RECORDANDO...

Harvey Spencer Lewis

 

 

 

 

Harvey Spencer Lewis

Harvey Spencer Lewis

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Diz o ditado que recordar é viver. Então, porque não recordar um pouquinho de Harvey Spencer Lewis? Os cem anos de Toulouse não podem passar em branco! Então, vamos nessa!

 

 

 

 

Harvey Spencer Lewis
(Breve Biografia)

 

 

 

Harvey Spencer Lewis

Harvey Spencer Lewis

 

 

 

Harvey Spencer Lewis (25 de novembro de 1883 – 2 de agosto de 1939) foi um famoso Rosacruz, escritor, conferencista, pintor, desenhista, filósofo, ocultista, filantropo, cientista e místico. Fundou, nos Estados Unidos, a Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis), sendo seu primeiro Imperator, de 1915 à 1939. Também fora membro do Supremo Conselho Rosacruz do Mundo; membro da Rose-Croix Kabalistique da França; membro da Antiga Ordem Rosacruz, na França; Maçom; Ministro da Legação Estrangeira; Sacerdote Ordenado da Ashrama Essênia, da Índia; membro da Ordem Martinista da França, da Bélgica e da Suíça; membro da Sociedade Alquímica Rose-Croix da França; membro dos Samaritanos Incógnitos da Europa; membro da Fraternidade Bramânica; Iniciado dos Ritos Egípcios de Mênfis e Mizraim; Conselheiro Honorário da Corda-Fratres, da Itália; Sri Sobbhita da Grande Loja Branca do Tibete; Delegado Americano do Mosteiro da G.F.B. do Tibete; membro da Universidade de Andhra, da Índia; e Reitor da Universidade Rose-Croix. Como cidadão americano, foi condecorado com a Cruz de Honra e nomeado Cavaleiro da Bandeira pela Associação da Bandeira dos Estados Unidos. Na Europa, recebeu muitas condecorações semelhantes, inclusive a Cruz de Ouro dos Cavaleiros Templários de Jerusalém. Foi distinguido com altas honras no Congresso Internacional da FUDOSI (Fédération Universelle des Ordres et Sociétés Initiatiques, em francês, ou Federatio Universalis Dirigens Ordines Societatesque Initiationis, em latim), realizado em Bruxelas, Bélgica, sendo um dos três Imperatores da Federação. Seu nome místico foi Sâr Alden.

 

Convidado, em 1909, por um ramo da Ordem para viajar à Europa, o jovem Harvey logo se relacionou com os velhos Rosacruzes europeus, e, no final de sua viagem, foi Iniciado na Ordem, em Toulouse, na França. E assim, foi-lhe dada a missão de levar o Ideal Rosacruz para a América (um pequeno grupo havia primordialmente feito um assentamento na Pensilvânia, no início do século XVII), além de ser instado a promover a modernização dos seus ensinamentos. Harvey estabeleceu a AMORC, tornou-se seu primeiro Imperator e escreveu o que viria a ser o canôn dos ensinamentos místicos da Ordem, em forma de monografias, devotando, dali por diante, sua vida em prol da AMORC. A verdade é que Harvey fez tudo o que lhe pediram e mais não sei quanto. No mais não sei quanto teve a colaboração direta de seu filho, que viria, em 1939, a se tornar o 2º Imperator da AMORC – Ralph Maxwell Lewis.

 

Em adição às suas inúmeras invenções e aos seus diversos trabalhos, em 22 de junho de 1916, Harvey operou publicamente uma transmutação de zinco em ouro – durante uma demonstração clássica de princípios alquímicos, na cidade de Nova Iorque. Uma equipe de Grandes Mestres da AMORC, membros da AMORC, cientistas e um jornalista assistiram de perto o processo, que era composto pela mistura de reagentes selecionados em uma ordem preestabelecida. Na ocasião, após a transmutação, foi declarado que o produto do resultado do experimento tinha as mesmas propriedades do ouro, e tal anúncio consta na American Rosæ Crucis. Os reagentes utilizados na transmutação do zinco em ouro nunca foram revelados; apenas, óbvia e sabidamente, a matriz transmutável foi o zinco. Rosacruz quando cisma de não falar, não fala nem sob tortura.

 

Bem, não quero minimizar a demonstração transmutativa de Harvey, mas penso que isto tenha sido meio que uma vírgula em seu dedicado trabalho, pois a Alquimia operativa só foi feita porque a Ordem precisava se firmar e porque as pessoas, por terem seus olhos e ouvidos internos cegos e surdos, ainda precisam ver para acreditar e dar valor ÀQUILO que não necessita de que ninguém acredite ou que dê qualquer valor. Seja como for, desde então, esta experiência, ao que eu saiba, não foi repetida. Quanto a tudo isto, fico com Vicente Velado, que afirmou que a criação e a elaboração de um plano de estudos gradativos destinados a transformar o homem comum em um ser humano melhor, espiritualmente superior, teria sido, sim, a Obra Alquímica mais importante do Frater Lewis, que foi cumprida em latitude e em longitude, em altura e em profundidade, produzindo, inclusive, danos irreparáveis à sua saúde. Ora, isto não poderia deixar de acontecer, pois um homem que diz, e Harvey disse, enquanto houver vida e consciência em meu corpo, servirei e lutarei pela integridade da Ordem, pois ela não pertence a mim, mas a Vós, ó Deus do meu Coração, não poderia mesmo estar preocupado com as necessárias exigências do seu corpo e nem com a sua saúde pessoal. E ele sabia muito bem como, quanto e o quê estava violando, pois, em certa ocasião, afirmou: — Sei que violo certas leis, e quero e devo compensar tal violação; mas tenho um serviço a fazer – um dever a cumprir antes de desaparecer, e não posso me furtar a isto. E isto é mais importante para mim do que minha própria vida. Ele comprovou tudo isto, mas por sua ilimitada e insuperável dedicação à Ordem, Sâr Alden fez, consciente, sua Grande Iniciação meio antes da hora, aos cinqüenta e seis anos incompletos, a bem dizer, um jovem senhor. Ralph Maxwell Lewis (Sâr Validivar) deu continuidade ao trabalho de seu pai, fazendo da AMORC um instrumento mundial de fraternidade humana.

 

 

 

 

Sobre Harvey

 

 

 

De fato, o Dr. Harvey Spencer Lewis, esse grande Místico, detentor de poderosíssima capacidade de criação mental, não criou somente a Catedral da Alma, como também plantou, no Coração de todo estudante, um mundo no qual a Paz Profunda impera e está sempre aguardando o peregrino, que através de provas e tribulações, conquista, a cada dia, um pedacinho da incrível jornada que o levará ao êxtase da transformação; transformação esta que lhe propiciará o direito de estar junto aos seres realizados que ultrapassaram todas as vicissitudes da vida, situando-se acima delas, imunes a elas, e conquistaram o autodomínio, elevando-se a um Plano onde não existe a necessidade de se ter rosto ou nome, coexistindo com outros irmãos em eterno uníssono, uma dimensão onde todos são apenas um – sem que cada um perca a sua identidade cósmica. (Valter Ribeiro Leal).

 

Para definir a importância do Dr. Harvey Spencer Lewis – não só no Rosacrucianismo moderno, mas como uma das mais importantes figuras do misticismo universal, saindo do Século XX para o Terceiro Milênio como um autêntico farol da Nova Era é preciso falar da sua obra mais grandiosa: a criação e a elaboração de um plano de estudos gradativos destinados a transformar o homem comum em um ser humano melhor, espiritualmente superior. (Vicente Velado).

 

Personalidade fora do comum, grande figura do Rosacrucianismo, precursor, vanguardista e resolutamente moderno, Harvey Spencer Lewis tinha o olhar voltado para o futuro e para o que gostava de chamar de 'Cósmico'. Toda a sua existência foi consagrada ao Ideal Rosacruz. (Christian Bernard).

 

O que mais impressionava em seu comportamento era a maneira de tratar os empregados. O Dr. Lewis foi a pessoa mais gentil que já conheci. Estava sempre pronto a ouvir os problemas alheios, por mais primários que fossem. Ouvia atentamente as dificuldades pessoais ou financeiras de cada um e tentava solucioná-las por meio de preciosos conselhos. Ninguém poderá jamais avaliar o número de empregados que a ele recolheu, pois o Dr. Lewis nunca comentou com terceiros sobre estes encontros. Vez por outra, aproximava-se dos funcionários e lhes perguntava:Como estão indo as coisas? (Naomi Ward).

 

A AMORC era ainda incipiente como organização em São José e continuava com apenas treze empregados, quando fui admitida para o cargo de secretária. Tive, portanto, a oportunidade de conviver de perto com o Dr. Lewis, e guardo na memória o olhar sorridente e o gentil comprimento quando chegava ao escritório. Naquela época, eu e muitos outros costumávamos trabalhar até altas horas da madrugada por livre e espontânea vontade. O ateliê do Dr. Lewis era anexo à minha sala de trabalho; ali o Imperator passava longas horas pintando e escrevendo. Demonstrava grande interesse pelas pinturas de minha mãe e, com freqüência, lhe enviava algumas sugestões. Nos dias de calor, o Imperator oferecia refrescos aos funcionários e nos regozijávamos com os poucos minutos passados em sua presença. (Winifred Harkness).

 

Constantemente víamos o Imperator próximo a uma das fontes do Parque Rosacruz, saboreando uma taça de sorvete com o porteiro, com o jardineiro ou com outro empregado mais humilde, que havia encontrado no caminho para casa. Quando, por acaso, topávamos com o Dr. Lewis na rua, sua face iluminava-se com um sorriso franco e nos cumprimentava com um aperto de mão ou um carinhoso tapinha nas costas. Não havia necessidade de sermos eruditos em sua presença para atrair sua atenção. No entanto, várias vezes ouvimo-lo em seu escritório, discutindo política com seus companheiros na linguagem técnica da Medicina. (Harvey Miles).

 

Papai possuía um gato que se acostumou a dormir em seu ombro esquerdo, ficando ali durante horas a fio enquanto ele pintava, e nem se mexia quando papai inclinava-se para uma pincelada ou para apanhar a paleta. (Madeleine Lewis).

 

Eu só posso dizer: obrigado, obrigado, obrigado. (Rodolfo Domenico Pizzinga).

 

 

 

 

Reflexões Spencerianas

 

 

 

Harvey Spencer Lewis

 

Harvey Spencer Lewis

 

 

 

O Homem é uma Alma revestida com um corpo; não um corpo animado por uma Alma.

 

A fraqueza faz vegetar; a força eleva.

 

Os obstáculos comuns que afastam ou desencorajam a pessoa que tenta chegar apenas a um lugar medíocre nada significam para aquela que tem grandes projetos ou uma grande idéia para colocar em prática... Entretanto, Harvey adverte: não se apressem muito para chegar ao telhado da construção que vocês projetarem, a fim de que o telhado não fique muito perto do chão.

 

 

 

 

Quando olho retrospectivamente para a minha juventude, consigo ver agora – com um distanciamento maior e com a perspectiva correta – que muitas coisas estranhas que aconteceram então foram, sem sombra de dúvida, etapas que levaram ao caminho que tenho percorrido nestes últimos vinte anos.

 

 

 

Sanctum Celestial1

 

 

O homem tem o poder de escolher. O livre-arbítrio é um fator fundamental de sua consciência altamente desenvolvida (evoluída). Mas, conforme a escolha, terá de suportar conseqüências. A responsabilidade é dele. Conforme semear, assim há de colher; conforme se comprometa, assim terá de compensar; conforme exija, assim terá de pagar.

 

Indiscutivelmente, a destruição do corpo humano ou do embrião em qualquer estágio de sua existência, desde a concepção à maturidade, é um pecado contra o processo da Natureza e, portanto, contra os desígnios de Deus. Mas é um equívoco pensar que qualquer destruição ou lesão possa ter qualquer efeito na Alma da criança, pois, mesmo após o nascimento, nenhum acidente ou lesão que sofra o corpo de um ser humano poderá ferir ou danificar a Divina, Imortal Essência e Consciência da Alma.

 

Muitas vezes, conseguia ver com meu olho mental ou psíquico o próprio Cristo, em suas belas vestes brancas, com sua Alma cintilante... falando para mim e para minha Alma. No meu modo infantil, tinha a sensação de que Jesus fazia de mim seu discípulo, e que Ele me instruía pessoalmente com a finalidade de me preparar não apenas para me lembrar desses princípios, mas, também, para aplicá-los e utilizá-los ou, talvez, como fizeram seus discípulos, para sair pelo mundo e ensiná-los.

 

Se o corpo do recém-nascido respirar pelo menos algumas vezes ou os órgãos tiverem consciência das funções do corpo por um breve período, ainda que seja por apenas uma hora ou duas, a Alma terá entrado nesse corpo e iniciado sua vida terrena.

 

Cada um de nós é, às vezes, influenciado por súbitos desejos, impulsos, exigências ou tendências de uma personalidade secundária que parece se encontrar logo atrás de nossa personalidade exterior. Em outras palavras, parece haver duas personalidades em cada corpo humano, cada qual tentando dominar as faculdades e funções objetivas. Quando a personalidade secundária é diferente em gostos, desejos e modo de viver, em relação à personalidade exterior, seguramente ocorre um conflito, e esse conflito se expressa sob a forma de complexidades contrárias ou estranhas, que perturbam o curso regular de nossa vida.

 

Parece que minha juventude foi uma preparação ordenada ou decretada, em vista das atividades rosacruzes que passariam a ser minhas mais tarde.

 

É na experiência da Vida que o homem evolui.

 

Por todo o Novo Testamento, vemos que Jesus nunca perdeu uma oportunidade de corrigir Seus Discípulos ou de repreender qualquer um deles que expressasse incorretamente uma Lei Universal ou afirmasse um Princípio falso.

 

O fato de a vida ser encorajadora prova que o Universo é amigável.

 

Não é necessário encobrir a história da Ordem Rosacruz com um manto de impenetrável mistério, para torná-la atraente à mente inquiridora. Logo se verá que a verdadeira história da Ordem desperta ou mesmo exige tão profundo respeito por seu nobre nascimento, grande desenvolvimento e maravilhoso aumento de poder, que isto constitui uma atração maior, para a mente inquiridora, do que o fator de mistério.

 

O mundo é mais do que uma simples máquina. É um elemento de beleza e uma fonte de inspiração e de alegria perpétuas. Segundo palavras de Goethe, nosso corpo é 'a veste do Deus Vivo, tecida no tear do tempo'.

 

Mantenho vivo em meu Coração um crescente amor pela Humanidade. O Homem é a mais gloriosa criação de Deus e, em sua fraqueza, prova por contraste a grandiosidade divina. Com profunda alegria dediquei a melhor parte de minha vida – e todas as recompensas materiais que consegui com o inigualável talento a mim ofertado pela Mão Divina – a esta Ordem e aos seus princípios, em benefício da evolução humana na Terra.

 

O que importa a pobreza do presente? O que importa as provações e as tribulações do passado? O amor, como o arco-íris, projeta sua beleza sobre todas as coisas!

 

Será a rosa a forma de criação divina para as personalidades-alma? Gosto muito de pensar que sim. Que todos somos belas e perfumadas rosas do Jardim Cósmico.

 

O amor! 'Ah!, doce mistério da vida, pelo menos eu o encontrei... É o amor e apenas o amor que o mundo procura!' Ele não ouve o dinheiro; ele não se comanda. É um atributo de Deus... Quem ama divinamente faz de Deus seu devedor.

 

Deus surgirá na consciência humana para elevá-la à sua maior glória e para inspirá-la à eterna adoração de seu Criador.

 

Na Bhagavad Gita, Krishna diz ao trêmulo Arjuna que se esquivava da batalha: 'Por que todo esse medo? A vitória é tua. Entra na batalha e luta.'2

 

Sim, Deus fala e eu O tenho ouvido. Deus espera e espera para poder falar conosco, e se não Lhe dermos uma oportunidade nesta vida, chegará um tempo em que, através de dores, tristezas e lições do passado, nossa Alma sentirá, nosso Coração saberá, nossa mente ouvirá, e saberemos que Deus finalmente falou, como um Pai a Seu filho.

 

Conhecer a si mesmo é conhecer a própria linhagem e o próprio poder. É por isto que nós, Rosacruzes, sentimos que os assuntos de nossos estudos merecem todo o tempo e toda a devoção que lhes dispensamos, e que levarão o homem a maior poder e maior glória do que o fariam os estudos e investigações sobre os mistérios astrais.

 

Conversemos com Deus do mesmo modo que conversaríamos com o nosso companheiro mais íntimo, com o nosso amigo mais querido. Familiarizemo-nos com Deus, e Dele tornemo-nos amigos íntimos e venturosos. Não temamos a Deus porque Ele é todo amor e misericórdia. Deus não quer que O temamos. Não há temor de um Deus que seja verdadeiro; não há ira ou ciúme em Deus porque o Deus único é, acima de tudo, o Deus do amor e da misericórdia. E todos nós temos o privilégio de orar a esse Deus e de ver nossas preces atendidas.

 

O místico encontra felicidade no fato de que pode transmitir felicidade, pelo conhecimento e serviço, a outros. Encontra forças no fato de que pode atrair aquilo que lhe dará fortaleza física, mental e espiritual. Encontra prosperidade crescente nas coisas mundanas, porque aprende a valorizar todas as coisas por um padrão mais elevado.

 

Diversos livros sacros, que originalmente formavam a coleção de crônicas sagradas da qual os atuais textos da Bíblia foram extraídos, continham fatos e incidentes da vida de Jesus que não constavam dos livros selecionados, e, por esta razão, foram expurgados. Esses textos, assim postos de lado, constituem um volume separado, e, hoje em dia, são consultados por um sem-número de autoridades eclesiásticas, devido à luz que lançam sobre muitos outros importantes fatos da vida de Jesus e de Seus Apóstolos.

 

O tempo, em si, é uma relação artificial entre o movimento e a nossa consciência ou discernimento.

 

Depois de anos de estudos e pesquisas, depois de anos de familiaridade com essa grande busca do conhecimento, acabei concluindo que só existem três grandes verdades: Deus permanece, o homem permanece e algumas ligações entre Deus e o homem permanecem... É aí que se encontra o mistério de nosso ser, do nosso nascimento e de nossa morte.

 

 

A Vida, em si, é contínua e imortal. Não pode ter começo nem fim.

 

Cada pessoa continua vibrando (durante a vida) em harmonia com o ritmo estabelecido no momento de seu nascimento.

 

O amor constitui a ligação eterna, indestrutível, do homem com Deus. O amor é o poder ilimitado pelo qual o homem pode governar o seu destino; é o mesmo poder pelo qual Deus governa o mundo.

 

O poder criador da mente humana pode atravessar oceanos em um piscar de olhos... Pode prever e criar previamente as coisas do amanhã e de séculos no futuro... Pode criar beleza onde não exista beleza... Pode pintar com as mais belas cores mesmo onde não existam cores...

 

A mente humana pode transmutar metais e transformar uma forma em outra... Pode restaurar ossos quebrados, restituir membros perdidos e ressuscitar os mortos... Pode transformar ódio em amor, rancor em amizade, ciúme em confiança e mal em bem...

 

Se as pessoas tiverem a crença de que suas criações mentais não podem ser transformadas em realidade, poderão empregar o poder criativo da mente para superar essa falsa crença, e também para provar a si mesmas que aquilo que 'determinarem' que aconteça irá se tornar manifesto.

 

Não podemos viver, pensar e agir sem exercer alguma influência ou efeito sobre outras pessoas. A liberdade de um é a liberdade de todos; o poder de um é o poder unificado de todos os seres.

 

Todas as Leis Cósmicas e Espirituais levam em consideração o bem absoluto e o benefício absoluto de todos os seres vivos. Enquanto não nos colocarmos em harmonia com este pensamento e por ele nos orientarmos estaremos desarmonizados com as Leis Universais.

 

Qualquer ação será egoísta – e, portanto, perigosa – a menos que venha a exercer uma influência benéfica sobre os outros. Ninguém pode esperar ser feliz, bem sucedido e próspero se os esforços e realizações representarem sacrifícios ou perdas por parte de outras pessoas.

 

O jogo é apenas uma questão de contabilidade – de débito e crédito. O que uns ganham, outros têm [obrigatoriamente] que perder. As duas importâncias devem se equilibrar. E há intermediários que retiram uma porcentagem das mesmas!

 

Ninguém poderá continuar a desfrutar o que por direito é seu se estiver irradiando ou produzindo algo que seja destrutivo, prejudicial e desarmônico em relação ao Universo.

 

Nada pode ser tão contrário ao progresso e tão destrutivo em relação à elevação do homem – individual e coletivamente – do que uma atitude de completa satisfação. Observar pessoas que julgam que tudo que adquiriram e tudo que sabem é plenamente satisfatório e não precisa ser aperfeiçoado é o mesmo que observar pessoas em vias de desaparecimento por auto-aniquilação. Somente os ignorantes e os preconceituosos afirmam ter suficiente conhecimento, afirmam não querer uma vida melhor do que a que já têm, e afirmam que possuem tudo aquilo que a vida tem a oferecer. Pessoas assim são extremamente retrógradas.

 

A aura que emana do corpo humano pode se estender a uma distância que vai de um metro e meio até cerca de três metros.

 

 

 

 

 

O mistério inerente a todas as formas de manifestação é a diferença de seus graus de vibração. Todas as vibrações do espaço podem ser facilmente controladas pelas vibrações da mente. Tudo que existe foi, em determinado momento, concebido no pensamento, tornando-se manifesto no mundo físico quando as vibrações de pensamento criaram todas as coisas.

 

 

 

 

Cada um de nós, todos os dias, se defronta com uma ponte inesperada. Pode ser, mesmo, que a nossa entrada em um teatro, em um trem, em um automóvel, em uma rua movimentada ou em outro lugar público signifique a entrada em nossa última ponte. Tudo que acontece e atinge determinado número de pessoas constitui, pela Lei Cósmica, o carma de nossas vidas.

 

A Doutrina do Rosacrucianismo afirma que a individualidade, como condição de existência humana, é impossível. A personalidade é a expressão de alguém na vida... não como uma individualidade isolada ou separada, mas, como um lampejo divino – uma luminosa radiação da Mente de Deus.

 

A Consciência Cósmica (ou Mente Cósmica) é uma substância ou energia uniforme e imutável, de alta freqüência vibratória, que impregna todo o espaço e está em contato real e permanente com a consciência de todas as criaturas vivas. Não é intangível — no sentido de que sua existência não possa ser objetivamente comprovada ou percebida pelas faculdades do homem — mas é invisível e superior a todas as limitações dos elementos físicos constituídos de vibrações inferiores... Todas as consciências existentes na Terra, de algum modo ou em certo grau, estão em contato com a Mente Cósmica, pois a Consciência Cósmica é simplesmente a soma total das consciências de todas as criaturas vivas.

 

De fato, os rosacruzes anseiam pelo dia em que alguns dos seus princípios serão ensinados nas escolas públicas à cada menino e menina. Anseiam pelo tempo em que cada igreja, cada movimento humanitário, cada escola, faculdade, jornal e revista propagarão alguns de seus princípios assim como essas organizações hoje propagam os ideais de honestidade, sinceridade, patriotismo, higiene e outros valores que ajudam a desenvolver a civilização. Quando esse dia chegar, o trabalho da Ordem será realizado por centenas de outras organizações, e é possível que o movimento Rosacruz, como entidade, deixe de existir.

 

Os efeitos da influência Cósmica na consciência da Alma nem sempre se manifestam na natureza externa e objetiva do indivíduo

 

Na vida terrena, cada ser humano nasce para preencher certas lacunas [pessoais] e desempenhar missões ligadas a diferentes ramos de trabalho.

 

Sem compreendermos a verdadeira natureza de nossa existência ontológica, todos os outros detalhes da vida terrena ou da nossa existência espiritual no Universo serão igualmente incompreensíveis. Conheça quais são os seus dons e derrube o muro fictício das limitações que foi colocado ao seu redor por doutrinas modernas e credos engendrados pelo homem.

 

Toda a matéria é viva. Há, porém, uma diferença entre matéria viva e matéria consciente.

 

As manifestações, na vida de cada pessoa, estão de acordo com o grau de desenvolvimento de cada um.

 

Como irmãos da Rosa-Cruz, nossos esforços pessoais, nossa mente, nossos laboratórios e nossas instituições, estão dedicados à reconstrução da espécie humana e ao avanço da civilização.

 

Em nossa busca das verdades mais elevadas e eternas, não as vemos em sua simplicidade devido à nossa crença errônea de que elas são muitas e difíceis de serem compreendidas. Criamos valores artificiais pelos quais julgamos essas mesmas verdades, e, deste modo, utilizamos como critério de valor os bens materiais.3

 

Eu nunca me deito, à noite, sem minhas preces de agradecimento pelo dia e suas oportunidades, oferecendo-me de todo o Coração, com todas minhas faculdades, ao Cósmico e à Grande Loja Branca e seus Mestres, para servir em qualquer possibilidade durante minha estada no domínio Cósmico. Meus últimos pensamentos antes de adormecer são da subida da minha consciência, da minha cama para as grandiosas extensões dos céus, e o mundo todo se torna a minha casa e o meu quarto durante a noite.

 

 

 

 

A palavra Amém deveria ser pronunciada como se fosse grafada AMN4 [AMeN] ou, mais exatamente, AM, e como se tivesse apenas uma sílaba e não duas. Se fosse escrita Ahmn nós a pronunciaríamos mais corretamente, pois o A teria um som muito mais longo.

 

A combinação de Ah e M [como, por exemplo, em AM ou em MA] cria, em sua pronúncia correta e perfeita, um tipo de vibração carregada de Poder Criador Divino, que estabelece uma sintonia imediata com as Forças Cósmicas... Nos sons AUM-OM-AMÉN temos as vibrações da mais alta qualidade de Poder e de Consciência Cósmica.

 

AUM: o som A está associado aos poderes de base de natureza psíquica do corpo físico e do mundo físico. O som U vem do centro do corpo psíquico e está estreitamente ligado às glândulas pineal e pituitária. O som M, nas escrituras antigas, sempre esteve associado ao Espírito Santo, à Mente, ao Amor, ao corpo psíquico, à Shiva, ao estado de sonho, à passividade e à onisciência.

 

A Consciência Cósmica... é a consciência de ser uno com tudo que existe... A Consciência Cósmica só pode estar presente quando começamos a rejeitar o desejo, a vaidade, o orgulho, a presunção, a sede de honrarias, o egoísmo e a idéia de que estamos separados ou de que somos unidades individuais no Universo.

 

 

 

 

 

Como a primavera é linda, quanta promessa e quanta esperança ela contém! Quando retira a máscara da tragédia, a vida revela seu aspecto radiante de amor, de alegria e de beleza. Toda a Natureza nos ensina a nos alegrarmos.... Voltem-se para o leste, para a luz do Sol nascente. Os Senhores da Vida estão no Portal... O amanhã poderá trazer grandes realizações.

 

 

 

 

Um Poeminha Final

 

 

 

Toda a Natureza nos ensina a nos alegrarmos!

Toda a Natureza nos ensina a não estacionarmos!

Toda a Natureza nos ensina a seguir em frente,

completamente, rente que nem pão quente.

O amanhã poderá trazer grandes realizações!

 

 

Quem vive tão-somente para encher a pança

– sonolentando ou esperando – jamais alcança.

Ora... Lege... Lege... Lege... Relege... Labora...

Chegando o Prâlâya, não dará para fazer a hora.

O hoje poderá trazer extraordinárias concretizações!

 

 

______

Notas:

1. Esta é uma animação em flash que produzi a partir de uma pintura esboçada pelo Frater Harvey para o Sanctum Celestial (originariamente, com o nome de The Cathedral of the Soul – Catedral da Alma), descrito no Liber 777 da AMORC e criado por ele e por um seleto grupo de avançados Iniciados da Ordem Rosacruz. O trabalho desenvolvido no Sanctum Celestial opera em várias frentes, mas, fundamentalmente, está centrado naquilo que se poderia denominar de Paz Profunda – necessária e insubstituível para o desenvolvimento da consciência humana.

2. Que batalha? Contra as solicitações do Corpo dos Desejos. Que luta? Contra os quereres imoderados, as concupiscências impertinentes e as paixões retrogressivas. Que vitória? A alegria da liberdade.

3. Um dos critérios de (des)valor mais medonhos de nossos tempos são os abominandos, infandos, execrandos e detestandos negócios com Deus. Aqui, não sei realmente o que é pior: se quem propõe a traficância ou se quem topa a falcatrua. Eu, que me penalizo com tudo isto, continuo e continuarei até o último suspiro, quando entregarei a rapadura e irei para o andar de cima, trabalhando e orando.

4. Rapidamente, é interessante refletir sobre a palavra AMeN. Cabalisticamente equivale a 91 (1 + 40 + 50), e é igual à soma de YHVH e ADoNaY, que equivalem, respectivamente, a 26 (10 + 5 + 6 + 5) e 65 (1 + 4 + 50 + 10). YHVH e ADoNaY implicam esotericamente na existência assexual do Senhor no interior de cada indivíduo. É importante ressaltar que o original de AMeN é AUM. Oh! Meu Deus que estás em mim! AUM MANI ... PADME HUM! (91 —› 9 + 1 —› 10 —› UM). Eu e o Pai (Mãe) somos Um.

 

Bibliografia:

 

LEWIS, Harvey Spencer. Minha juventude. In: O Rosacruz, inverno, 2009, nº 269, Jurisdição de Língua Portuguesa, Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, pp 12 - 19.

_____. A estimulação da natureza. In: O Rosacruz, inverno, 2009, nº 269, Jurisdição de Língua Portuguesa, Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, pp 21 - 23.

_____. Três verdades eternas. In: O Rosacruz, inverno, 2009, nº 269, Jurisdição de Língua Portuguesa, Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, pp 24 - 29.

_____. Chegar ao telhado. In: O Rosacruz, inverno, 2009, nº 269, Jurisdição de Língua Portuguesa, Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, pp 30 - 33.

_____. A Consciência Cósmica. In: O Rosacruz, inverno, 2009, nº 269, Jurisdição de Língua Portuguesa, Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, pp 42 - 47.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://salemos.tripod.com/index-89.html

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Harvey_Spencer_Lewis

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Harvey_Spencer_Lewis