SÍNTESE CRONOLÓGICA DA VIDA DE
RALPH MAXWELL LEWIS
(SÂR VALIDIVAR)
(LINHA DE TEMPO)

(1904  –  1987)

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

Música de fundo: Ave Maria (Schuber)
Fonte:
http://www.plannet2000.com.br/musicas_maricell.html

 

RALPH MAXWELL LEWIS

 

1904 - 14 de Fevereiro, 10,30 h: Nasce na Cidade de Nova Iorque, filho de Harvey Spencer Lewis e Mollie Goldsmith Lewis.

1909 - 27 de Janeiro: Nasce sua irmã Vivian Sybil Lewis.

1913 - Maio: Sua mãe passa pela transição e Ralph é mandado para Nova Jersey para viver com parentes e freqüentar a escola.

1914 - 27 de Junho: Seu pai se casa com Martha Morfier.

1915 - 1º de Abril: É constituído o Conselho Supremo da AMORC na Cidade de Nova Iorque. 27 de Junho: Nasce o irmão Earle Cromwell Lewis.

1917 - 18 de Abril: Nasce a irmã Madeleine Lewis.

1918 - Primavera: A família Lewis, com exceção de Ralph, muda-se para San Francisco.

1919 - Ralph reúne-se à família em San Francisco.

1921 - 6 de Fevereiro: Ralph associa-se à AMORC e serve na equipe ritualística da Loja San Francisco.


 

Cruz Rosacruz – AMORC

Cruz Rosacruz – AMORC


 

1923 - 28 de Março: Casa-se com Gladys Natishna Hammer.

1924 - Março: É eleito Supremo Secretário da AMORC.

1925 - Junho: Viaja pela parte oriental dos EEUU a serviço da Ordem. Outono: A Suprema Grande Loja é transferida para Tampa, Flórida.

1927: Julho-Agosto: Primeira viagem à Europa. Países visitados: Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Tchecoslováquia, Itália, Holanda e Suíça. Novembro: A Suprema Grande Loja é transferida para San José, Califórnia.

1933 - Janeiro-Março: Profere um extenso ciclo de palestras nos EEUU.

1934 - Escala o flanco ocidental do Monte Shasta.

 

Monte Shasta

Monte Shasta

 

1936 - Setembro-Novembro: Lidera uma expedição fotográfica da AMORC. Países visitados: Inglaterra, Bélgica, França, Egito, Palestina, Líbano, Síria, Iraque, Turquia, Grécia e Itália. É iniciado na Ordre Martinistique et Synarchique.

1938 - Setembro: Torna-se membro do Museu Americano de História Natural.

1939 - 2 de Agosto: Harvey Spencer LewisSâr Alden - faz sua GRANDE INICIAÇÃO. MISSÃO CÓSMICA ROSACRUZ CUMPRIDA. 12 de Agosto: Ralph Maxwell Lewis é eleito Imperator da AMORC. Final de Agosto: É iniciado na Tradicional Ordem Martinista - TOM. 1º de Setembro: Tem início, na Europa, a Segunda Guerra Mundial. 3 de Setembro: Ralph é nomeado Legado Soberano do Conselho Soberano da TOM. 4 de Dezembro: Recebe, do Conselho Acadêmico Internacional, a Estrela e a Cruz da Ciência. 21 de Dezembro: Torna-se membro vitalício da Associação dos Índios Americanos Inc. com o nome honorário O-DO-WAN  —  FORTE CASTOR.

1940 - Início: O Supremo Conselho da TOM transfere-lhe o título de Supremo Grande Mestre Regional da Ordem Martinista nos EEUU, com autoridade para perpetuá-la. 7 de Março: É eleito Presidente do Supremo Conselho Internacional da ORDEM ROSÆ CRUCIS. 19 de Abril: Torna-se Grande Dignitário da Ordem da Coroa de Carlos Magno, França.

1941 - Abril: Lidera uma expedição fotográfica ao Peru.

1943 - Agosto: Escala o lado ocidental do Monte Shasta.

1944 - Publica o livro Behold the Sign (Símbolos Antigos e Sagrados).

1945 - Janeiro: Torna-se membro da Maha Bodhi Society, Índia. Primavera: Visita diversas Lojas nos EEUU proferindo ciclos de palestras. Participa da Conferência de Segurança Mundial, em San Francisco. 7 de Maio: Termina a Segunda Grande Guerra.

1946 - Julho-Agosto: Assiste ao Conclave da Federation Universelle des Ordres et Societés Initiatiques - FUDOSI, em Bruxelas, Bélgica, que teve a finalidade de restabelecer grupos Rosacruzes europeus. Visita Oficiais da Ordem nos seguintes países: França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia e Inglaterra.

 

Símbolo da FUDUDOSI

Símbolo da FUDOSI

 

1948 - Outubro-Janeiro (1949): Lidera expedição fotográfica. Países visitados: China, Tailândia, Índia, Paquistão, Egito, Grécia, França e Inglaterra. Visita dignitários do Maha Bodhi em Calcutá, Índia. Publica o livro Sanctuary of Self (O Santuário do Eu).

1949 - 17 de Julho: Consagra o Templo Supremo.

1950 - A Grande Loja Alemã é estabelecida sob a égide da AMORC.

1951 - Agosto: Participa de diversos conclaves nos seguintes países: Inglaterra, França, Alemanha, Dinamarca e Suécia. A FUDOSI é dissolvida em 14 de Agosto. [Somando-se o dia e o mês de dissolução da FUDOSI — 14 + 8 — obtém-se 22. Este Número remete à Letra Hebraica TaV e à Lâmina do XXII do Tarô — O MUNDO: Movimento Rítmico, Crescimento e Sabedoria. Meditação. O BELO é o BEM que faz AMAR. O BEM é o BELO que CURA e VIVIFICA. A soma dos algarismos do ano é igual a 16, que se reduz a SETE. No Universo TUDO É SÉTUPLO.
(7 X 7 X 7 = 343 —› 10 —› UM)].

 

Heptahedron

Heptahedron

 

Heptahedron

Heptahedron

 

1952 - Torna-se Membro Honorário da Legião Mexicana - organização cultural e científica.

1953 - Agosto-Setembro: Novas viagens: Inglaterra, França, Egito, Quênia, Tanganica, África do Sul e Austrália. Cria o filme Egito Eterno.

1954 - Janeiro: Participa de diversos conclaves nos EEUU.

1955 - Outubro: Faz visitas místicas aos países: México, Cuba, Haiti, República Dominicana, Porto Rico, Brasil e Peru. No Brasil, entre os dias 18 e 21, propôs a elevação do Capítulo São Paulo à condição de Loja. Em invocação especial, dedicou o Templo ao Serviço de Deus e da Humanidade aspergindo água do Rio Nilo que trouxera de sua viagem ao Egito, em 1953.

1956 - VERÃO: É FUNDADA A GRANDE LOJA DO BRASIL.

 

Templo AMORC e TOM – 1964
 
Templo AMORC e TOM – 1964
 

1957 - Agosto-Setembro: Assiste a conclaves nos seguintes países: Suécia, Itália, França e Inglaterra. Visita locais históricos na Grécia e na Turquia para filmar Odisséia do Egeu e Ilha Lendária. Publica o livro The Conscious Interlude (O Interlúdio Consciente).

1958 - Janeiro: Participa de convenções na Argentina, no Brasil e no Uruguai. Novembro-Dezembro: Lidera uma expedição fotográfica ao Yucatan, México.

1959 - Julho: Durante a Convenção em San José, Raymond Bernard é instalado Grande Mestre da França. Outubro-Novembro: Ralph participa de conclaves no Canadá, na Nova Zelândia, na Austrália e na Indonésia. Parte em expedição fotográfica pelos países: Indonésia, Ceilão, Índia e Egito. Os filmes oriundos dessa expedição são: Ilhas Místicas do Oriente, Egito: Berço e Cultura e O Vale do Nilo.

1960 - Outubro: Participa de diversos conclaves nos EEUU.

1961: Fevereiro: Visita a Venezuela, as Antilhas e o Brasil.

1962 - Janeiro: Cuida de assuntos administrativos no Japão, em Hong Kong, na Nova Zelândia e na Austrália. Agosto-Outubro: Participa de uma convenção em Paris. Visita diversos países, a saber: Inglaterra, Espanha, Marrocos, Senegal, Gana, Nigéria, Congo, África do Sul, Rodésia e Egito.

1963 - Outubro: Participa de vários conclaves nos EEUU. Novembro: Pronuncia diversas palestras na Nova Zelândia e na Austrália.

1964 - Fevereiro: Visita a Venezuela e as Antilhas Holandesas. Março: Celebra o 40º aniversário como Oficial da AMORC. Abril-Maio: Faz uma viagem administrativa à Alemanha. Julho: Participa de uma convenção em Paris; é agraciado com a Legião de Honra e a Ordem Nacional do Mérito. Em seguida, voa para o Brasil.

1965 - Abril: Faz uma viagem de pesquisas ao Egito. Agosto: Participa de uma convenção em Toronto, Canadá. Novembro: Participa das reuniões do Grande Conselho na Suíça e na França. Visita diversos sítios históricos na França.

1966 - Primavera: Torna-se membro da Patrie-Art-Humanisme-Civisme, um movimento artístico e patriótico-apolítico da França. 13 de Maio: Recebe o Diploma de Mérito da Câmara de Comércio de San José, Califórnia, por ser membro há mais de 25 anos. SETEMBRO: INSTALA MARIA A. MOURA COMO GRANDE MESTRE DO BRASIL. Visita o Brasil, a Argentina, o Chile e a Guatemala. Publica o livro Cosmic Mission Fulfilled (Missão Cósmica Cumprida).

1967 - Abril-Maio: Visita a Cidade do México e a Cidade de Nova Iorque. Agosto-Setembro: Visita várias Lojas francesas e é condecorado com medalhas honoríficas pelos Prefeitos de Marselha e de Pau. Depois segue viagem para a Alemanha. Posteriormente vai à Inglaterra e à Polônia.

1968 - Abril-Maio: Consagra um Templo no Panamá. Outubro: Participa de uma convenção em Frankfurt, Alemanha. Depois, visita a Suíça, a Inglaterra, a França, a Holanda e a Suécia.

1969 - Faz as seguintes visitas: Japão, Hong Kong, Tailândia, Nepal, Índia, Irã, Turquia e Grécia.

1970 - Julho: Participa de convenção em Toronto, Canadá. Visitas: França, Malta, Itália, Chipre e Inglaterra. Novembro: Participa da convenção de Curitiba, Brasil.

1971 - Fevereiro: Inaugura o novo prédio administrativo no Parque Rosacruz. Abril-Maio: Participa de diversos conclaves nos EEUU. Julho: Participa da convenção em Miami Beach, Flórida. Novembro: Visita a Inglaterra, a França, a Suíça, o Líbano e a Tunísia.

1973 - Setembro: Participa da convenção em Montreux, Suíça. Instala Wilhelm Raab como Grande Mestre da Alemanha. Visita a França e Israel. Publica o livro Yesterday Has Much To Tell (O Passado Tem Muito a Revelar).

1974 - Fevereiro: Celebra o 50º aniversário como Oficial da AMORC. Agosto: Faz uma viagem fotográfica à Grécia e à Suíça. Participa de convocações na Inglaterra e na França.

1975 - Maio-Junho: Visitas: México, Japão, Formosa, Tailândia, Índia, Paquistão e Grécia. Agosto: Visita a Itália. Outubro: Participa da convenção mundial em Curitiba, Paraná. Depois, visita o Panamá e a Guatemala.

1976 - Visita a França.

1977 - Abril: Visita a Guatemala e o Brasil. Agosto: Participa de convenção em Paris. Depois viaja para a Inglaterra. Posteriormente vai à Grécia.

1978 - 20 de Fevereiro: Gladys Lewis passa pela transição.

1979 - Julho: Participa de convenção em Québec, Canadá.

1980 - Maio: Visita a Inglaterra.

1982 - 16 de Janeiro: Casa-se com Margareth Rockfeller Burt. 5 de Outubro: Torna-se Grande Mestre da Ordem da Estrela Equatorial, Gabão. Publica o livro Through the Mind's Eye (O Olho da Mente).

1983 - Visita a Inglaterra e a França.

1987 - 12 de Janeiro: MISSÃO CÓSMICA ROSACRUZ CUMPRIDA. Ralph Maxwell Lewis - Sâr Validivar - faz sua GRANDE INICIAÇÃO.

 


       UMA VERDADEIRA ILUMINAÇÃO NÃO PODE SER MISTICAMENTE ALCANÇADA SE SEU CONTEÚDO NÃO FOI PRIMEIRO CONSIDERADO INTELECTUALMENTE.

       A RAZÃO DEVE SER O ALICERCE SOBRE O QUAL ASSENTE A BUSCA DA ILUMINAÇÃO MÍSTICA OU MEDITAÇÃO. A MEDITAÇÃO DEVE SER O CRÍTICO DA RAZÃO. AQUELE QUE NÃO PENSA PRIMEIRO, NÃO PREPARA NADA QUE POSSA REFLETIR A LUZ DO DISCERNIMENTO MÍSTICO.

Ralph Maxwell Lewis

 
 

Ralph Maxwell Lewis

 


CREDO DA PAZ
Ralph Maxwell Lewis, FRC

 

† SOU RESPONSÁVEL PELA GUERRA... †

 

QUANDO orgulhosamente faço uso da minha inteligência para prejudicar o meu semelhante.

QUANDO menosprezo as opiniões alheias que diferem das minhas.

QUANDO desrespeito os direitos alheios.

QUANDO cobiço aquilo que outra pessoa conseguiu honestamente.

QUANDO abuso da minha superioridade de posição, privando outros de sua oportunidade para progredir.

SE considero apenas a mim próprio e aos meus parentes pessoas privilegiadas.

QUANDO me concedo direitos para monopolizar recursos naturais.

SE acredito que outras pessoas devem pensar e viver da mesma maneira que eu.

QUANDO penso que sucesso na vida depende exclusivamente do poder, da fama e da riqueza.

QUANDO penso que a mente das pessoas deve ser dominada pela força e não educada pela razão.

SE acredito que o Deus de minha concepção é aquele em que os outros devem acreditar.

QUANDO penso que o país em que nasce o indivíduo deve ser necessariamente o lugar onde ele tem de viver.


SOU RESPONSÁVEL PELA PAZ...

 

* SE direciono correta e construtivamente os poderes da minha mente.

* SE concedo ao meu semelhante o direito pleno de se expressar, de acordo com o seu próprio entendimento das verdades da vida.

* SE reconheço que os meus direitos cessam quando iniciam os direitos dos outros, e aceito isso com um mínimo indispensável de disciplina.

* SE faço uso dos meus poderes interiores para criar minhas próprias oportunidades.

* SE consigo promover a evolução dos que me cercam, sem considerar a minha posição ameaçada, e entendo que esta é a minha maior fonte de sucesso.

* SE compreendo que as LEIS DIVINAS diferem das leis criadas pelo Homem, e que nenhum direito divino especial é concedido a alguém unicamente por seu berço.

* SE reconheço que os recursos naturais devem servir indistintamente a todas as formas de vida, e que não me cabem direitos exclusivos sobre eles.

* SE compreendo que nada é mais livre do que o pensamento, e que o pensamento construtivo transforma o Homem direcionando-o para a sua verdadeira meta.

* QUANDO sinto que toda felicidade depende do simples fato de existir... de estar de bem com a vida.

* SE percebo que todo ser humano poderá vir a ser um grato amigo, quando convencido pela argumentação sincera.

* SE considero que a Alma de Deus adquire personalidade no Homem, e que este só pode conceber Deus a partir de sua própria percepção da Divindade.

* SE reconheço a mim e ao meu semelhante como partes integrantes do Universo, e que a cada um cabe a busca do lugar onde melhor possa servir.

* SE estou em PAZ, eu promovo a PAZ dos que me cercam. Por sua vez, eles promovem a PAZ daqueles que estão à sua volta e que também farão o mesmo. Então, a PAZ começa por mim! E sem ela não pode haver a necessária transformação social.
 

*  *  *  *  *  *  *


HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE
RALPH MAXWELL LEWIS (SÂR VALIDIVAR)


       Há homens que passam a vida deixando um CAMINHO de LUZ e de AMOR, um rastro luminoso para os seus contemporâneos; deixam uma obra criativa, inspirados que foram ao aceitar a nobre missão de trabalhar para o bem-estar da Humanidade. Assim foi o nosso segundo Imperator para o atual Ciclo, Frater Ralph Maxwell Lewis, que por mais de 65 anos esteve diretamente envolvido com o trabalho da AMORC.

       No dia 14 de Fevereiro de 2004 comemoramos o centenário de nascimento deste grande Rosacruz. Ralph M. Lewis nasceu em 14 de Fevereiro de 1904. Filho do H. Spencer Lewis e de Marta Morphier Lewis, recebeu sua educação inicial em escolas da Cidade de Nova Iorque e em uma academia militar de Nova Jersey. Seu natural interesse por diversos assuntos, que só encontravam respostas convincentes nos ensinamentos da AMORC, levou-o a ingressar na Organização ainda muito cedo, cursando os seus Graus na Loja de San Francisco. Ao mesmo tempo, fez um consciencioso e sistemático estudo do pensamento filosófico de todas as épocas.

       Trabalhador incansável, foi nomeado Supremo Secretário da Ordem Rosacruz da América do Norte em 1924, sendo seu delegado em muitos eventos importantes.

       Em 12 de Agosto de 1939, pouco depois da transição do Dr. H. Spencer Lewis, assumiu o elevado cargo de Imperator.

       Como Imperator, Ralph M. Lewis participou de Convenções Rosacruzes em quase todos os países em que a AMORC já estava estabelecida. Fundou as Grandes Lojas do Brasil, da Alemanha e do Japão. Expandiu extraordinariamente a Ordem, dando-lhe a expressão mundial que hoje possui.

       Durante sua gestão, organizou e dirigiu várias expedições cinematográficas aos locais onde se desenvolveram antigas civilizações e aos berços de verdades religiosas pelo mundo. Seus filmes ainda são exibidos como atividade complementar do Museu Egípcio Rosacruz, em San José, Califórnia.

       Ralph M. Lewis passou pela transição no dia 12 de Janeiro de 1987, deixando a Ordem Rosacruz - AMORC estruturada em todo o mundo.

       Um trecho do discurso escrito ao assumir o cargo de Imperator diz o seguinte: 



       Há um futuro que se estende à frente de cada geração, no qual é sempre fundamental a imutabilidade das Leis do Universo e a onisciência plena do Cósmico. Jamais chegará o dia, na história do homem, em que ele tenha domínio absoluto dessas Leis ou consciência completa dessa onisciência. Nunca serão obstruídos os caminhos que conduzem à aventura Cósmica e que, a cada passo, possam revelar as maravilhas inéditas na maneira de pensar do homem. Pérolas das leis naturais, brutas e sem montagens artesanais, jazem, ao longo do caminho, esperando somente que a mente humana as encontre e as converta em jóias de realizações para coroar e adornar alguma civilização futura.



       Que os 100 anos de nascimento de Ralph Maxwell Lewis nos inspirem e nos instiguem a continuar a procurar as pérolas, como ele tão bem o fez.

Charles Vega Parucker (Grande Mestre da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa)

 

*

 

DADOS SOBRE O AUTOR

Mestre em Educação, UFRJ, 1980. Doutor em Filosofia, UGF, 1988. Professor Adjunto IV (aposentado) do CEFET-RJ. Consultor em Administração Escolar. Presidente do Comitê Editorial da Revista Tecnologia & Cultura do CEFET-RJ. Professor de Metodologia da Ciência e da Pesquisa Científica e Coordenador Acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDHGE.

 

*


REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS

O ROSACRUZ. Curitiba. Paraná. Ordem Rosacruz – AMORC, nº 181, set/out. 1988.

LEWIS, Harvey Spencer. Manual Rosacruz. Traduzido da 17ª edição norte-americana (1941). 6ª edição. Ordem Rosacruz – AMORC. Rio de Janeiro: Editora Renes Ltda., s. d.


WEBSITES CONSULTADOS

http://www.amorc.org.br
http://www.amorc.org.br/fun/credopaz.htm
http://svmmvmbonvm.org/historc/credo.htm
http://svmmvmbonvm.org
http://www.maat-order.org



PAZ PROFUNDA