Diálogo
entre Ramakrishna e seu Iniciador em Advaita
Vedanta, o monge peregrino Totapuri, na cidade de Dakshineswar:
Ramakrishna:
— Isto
não é bom. Eu nunca serei capaz de libertar o meu espírito
para um estado incondicionado e estar face a face com o Atman.
Totapuri:
—
O que você quer dizer com não pode? Você deve!
Totapuri,
tocando em um ponto
entre as sobrancelhas de Ramakrishna,
disse: — Concentre
sua mente neste ponto.
A
última barreira desapareceu e o espírito de Ramakrishna imediatamente
se precipitou para além do plano dos condicionamentos objetivos.
E ele se perdeu em Samadhi! Ramakrishna permaneceu
por seis meses em estado de contemplação. Depois, relatou:
Por seis meses, eu permaneci
em um estado do qual homens normais nunca voltaram; geralmente, após
três semanas, o corpo despenca como uma casca vazia. Eu
não tinha consciência do dia e da noite. Moscas entravam em
minha boca e nariz como se eu fosse um corpo morto, mas eu nada sentia.
Meu cabelo ficou emaranhado com poeira.
Não
se deve apenas ser gentil com os seres vivos, mas servir os seres vivos
com se fossem o próprio Shiva.
Jatra
jiv tatra Shiv. (Onde há um ser vivente, está Shiva –
o Espírito Universal).
O
número de opiniões equivale ao número
de Caminhos.
A
sinceridade é a chave para a visão de Deus.
O
conhecimento leva a união; a ignorância, à desunião.
As
pessoas do mundo são atadas por apegos e meios de realizar seus desejos.
Suas mãos e pés estão atados. Acreditam que esses desejos,
se realizados, irão trazer alegria, prazer, conforto, e que por realizar
todos os desejos viverão sem medo ou ansiedade. Raramente pesam que
essas coisas são passageiras, que tudo isso vai passar.
O
homem se torna o que ele pensa.
Aquele
que conhece o Deus que está dentro sabe que o mesmo Deus reside nos
Corações de todos os seres vivos.
Todos
os caminhos levam à mesma meta.
Aqueles
que têm a Sabedoria de Brahma e falam as palavras da Vedanta, declaram
que a criação, a preservação e a transformação
são a personificação de toda a Vida. Eles dizem que
tudo é um jogo de energia, e se você usar seu poder de raciocínio,
poderá ver que todas as coisas são ilusórias como um
sonho. Brahma, a Divindade Suprema, é a verdadeira existência
e tudo o mais é transitório. 'Shakti', a energia, também
é como um sonho porque está sempre em movimento, mudando.
Não é imóvel. Porém, você pode argumentar
sobre isso milhares de vezes, mas até que você esteja estabelecido
no mais elevado 'Samadhi', você ainda vive dentro do reino da 'Shakti'
e não pode se mover além de tudo. Enquanto você não
alcançar o 'Samadhi' não terá a Experiência Divina.
Quando você alcança o 'Samadhi', sua energia torna-se completamente
potencial. Não é mais cinética. Toda energia se torna
totalmente energia potencial. Funde-se completamente com o Eterno. Não
é mais transitória.
Se
uma pessoa toma refúgio em Deus e ora a Ele com grande anelo, Deus
certamente o ouvirá; certamente Ele tornará tudo favorável.
Assim
como um espelho sujo não consegue refletir os raios do Sol, assim
também o Coração impuro, enredado por 'mâyâ',
nunca enxerga a verdadeira glória de Deus. O Coração
puro, porém, vê Deus da mesma forma que um espelho limpo reflete
o Sol.
Quando
você persiste em convidar o ilusório poder de 'mâyâ'
em sua vida, como pode esperar se livrar do cativeiro da consciência
do “eu”. Somente se você parar de convidar 'mâyâ'
isto será possível.
Não
há fim para o Infinito. Ela [a
Deusa] é sem-forma e com-forma. Para a gratificação
dos devotos Ela toma forma. Para os 'jnanis' ou para aqueles que consideram
este Universo como um sonho, Ela é sem-forma. Mas os devotos sentem
que seu Eu é real e que o Universo perceptível também
é real. Portanto, para os devotos a Deusa é uma Deusa pessoal.
Os seguidores da Vedanta não-dualista repetem: 'Isso não,
aquilo não'. Eles meditam desse modo. De acordo com esse entendimento,
o Eu é irreal. O mundo é falso. É tudo um sonho. Tais
pessoas acreditam somente na Divindade Suprema além das relações.
Certa
vez, havia uma rã que encontrou uma rúpia, e a colocou em
sua toca. Algum tempo depois, um elefante, caminhando, passou sobre o buraco.
Imediatamente, a rã, irada, saiu de seu buraco e furiosa disse: —
Você tem muita coragem! Como ousa caminhar sobre meu buraco! Tal é
o poder do dinheiro. Deu nascimento à presunção da
rã!
Se
você mantiver uma atitude correta, não se apegará à
sua ira ou aos seus desejos. Após alcançar a mais elevada
realização de Deus – mesmo se o Eu-servo ou o Eu-devoto
permanecem – a pessoa não
poderá mais fazer qualquer mal aos outros. Após tocar a Pedra
Filosofal, o ferro transforma-se em ouro. Se você encosta uma espada
na Pedra, a espada de metal transforma-se em espada de ouro. Permanece na
forma de uma arma, mas não pode ferir mais ninguém.
Quando
o Sol do Conhecimento nasce, todo gelo derrete, e, então, você
não pode mais perceber a Deusa na forma pessoal. Ela mistura-se novamente
no Oceano da Imortalidade. Você não pode ter mais a visão
do sem-forma. Você não pode definir este Oceano Infinito em
palavras. Qualquer coisa que você diga, qualquer palavra que você
use, não é Ela. Neste momento, não posso encontrar
'o Ela'; e não importa o quanto eu busque!
Sem
a purificação da mente é impossível alcançar
a visão de Deus. Enquanto desejos e apegos residirem na mente ela
permanecerá impura. Se uma agulha estiver sob a lama, um imã
não será capaz de atraí-la. Se você lavar a agulha,
o imã poderá atraí-la de novo. De modo similar, a pessoa
pode lavar a sujeira da mente com as lágrimas da devoção.
Se você orar sinceramente, com lágrimas nos olhos, todas as
impurezas serão lavadas. Então, como a agulha é atraída
pelo imã, sua mente entrará no 'Samadhi'. Você terá
a visão de Deus.
Não
é apropriado que as pessoas demonstrem sua devoção
agindo de modo louco. Por agir de modo intoxicado, após um tempo
a pessoa adquire essa indesejável característica. A mente
é como uma roupa branca que volta da lavanderia. Qualquer cor em
que você mergulhar esta roupa, esta é a cor que a roupa irá
absorver e se tornará. Se você encher sua mente com mentiras
repetidas vezes, então sua mente irá refletir a mentira.
Se
você deseja entronizar a Divindade no altar do seu Coração,
se deseja realizar Deus, não adianta
simplesmente fazer barulho. Em primeiro lugar, purifique
sua mente. Deus toma assento no Coração puro.
Se
você não alcança a piedade, não pode ser realizado.
A alma individual permanece atada por 'mâyâ'. Esta 'mâyâ',
esta ilusão, não nos permite saber o que é Deus. É
esta 'mâyâ'
que tem feito a Humanidade inconsciente e ignorante.
Embora
nós entendamos que a Divindade Suprema é a Inteligência
mais elevada, quem pode dizer qual a forma que a Mais Elevada Inteligência
toma?
A
mente é como leite. Se você coloca o leite no recipiente do
mundo e mistura água, tudo ficará diluído. Mas se colocar
o leite de lado por um tempo, num lugar tranqüilo, ele coalha. Se você
bate o coalho e ele virá manteiga, aí será possível
colocar essa manteiga na água, e ela nunca vai se misturar ou diluir.
Ao invés disso, irá flutuar na água do mundo.
Deve-se
cultivar o gosto pelo Nome de Deus. Qualquer Nome
é bom: Durga, Krishna ou Shiva. Então se, pelo cantar
de Seu Nome, o apego a Deus cresce a cada dia e a alegria enche a alma,
uma pessoa nada tem a temer. Na verdade, Deus olha o Coração
do homem e não julga pelo que faz ou onde vive. Krishna aceita o
sentimento interior de amor do devoto.
Posição,
respeito, autoridade, todas essas qualidades que as pessoas do mundo tentam
duramente alcançar somente fazem aumentar o egoísmo e o apego.
Quando
se ama Deus, nenhuma consideração com o mundo permanece. Então,
você dá sem calcular. Quando o rio flui do topo da montanha,
quem pode detê-lo? Quem pode impedi-lo? Quem pode proibir o rio de
fluir?
O
Princípio da Harmonia das Religiões está baseado em
quatro conceitos desenvolvidos por Sri Ramakrishna. Esses conceitos são:
1º) a realização direta de
Deus é a essência de toda religião, ao passo que templos,
igrejas, rituais etc. são apenas detalhes secundários; 2º)
todas as religiões conduzem ao final à mesma meta; 3º)
embora a meta seja a mesma, os meios são diferentes; cada religião
ou seita representa um caminho singular, e, assim, não há
necessidade de se mudar a própria religião; e 4º) esses
caminhos singulares não são mutuamente contraditórios,
mas, sim, complementares. Toda religião tem alguns pontos bons. O
homem sábio aceita os pontos bons de toda religião e com isso
se enriquece. Só as pessoas ignorantes disputam e lutam em nome de
uma religião.
O
mundo é o campo de ação. Pela ação se
obtém conhecimento. O guru instrui o discípulo a fazer certos
trabalhos e a rejeitar outros. Aconselha a executar a ação
sem esperar o resultado. A impureza da mente é destruída com
o cumprimento do dever. É como ficar livre de uma doença devido
a um remédio, sob a instrução de um médico competente.
A
doença é o preço que a alma paga por ocupar o corpo,
como o aluguer que um inquilino paga pelo apartamento onde mora.
Você
deve cantar o nome de Deus sempre e contemplar Suas qualidades... Se você
ficar todo o tempo no 'samsara' – este mundo de objetos e relações,
e com pensamentos mundanos –
será muito difícil lembrar de Deus. Sempre
que puder vá a um lugar sossegado e medite em Deus. Se você
não puder se sentar de vez em quando em solidão, será
muito difícil levar sua mente para a meditação. Quando
a árvore está pequena, você coloca uma cerca ao seu
redor. Se você não colocar a cerca ao redor dela, as cabras
e as vacas virão comê-la. Do mesmo modo, você deve se
retirar e meditar em solidão ou ir para a floresta. Sempre contemple
ideais espirituais. Deus é a verdade. Deus é eterno. Tudo
o mais é transitório e temporário. Discriminando desse
modo, a pessoa pode renunciar às coisas transitórias da mente.
Há
muitas mangueiras no pomar e há inúmeros ramos nas árvores.
Em cada ramo há inúmeras folhas. Você vem ao pomar chupar
mangas, não é? O que irá ganhar contando todos os galhos
e todas as folhas das árvores? É para amar a Deus que a Humanidade
tomou nascimento. Assim, coma as mangas e vá para casa. Alguém
vai à taverna para aprender quantos tipos de licores há ou
para contar quantas garrafas estão nas prateleiras? Por que precisaria
saber isto? Basta encher o copo. Por que tentar medir o infinito? Você
não pode. Do mesmo modo você não pode conhecer todas
as qualidades e atividades de Deus.
Realize
seus deveres, mas mantenha a mente em Deus. Lembre-se de que é um
privilégio servir sua família e seus pais, mas eles não
são seus. Saiba que eles não pertencem a você.
Há
inúmeros caminhos que levam para o Oceano do Néctar da Imortalidade.
Siga qualquer caminho que você possa alcançar o Oceano de Imortalidade.
A meta é, de algum modo, trazer uma gota do Néctar da Imortal
Bem-aventurança até seus lábios... Se a pessoa toma
apenas uma gota deste Oceano de Bem-aventurança, torna-se imortal.
Há muitos caminhos que levam a este oceano: o caminho da sabedoria,
o caminho da
ação e o caminho da devoção. Qualquer caminho
que você tome, no final, alcançará Deus.
Olhe:
nem a riqueza nem um belo corpo são permanentes. Pense sobre isso.
Mesmo por baixo de um belo corpo há apenas ossos, carne, urina e
fezes. Os seres humanos não pensam nisso, e, por isto, se esquecem
de Deus.
Assim
como muitas pessoas se aquecem no fogo gentilmente aceso por alguém
que se deu ao trabalho de recolher a lenha e outras coisas necessárias,
assim também muitos fixam suas mentes em Deus associando-se e seguindo
as instruções de homens santos que, depois de muitas penitências,
chegaram a conhecer Deus.
Se
eu estender um lençol entre nós dois, você não
poderá me ver, apesar de eu continuar a seu lado. Da mesma forma,
embora Deus nos seja mais próximo do que qualquer outra pessoa, o
véu do egoísmo nos impede de vê-Lo.
Adote
condutas adequadas para alcançar os fins a que se propõe.
Você não consegue obter manteiga se choramingar diante do leite.
A manteiga está contida no leite! Se quiser prepará-la, você
deve recolher a nata do leite e batê-la muito bem. Somente assim obterá
manteiga. Por isto, se anseia ver Deus, pratique disciplinas espirituais.
De que adianta simplesmente choramingar? Deus! Deus!
Deus
é único, mas Suas faces são múltiplas. Assim
como o chefe da casa é pai, irmão, esposo e recebe diferentes
nomes de pessoas distintas, assim também Deus é descrito de
várias maneiras de acordo com os aspectos particulares que Ele adquire
para determinados adoradores.
Tudo
que é falso é ruim, até mesmo a roupa emprestada. Se
seu espírito não combina com a sua roupa, você está
sujeito à infelicidade, porque é desta maneira que as pessoas
se tornam hipócritas, perdendo o medo de agir mal e de dizer mentiras.
É
a mente que faz alguém sábio ou ignorante, escravo ou livre.
Eu
pratiquei todas as religiões – Hinduísmo, Islamismo,
Cristianismo
– e também segui os caminhos
diferentes das diferentes seitas hindus. Descobri que é o mesmo Deus,
em direção a quem todos estão dirigindo seus passos,
ainda que seguindo por caminhos diferentes… Onde quer que eu olhe,
eu vejo as pessoas discutindo em nome da religião... Mas eles nunca
refletem que Aquele que é chamado Krishna também é
chamado Shiva e recebe o nome de 'Shakti' (Mãe Divina), de Jesus
e de Allah também… O Ser é um sob diferentes nomes,
e todos estão buscando o mesmo Ser; apenas o clima, o temperamento
e o nome criam diferenças. Que cada pessoa siga seu caminho. Se elas,
sincera e ardentemente, desejam conhecer Deus, que a paz esteja com elas.
Elas certamente realizarão Deus.
Uma
parábola ensinada por Ramakrishna:
Certa vez, um discípulo
foi ter com seu mestre para aprender a meditar sobre Deus. Instruiu-o o
mestre, mas o discípulo retornou logo em seguida dizendo que não
podia
cumprir o ensinado: a cada tentativa de meditação, acabava
pensando apenas no seu búfalo de estimação.
— Muito bem —
disse-lhe o mestre
— medita, então, nesse seu búfalo de que tanto gostas.
O discípulo trancou-se
em um quarto e pôs-se a se concentrar no búfalo. Alguns
dias depois, o mestre bateu à porta do discípulo e este respondeu:
— Sinto muito,
senhor, mas não posso sair para saudá-lo. A porta é
muito estreita e meus chifres ficarão atravessados nela.
O
mestre sorriu, dizendo: — Esplêndido! Você
se identificou com o objeto da concentração. Fixe agora essa
concentração em Deus, e, sem dificuldade, você obterá
êxito.
Nem
pelas ações meritórias, nem pela progênie, nem
pelas riquezas, senão pela renúncia1,
tão-somente, poderá ser alcançada a Verdade imortal.
O
Sol ilumina e dá calor ao mundo inteiro, mas não o pode fazer
quando as nuvens interceptam os seus raios. De modo similar, enquanto o
egotismo cobre o Coração, Deus não o pode iluminar.
Nem
o Sol nem a Lua podem se refletir claramente na água lamacenta. Assim
a Alma Universal não pode se realizar perfeitamente em nós
enquanto não afastarmos o véu da ilusão, isto é,
enquanto perdurar o sentimento do eu e do meu.
Pode
o bote estar na água, mas a água não deve entrar no
bote. Pode o aspirante viver no mundo, mas o mundo não deve viver
dentro dele.
A
meditação profunda acentua a natureza real do objeto a respeito
do qual meditamos e faz com que ela penetre na alma daquele que medita.
Eu
não preciso de adoração formal. Tudo o que eu faço
é adoração.
Se
você tem fé em qualquer Deus, isso é o bastante. Se
você acredita no Deus-sem-forma, isso é muito bom. Mas nunca
pense que esta é a única verdade e que tudo o mais é
falso. Lembre-se que Deus-sem-forma é verdadeiro e que Deus-com-forma
é igualmente verdadeiro. Em qualquer um que você tenha fé,
mantenha-se assim e vá para Deus.
Qualquer
caminho que um indivíduo toma, este é o mais satisfatório
para aquele indivíduo. A Mãe Divina arrumou diferentes caminhos
para diferentes indivíduos. Olhe, uma mãe tinha cinco filhos.
Ela trouxe um peixe para casa, e começou a cozinhá-lo de modos
diversos. Para o primeiro ela fez pirão de peixe; para o segundo
fez peixe cozido; para o terceiro fez sopa de peixe; para o quarto fez peixe
assado com vegetais; e para o quinto fez peixe frito. Cada um gostava do
peixe de um modo. Entendeu?
Que
deves fazer enquanto estás no mundo? Oferece tudo a Deus, entrega-te
a Ele e não terás mais que te afligir. Mais tarde, saberás
que todas as coisas acontecem por Sua vontade.
A
caridade é boa, mas não é apropriado alimentar pessoas
mentirosas. Onde as pessoas mentirosas e aquelas que cometeram crimes se
sentam para comer, a terra fica poluída numa profundidade de sete
metros.
O objetivo
da vida humana é realizar Deus. O 'karma' é apenas uma parte,
a primeira parte. 'Karma' não pode ser o objetivo da vida humana.
Se
você for além da ação, poderá se livrar
de desejos egoístas. Mas a ação livre de egoísmo
é muito difícil, por isso é recomendado que com devoção
pura você ore: 'Ó Deus, pura devoção aos Teus
pés de Lótus. Reduz minha necessidade de atuar e a quantidade
de ação que Você deixar para mim, por favor, deixa que
eu a execute sem desejo egoísta! Se você continuar a ir em
frente alcançará Deus e obterá Seu 'darshan'. Será
capaz de conversar com Ele.
Deus
não se manifesta onde reinam a timidez, o ódio e o medo.
O
que é ignorância? Ignorância é o conceito de Eu
e Meu.
Quando
alguém fala de suas posses e ama essas posses, isso é ilusão.
O amor igual por tudo e por todos é compaixão. O amor só
pela própria família, pelos parentes ou pela congregação
é ilusão. O amor só pelas pessoas de seu próprio
país é ilusão. O amor por todas as pessoas de todas
as comunidades, de todas as religiões e seitas e de todas as culturas,
credos e castas, este é amor-compaixão. Pela ilusão,
o ser humano fica preso e se afasta de Deus. Pela compaixão, alcançamos
Deus.
Suicídio
é um grande pecado. Quem tira sua própria vida deve retornar
ao mundo de objetos e relações repetidas vezes e experimentar
muito sofrimento. Mas se alguém deixa seu corpo após ter o
'darshan' de Deus, isto não é chamado de suicídio.
Não há problema em deixar o corpo deste modo. Após
obter a Sabedoria, alguns deixam o corpo. Quando a imagem de ouro foi fundida
em um molde de barro, o molde pode ser quebrado ou guardado para outra fundição.
Os
seres humanos são de quatro tipos: aqueles que são atados
ao mundo de desejos e apegos, aqueles que renunciam ao mundo, aqueles que
se tornam liberados e aquelas almas raras que são eternamente livres.
A
simplicidade mental conduzir-te-á facilmente a Deus. Se uma pessoa
é simples, os ensinamentos espirituais frutificam espontaneamente
nela, com a mesma facilidade com que germinam as sementes na terra cultivada,
livre de pedras.
Deves
discernir sempre entre o verdadeiro e o falso, o eterno e o transitório,
e logo, pondo de lado o transitório, só deves fixar tua mente
no que é eterno.
Quanto
maior for o apego ao mundo tanto menor será a possibilidade que tem
o homem de obter o Conhecimento. Quanto menos apegado ao mundo mais probabilidades
há de alcançar o Conhecimento.
Nasceu
sem nenhum propósito aquele que, tendo tido o raro privilégio
de ter nascido homem, não é capaz de realizar Deus nesta vida.
É
um pecado pegar os peixes com vara e anzol, porque isso causa a morte de
seres vivos... É enganoso pegar o peixe dessa maneira. Esconder um
anzol dentro da isca e esconder veneno no alimento oferecido a um convidado
é o mesmo pecado... É verdade que o Atman não morre
e nem é morto. Entretanto, aquele que compreendeu isto verdadeiramente,
é o próprio Atman. E porque ele teria a tendência de
matar outros? Enquanto permanecer a tendência de matar, a pessoa não
está identificada com o Atman nem tem qualquer conhecimento do Ser.
Por isto, eu digo que quando alguém obtém verdadeiro conhecimento,
não dá um passo em falso. Você deve compreender que
o Atman está além do corpo, dos órgãos dos sentidos,
da mente e do intelecto. Atman é a testemunha de tudo que acontece.
Ramakrishna
e o escorpião: Certa vez,
Ramakrishna estava caminhando com um discípulo, e, passando por um
riacho, viu um escorpião que estava na água na iminência
de morrer afogado. Ramakrishna não teve dúvidas: pegou o escorpião
para salvá-lo. O escorpião, na mesma hora, picou sua mão.
Instintivamente, Ramakrishna
soltou o escorpião, que caiu
no que seria seu leito de morte. Ramakrishna novamente o salvou, e novamente
tomou uma picada; e o escorpião foi ao encontro do seu destino pela
segunda vez. Todavia, o Santo homem não se deu por vencido, e, mesmo
tomando uma terceira ferroada, resgatou o escorpião. O discípulo,
incrédulo com a atitude do seu Mestre, perguntou:
— Mestre, por que salvar este
inseto ingrato? Ele picou sua mão três vezes, e por três
vezes você o salvou!
Calmamente, Ramakrishna respondeu:
— O escorpião agiu segundo
a natureza dele; eu agi segundo a minha.
É
prudente aquele que não confia mais em quem o iludiu uma única
vez; mas será injusto não confiar em mais ninguém porque
foi iludido por outrem.
Um
homem pode ler o 'Bhagavata' à luz de um lampião e outro pode
cometer uma falsificação sob essa mesma luz, mas o lampião
não é afetado. O Sol derrama sua luz para os bons e para os
maus. Vocês podem perguntar: — Como, então, se explica
a miséria, o pecado e a infelicidade?’ A resposta é
que esses se aplicam apenas ao 'Jiva'. Brahman mantém-se intocado
por eles. Há veneno na cobra; embora as pessoas possam morrer ao
serem mordidas por ela, ela mesma não é afetada pelo veneno.
O que Brahman é, não pode ser descrito. Todas as coisas do
mundo – os 'Vedas', os 'Puranas', os 'Tantras', os seis sistemas filosóficos
– foram todos maculados, como a comida que foi tocada pela língua,
porque foram lidos e pronunciados pela língua. Somente uma coisa
não foi maculada dessa maneira e esta é Brahman. Nunca ninguém
foi capaz de dizer o que Brahman é.
O Conhecimento
leva à Unicidade, assim como a ignorância à diversidade.
Quando
você canta o nome de Deus, mesmo que seja uma vez, com devoção
e 'bhava', se você derramar lágrimas, então saiba por
certo que todos os rituais de adoração estão completamente
cumpridos. Então as ações são renunciadas por
si mesmas. O 'karma' nos deixa, e somente o nome de Deus permanece. Então
será o bastante se você ouvir o 'Om' interno. O 'sandhya' dissolve-se
no 'Gayatri' e o 'Gayatri' dissolve-se no 'Om'.
Quando
um devoto tem a crença numa forma particular de Deus e desenvolve
um relacionamento vivo com essa forma, então não há
mais confusão. Se você tem a visão de Deus em alguma
forma, então Ele mesmo explicará tudo a você. Como você
aprenderá seu caminho ao redor da cidade se você não
andar ao redor? Ouça esta história: Um homem estava sentado
sob uma árvore. De repente, ele olhou para cima e viu um animal em
um dos galhos da árvore. Depois, ele se encontrou com um amigo e
disse-lhe:
— Há um belo animal vermelho
naquela árvore.
Seu amigo respondeu:
— Há sim! Conheço
aquela árvore e também vi o animal. Mas por que você
diz que ele é vermelho? Ele é verde.
Depois outras pessoas foram consultadas.
Uma disse que ele era púrpura. Outra disse que era amarelo. Outra
disse que era azul. E por aí foi. Assim, todos foram juntos investigar,
e quando chegaram perto, viram um homem sentado sob a árvore. Eles
se aproximaram e perguntaram ao homem sobre a cor do animal. Ele disse:
— Eu vivo sob esta árvore
e conheço muito bem este animal. Qualquer coisa que vocês digam
é perfeitamente verdadeira. Às vezes ele é vermelho
e ás vezes é verde; às vezes é amarelo e outras
vezes é azul. Ele assume muitas cores diferentes. É um camaleão.
E algumas vezes não tem cor alguma.
Assim eu digo que Deus é às
vezes com-forma e outras vezes sem-forma.
Aquele
que dedicou sua mente, sua força vital e sua vida para realizar Deus
é um verdadeiro 'sadhu'. Aquele que renunciou aos desejos, exceto
o desejo de realizar Deus, é um verdadeiro 'sadhu'. É um genuíno
'sadhu' aquele que olha todas as mulheres sem apego ou desejo. Sua atenção
está sempre voltada para dentro. Se ele tem algum contato com uma
mulher, a olha como mãe e a venera como divina. O real 'sadhu' sempre
contempla Deus e nunca os mexericos mundanos. Um verdadeiro 'sadhu' sabe
que Deus está em cada átomo da criação e, portanto,
serve a toda a criação. Estas são as características
de um verdadeiro 'sadhu'.
Ramakrishna
(para a Mãe do Universo):
Você e eu somos um.
Sempre
se lembre de que Deus é a Única Verdade, todas as outras coisas
são falsas. Isso é discriminação. Verdadeiro
significa que é Eterno. Falso significa temporário, que está
sempre mudando. A pessoa com discriminação sabe que Deus é
a Única Realidade que não muda; tudo o mais é transitório.
Quando nasce a discriminação, o desejo de conhecer Deus começa
a crescer. Se você ama o mundo sua preocupação será
só com seu corpo e sua saúde. Deus é a natureza intrínseca
da realidade, e conhecendo Deus, não persistem os desejos pelas coisas
do mundo. Quando a pessoa ouve e pondera sobre essas Verdades profundamente,
nasce o desejo de conhecer a verdade, de conhecer Deus.
Não
é possível conhecer Deus através dos sentidos ou da
mente. É possível apenas para aqueles de Coração
puro, que não têm mais motivos exteriores e que se tornaram
livres do egoísmo.
Uma
boneca feita de sal foi mergulhar no oceano. Quando entrou na água,
dissolveu-se completamente. Ninguém pôde encontrar a boneca
porque ela tinha se tornado uma com o oceano... Quando alcançamos
a Sabedoria – que é cheia, completa e perfeita – a mente
humana se torna silente. O Eu Interior é semelhante à boneca
de sal que foi ao oceano: quando se dissolve e se une com o oceano, nenhum
conhecimento de distinção permanece. Até todas as tendências
mundanas se tornarem completas, as pessoas fazem diálogos borbulhantes
com seus egos. Por fim, tudo fica quieto.
A água,
ainda que seja um único e mesmo material, é chamada
por nomes diferentes por povos diferentes. Um a chama de água; outro
de eau; um terceiro de aqua; e um quarto de pani. Assim também o
'Sat-Chit-Ananda' – o Imortal Onisciente – é invocado
por alguns como Deus e por outros como Alá, Jeová, Hari e
Brama.
Assim
como alguém pode subir ao alto de uma casa por meio de uma escada
de pau ou de bambu ou, ainda, por meio de uma corda, assim também
diversos são os caminhos para se aproximar de Deus. Cada religião
do mundo mostra um desses caminhos.
O
Avatar ou Salvador é o mensageiro de Deus. É como o vice-rei
de um monarca poderoso. Assim como quando há algum distúrbio
em uma província longínqua, o rei envia o seu vice-rei para
pacificá-la, assim também quando há um declínio
de religião em qualquer parte do mundo, Deus envia para lá
seu Avatar. É um só e mesmo Avatar, que, tendo mergulhado
no Oceano da Vida, ergueu-Se em um determinado lugar e é conhecido
como Krishna, e, mergulhando de novo, ergue-Se em outro lugar e é
conhecido por Cristo.
Como
é a verdadeira pregação? Em vez de pregar para os outros,
se alguém adora Deus o tempo todo, isto é pregar suficientemente.
Aquele que se esforça para tornar-se livre, esse é o verdadeiro
pregador. Centenas vêm de todos os lados, ninguém sabe de onde,
até o que está livre, e recebem os seus ensinamentos. Quando
um botão de rosa se abre, as abelhas vêm de todos os lados,
sem terem sido convidadas ou chamadas.
Lança
um bolo de farinha de trigo não assado na manteiga quente, e ele
fará uma espécie de chiado ao fritar. Mas, quanto mais está
frito, menor é o chiado; e quando está inteiramente frito,
o ruído cessa de todo. Enquanto um homem tem pouco conhecimento,
dedica-se a discursar e a pregar; mas quando é alcançada a
perfeição do conhecimento, o homem deixa de exibir vãs
ostentações.
A
luz solar é uma só e a mesma onde quer que caia, mas só
superfícies brilhantes como a água, espelhos e metais polidos
podem refleti-la plenamente. Assim também é a Luz Divina.
Cai igual e imparcialmente sobre todos os Corações, mas apenas
os Corações puros e limpos dos bons e dos santos podem refleti-La
plenamente.
As
pessoas separam as suas terras por meio de linhas divisórias, mas
não podem dividir o firmamento que tudo abarca no alto. O firmamento
invisível cerca tudo e inclui tudo. Assim, o homem comum, em sua
ignorância, diz: — A minha religião é a única;
a minha religião é a melhor. Mas quando o seu Coração
é Illuminado pelo verdadeiro Conhecimento, sabe que acima de todas
essas guerras de seitas e de sectários, preside a beatitude celeste,
invisível, eterna, onisciente.
Assim
como a mãe que, alimentando os filhos enfermos, dá a um arroz
e caril, a outro sagu, e pão com manteiga a um terceiro, assim o
Senhor dispôs caminhos diferentes para homens diferentes, segundo
as suas naturezas.
Não
disputeis. Assim como vos mantendes firmes em vossa fé e em vossa
opinião, permiti que também os outros tenham liberdade de
sustentar as suas próprias crenças e opiniões. Com
a simples disputa, jamais conseguireis convencer um outro de seu erro. Quando
a graça do Senhor descer, cada um compreenderá os seus próprios
enganos.
O
homem é como uma fronha. A cor de uma pode ser vermelha, de outra
azul, de uma terceira preta, mas todas contêm o mesmo algodão.
Assim também se dá com o homem: um é belo, outro é
negro, um terceiro santo, um quarto pecador, mas a Divina Unidade mora dentro
de todos.
Um
homem, depois de quatorze anos de penitência em uma floresta solitária,
alcançou, afinal, o poder de caminhar sobre a água. Regozijando-se
com isso, procurou o seu Guru e disse-lhe: — Mestre, Mestre, adquiri
o poder de caminhar sobre a água. O Mestre replicou, censurando-o:
— Que vergonha, meu filho! Isso é o resultado de teus esforços
de quatorze anos? Em verdade, só alcançaste o que não
vale mais do que um níquel; o que conseguiste depois de quatorze
anos de árduos esforços, qualquer homem comum consegue pagando
um níquel ao barqueiro.
Havia
um lugar fechado por um alto muro. Os homens de fora não sabiam que
espécie de lugar era aquele. Certa vez, quatro pessoas resolveram
descobrir o que havia lá dentro, escalando o muro com uma escada.
Logo que chegou ao alto do muro, o primeiro deu uma gargalhada, e pulou
lá dentro. O segundo, também, logo que chegou ao alto, riu
da mesma maneira, e pulou lá dentro. E o mesmo fez o terceiro. Quando
o quarto e último homem chegou ao alto do muro, viu embaixo um grande
e belo jardim contendo lindos arbustos e deliciosos frutos. Embora fortemente
tentado a pular e aproveitar o que via, resistiu à tentação,
e descendo a escada, pregou a boa nova do belo jardim aos de fora. O Brama
é semelhante ao jardim murado. Aquele que o vê esquece sua
própria existência, e com extasiada alegria atira-se nele de
cabeça para baixo, a fim de alcançar o 'Moksha' ou Liberdade
Absoluta. Tais são os Homens Santos e libertados do mundo. Mas, os
Salvadores da Humanidade são aqueles que vêem Deus, e desejosos,
ao mesmo tempo, de compartilhar sua felicidade da visão divina com
outros, recusam a liberação final ('Moksha') e, de boa vontade,
enfrentam os percalços do renascimento no mundo a fim de ensinarem
e, lutando, conduzirem a Humanidade ao objetivo supremo.
Um
'Inani' (conhecedor de Deus) e um 'Premika' (amante de Deus) caminhavam
certa vez por uma floresta. Enquanto caminhavam, viram um tigre a certa
distância. Disse o 'Inani': — Não há razão
para fugirmos; Deus Altíssimo certamente nos protegerá. Ao
que replicou o 'Premika': — Não, irmão, vamos fugir.
Por que haveríamos de perturbar o Senhor por causa de algo que podemos
fazer com os nossos próprios esforços?
OM
TAT SAT.
_____
Nota:
1.
Swami Paratparananda conta a seguinte passagem: um dia um discípulo
perguntou à esposa de Sri Ramakrishna – Sri Sarada Devi, a
Santa Mãe – sobre a especial mensagem do seu Santo esposo:
Não foi a harmonia das
religiões que ele experimentou e ensinou? A
Mãe respondeu: Meu filho,
o que você diz sobre a harmonia das religiões é verdadeiro.
Mas nunca me ocorreu que ele tivesse praticado as disciplinas de diferentes
fés com a idéia definida de pregar esta harmonia. Dia e noite,
o Mestre permanecia submerso no divino êxtase. Ele desfrutou do jogo
de Deus seguindo os caminhos dos 'Vaishnavas', dos Cristãos, dos
Muçulmanos etc. Mas, parece para mim, meu filho, que a principal
característica da 'sãdhana' do Mestre foi sua renúncia.
Alguém já viu alguma vez tal renúncia natural? A renúncia
é seu grande ornamento.
Sri
Ramakrishna & Sri Sarada Devi
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.emersonberlanda.com/
ensinamentos4.htm
http://apocalipse.us/index.php?topic=66.0
http://caminhodomeio.wordpress.com/
2008/10/01/sri-ramakrishna-sri-sarada-devi/
http://br.geocities.com/
estudantedavedanta/srotyagi.doc
http://www.vedantarj.org.br/
SITE/Portugues/VEDANTA/ramakrishna.htm
http://svmmvmbonvm.org/kali.htm
http://www.shreemaa.org/drupal/files/
forein_lang/ramakrishna_portugese.doc
http://br.youtube.com/
watch?v=otjFvFxI9h0
http://frases.netsaber.com.br/
busca_up.php?l=&buscapor=Ramakrishna
http://swasthya.marcocarvalho.com/
ramakrishna-escorpiao/
http://www.vedantacuritiba.org.br/Home.htm
http://www.vedanta.org.br/
pensamento/ramakrishna.htm
http://caminhodomeio.wordpress.com/
category/citacoes/
http://caminhodomeio.wordpress.com/
category/ramakrishna/
http://www.vedanta.org.br/
http://www.poetseers.org/spiritual_
and_devotional_poets/india/ramakrishna/
http://www.om-guru.com/
html/saints/ramakrishna.html
http://pt.wikipedia.org/
wiki/Ramakrishna
Mantra
de fundo:
OM TAT
SAT
Fonte:
http://vahini.org/MP3-downloads/
bhajans-mantras.html#Om-Tat-Sat