Psychrolutes marcidus

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Psychrolutes marcidus

Psychrolutes marcidus

 

 

 

O peixe da espécie Psychrolutes marcidus – conhecido por blobfish e por uma cara que dá pena – está em risco de extinção. A informação está no site do jornal britânico Daily Mail. O habitat da criatura é a costa sudeste da Austrália, em águas profundas. O risco de extinção vem do excesso de pesca por traineiras – barcos de pesca que fazem uso de redes de arrastão para amealhar suas vítimas.

O inchado habitante das profundezas – diz reportagem do site MailOnline – pode chegar a cerca de 30,5 centímetros, e vive a 800 metros de profundidade; por isto, é visto muito raramente (felizmente). Mas está sendo levado pelas redes com as espécies que são preciosas à atividade pesqueira. Ele mesmo não é para se comer, logo não interessa; mas deu o azar de viver nas mesmas paragens de outros seres oceânicos mais apetitosos, entre os quais camarões e lagostas.

 

Callum Roberts, especialista das profundezas do mar da Universidade de York, explica que o Psychrolutes marcidus tem todas as razões do mundo para ser um bicho taciturno, com um jeitão miserável. — Ele é muito vulnerável a ser arrastado pelas redes e, pelo que sabemos, seu habitat é restrito a essas áreas — explica Roberts, autor do livro The Unnatural History of the Sea (A História Não-natural do Mar).

Fonte:

http://g1.globo.com/

 

Agora, compare a feiúra do Psychrolutes marcidus com a história de crueldades de alguns famosos assassinos em série aí embaixo. Penso que poderemos concluir que é melhor ser feio e condolente do que bonitão (quando é o caso) e malevolente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Peixe Vivo
Intérprete: Caetano Veloso

Fonte:

http://www.umnovoencontromusical.com/infantil.htm