OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(1ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. É uma obra gigantesca – um verdadeiro tratado – e, por isto, eu tive que dividi-la em 25 partes. Agora, prepare-se, pois, você se emocionará muito ao estudá-la! E, mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica porque as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016. Mas, claro, não adulterei nada nem interpolei nenhuma rofolfice esquizofrênica. Bem, pelo menos, eu acho que não!

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Só poderá penetrar no Mundo Amorfo o aspirante que tiver adquirido uma certa capacidade de se concentrar nos níveis abstratos do Plano Mental. E isto depende:

1º) Da repolarização de todo o ser-humano-aí-no-mundo inferior, e esta repolarização é obtida de quatro maneiras (quatro métodos), cada uma das quais fornece o próximo passo e, juntas, (se devidamente seguidas), permitirão que o ego (eu inferior) seja subjugado completamente. Os quatro métodos são os seguintes:

a) esforço constante e infalível para centrar a consciência na cabeça, avaliando constantemente as palavras: "Eu sou o Eu e Eu sou Eu";

b) minuciosa consideração do uso e do abuso da Energia durante o dia;

c) estudo cuidadoso da necessária transmutação da energia astral-emocional em Amor – Energia do Amor (compreensão ou consciência grupal); e

d) desenvolvimento da faculdade da mente (como intérprete dos estados de consciência, como transmissora das intenções egóicas para o cérebro físico e como janela através da qual o ser-humano-aí-no-mundo Real observa as diversas áreas do conhecimento).

2º) Do surgimento da manifestação do aspecto subjetivo, o que permite:

a) o nascimento do Cristo Interno;

b) o brilho da Radiação Interna ou Glória;

c) a manifestação do Amor;

d) a manifestação do Anjo Solar;

e) a percepção consciente do Filho de Deus, do Eu ou da [personalidade-]alma imanente; e

f) a expressão plena de Buddhi, à medida que Manas é plenamente utilizado.

 

 

 

 

3º) Do realinhamento das envolturas inferiores para que o contato com o Verdadeiro ser-humano-aí-no-mundo (o Pensador ou o Anjo Solar) se torne integral e contínuo nos níveis superiores do Plano Mental —› Illuminação Espiritual.

4º) De uma série sucessiva de provas, de experiências e de tentações que conduzem à Iniciação.1

 

 

 

 

5º) Da essencialidade básica de possuir um caráter puro, o que é muito mais do que ser simplesmente bom.

 

Quanto à Energia, as Entidades Sobre-humanas fazem circular Energia Espiritual, as entidades sub-humanas emitem Energia da Matéria e as entidades humanas manifestam Energia da [personalidade-]alma.

 

Vidas Sobre-humanas —› Sattva (ritmo – resposta harmoniosa ao Impulso Divino); vidas humanas (mobilidade experiência existencial) —› Rajas; vidas sub-humanas —› Tamas (soma total das unidades de inércia atividade cega).

 

Esotericamente, os seres humanos são chamados de pontos de Luz que se movem dentro do Quadrado.

 

 

Ponto de Luz  Plexo-solarizado

 

 

Todas as nossas disposições de ânimo, tristezas, dores ou emoções (in)felizes se devem ao fato de nos identificarmos com os objetos dos nossos desejos, com os aspectos-forma e com as coisas materiais.

 

 

 

 

O Plexo Solar é o Centro de transferência de Energia dos Centros abaixo do diafragma para os Centros superiores.

 

A tarefa de todos nós é ir retirando os véus, de modo que, um por um, os corpos que velam o Eu se tornem, por assim dizer, transparentes, permitindo que a Natureza Divina brilhe plenamente em nós.

 

Nos estágios finais do nosso desenvolvimento, entraremos na posse:

• do conhecimento de certas Leis que regem a matéria e a forma;

das Chaves dos Mistérios vinculados com a Energia, com a Polaridade e com as relações grupais;

de certas Palavras de Poder que nos outorgarão o controle das Forças Elementares da Natureza; e

da visão interior de Planos Planetários.

 

Precisamos estar absolutamente atentos para que o Senhor Solar não tenha seus Poderes diminuídos. Se isto vier a acontecer, os "senhores lunares" aumentarão seus poderes, e os resultados serão imprevisíveis!

 

O ser-humano-aí-no-mundo, eventualmente, poderá se encontrar rodeado por formas mentais de ordem inferior (a partir do ponto de vista da [personalidade-]alma) [que ele atraiu]. Logo, antes que ele possa entrar no Arcano da Sabedoria [ShOPhIa] e encontrar o Caminho para o Mundo do seu Mestre Interior, terá de dissipar as nuvens das formas mentais que atraiu para ele.

 

 

 

 

Precisamos apre(e)nder e compreender que aspiração espiritual e autodisciplina devem caminhar de mãos dadas. Só expulsar demônios é pouco; poderemos até ficar em situação pior do que antes!

 

Queria contatar o meu Deus Interno,
mas, do faz-de-conta eu vivi subalterno.
Rezei, dizimei, confessei e comunguei...
Todavia, cego, mouco e mudo continuei!

Entreguei a 'rapa+dura', 'certezando'
que o Senhor estaria me aguardando.
Dei de cara com São Pedro, que falou:
Você moscou e não realizou o Eu-sou!

E agora? Perguntei abichornado.
Como posso branquear o meu Quadrado?
O Pedrão:
Aqui não se faz branqueação;
espere sentado ali sua próxima encarnação!

 

Qualquer sistema coerente possui vários tipos de Energia. A perfeição [relativa] será alcançada quando predominar o tipo mais elevado de energia inerente ao sistema. Se a Energia inferior do conjunto de átomos-forma for o fator controlador, então, três coisas acontecerão:

1ª) a forma crescerá por acumulação, aumentando progressivamente seu poder, até que a voz dominante de "senhores lunares" apagará as outras vozes, e o ser-humano-aí-no-mundo será arrastado de volta para a inércia, para a cegueira e para a escravidão;

2ª) o ser-humano-aí-no-mundo se tornará prisioneiro dos "senhores lunares" (elementais) que constituem os Corpos Físico Denso, Etérico, Astral e Mental (os quatro lados do Quadrado ou Quaternário Inferior – os "cubos aprisionadores" ou a cruz sobre a qual o ser-humano-aí-no-mundo Espiritual Interior será crucificado); e

3ª) submissão ao tráfego de vozes inferiores das formas sub-humanas e conseqüente subalternidade ao domínio da matéria.

 

Um Adepto poderá penetrar no mundo da forma, entrar em contato com ele e nele atuar sem ser afetado, pois, não há nada Nele que responda a este mundo. As demandas e os apelos dos "senhores lunares" não O atraem, pois, todo Adepto se localiza eqüidistante entre os pares de opostos.

 

 

O Verdadeiro Trabalho Mágico Branco consiste em entender os sons de todos os seres, e a Chave reside na capacidade de falar a linguagem da [personalidade-]alma.

 

Uma coisa que as pessoas não sabem é que quando se deixam submeter ao controle lunar, as diminutas vidas do seu pequeno sistema também são arrastadas para a escuridão e para a ignorância! [É por isto que tanto tenho repetido que somos responsáveis por tudo.] Precisamos autorizar que o ritmo do Senhor Solar se imponha e comande o nosso sistema.

 

 

 

 

Somos todos interdependentes e estamos todos inter-relacionados. Qualquer progresso no sentido de uma maior compreensão individual beneficiará todo o grupo.

 

Ordenada Regulação da Vida  —›  Correto Controle do Tempo.

 

Concertada Aspiração  —›  Contato Necessário + Adequada Inspiração.

 

Descarte do Secundário e Pleno Sentido de Proporção  —›  Exatidão e Centralização.

 

Aceitação e constante adesão às Regras  —›  Refinamento Gradual do Instrumento e Aperfeiçoamento Progressivo dos Veículos.

 

Para o ego evolucional, o momento de maior desenvolvimento é freqüentemente o mais doloroso. Assim é também para o mundo em evolução.

 

Eu senti que precisava mudançar,
e a coisa começou a doer.
Não parei; continuei a me esforçar.
Aí, doeu a mais não poder!

Entretanto, a dor-doída me alforriou,
e eu conheci a Liberdade.
Eu-sou . . . . . . . O-que . . . . . . . Eu-sou!
E se dissipou a Saudade!

 

No Coração de cada um de nós está oculta a Flor da Intuição! Através da Intuição, nenhum fato eterno ou cósmico deixará de ser reconhecido e compreendido.

 

 

 

 

Devemos ter sempre em mente e não esquecer de que as mudanças fundamentais que acontecem no Plano Físico são sempre indispensável e imprescindivelmente o resultado de causas subjetivas internas emanantes de algum Nível ou Plano da Consciência Divina e, portanto, originadas e derivadas de um Domínio que não é físico.

 

 

Animação Meramente Pictórica

 

 

 

Continua...

_____

Nota:

1. Mais uma vez apresento para reflexão este pensamento irreprochável do advogado, humanista, pensador místico, ser-humano-aí-no-mundo de letras, Alto Iniciado, R + C e perpetuador das Grandes Tradições Ocidentais Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006): Na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica. Portanto, desistir nunca! Jamais! Em tempo algum! Por motivo nenhum!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.palmyria.co.uk/illusions/perception/perception.htm

http://www.freepik.com/free-vector/rose-flower
-with-branch-and-leaves_689350.htm

http://worldartsme.com/blue-sun-clipart.html
#gal_post_21214_blue-sun-clipart-1.jpg

http://sorryshark.blogspot.com.br/2011/01/sad-moon.html

http://www.freevectors.net/face

http://www.ostibr.org.br/Sobre%20RB.htm

http://photobucket.com/images/animated%20skull#/images/
animated%20skull?&_suid=1456709726968045391435983913375

http://skellzart.blogspot.com.br/2010/12/
ive-created-monstermy-first-walk.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.