Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Pedra-ume nunca foi solução.

Bater no avestruz1 também não.

Enjaular por furtar um simples pão?

Terror para garantir uma Revolução?2

 

Sans-culottes3 e jacobinos4

não se davam com girondinos5.

Católicos e muçulmanos

andam em desavença há anos.

 

Quem só enxerga por um crivo

é capaz de julgar, condenar e matar

com motivo6 e sem motivo.6a

 

Seja lá pelo fundamento que for,

não se pode (pre)julgar7 e incriminar

uma ave galiforme fitófaga ou um estupor.

 

 

 

 

_____

Notas:

1. O avestruz é a maior ave vivente. Pertence à família dos estrutionídeos (Struthio camelus) e é encontrada nas planícies áridas da África e da Arábia. Tem cerca de 2,5 m de altura, pernas longas e fortes, pés com apenas dois dedos, cabeça e pescoço praticamente implumes. No jogo do bicho, o avestruz empresta seu nome para o primeiro grupo, que corresponde ao número 1, e que abrange as dezenas 01, 02, 03 e 04. Olha só como ele é uma gracinha! E ele fala! Fala baixinho, mas fala. Mete só o mouse nele. Mas o galo que se cuide!

 

 

2. Eu posso compreender e até aceitar uma revolução; mas não posso compreender e não posso aceitar o terror.

3. Sans-culottes (do francês sem calção) era a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa a partir de 1771, principalmente em Paris. (Os historiadores admitem o ano de 1789 como o início da Revolução Francesa) Recebiam esse nome porque não usavam os elegantes culottes, espécie de calções justos que apertavam no joelho que a nobreza vestia, mas uma calça de algodão grosseira.

4. O termo jacobino é originário da Revolução Francesa e tem um significado algo difuso. É geralmente aplicado de forma pejorativa a qualquer corrente de pensamento que, para quem aplica o termo, seja defensora de opiniões revolucionárias extremistas. O termo é em geral atirado por pessoas de direita contra pessoas com tendências liberais ou que defendem um populismo radical. Na Revolução Francesa, alguns receberam a denominação de jacobinos pois se reuniam inicialmente no Mosteiro de São Tiago (do nome Tiago em latim: Jacobus). Seus membros defendiam mudanças mais radicais do que os girondinos. Por exemplo: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República; achavam que todos os cidadãos da França deviam ter o direito de voto; e eram favoráveis à abolição da escravatura nas colônias e ao tabelamento de preços. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França – os sans-cullotes – e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da Revolução. Sentavam-se à esquerda do salão de reuniões.

5. Os girondinos (nome derivado da região francesa da Gironda, de onde provieram seus principais dirigentes) eram um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa. Este grupo era constituído pela média burguesia e fazia oposição aos jacobinos – liderados por Maximilien Marie Isidore de Robespierre (1758–1794), o incorruptível e maioral-mor do Grande Terror. Seus representantes sentavam-se à direita no recinto da Assembléia, enquanto os jacobinos sentavam-se à esquerda. Destas posições surgiu a convenção política da identificação dos termos direita e esquerda com conservadores ou moderados e radicais ou progressistas, respectivamente.

6 e 6a. Com motivo? Qual? Sem motivo? Por quê?

7. Acusações, julgamentos, prejulgamentos, pré-qualificações, ultrajes, torturas, martírios, suplícios, crucificações, seqüestros, exílios, condenações, guilhotinações, fuzilamentos, enforcamentos, terrorismos et cetera são sinônimos de intolerância  ignorância. Por que o ovo de meio quilo não poderia ter como pai o próprio galo? E se, por acaso, o galo não se garante, quem é que tem alguma coisa com isso? E por que a imprensa teve que se meter na vida do casal de galináceos? Eu, se fosse a galinha, depois da entrevista do galo, dava um chega pra lá nesse vinte-e-um-pintado e o mandava ciscar em outro galinheiro. Botar a culpa do superovo logo no avestuz? Pobrezinho do Struthio camelus! Bem, pobrezinho, em termos; eu acho que se o galo ciumento se meter com o Struthio vai apanhar como um Touro Ferdinando – que ele era parrudão, mas adorava cheirar flores e não respondia violência com violência! Um gentleman de bull.

 

Fundo musical:

Star War

Fonte:

http://www.amt-k.com.ua/
rus/melody/melody.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Girondinos