RESSURGIMENTOS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

 

Moto-perpétuo I
(Ressurgimento Simbólico Negativo)

 

 

 

Um exemplo de ressurgimento positivo

é quando nos livramos de uma demência.

Um exemplo de ressurgimento negativo

é quando recaímos na mesma deficiência.

 

 

Não é fácil nos livrarmos de um defeito;

às vezes, ele nos acompanha por eras.

Por isto, como nenhum de nós é perfeito,

seguimos atraídos por velhas quimeras.

 

 

Então, querer mudar1 adianta muito pouco;

é necessário ter Vontade Interior e Decisão.

poderá ouvir a Voz do Deus do seu Coração.2

 

 

 

 

Moto-perpétuo II
(Ressurgimento Simbólico Positivo)

 

 

______

Notas:

1. Isto é meio que como certas pessoas que sempre acham que estão com dois quilinhos a mais, e toda segunda-feira é dia de começar um regime: novo regime que sempre começa, velho regime que jamais termina.

2. In Corde loquitur nostro Vox Dei. Em nosso Coração fala a Voz de Deus

 

Observação 1:

Um moto-perpétuo (moto-contínuo ou máquina de movimento perpétuo) é uma classe de máquinas hipotéticas as quais reutilizariam indefinida e inesgotavelmente a energia gerada por seu próprio movimento. A existência de um moto-contínuo é geralmente aceita como sendo impossível, de acordo com o nosso atual conhecimento das leis da Física. Em particular, um moto-contínuo, se pudesse existir, precisaria violar ou a Primeira ou a Segunda Lei da Termodinâmica, o que é uma impossibilidade. Em geral, os tipos de moto-contínuo são divididos em duas subcategorias referidas como moto-contínuo de primeira espécie e moto-contínuo de segunda espécie, de acordo com a lei violada. Por outro lado, cientistas e engenheiros aceitam a possibilidade de o atual conhecimento das leis da Física estar incompleto ou incorreto; um dispositivo de moto-contínuo pode não ser impossível, porém a demonstração de tal dispositivo exigiria a reavaliação de várias leis da Física. Bem, em termos metafísicos, o Universo global – incriado e inextinguível, manvantárico e praláico, – não poderia ser considerado um ilimitado moto-perpétuo? A animação abaixo mostra o frasco com autofluxo de Robert Boyle, que se preenche a si próprio; porém, na realidade, tal efeito não se produz.

 

 

 

 

Observação editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto_cont%C3%ADnuo

 

Observação 2:

As animações em flash que utilizei para representar simbolicamente os dois motos-perpétuos I e II (Ressurgimento Simbólico Negativo e Ressurgimento Simbólico Positivo) foram editadas a partir de dois GIFs animados disponibilizados nas Páginas da Internet abaixo citadas. Assim sendo, os web designers que produziram GIFs mantêm os mesmos direitos legais e autorais sobre as animações em flash.

http://vidamediocre.blogspot.com/
2006/08/moto-perptuo.html

http://br.geocities.com/
saladefisica5/leituras/motoperpetuo.htm

 

 

Fundo musical:

Ponteio
Compositores: Edu Lobo e Capinam

Fonte:

http://www.beakauffmann.com/mpb_p.html