RECONCILIAÇÃO

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Cabe a cada ser humano se Reconciliar positiva e pessoalmente com Deus. É preciso, então, que cada qual assuma a Reconciliação mudando suas próprias disposições. É preciso que cada qual torne efetiva, por sua própria conta, a Reconciliação que Deus já concedeu ao mundo.

 

Fonte: DUPONT, Jacques. La reconciliation dans la théologie de Saint Paul. Louvain: 1953, p. 18. Apud Michel Armengaud. In: O ministério da reconciliação. O Pantáculo, nº 16, pp. 24 - 31, 2008.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecer o pecado1

e transitar do outro lado

são uma necessidade.

Fortalecem o Quadrado.

 

 

Mesmo uma Vestal

deve visitar o mal.2

Viver em uma redoma

retarda o Pleroma.3

 

 

Vergonha e lembrança

Errar é próprio do mensch;4

reconciliar-se5, do Übermensch!6

 

 

 


 

 

 

______

Notas:

1. Pecado no sentido de ignorância.

2. Em um sentido profundamente Iniciático e metafísico, o mal é educativo. Não errará quem pensar que o mal é a Pedra Filosofal que transmutará a ilicitude em Licitude, o equívoco em Compreensão, o oeste no Leste, as trevas em LLuz.

3. O Pleroma é considerado como Plenitude, o Todo, Tao, Brahman, AIN SOPh (a única Porta que o homem mortal não conheceu e pela qual nenhuma pesquisa do espírito penetrou). Acredita-se que sua definição esteja além da compreensão humana, pois os antigos gnósticos o descreviam como o Nada. Entretanto, não é o mesmo Nada que nós estamos acostumados a idealizar, mas, sim, algo que está além da percepção humana, um Estado de não-ser, algo divino, além do Ser, por assim dizer, de onde os Deuses nascem, são conscientes da sua divindade e começam a ter noção da grande obra do Inefável, do Infinito, do Universo e do mesmo. Por fim, o Pleroma denota o pleno ou o campo transcendente da realidade divina, do qual, por emanação, toda existência foi originada, se manifesta e para onde está destinada a voltar. Na realidade, o Pleroma está em nós como nós estamos no Pleroma.

Nota editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pleroma

4. Mensch = ser humano, pessoa, homem.

5. A Reconciliação (ou Transmutação) deve ser entendida como um ato pessoal e exclusivo entre o ser-no-mundo e o Deus de seu Coração. Em Santo Silêncio!

6. No nietzschianismo, Übermensch (Super-homem) refere-se a cada um dos indivíduos que um dia será capaz de desenvolver plenamente a condição humana, criando novos valores e novos sentidos para a realidade, e afirmando intensamente a vida, a despeito do inevitável sofrimento que a cerca. O termo Übermensch foi incorporado à Filosofia, especialmente a partir de Nietzsche, em 1883, embora o conceito já tivesse sido usado por outros escritores, como, por exemplo, por Heinrich Müller, em 1664, e por Goethe, em 1775. Em termos Místicos, Übermensch é sinônimo de Realizado.

 

Fundo musical:

Superman

Fonte:

http://www.infancia80.com.br/musica/