REVIVER O VIVIDO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui de uma coletânea de fragmentos (alguns editados) da obra Reviver o Vivido, de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria.

 

 

 

Jorge Elias Adoum

Jorge Adoum

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Malditas guerras, em virtude das quais nossos irmãos são chamados de inimigos.

 

A Lua, vermelha, talvez envergonhada com a barbárie humana, ocultara-se atrás do horizonte das areias do deserto para não contemplar aquele feroz animal chamado racional.

 

O nômade do deserto... obedece apenas à sua própria intuição.

 

O Sol, aquele carinhoso e bondoso pai de todo ser vivo, ergue-se no deserto como o inimigo mais feroz e vingativo. O Sol, o ser mais leal, aparece no deserto como o mais cínico e o mais mentiroso. Será porque o homem, falso e finito, diante da imensidão, torna-se inconsciente frente ao poder cósmico? Ou será a vanglória da mente que se descobre diante da verdade nua?

 

O deserto é como Deus: rigoroso, porém, bondoso.

 

Eram dois: ele, o Sol, e ela, a Lua.
Ansiavam conjunção nesta vida;
mas, a fatalidade – arma homicida –
impiedosa na tumba os une.
Eram dois, e no amor foram um;
mas, continuaram dois,
porque assim quis Deus.
Ambos devem viver; senão, nenhum.

 

 

Tei-gi1

 

 

A beleza é algo abstrato; o filho do deserto apenas a sente. A beleza se sente, mas, não se descreve.

 

A linguagem do amor é sempre inspiração do momento.

 

Os dias de felicidade são como tâmaras maduras: nós as comemos quando temos fome e também por gulodice.

 

O homem sacrifica todos os seus bens para conservar a sua vida; mas, tem que sacrificar sua vida para defender a honra.

 

O amor é um sultão tirano e poderoso; apesar disto, os corações obedecem cegamente a ele, e as almas se prostram diante dele como na presença de Deus. Diante do amor não há razão nem juízo porque, depois de escravizar a mente, porá a seu serviço todos os demais agentes e sentidos do homem: o olhar será seu mensageiro; a contemplação, sua ordem; o pensamento, seu espião; e a simpatia, sua atração desalmada. E, desta maneira, a sombra do ser amado viverá em nossos olhos, sua lembrança em nossa boca e todo ele em nosso Coração.

 

Quando acordei para a realidade, havia milhares de estrelas curiosas que nos olhavam lá do alto do firmamento.

 

O Universo é um todo.

 

 

 

 

O único método eficaz e seguro [efetivo] que podemos empregar para conhecer é a experiência, mesmo em se tratando de fenômenos anímicos.

 

Não há uma balança que possa pesar a honra, o amor, a compaixão e a verdade.

 

Do ser visível podemos chegar ao invisível, porque, efetivamente, a forma não é mais do que o reflexo do espírito ou da [personalidade-]alma.

 

Os materialistas, quase sempre, por seus sofrimentos internos, procuram o alívio no amor que dedicam a algum ser.

 

A sucessão indefinida de existências leva ao conhecimento integral. Todavia, antes de chegar ao conhecimento integral, a [personalidade-]alma evolui a partir de um estado primitivo, através de todas as fases necessárias para o seu perfeito desenvolvimento, percorrendo uma série de ciclos, cada um composto de um período de ação e de assimilação [de aprendizagens e de compensações]. Vimos ao mundo condicionados de acordo com nossas atividades físicas e psíquicas, e nos encontramos situados em tal relação do Eu com o não-eu, que precisamos passar pelo estado de consciência – às vezes doloroso – indispensável ao cumprimento de um progresso espiritual que nos aproxima do fim supremo.

 

 

 

 

A vontade não pode evitar a conseqüência de uma falta, mas, pode, sim, suportar a dor ou o prejuízo envolvidos nesta falta, devido a um esforço deliberado, equivalente e suscetível de operar na consciência uma modificação correspondente ou superior à prevista pela Lei.

 

Nosso estado presente resulta da totalidade do passado e da preparação para o futuro. Esta proposição parece indispensável para conciliar a hipótese de uma justiça ilimitada com as múltiplas desigualdades de nascimento – desigualdades estas denominadas azar por aqueles aos quais uma palavra basta como explicação.

 

O misterioso subconsciente dos filósofos modernos não é senão o Corpo Astral dos herméticos, e compreende a musa do poeta, a inspiração do compositor, o gênio do grande homem, o talento de alguns, as faculdades e os instintos de outros. Conserva também os germens virtuais dos êxitos ou fracassos causados pelos méritos ou deméritos passados. Pode-se denominá-lo 'substância do destino'. Analisá-lo segundo suas correspondências exteriores é descobrir as marcas do destino.

 

O livre-arbítrio está muito longe de ser equivalente em todos os seres, embora seja mais ou menos notório em cada ser humano, segundo o maior ou menor esforço de cada um. Afirma-se e cresce sob o efeito da subordinação do ser às evoluções inspiradas pela consciência objetiva.

 

Todo homem tem uma Voz Interior; uns a chamam de consciência, outros de moral. O nome não importa. Mas essa Voz sempre grita e nos persuade de que devemos deixar de agitar nosso espírito e nossos nervos, perseguindo sempre a harmonia. Ela nos revela que, para conseguir este estado, é necessário criá-lo em nós mesmos mediante a modificação de nossos pensamentos.

 

A Grande Lei é toda eqüidade e preside a todos os destinos.

 

O segredo consiste em nos atrevermos a dizer tudo o que pensamos, e, como conseqüência, não ter medo da crucificação.2

 

A causa real da doença é a violação das Leis da Natureza.

 

Para podermos empregar corretamente o Fogo Divino, devemos eliminar todas as ilusões causadoras da dor e dos transtornos – que se enraízam no fígado.

 

Deixar-se dominar por preconceitos e idéias errôneas é ser joguete das paixões e oscilar ao vaivém dos caprichos do momento.

 

Acredito firmemente que domina a injustiça em todas as áreas. A distribuição dos bens da Terra é monstruosa e antinatural. É preciso lutar implacavelmente contra a injustiça até afogá-la. É indispensável instaurar um novo regime sobre as cinzas do atual. Porém, não acredito que seja o povo, a grande massa anônima, que efetuará o movimento e alcançará o resultado feliz; faltam-lhes luzes e sobram-lhe rancores e malevolência. Penso que esta tarefa será dos intelectuais, mas, de aqueles que tenham o espírito e o Coração sadios, de aqueles para os quais os conhecimentos não serviram para lhes corromper e apodrecer a alma, e não dos que se tornaram capazes das maiores baixezas para satisfazer sua ânsia de prazer.3

 

Terra Prometida é a paz interna.

 

A corrente da civilização moderna nos arrastou ao mar bravio e nos esquecemos da formosa filosofia campestre, cuja vida simples está cheia de pureza. Somos mais ricos, porém, os habitantes dos campos são mais nobres de espírito. O camponês ri como a primavera e chora como o inverno, ante sua alegria e sua tristeza. Seus lábios jamais conheceram o sorriso hipócrita nem seus olhos as lágrimas de crocodilo.

 

A curiosidade, por vezes, é o verdugo do homem.

 

O homem que sabe o que quer, infalivelmente, obtém o que deseja. A grande maioria da Humanidade, no entanto, alimenta desejos fugazes e pensamentos quiméricos. O pensamento é a forma mental abstrata que possui todo o poder em estado latente.

 

Quando estiveres com sede, não deves olhar para a água que se foi, mas, para aquela que vem na tua direção para saciar a tua sede. Da mesma maneira, a sede do Saber não acaba com a agitação e a curiosidade.

 

Quem irresponsavelmente comprar um minuto de prazer poderá viver um ano de arrependimento.

 

Muitos querem reformar o mundo, mas, são eles mesmos os mais precisados de reforma.

 

É a dualidade que permite a existência objetiva. A luta em nosso interior é o emblema da existência.

 

Os resultados tristes e alegres da vida são as sementes que o passado semeou no campo da alma. O futuro colherá frutos.

 

Deixa que a chuva te beije porque ela te ama.

 

Perder tempo chorando ou formulando queixas? O pranto e o queixume afastam os sentidos das belezas naturais que se encontram ao nosso redor.

 

O covarde morre cem vezes por dia, e não merece morrer uma só vez em combate.

 

O que poderá diminuir alguma coisa na alma eterna? Por que ter medo? Acaso o homem poderá ter medo de Deus? Não seria absurdo que um filho da Natureza tivesse pavor de sua Mãe? Poderá o Espírito Eterno e Real ter medo de algo irreal? É preciso aprender a buscar e ver o belo no feio, a luz na sombra, a saúde na doença e a felicidade na desgraça. Só sentindo a doçura da dor, o encanto do sofrimento e a alegria da amargura seremos livres.

 

Precisamos aprender a escutar a Natureza e a aceitar o Seu convite.

 

Por que descansar? O descanso não traz inspiração.

 

São a ilusão e a ignorância que criam as diferenças entre nós e todos os seres. Estamos em tudo e tudo está em nós. A um só tempo, estamos unidos a todos os seres e separados de todos os seres.

 

 

A Quietude e a Paz Profunda têm uma Melodia que não pode ser comparada com a música criada pelo homem. Esta, ante aquela, é um ruído ensurdecedor, um ruído sem significado.

 

O Poder da Vontade é tudo.

 

Nossa [aparente] liberdade faz com que a LLuz seja escura, mas, ao mesmo tempo, nossa [espiritual e mística] Libertação fará com que a nossa escuridão seja Luminosa.

 

O oceano sai do riacho e ao oceano volta.

 

Os homens não gostam dos presentes dos homens, embora adorem quem lhes retira suas cargas. Para eles, a dor aliviada é mais apetecível do que a própria Saúde.

 

Vossa imitação é a causa de vossas dores. Fazemos como o corvo, que quis imitar o modo de caminhar da perdiz, e, não conseguindo, acabou esquecendo o próprio modo de andar.

 

O círculo não admite aumento.4

 

Sede inocentes em vossos desejos e bebei da Fonte da Vida. Não deveis envenenar esta Fonte de Gozos com a vossa sede impura. Vossas palavras são águas santas emanadas da Fonte da Vida; não deveis envenená-las com vossos sonhos impuros.

 

Por que apalpas o prazer em busca do amor, ao invés de buscares o Amor que conduz ao Prazer? Quem quer que a astúcia caminhe ao lado da voluptuosidade quer coisas impossíveis à felicidade. Quem come seu próprio pão até ficar farto e bebe da água da sua vida até ficar saciado ficará sem pão e sem água.

 

A Inteligência não pode dormir, a fim de que possa arrancar os recônditos Arcanos da Natureza

 

Houve um tempo em que os animais falavam, e os homens entendiam sua linguagem; hoje, os animais falam, mas, os homens não os entendem. Contudo, existem, até hoje, alguns homens, certamente poucos, que ainda entendem o idioma universal da Natureza – que é o idioma do homem e ao mesmo tempo o dos animais.

 

 

 

A Lua é um anjo intermediário: executa as ordens do Sol na Terra, e registra os fatos da Terra para comunicá-los ao Sol.

 

Quem desejar seguir, sem se desviar da Corrente da Vida, deve possuir três coisas: riqueza, poder e previsão para o futuro.5

 

'Estrangeiro' é o termo que homens desgraçados, filhos da ambição e da maldição, inventaram para semear a discórdia entre os homens, em lugar da fraternidade.

 

A fome é má conselheira.

 

Os homens são meus irmãos; todos os homens são bons. De hoje em diante, amarei, servirei e me sacrificarei por meu inimigo.

 

O mal nos homens é a ignorância.

 

A Lei... A Lei... A Lei... Não devemos atuar contra a Lei.

 

A vitória tem muito de álcool e embriaga rapidamente. O efeito da bebida alcoólica desaparece no dia seguinte, porém, a bebedeira da vitória só tem remédio na derrota.

 

Generosidade dos árabes... O amor puro dos árabes... Bem-vindo seja o hóspede... Bendita seja a hora dos hóspedes... Café aromatizado com cardamomo... Deus seja convosco; é nossa possibilidade. Silêncio!

 

Pergunta: — Quem sou eu diante deles?
Resposta: — Um deles.

 

Malditos os ambiciosos que, por amor à fama e à glória, degolam seus próprios irmãos, mancham a honra das mulheres, assassinam as crianças inocentes e saqueiam todos os bens. Maldita seja a guerra e maldita seja a ambição desmedida do homem.

 

 

 

Poema de Assamaual

 

Se não enodoa sua honra o ser humano,
todo vestido é digno e é formoso.
Quem não suporta a dor da alma
não é digno de louvor nem de elogio.
Elias moteja e diz: sois poucos.
E eu lhe respondi: poucos são bons.
Poucos e defendemos o vizinho,
e muitos o abandonam à sua sorte.
Nosso forte refugia o perseguido;
porque diante dele se inclina o olhar.
Morrer pela honra não é desonra,
por isto, nós morremos, e outros vivem.
Por dignidade buscamos morte digna,
e outros vivem indignos longa vida.
De morte natural nunca morremos,
e sempre nosso sangue foi vingado.

Sobre espadas vertemos nossas almas,
coragem e honra nos legam pai e mãe.
Das dignas espinhas vertebrais
descendemos, buscando ventres nobres.
Em generosidade somos a chuva;
nenhum de nós é avarento.
Negamos se queremos o que dizem.
Ninguém tenta negar o que dizemos.


 

O que significa a vida depois da perda da honra?

 

A doçura e a amargura devem ser bebidas na mesma taça.

 

Deus? Ninguém o viu. Deus é como a eletricidade na Terra: sabemos que existe, porém não a vemos.

 

Esta montanha à sua frente é formada por suas ilusões, por suas dúvidas e por seus apegos... Agora que você está morto, terá que se preparar para novos trabalhos [novas encarnações] para desfazer suas ilusões. Você terá que lutar muito para chegar a sentir a Vida Eterna. Só o Amor regenera, só o Amor liberta. O Amor é o Mistério dos Mistérios; o Amor é a Força das Forças; o Amor é a Sensibilidade das Sensibilidades. O Amor é Deus. Pelo Amor, Deus se fez homem; pelo Amor, o homem se fará Deus. Amar é dar sem receber. O inferno é a impossibilidade de Amar.

 

Alegria! Alegria! Alegria! I, i, li, li, liiiiii... I, i, li, li, liiiiii... I, i, li, li, liiiiii...

 

 

 

 

 

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Notas:

1. O diagrama do Tei-gi simboliza o equilíbrio das forças da Natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e Yin (preto) integrados em um movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças. Tudo o que existe contém tanto o princípio Yin quanto o princípio Yang. O símbolo Tei-gi expressa este conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin. Viver em harmonia é seguir o TAO. Seguir o TAO é Illuminação. O esforço excessivo conduz à exaustão. A luta competitiva é contrária ao TAO. Tudo o que violar o TAO não durará. O TAO é a Mãe do Kosmos. Tudo o que existe egressa do Ser e regressa ao Ser. O Ser é o insondável TAO. Das profundezas do Ser, nascem todos os seres que existem.

2. Não ter medo da crucificação é uma coisa. Outra é nos atrevermos a dizer tudo o que pensamos. Penso que, se dissermos tudo o que pensamos, não poderemos mais viver em sociedade. Mesmo quando nos pedem uma opinião, precisamos ter cuidado com as palavras, e devemos medir muito bem o que iremos dizer. As pessoas pensam que estão prontas e preparadas para ouvir, mas, em geral, não estão. E mais: uma verdade mal colocada poderá funcionar como um míssil antiaéreo e fulminar a pessoa. Isto é mais ou menos como dar de presente para um cego um Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso ou um Rembrandt Harmenszoon van Rijn.

3. Temos o hábito equivocado (malformado ou inocente) de não perceber a injustiça como sendo uma necessária compensação educativa, e costumamos ver ausência de justiça e violação dos direitos onde está acontecendo o cumprimento da Lei da Causa e do Efeito. Seja lá do jeito que for, a dor sempre é educativa. Não estou dizendo com isto que não haja injustiça nem que muitos direitos não sejam descumpridos, mas, inquestionavelmente, quem não tiver que ser injustiçado não será, e quem não tiver que ter seus direitos violados não terá. E, se, episodicamente, uma coisa ou outra acontecerem a um justo, a solução virá e será rápida e a contento. Enfim, nem que a vaca tussa ou que o Félix (Mateus Solano Schenker Carneiro da Cunha) da novela Amor à Vida fique bonzinho e se transforme em um santo, Musa paradisiaca dará tangerina e Citrus reticulata dará banana. Isto é impossível, tanto quanto é impossível não compensarmos nossos escândalos.

 

 

 

 

4. Disto se depreende que o Universo é finito, porém, ilimitado.

5. Riqueza Sabedoria (ShOPhIa).
    Poder O Verbum.
    Previsão para o futuro Clarividência.

 

Música de fundo:

Petra, Petra
Composição e interpretação: Christos Leontis

Fonte:

http://www.astrofegia.com/Music.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.freethunk.net/reverend-
fun/balaam-talking-animals.php

http://www.clipartpoint.com/
SingleImage.asp?ImageID=125898

http://www.moillusions.com/
eye-illusion-animated-gif/

http://rebloggy.com/post/gif-cartoon-network-m
gm-tom-y-jerry-warner-pictures/27292786593

http://holosyoga.com.br/site/?p=240

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yin-yang#cite_note-1

 

Direitos autorais:

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