QUERO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

A Vida, que é a Rosa.

A Rosa, que é o Cristo.

 

Fernando Pessoa

 

 

 

 

Quero de-ponta-para-cima

 

 

 

Para todos e para mim,

quero que a dor1 termine.

Para todos e para mim,

quero que a Voz ensine.

 

Para todos e para mim,

quero de-ponta-para-cima.

Para todos e para mim,

quero Amor, não grima.

 

Para todos e para mim,

quero Santa Beleza nua.

Para todos e para mim,

quero Fiat Voluntas Tua.

 

Para todos e para mim,

quero real Compreensão.

Para todos e para mim,

quero efetiva Libertação.

 

Para todos e para mim,

quero Paz e Serenidade.

Para todos e para mim,

quero LLuz-Eternidade.

 

Para todos e para mim,

quero o não-sou cadente.

Para todos e para mim,

quero o Eu-sou florente.

 

Para todos e para mim,

quero o Eterno Apeiron.2

Para todos e para mim,

quero a Rosa de Sharon.3

 

 

 

Quero o Eu-sou florente

 

 

 

______

Notas:

1. Dor Medo —› Ignorância = Ódio (Preconceito).

 

 

 

 

2. Apeiron () é uma palavra grega que significa ilimitado (infinito ou indefinido). O Apeiron é central na Teoria Cosmológica criada pelo geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-socrático Anaximandro (610 – 547 a.C.). A obra de Anaximandro foi praticamente toda perdida. Dos fragmentos existentes, aprendemos que ele acreditava que a realidade última – a Arché () – é eterna e infinita, ou seja, sem fronteiras (Apeiron), não sujeita à idade ou à desintegração, e de onde provém sempre novo material do qual tudo o que percebemos é derivado. O Apeiron gerou os opostos amor-ódio, indispensável-dispensável, categórico-hipotético, certeza-dúvida, quente-frio, seco-molhado etc., que se manifestaram na criação do mundo, mas, de tal sorte que, em cada coisa, somente um de cada par pode existir, não podendo, pois, coexistirem em um mesmo objeto, por exemplo, o quente e o frio. Tudo é gerado a partir do Apeiron, e, então, é aí destruído conforme a necessidade. Anaximandro também acreditava que infinitos mundos são criados do Apeiron e destruídos posteriormente. As suas idéias foram influenciadas pela tradição da Mitologia Grega e pelo seu antecessor Tales de Mileto (623 a.C. ou 624 a.C. – 556 a.C. ou 558 a.C.). Anaximandro, tentando descobrir algum princípio universal assumiu, como a religião tradicional, que haveria uma ordem cósmica, e tentou explicar isto de maneira racional, usando a linguagem mitológica antiga, que admitia controlo divino das várias esferas da realidade. Esta linguagem era mais apropriada para uma sociedade que se habituara a ver deuses em tudo à sua volta, e assim, as primeiras leis da Natureza eram elas próprias derivadas das leis divinas. Os gregos acreditavam que os princípios universais também poderiam ser aplicados às sociedades humanas. A Filosofia Grega entrou em um nível mais alto de abstração, adotando o Apeiron como origem de todas as coisas, por ser algo indefinido. Isto é uma transição adicional a partir do modo de pensamento anterior, fundamentalmente mitológico, para um novo modo de pensamento racional, principal característica do período grego arcaico, entre os séculos VIII e VI a.C. Este modo de pensamento foi resultado de novas condições políticas das cidades-Estado gregas durante o século VI a.C. Mas, enfim, por que quero, para todos e para mim, o eterno Apeiron? Porque se Ilimitar significa conscientemente se Super-hominalizar, coerentemente se Unificar, cosmicamente se Divinizar. Isto tudo, na realidade, é se Apeironizar.

 

 

Anaximandro

Anaximandro

 

 

3. Eu Sou a Rosa de Sharon, o Lírio dos Vales. (Cânt. II, 1). E, por que quero, para todos e para mim, a Rosa de Sharon? Porque, em cada ente, isto significa o nascimento consciente do Cristo Interno. Todavia, o nascimento consciente do Cristo Interno só advirá pela Iniciação.

 

 

Rosa de Sharon

 

 

Música de fundo:

C'est Si Bon
Composição: Henri Betti (música) & André Hornez (letra); Jerry Seelen (versão inglesa)
Interpretação: Louis Armstrong

 

Página da Internet consultada:

http://www.brasilescola.com/filosofia/anaximandro.htm

http://zerobs.net/distillation-of-ignorance

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anaximandro

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81peiron

http://caccioppoli.com/

http://poetrylady.homestead.com/GangPoems.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.