html

http://docente.ifrn.edu.br/paulomartins/livros-classicos-de-
literatura/a-divina-comedia-de-dante-alighieri-em-pdf/view

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dante_Alighieri

https://pt.wikipedia.org/wiki/Boccacio

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb00002a.pdf

http://www.wired.com/2013/10/15-awesome-
looking-viruses-from-the-ms-dos-era/

http://www.adweek.com/socialtimes/tweetgif/465455

http://bestanimations.com/Computers/Computers2.html

http://conectawebjrl.blogspot.com.br/2011/06/
coisas-antigas-que-funcionavam-mais.html

http://tascadojack.blogspot.com.br/2011/01/
pequena-dose-de-gifs-animados.html

http://photobucket.com/images/

http://freedesignfile.com/38848-
creative-head-design-art-vector-02/

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.