RASPUTIN
(
Pensamentos)

 

 

 

Rasputin

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo da Pesquisa

 

 

 

Esta pesquisa tem por finalidade apresentar alguns pensamentos do famoso espiritualista russo Grigoriy Yefimovich Rasputin, demonizado por muitos, divinizado por outros tantos. A Czarina Alexandra Feodorovna, esposa do Czar Nicholau I e Imperatriz da Rússia, dedicou-lhe uma atenção cega e uma confiança desmedida, chegando mesmo a denominá-lo de Mensageiro de Deus.

 

 

 

Alexandra Feodorovna

Alexandra Feodorovna

 

 

 

Biografia de Rasputin

 

 

 

Grigoriy Yefimovich Rasputin, místico russo, nasceu dia 22 de janeiro de 1869 em Pokrovskoie, Tobolsk, e foi assassinado no dia 29 de dezembro de 1916, aos 47 anos, em Petrogrado, atual São Petersburgo. Foi uma figura influente no final do período czarista da Rússia.

 

Por volta de 1905, a sua já conhecida reputação de místico introduziu-o no círculo restrito da Corte Imperial Russa, onde se diz que Rasputin chega mesmo a salvar Alexei Romanov, o filho do czar, de hemofilia. Perante este acontecimento, a Czarina Alexandra Feodorovna dedicar-lhe-á uma atenção cega e uma confiança desmedida, denominando-o mesmo de Mensageiro de Deus. Com esta proteção, Rasputin passa a influenciar ocultamente a Corte, e principalmente a família imperial russa, colocando homens como ele no topo da hierarquia da poderosa Igreja Nacional Russa.

 

Todavia, o seu comportamento dissoluto, licencioso e devasso (supostas orgias e envolvimento com mulheres da alta sociedade) justificará denúncias por parte de políticos atentos à sua trajetória, entre os quais se destacam Stolypine e Kokovtsov. O Czar Nicolau II afasta, então, Rasputin, mas a Czarina Alexandra mantém a sua confiança absoluta no monge.

 

A Primeira Guerra Mundial trouxe novos contornos à atuação de Rasputin, já odiado pelo povo e pelos nobres, que o acusaram de espionagem a serviço da Alemanha. Escapa à várias tentativas de aniquilamento, mas acaba por ser vítima de uma trama de parlamentares e aristocratas da grande estirpe russa, entre os quais Yussupov.

 

Rasputin também foi conhecido pela sua suposta e curiosa morte: primeiro ele foi masturbado e envenenado em um jantar, porém sua úlcera crônica fê-lo expelir todo o veneno. Posteriormente teria sido fuzilado e atingido por um total de onze tiros, tendo, no entanto, sobrevivido; foi castrado e continuou vivo. Somente quando foi agredido e o atiraram inconsciente no rio Neva ele morreu, não pelos ferimentos, mas afogado (existe um relato de que, após o seu corpo ter sido recuperado, foi encontrado água nos pulmões, dando apoio à idéia de que ele ainda estava vivo quando jogado no rio parcialmente congelado.

 

Seja como for, conta-se que Rasputin teria previsto sua morte e profetizado uma tragédia. Em uma carta enviada ao Czar, o bruxo dizia que se Nicolau ou algum de seus familiares tivesse a intenção de assassiná-lo, nem o Czar nem ninguém de sua família viveria por mais de dois anos. O fato é que dezenove meses após a morte do místico, o Czar e toda a sua família foram executados por revolucionários bolchevistas.

 

Anos mais tarde, o intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin, Leon Trotsky (Ianovka, 7 de novembro de 1879 – Coyoacán, 21 de agosto de 1940), comentaria: Em Rasputin, a monarquia, condenada e agonizante, encontrou um Cristo feito à sua imagem e semelhança.

 

 

 

Pensamentos Rasputinianos

 

 

 

A vida não é confirmada pelo significado da alma; há uma existência acidental.

 

 

 

 

 

Deus tem visto suas lágrimas e ouviu suas orações. Não tenha medo; a criança não vai morrer.

 

O senhor me diz não crer na existência da alma, por nunca, em suas cirurgias, haver encontrado uma? E quantas memórias o senhor já encontrou? Quantos sentimentos?

 

Embora a alma possa pertencer a Deus, a carne pertence a nós.

 

Nosso Salvador e os Pais da Igreja denunciaram o pecado como sendo um mal; porém, Rasputin vai ao cerne da questão: como o pecado pode ser apagado sem que haja um arrependimento sincero? E o arrependimento sincero só pode vir depois que se tenha cometido o pecado. Toma tuas Escrituras e tuas ponderações inúteis sobre elas. Aceita a vida como ela se apresenta... Não te preocupes com o pecado; não importa de onde ele venha nem quantas orações devas fazer para fugir dele, ou quão rápido devas te distanciar dele. Tendo pecado, tu podes, então, te arrepender verdadeiramente. Mas, se depois do arrependimento, ainda coisas pecaminosas espreitam o teu Coração, orações não farão bem. Tu ainda permaneces um hipócrita. A sujeira ainda deve ser posta fora.

 

Quando o sino tocar três vezes, ele anunciará que eu fui morto. Se eu for morto por homens comuns, você e seus filhos vão governar a Rússia durante séculos; se eu for morto por uma de suas ações, você e sua família irão ser mortos pelo povo russo! Ore Czar da Rússia. Ore!

 

 

 

 

Se para a salvação do espírito é necessário o arrependimento, e para o arrependimento acontecer é preciso o pecado, então, o espírito que quer ser salvo deve começar a pecar o quanto antes.

 

O maior presente do mundo é o amor. Somente através do amor poderemos entrar nos portões do céu.

 

Deus tem todas as respostas.

 

 

 

 

Só então sentirás o sabor da graça do Senhor.

 

A indispensabilidade do pecado é anterior a Jesus.

 

A unificação espiritual é a Voz Divina; os Irmãos Espirituais têm uma alma única.


Os Irmãos Espirituais se reúnem porque não têm nada a esconder.

 

Quando os Irmãos Espirituais falam não há nada de terreno.

 

O que é a consolação? O colóquio com um Santo, com um Mártir, como eles sofreram por Cristo.

 

A nossa Igreja é a Arca. Os sagrados segredos nos dão um gozo infinito.

 

Eu sofro por aquelas almas cujo inimigo conseguiu introduzir o medo, a fim de que o sintam escutando suas mentiras.

 

Nossos olhos estão reunidos no Amor Espiritual, porque nos convertemos todos em um único Ser, e nossos olhos, que se entendem um com o outro, continuam falando a Deus.

 

Entenderás todos os teus pecados, e a cruz será como doçura.

 

 

 

 

Sem Cruz, Deus está longínquo.

 

Não busqueis vossa cruz. Deus vos dará vossa cruz; e vós a levareis como puderes. Deus conhece o que vos é útil. Estai atentos.

 

Deus! Custodia a Paz dentro de nós! Paz é Sabedoria. Todos aqueles que perquirirem verão a LLuz Verdadeira e esquecerão os laços terrenos.

 

Tens que falar ao diabo com precaução. Em caso contrário, esta mensagem seria, para o Consolador, a pena de haver dado pérolas aos porcos.

 

Olhai o Amor que nos deu nosso Pai! Nos chamou de Filhos Divinos!

 

Nossos inimigos preparam as coroas de espinhos. Desgraça será para aqueles que não sejam capazes de ver, pois se esqueceram da Bondade Divina!

 

Antes que meu corpo se converta em cinzas, cairá a águia santa. Será seguida da águia soberba. (Entende-se esta profecia como a queda do império russo poucos anos após sua morte e a chegada do comunismo.)

 

As trevas cairão sobre São Petersburgo. Quando mudar seu nome o império terá acabado. (Com a chegada do Comunismo, São Petersburgo passou a se chamar Stalingrado. Perdeu a condição de cidade-capital para Moscou.)

 

Maldito o dia em que se faça comércio com o útero materno. Neste dia, os homens deixarão de ser criaturas de Deus para se transformarem em criaturas da ciência. (Referência ao aparecimento das mães de aluguel.)

 

O mar entrará nas cidades e nas casas. Os campos se tornarão salgados. O sal entrará nas águas. Não haverá água que não seja salgada. (O aquecimento global e o derretimento da camada polar fazem aumentar o nível dos mares. Muitas cidades costeiras podem, se nada for feito, desaparecer.)

 

Quando Sodoma e Gomorra aparecerem de novo na Terra e os homens se vestirem de mulher e as mulheres de homem, vereis passar a morte cavalgando sobre a peste branca. (Muitos interpretam esta profecia como se referindo a AIDS considerando que a promiscuidade sexual é a forma básica de sua disseminação.)

 

Chegará um tempo em que o Sol chorará sobre a Terra. Suas lágrimas cairão como chispas de fogo que abrasarão as plantas e queimarão os homens. (Talvez esta profecia esteja relacionada à destruição da camada de ozônio e as conseqüências que esta destruição ocasionará.)

 

Senhor, tenha misericórdia de nós.

 

 

 

 

 

 

Direi o seguinte:

 

 

 

Do alto, precisamos descender? Sim.

Pecarmos para nos arrepender? Não.

Arrependermo-nos Cordialmente? Sim.

Arrependermo-nos hipoteticamente? Não.

 

O pecado nunca foi e não é um mal;

o pecado é tão-só incultura e ignorância.

É mais ou menos como um gibi e o jogral,

com os quais nos deliciamos na infância.

 

Ora, por que devemos aceitar a vida

simplesmente como ela se apresenta?

O que fazemos com uma ferida

insalutífera, dorida e purulenta?

 

Sim, a sujeira deve ser posta fora.

Por isto, muito temos que nos esforçar.

Lege... Lege... Relege... Ora... Labora...

Sem desejar, sem esperar, sem hipotetizar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://en.wikipedia.org/wiki/
Alexandra_Feodorovna_(Charlotte_of_Prussia)

http://padom.com.br/vitoria-
contra-o-pecado-que-assedia

http://www.statsfone.com/
products_fanfone.html

http://www.educacao.mg.gov.br/

http://www.honorguard.us/pics/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carpe_diem

http://community.livejournal.com/
ar_daily/40508.html

http://www.focusdep.com/
quotes/authors/Grigori/Rasputin

http://homem.org/
dando-as-cartas-sem-piedade

http://www.oarquivo.com.br/

http://acruzearosa.blogspot.com/
2011/01/grigoriy-yefimovich-rasputin.html

http://pt.wikiquote.org/wiki/Grigori_Rasputin

http://sites.google.com/site/luzesda
verdade/terceira-parte-livro-eugenio

http://mykola.szoma.sites.uol.com.br/
dout/dprt/6p/cisma_02.html

http://educaterra.terra.com.br/
voltaire/artigos/rasputin.htm

http://www.gnosisonline.org/
mestres-da-senda/rasputin/

http://www.spectrumgothic.com.br/
ocultismo/personagens/rasputin.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grigori_Rasputin

 

Fundo musical:

Carpe Diem

Fonte:

http://abmp3.com/download/
4758221-dead-poets-society.html

 

Observação:

Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, Carmina, 1.11.8 [Carpe diem, quam minimum credula postero/Aproveita o dia (de hoje); confia o menos possível no amanhã], e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizada como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato e fútil. Na poesia To Virgins, to Make Much of Time (Às Virgens: Para Aproveitar o Tempo ao Máximo), de Robert Herrick (1591 – 1674), se lê: Gather ye rosebuds while ye may,/Old time is still a flying:/And this same flower that smiles today/Tomorrow will be dying. Colhe teus botões de rosa enquanto podes/O velho tempo ainda é um vôo/E esta mesma flor que hoje sorri/Amanhã estará morrendo.