Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Há coisas que variam

e coisas que são invariáveis.

Há coisas que mudam

e coisas que são imudáveis.

 

Podendo melhorar,

por que deixar como está?

Por que não mostrar

o esconso belo sob o bantá?

 

E por que a camisinha

continua sendo interditada?1

Por que uma criancinha...

 

Por que desprevenir

No tempo... No devenir...

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Apesar dos conturbados tempos que vivemos, existem ainda pessoas que apostam no pragmatismo e no bom senso como forma de arrostar a hipocrisia reinante nos meios católicos, no que respeita ao combate à AIDS. Este é o caso de Kevin Dowling, que após ter sido nomeado Bispo Católico da Diocese de Rustenberg, há 16 anos, visitou os campos de habitação clandestina próximos de Rustenberg, que servem de casa a 100.000 pessoas, perto da fronteira entre a África do Sul e o Botswana. Quase exclusivamente composta por homens imigrantes do Lesoto, de Zimbabwe, de Moçambique e da Península do Cabo, esta comunidade mineira, de parquíssimos recursos financeiros, que trabalha nas minas de platina da zona, alberga no seu seio um número muito reduzido de mulheres, a metade das quais HIV-positivas, que se prostitui para conseguir sobreviver. A extensa rede de relações sobreponíveis nesta comunidade a torna um campo perfeito para a disseminação do HIV. O Bispo Kevin Dowling, ciente do fato, e arriscando no mínimo a perda do emprego – já que o Vaticano, além de proibir o uso de camisinha em qualquer circunstância, ainda sustenta alarvemente que a camisinha é permeável ao HIV – decidiu criar em 1996 uma clínica, que hoje, além de integrar uma escola e um Centro de Dia, distribui gratuitamente aos mineiros camisinhas, fármacos para a AIDS e aconselhamento para a prevenção da infecção. — A abstinência antes do casamento e a fidelidade em um casamento são coisas fora da esfera da possibilidade aqui. A questão é proteger a vida. Este deve ser o nosso principal objetivo. Eles têm que usar camisinha. Ponto. sustenta Kevin Dowling, para quem o quer ouvir.

No Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET RJ, quando eu dava aulas de Ciências do Ambiente para os alunos dos cursos de Engenharia, em todos os semestres, durante todos os anos em que esta disciplina esteve sob minha responsabilidade, eu programava um seminário sobre AIDS e doenças (ou infecções) sexualmente transmissíveis (Gonorréia, Cancro Mole, Clamídia, Granuloma Inguinal, Sífilis, Hepatite, Herpes Simples, Condiloma Acuminado, Molusco Contagioso, Tricomoníase etc.). Os alunos que apresentavam este seminário sempre traziam um monte de camisinhas, ensinavam como usá-las (uma cenoura fazia as vezes da pilinha) e, no final, as camisinhas eram distribuídas para os colegas. A zona era federal, e eu, mais do que participar da zona, adorava a bagunça e a incentivava; o resultado é que todos os alunos gostavam muito deste seminário e aprendiam muita coisa. Inclusivamente eu. Trepadinha sem camisinha não é bom nem para a bacorinha nem para a pilinha. Papai e mamãe que não ensinam isto aos seus bacurizinhos são dois irresponsáveis bestalhões. Essa coisa tantalizante de constranger(-se) a uma abstinência sexual (por pecatofobia) não funciona e faz muito mal para a saúde (física e mental). Basta ver o que acontece onde há homem sobrando e mulher faltando, e vice-versa. Enfim, há coisas em que não adianta querer meter o misticismo na jogada; só o bom senso e a praticidade resolvem. Quando resolvem! Todas as coisas têm o seu tempo... (Livro do Eclesiastes: III, 1). Comer fruta verde dá dor de barriga e caganeira.

Esta matéria foi editada das fontes:

http://www.dst.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A
7a_sexualmente_transmiss%C3%ADvel

http://obviousmag.org/archives/
2007/08/aids_catolicism.html

 

 

Música de fundo:

Streets of Philadelphia
Composição e interpretação: Bruce Springsteen

Fonte:

http://www.4shared.com/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://barrosailton.blogspot.com.br/2010/11/
descobertas-animadoras-na-batalha.html

http://www.sempretops.com/
noticias/ja-existe-camisinha-com-viagra/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.