OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(10ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 10ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Significado da 8ª Regra: Para Aspirantes – Quando o Aspirante se aproximar do Portal, os Sete Maiores deverão despertar e evocar sobre o Duplo Círculo a resposta dos Sete Menores. Para Discípulos e Iniciados Que o grupo evoque dentro de si-mesmo a resposta dos Sete Grupos Maiores, que, com amor e compreensão, realizam a Vontade Hierárquica. Os Sete configuram um Grupo Perfeito. Os Sete Menores, os Sete Maiores e os Sete Planetários formam um Grande Todo, e o grupo deve conhecê-Los. Quando isto for conhecido e se entender a Lei dos Sete Complementares, que o grupo, então, compreenda os Três e, em seguida, o Um. Isto poderá ser realizado pelo alento unido e pelo ritmo unificado.

 

Qualquer processo criador é iniciado pelo SOM, e foi com este SOM que o Logos invocou e evocou, e, assim, passou a existir a "Hoste da Voz" (como é chamada na Doutrina Secreta). A Cabeça (a Idéia), o Coração (o Ideal) e a Garganta (o Agente Criador) vieram à existência. Os Três Grandes Centros surgiram no tempo e no espaço e, nesta fase do ciclo evolutivo, são denominados Shamballa, Hierarquia e Humanidade.

 

 

 

 

Todos os Iniciados operam no Mundo dos Valores Espirituais e no Reino da Consciência Triádica.

 

Precisamos nos esforçar para passar do mundo das figuras caleidoscópicas em constante movimento [mundo miraginal e ilusório] para o Mundo dos Significados, do mundo dos efeitos e penetrar no Mundo das Causas, e definitivamente compreender que uma simples causa ou um movimento de energia [direcionados e conscientes ou aleatórios e inconscientes] põem em movimento miríades de efeitos. [Por isto é que somos mais ou menos responsáveis por tudo; quanto maior for a consciência do ato praticado maior será a nossa responsabilidade! Todas as compensações são proporcionais a isto.]

 

 

 

 

Só no Mundo da LLuz tudo fica claramente revelado.

 

É escusado dizer que ninguém pode se evadir da ação das Leis Cósmicas.

 

Os Sete Maiores Os Sete Grupos ou Ashrams que compõem a Hierarquia, e que trabalham através do Amor e da Compreensão.

 

Os Sete Planetários Os Sete Raios – o Setenário Central de Energia que contém em si a Vontade de Shamballa, o Propósito Divino.

 

Os Sete Menores Os Sete Tipos Humanos e as Sete Raças-raízes, que respondem a um dos Sete Raios.

 

Os Sete Complementares Os Sete Centros de Energia do homem individual, que, por sua vez, respondem a um dos Sete Raios e suas qualidades.

 

Lei dos Sete Complementares: 1º) a Lei exige a entrada do que pode fazer uma mudança; 2º ) a Lei exige que a direção correta guie as forças entrantes; 3º) a Lei exige que as alterações efetuadas produzam a remoção da forma, que levem a qualidade à Luz e que coloquem a ênfase na Vida; e 4º) a Lei exige que o Um leve tudo isto a cabo, atuando através dos Três, energizando os Sete, desenhando uma linha reta daqui para lá, terminando no ponto que ignora os Três.1

 

Em seu Labor Iniciático, o Iniciado deve: 1º) compreender a natureza dos Três; 2º) compreender a natureza do Um; 3º) atuar por intermédio do Alento Unido; e 4º) atingir um ritmo unificado.

 

Basicamente, estas Regras que estamos estudando se relacionam com: 1º) a necessidade de realizarmos o Trabalho Transmutativo, primeiro, em nosso interior; 2º) a absoluta necessidade de operarmos com o nosso grupo; 3º) o lugar que devem ocupar a invocação e a evocação como instrumentos de serviço categórico, dedicado e inteligente; e 4º) o significado esotérico-iniciático da Ressurreição e da Ascensão. Enfim, nós precisamos comprovar e nos convencer de que somos apenas uma parte da estrutura, uma fração infinitesimal de um Todo Maior, em o qual devereremos aprender a atuar e a desempenhar dignamente a nossa parte.

 

 

Somos Apenas uma Parte da Estrutura

 

 

Caminho Probatório (contato com a [personalidade-]alma) —› Senda do Discipulado (fusão do ego com a [personalidade-]alma —› Conhecer-se a si-mesmo tal como realmente é) —› Senda da Iniciação.

 

Para um Discípulo, o processo de aperfeiçoamento é constante e ininterrupto. Este esforço perdura até a Quarta Iniciação e se completa ao receber a Quinta Iniciação. Incontestavelmente, isto envolve responsabilidades e deveres.

 

Quando o estudante se tornar um Iniciado Avançado, reconhecerá que todos os poderes da Divindade lhe pertencem e que poderá utilizá-los.

 

Caminhada: Reino Humano —› Grupo Hierárquico —› Shamballa.

 

Só poderemos prosseguir sem riscos com o apoio e a proteção do nosso grupo (alento unido + ritmo unificado).

 

Os maiores riscos do Iniciado comum são a preguiça e a lentidão.2

 

 

Se eu puder estar sentado,
jamais estarei levantado!
Se eu puder estar deitado,
por que estarei sentado?

 

Acatamento Progressivo: Leis da Natureza —› Leis da [personalidade-]alma —› Leis da Vida (que só serão compreendidas depois da Terceira Iniciação).

 

O que é Verdade para o indivíduo também é para o Homem Celestial – o Logos Planetário.

 

 

 

 

Processo de Abstração = Quando a evolução (como a conhecemos) chega ao fim e a vida planetária (como a conhecemos) também. Homens —› Discípulos —› Iniciados. Quando isto sucede, alguns permanecem como trabalhadores hierárquicos, outros ingressam na Grande Câmara do Conselho do Senhor do Mundo e há os que se afastam completamente do "Círculo não Passa Planetário". [Eu ficarei para ajudar, até que o último Peregrino, cansado, porém, vitorioso, tenha regressado ao Lar. Este voto é imodificável.]

 

Meta —› Os Sete Centros [Chacras] no homem Os Sete Centros deverão estar todos centrados no alto da cabeça e controlados e dirigidos a partir daí [Centro Sahasrara, Coronário ou Lótus das Mil Pétalas].

 

 

Sete Centros3
(Animação meramente simbólica)

 

O processo de abstração (que indica atividade, progresso e desenvolvimento) está vinculado ao Aspecto Vida. Ele é posto em movimento por um ato da Vontade Espiritual, constituindo o "Princípio da Ressurreição, oculto no trabalho do Destruidor", como está expresso em uma antiga frase esotérica —› Síntese.

 

A Ressurreição e a Ascensão são o resultado da morte ou destruição do Corpo Causal.

 

A Lei exige a entrada do que pode efetuar uma mudança. Isto significa que a Vontade Vital concentrada – ao se pôr em movimento em um indivíduo, em um grupo, em uma nação, em um Reino da Natureza (um Centro Planetário) ou em um planeta como um todo produzirá, simultaneamente em todos os Centros, um estremecimento, uma mudança de ritmo, um novo movimento, uma nova dinâmica e uma rebelião, conseqüentizando uma abstração subseqüente.

 

Durante o processo de cura do Corpo Físico, o Iniciado sabe, pela condição dos Centros, se é permitido ou não curar, pois, Ele pode ver se está ou não presente o Princípio Vontade de Abstração.

 

No homem, nas organizações e nas civilizações, o Princípio Vontade de Abstração, ao destruir o Aspecto Forma, a fim de que a Vida possa ser abstraída, permite que, depois, possa ser (re)construída uma forma mais adequada. [Portanto, a morte ou transição nada mais é do que a destruição de uma forma inadequada para que, oportunamente, possa ser (re)construída uma forma mais adequada, ou seja, é a dissolução da forma e a liberação de Vida.] A morte chega ao indivíduo, no sentido comum do termo, quando desaparece do Corpo Físico a vontade de viver, sendo substituída pela vontade de abstração. No caso de uma guerra, não é uma questão de vontade individual de abstração, mas, a participação forçada em uma grande abstração grupal.

 

 

 

 

A Lei exige que a direção correta guie as forças entrantes. Centro Coronário —› Centro Ajna —› Centro Plexo Solar.

 

A Lei exige que as alterações efetuadas produzam a remoção da forma, que levem a qualidade à Luz e que coloquem a ênfase na Vida.Precisamos nos conformar com o fato de que, havendo servido à sua finalidade, a forma (ou a aparência) desaparece. Tem lugar a morte da forma.

 

A Lei exige que o Um leve tudo isto a cabo, atuando através dos Três, energizando os Sete, desenhando uma linha reta daqui para lá, terminando no ponto que ignora os Três. A Vontade Una dirigida (do indivíduo, da Humanidade e da Hierarquia) e os Grandes Senhores de Shamballa, atuando através dos três Centros Maiores (Coronário, Cardíaco e Laríngeo; Humanidade, Hierarquia e Shamballa), energizam os Sete Centros (até que seja alcançado o ponto de abstração), empregam a linha reta do Antahkarana de cima para baixo (a partir do Centro de Poder, Coronário ou Shamballa) e são atraídos para cima, até um ponto que não é nenhum dos Três (Shamballa, Hierarquia, Humanidade), ignorando-os, pois, já não devem limitar a Vida. Este ponto está fora da manifestação. A abstração, então, é total.

 

Morte    Entrada na Vida.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Em um plano, a geodésica (curva de menor comprimento que liga dois pontos de uma superfície ou de um espaço; linha geodésica) é a menor distância que une dois pontos, tal que, para pequenas variações da forma da curva, o seu comprimento é estacionário. A representação da geodésica em um plano representa a projeção de um círculo máximo sobre uma esfera. Assim, tanto na superfície de uma esfera ou deformada em um plano, a reta é uma curva, já que a menor distância possível entre dois pontos somente poderá ser curvada, pois, uma reta, necessariamente precisaria permanecer sempre em um plano, para ser a menor distância entre dois pontos. Do ponto de vista prático, na maioria dos casos, a geodésica é a curva de menor comprimento que une dois pontos. Em uma Geometria Plana (Espaço Euclidiano), esta curva é um segmento de reta, mas, em Geometrias Curvas (Geometria Riemanniana), muito utilizadas, por exemplo, na Teoria da Relatividade Geral, a curva de menor distância entre dois pontos poderá não ser uma linha reta.

 

 

Geodésica de Freqüência 3

Geodésica de Freqüência 3

 

 

Cúpula Geodésica

 

 

2. Ausência de lentidão não significa ser apressadinho; nada acontece extemporaneamente. O que o Mestre DK quis dizer com lentidão é semelhante à decisão de fazer regime: as pessoas sempre deixam para começá-lo na segunda-feira. A coisa é hoje, já; mas, sem pressa e sem afobamento.

3. Os Sete Centros, Chacras ou Centros Energéticos são (de baixo para cima): Muladhara (Base da Espinha Dorsal), Svadhisthana (sacro), Manipura (Plexo Solar), Anahata (Cardíaco), Vishuddha (Laríngeo), Ajña (Frontal), e Sahasrara (Coronário).

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://imagenstwitter.blogs.sapo.pt/5149.html

http://www.pages.drexel.edu/~jpm55/
AE390/A3/description.htm

http://universofuller.blogspot.com.br/
2013/08/domo-geodesico.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geod%C3%A9sica

http://www.gifpins.com/kaleidoscope-gif-animation/

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.