RETRATO DE JESUS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Jesus

Jesus – o Gentio Ariano*

 

 

 

 

Retrato de Jesus**

Carta de Lentulus Publius, de Jerusalém,
ao Imperador Tibério César

 

 

 

is aqui, enfim, a resposta que com tanta ansiedade esperáveis. Ultimamente apareceu na Judéia um homem de estranho poder, cujo verdadeiro nome é Jesus Cristo, mas a quem o povo chama 'O Grande Profeta' e, seus discípulos, 'O Filho de Deus'. Diariamente contam-se dele grandes prodígios: ressuscita os mortos, cura todas as enfermidades e traz assombrada toda Jerusalém com a sua extraordinária doutrina.

 

É um homem alto e de majestosa aparência; sua face, ao mesmo tempo severa e doce, inspira respeito e amor a quem a vê. Seu cabelo é da cor do vinho e desce ondulado sobre os ombros; é dividido ao meio, ao estilo nazareno. Sua fronte, pura e altiva, sua cútis pálida e límpida; a boca e o nariz são perfeitos; a barba é abundante e da mesma cor dos cabelos; as mãos, finas e compridas; os braços, de uma graça encantadora; os olhos azuis, plácidos e brilhantes.

 

É grave, comedido e sóbrio em seus discursos. Repreendendo e condenando, é terrível; instruindo e exortando, sua palavra é doce e acariciadora. Ninguém o viu rir, mas muitos o têm visto chorar. Caminha com os pés descalços e a cabeça descoberta. Vendo-o à distância, há quem o despreze, mas em sua presença não há quem não estremeça com profundo respeito.

 

Quantos se acercam dele, dizem haver recebido enormes benefícios, mas há quem o acuse de ser um perigo para Vossa Majestade, porque afirma publicamente que os reis e os escravos são todos iguais perante Deus.

 

 

 

 

Retrato do Salvador

por

Nicephorus Calixtus

 

 

 

inha Jesus um rosto belíssimo e vivo; o cabelo era alourado, não muito volumoso e ligeiramente ondulado; sobrancelhas negras e ligeiramente arqueadas. Seus olhos, da cor de azeitona, brilhavam com uma expressão admirável. Seu nariz era reto, barba loura, não muito comprida, os cabelos eram bem longos, pois nenhuma navalha nem mão de homem algum jamais lhe tocaram a cabeça, à exceção de sua Mãe, na infância. Mantinha o pescoço algo inclinado, de sorte que não apresentava ar de arrogância. De tez clara, seu rosto não era redondo nem comprido, mas mais comprido do que largo e ligeiramente corado, como as faces de sua Mãe. A seriedade, a prudência e a serenidade irmanavam-se e resplandeciam em seu semblante. Em uma palavra: era de todo parecido com sua Mãe.

 

 

 

 

Uma Reflexão

 

 

 

O que importa se Jesus

foi assim, assado, cozinhado ou frito?

Importa, sim, que Jesus

se projetou para suavizar o nosso grito.

 

 

Por amor à Humanidade,

recusou a Iniciação que O ascensionaria.

Mas, em nossa enfermidade,

preferimos crucifixá-Lo, por pura barbaria!

 

 

Mas, tudo é bom e apropriado.

No Kósmos, nada é infrutífero ou perdido;

nada impedirá que cada uadrado,

um dia, na G.'.L.'.B.'. possa ser admitido.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

* Pintura original do Dr. Harvey Spencer Lewis. Fonte AMORC.

** Há, na literatura apócrifa, um ciclo chamado de Pilatos, com vários textos que falam da descida de Jesus ao inferno, da ressurreição e dos fatos ocorridos na vida de Pilatos, de Herodes e de Tibério, depois da crucificação. Todos foram escritos durante os séculos I e II, mas podem ter sofrido acréscimos e mutilações. As duas cartas conhecidas e reproduzidas acima – de Lentulus Publius (Publius Lentulus) e de Nicephorus Calixtus,, respectivamente foram dirigidas aos governantes de Roma no sentido de lhes saciar a curiosidade e de mitigar a paúra em relação a Jesus, o Cristo. Como é fácil de ser observado, os dois relatos são muito semelhantes; entretanto, no caso da segunda, de Nicephorus Calixtus, como os tempos verbais da carta estão no passado, pode-se presumir que ela tenha sido escrita depois da morte histórica de Jesus – ainda que o Divino Avatar não tenha efetivamente morrido no madeiro, como faz questão de informar a Igreja Católica e gostam de acreditar os confrades católicos.

 

Bibliografia:

APÓCRIFOS II (OS PROSCRITOS DA BÍBLIA). Compilados por Maria Helena de Oliveira Tricca. São Paulo: Mercuryo, 1992.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/

http://livro-esoterico.blogspot.com/
2008/06/ciclo-de-pilatos.html

http://www.saindodamatrix.com.br/
archives/2005/05/publius_lentulu.html

http://pt.shvoong.com/humanities
/793972-perfil-jesus/

http://www.autoresespiritasclassicos.com/

http://jesusapocrifo.blogspot.com/2007/
11/descrio-de-jesus-publius-lentulus.html

http://br.answers.yahoo.com/question/
index?qid=20080608151321AAT05nS

http://pt.wikipedia.org
/wiki/Publius_Lentulus

 

Fundo musical:

Jesus Bleibet Meine Freude (Johann Sebastian Bach)

Fonte:

http://beta.cekit.cz/