RAZÃO E TRANSRAZÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Só a razão pode e deve, certamente, fornecer uma explicação integral do seu próprio procedimento. [Pedindo licença a Kant, vou reescrever esta sentença: só a razão poderá e deverá, certamente, fornecer uma explicação relativamente mais concertada do e para o seu próprio procedimento. Entretanto, precisamos aprender a ter a humildade insubstituível e a paciência necessária para Compreender que jamais teremos acesso a tudo-de-tudo nem compreenderemos tudo-de-tudo, ou seja, jamais acessaremos a Causa Suprema, (que é o Sistema-matriz de Todas as Causas), ainda que, desde sempre, todos nós estejamos unificados com esta Causa Suprema (e que, em um certo sentido oculto e misterioso, tanto individual quanto coletivamente, sejamos esta própria Causa Suprema). O próprio Kant reconheceu isto quando afirmou: é impossível um todo absoluto da experiência. Sempre avançaremos e nos reintegraremos, assintótica e ilimitadamente, sim, de Noite em Noite (de Prâlâya em Prâlâya), de Dia em Dia (de Mânvântâra em Mânvântâra), de Grau em Grau (de Oitava em Oitava da Spira Legis) e de compensação educativa em compensação educativa (Lei da Causa e do Efeito). Portanto, as idéias psicológicas, cosmológicas e teológicas, por exemplo, que são unicamente conceitos puros da razão, não podem ser dadas por e em nenhuma experiência fenomênica, mas, apenas, por intermédio da razão, o que significa que tão-somente através da Via Iniciática poderemos, relativamente, Compreender as coisas, e paulatinamente, levar as nossas experiências em-si-mesmas tão perto quanto possível da Integralidade, isto é, da Causa Suprema. Seja como for, não há outra possibilidade, não há outra Senda (que não seja a Iniciática). Entretanto, para, um Dia, podermos penetrar, digamos assim, no Plano da razão, precisaremos, primeiro, aprender a utilizar conveniente e harmoniosamente a nossa razão, deixando, definitivamente, de utilizar uma dialética miraginal ou ilusória que, por um lado, confunda e baralhe o uso experimental da própria razão, e que, por outro, oponha a razão a si mesma, coisa que, infeliz e tragicamente, sob todos os aspectos, vem acontecendo, por exemplo, desde 14 de maio de 1948, no Oriente Médio, entre palestinos e judeus, que, até hoje, não compreenderam que são irmãos inseparáveis, indivisíveis e indissolúveis, e se distinguiram e se especializaram em cometer fratricídio, e, a um só tempo, assassinam como se suicidam. Não há violação de qualquer direito que justifique uma guerra; não há terrorismo que justifique uma só morte. O que está acontecendo hoje, 13 de outubro de 2023, data em que estou redigindo este texto, com a população civil na Faixa de Gaza, que está sendo massacrada pelas forças israelenses, é simplesmente irracional e inaceitável, independentemente dos atos bárbaros, cruéis, abomináveis, criminosos e igualmente irracionais e inaceitáveis que o Hamas cometeu em 7 de outubro de 2023, atacando brutalmente Israel um dia após o 50º aniversário da Guerra do Yom Kippur – de 6 de outubro a 26 de outubro de 1973 – e que jamais, sob nenhuma alegação, poderia ter cometido.

 

Faixa de Gaza

 

 

 

Enfim, tudo isto é igualmente válido para outros conflitos mundiais absurdos, recentes ou mais antigos, que vêm se sucedendo como pesadelos recorrentes intermináveis, como, por exemplo, a Guerra na Ucrânia, a Guerra Civil Síria, a recente limpeza étnica e violação de direitos humanos em Nagorno-Karabakh, pelo Azerbaijão, a anexação do Tibete, em 1950, pelo regime comunista chinês liderado, na época, por Mao Tse Tung, as sucessivas crises em que a República do Haiti vive mergulhada e o genocídio dos povos indígenas, no Brasil, que vem acontecendo desde os tempos da colonização portuguesa. Estes são só alguns exemplos horrendos, porque, para citar todas as barbaridades cometidas pela Humanidade, eu teria que ficar digitando, sem parar, até o Natal! Oh! Kali Yuga! Oh! Kali Yuga! Oh! Kali Yuga! Quousque tandem abutere, Kali Yuga, patientia nostra?] [In: Prolegômenos a Toda Metafísica Futura (em alemão, Prolegomena zu Einer Jeden Künftigen Metaphysik, die als Wissenschaft Wird Auftreten Können), de autoria do filósofo Immanuel Kant.]

 

 

Conflito Israelo-palestino de 2023
(Início: 7 de outubro – Fim: quem sabe?)
Por quê? Por quê? Por quê?
Quousque tandem? Quousque tandem? Quousque tandem?

 

 

 

 

 

 

 

 

De Noite em Noite
(de Prâlâya em Prâlâya),
de Dia em Dia
(de Mânvântâra em Mânvântâra)
de Grau em Grau
(de Oitava em Oitava da Spira Legis)
e de compensação educativa em compensação educativa
(Lei da Causa e do Efeito),
todos nós, relativamente, estamos nos Illuminando.

De Noite em Noite
(de Prâlâya em Prâlâya),
de Dia em Dia
(de Mânvântâra em Mânvântâra)
de Grau em Grau
(de Oitava em Oitava da Spira Legis)
e de compensação educativa em compensação educativa
(Lei da Causa e do Efeito),
todos nós, relativamente, estamos Compreendendo.

De Noite em Noite
(de Prâlâya em Prâlâya),
de Dia em Dia
(de Mânvântâra em Mânvântâra)
de Grau em Grau
(de Oitava em Oitava da Spira Legis)
e de compensação educativa em compensação educativa
(Lei da Causa e do Efeito),
todos nós, relativamente, estamos nos Libertando (de nós mesmos).

De Noite em Noite
(de Prâlâya em Prâlâya),
de Dia em Dia
(de Mânvântâra em Mânvântâra)
de Grau em Grau
(de Oitava em Oitava da Spira Legis)
e de compensação educativa em compensação educativa
(Lei da Causa e do Efeito),
todos nós, relativamente, estamos Ascensionando.

De Noite em Noite
(de Prâlâya em Prâlâya),
de Dia em Dia
(de Mânvântâra em Mânvântâra)
de Grau em Grau
(de Oitava em Oitava da Spira Legis)
e de compensação educativa em compensação educativa
(Lei da Causa e do Efeito),
todos nós, relativamente, estamos nos Unificando.

De Noite em Noite
(de Prâlâya em Prâlâya),
de Dia em Dia
(de Mânvântâra em Mânvântâra)
de Grau em Grau
(de Oitava em Oitava da Spira Legis)
e de compensação educativa em compensação educativa
(Lei da Causa e do Efeito),
todos nós, relativamente, estamos nos Divinizando.

Só que este Processo Místico e Espiritual
precisa deixar de ser
inconsciente, involuntário e doloroso,
e se tornar, irreversível e definitivamente,
Consciente, Volitivo e Transintuitivo,
o que significa: .
Por que não hoje? Já? Agora?
Para esta encarnação, amanhã poderá ser tarde!

 

As Idéias Transcendentais exprimem a destinação própria da razão, a saber, de um princípio de unidade sistemática do uso do entendimento. [Mas, para que isto possa acontecer, precisaremos nos esforçar, e esforço significa Bom Combate.] [Ibidem.]

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Eternal Alexander
Compositor: Vangelis

Fonte:

https://archive.org/details/alexander-unreleased-soundtrack-music

 

Páginas da Internet consultadas:

https://dribbble.com/

https://www.aio.com.br/questions/content/o-mapa-mostra-que

https://seeklogo.com/free-vector-logos/marley

https://www.istockphoto.com/br

https://www.itsjustme.net/product/emperor-haile-selassie-i/

https://www.pensador.com/

https://pt.dreamstime.com/

https://displate.com/displate/1326137

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcel_Pagnol

https://gifer.com/en/VMXT

https://br.pinterest.com/pin/660692207817117423/

 

Direitos autorais:

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