OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE
(6ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 6ª e última parte, e, por isto, um pouco mais extensa, de um estudo que fiz sobre a obra Os Problemas da Humanidade, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Os assuntos abordados nesta obra, ao mesmo tempo, fáceis de ser compreendidos, mas, difíceis de ser implementados, estão relacionados com a necessidade de serem reajustados os valores humanos e a urgência de serem postas em prática novas atitudes mentais, para que corretas e mais elevadas relações humanas possam surgir. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de DK-Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja urgentemente feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

A doutrina da inspiração verbal das escrituras do mundo (considerada aplicável, em particular, à Bíblia Católica) há sido totalmente refutada, conjuntamente com a infalibilidade da sua interpretação. É bem sabido que todas as escrituras do mundo se baseiam em traduções deficientes [e tendenciosas], e que nenhuma de suas partes – depois de milhares de anos e de inumeráveis versões – é o que foi originariamente, se é que, alguma vez, existiram os manuscritos originais, ou se, em realidade, foi exatamente o que alguém recordou do que foi dito e ensinado.

 

Será que o Bom Jesus disse
o que garantem que Ele disse
ou sempre foi disse-me-disse,
só para que o ser alunissasse?

 

 

 

 

Como um ignorante pode(rá) interpretar corretamente um símbolo?

 

O que é a Teologia? A Teologia é simplesmente o que homens acreditam que contém a Mente de Deus. Portanto, quanto mais antiga for uma escritura, logicamente, maior será sua deturpação.

 

 

 

A doutrina de um Deus vingativo, revanchista e mal-humorado, a punição eterna em algum inferno mitológico-enxofrento, o ensinamento que Deus ama somente aqueles que O interpretam de acordo com uma determinada escola de pensamento teológico [e que constituem o chamado Povo (Escolhido) de Deus], o simbolismo do sacrifício de sangue [Teologia de Sangue1], a adoção da cruz como símbolo do Catolicismo, a doutrina do nascimento virginal e a representação de uma divindade iracunda, que só é aplacada pela morte, são os desconsoladores resultados do pensamento do homem-aí, da sua natureza inferior, do seu isolamento sectário (fomentado pelo Antigo Testamento, que, como regra geral, não existe nos credos orientais) e do medo herdado de sua natureza animal – tudo isto instigado e inculcado pela Teologia, mas, não por Cristo, não por Buddha e não por Shri Krishna.

 

 

Quando aprenderemos a pensar por nós mesmos?

 

Não sou arguto nem guapo;
por isto, adoro papar um sapo.
E, quanto maior for a gamela,
mais eu me regozijo com ela!

 

 

 

Há um Cristo no interior de cada ser humano, e é esta Consciência Crística que une um a todos, todos a todos e todos ao Um. Isto não é comentado nem ensinado pelos exegetas!2

 

Características da Igreja Católica Romana: 1ª) é intensamente materialista; 2ª) é estritamente capitalista; e 3ª) é responsável pela ignorância intelectual das massas.

 

O sentido de Deus jamais poderá ser banido do Coração humano.

 

Uma religião só tem sentido se for uma força espiritual e regeneradora.

 

As Igrejas Protestantes, geralmente, são formadas por grupos belicosos, fanáticos e intolerantes.

 

Nenhum homem será salvo por qualquer Teologia [nem por qualquer religião], mas, apenas pelo Cristo vivo e pela convicção consciente de que Cristo habita no Coração de cada este humano.

 

O desenvolvimento material das igrejas levou ao esquecimento das Realidades Espirituais.

 

O Templo de Deus nunca pode(rá) ser construído com as mãos.

 

A voz da Humanidade clama por luz, paz e segurança.

 

O que está em jogo é a reconstrução, a readaptação e a reeducação do mundo inteiro.3

 

Na Terra, a verdadeira paz nunca foi conhecida!

 

Não há comparação entre a fome do corpo e a fome da [personalidade-]alma! A dupla tragédia da Humanidade é não saber aonde ir nem a quem ouvir. Uma coisa, entretanto, a Humanidade está aprendendo: as teologias caducas não são a solução e não é possível colocar vinho novo em odres velhos.

 

Catalisadores da Guerra Mundial (1914 a 1945): Ambição + Ódio + Separatividade.

 

O mundo, hoje, enfrenta dois grandes desafios: urgência da oportunidade e imperiosa necessidade de mudança.

 

Cristo – a Quem os homens esperam virá realmente, mas, não será católico, nem hindu nem budista, isto é, não professará nem reconhecerá nenhum credo nem apoiará nenhuma religião. Pertencerá aos homens de toda parte.

 

Admitindo-se que Deus exista (seja qual for o entendimento que se dê a esta palavra) Ele não é fundamentalista. Deus está sempre disponível e não precisa de nenhum intermediário externo.

 

As formas de apresentar a Verdade são ilimitadas; elas se desenvolvem e progridem para atender à crescente demanda por LLuz. [Por isto, todas as verdades percebidas e realizadas são relativas, e a complementação é permanente. Nada é definitivo e imutável. Isto significa que devemos nos superar constantemente.]

 

 

 

 

Deixar de enfatizar as formas, os rituais, as cerimônias, a ostentação, a autoridade e a construção de templos e de igrejas em detrimento do Deus Interno e do Verdadeiro Amor faz parte da imperiosa necessidade de mudança acima referida. Repetindo: o Templo de Deus nunca pode(rá) ser construído com as mãos.

 

Na realidade, a Religião Católica nem qualquer outra religião jamais tiveram qualquer autoridade sobre as [personalidades-]alma dos homens.

 

Quem pode
deletar e perdoar?
Quem pode
punir e excomungar?
Quem pode
validar ou invalidar?
Quem pode
plugar ou desplugar?

 

Entre o Deus (Voz) Interior do ser-humano-aí-no-mundo e o próprio ser-humano-aí-no-mundo não cabem interpretações exteriores nem pitacos.

 

A revelação da natureza do nosso Deus Interior tem sido, para todos nós, um lento processo de desenvolvimento, que corre paralelamente ao desenvolvimento evolutivo da nossa consciência.

 

 

 

 

Precisamos aprender a reconhecer a nuvem das coisas cognoscíveis, mas, isto só acontecerá quando o Amor estiver plenamente desenvolvido em nossa consciência.

 

Verdades Básicas: 1ª) Realidade da Existência de um Deus imanente (em nosso Coração) e transcendente (Eu-permaneço); 2ª) Realidade da imortalidade e da persistência eterna (vinculada à Lei do Renascimento e à Lei da Causa e do Efeito); e 3ª) Realidade do Cristo Cósmico e da Hierarquia.

 

Ninguém que raciocine só um poucochinho bem pequenininho pode aceitar e acreditar em um fastuoso céu clerical ou em um lago ardente e enxofrento cheio de demônios rabudos e fedorentos. Estas miragens, derivadas do Velho Testamento, estão pra lá de caducas. O que não muda é o seguinte: o homem colhe o que semeia! As experiências encarnativas se sucederão até que, como disse Jesus, nos tornemos [relativamente] perfeitos como o nosso Pai Celestial – que é perfeito.

 

Meta e Esforço —› Sair da caverna, vencer o mal e ultrapassar a morte, e entrar na Vida e no Bem.

 

Se soubermos nos aproximar de forma correta [sem fideísmos ou fanatismos impedidores], Cristo e seus Discípulos – os Mestres da Sabedoria estarão e serão acessíveis a todos nós.

 

Meta Impostergável —› Libertação da autoridade baculino-doutrinária através da experiência direta (Consciência Crística).

 

 

 

 

Haveremos de reconhecer a Divindade em todos os homens em diferentes fases ou graus de manifestação.

 

A palavra espiritual tem muito pouco a ver com qualquer religião organizada. Significa Atividade Divina em todos os aspectos do viver e do pensar humanos, sejam quais forem as circunstâncias prevalecentes.

 

Uma educação efetiva deve preparar os homens para a cidadania mundial. Qualquer coisa diferente disto não é educação.

 

 

Tudo está ligado a tudo;
todos estão ligados a todos.

 

 

Pela experiência de Belém, Cristo (re)nascerá em nós e nos transformará em Homens Novos.

 

Quando o Corpo da Humanidade estiver regenerado, serão restabelecidos os Mistérios.

 

Sob a diversidade de etnias, de credos, de culturas e de civilizações, há uma e apenas uma Humanidade, sem distinções nem diferenças em sua natureza essencial, em sua origem, em seus objetivos mentais e espirituais, em suas capacidades e qualidades e em seu processo de desenvolvimento evolutivo.

 

A Irmandade humana não deve ser considerada sob o ponto de vista de um Deus transcendente ou de um Pai desconhecido externo, mas, sob o ângulo da Vida Divina, eternamente presente em cada Coração humano. Mais uma vez insisto: esta compreensão só advirá pela prática de corretas relações humanas [cuja base é o desapego] e da boa vontade [cuja base é a tolerância].

 

Gloria
in excelsis Deo
et in Terra
pax hominibus
bonæ voluntatis.

 

Como poderá haver Gloria in excelsis Deo (Glória a Deus) enquanto, na Terra, não houver bonæ voluntatis (boa vontade ) entre os homens?

 

Não há diferenças em a natureza humana; há apenas diferentes graus ou níveis de consciência.

 

 

Níveis de Consciência

 

 

Sempre que uma Nota é emitida, emergem uma nova civilização e uma nova cultura, e, conseqüentemente, surge um novo reconhecimento da relação entre o Deus Interno do homem e o próprio homem, e entre o homem e seus irmãos. [A animação acima também corresponde a isto.]

 

Só através do Amor poderemos conhecer o Santo Caminho que leva ao Lugar Sagrado.

 

 

A Porta

 

Senda da Illuminação Sabedoria + Percepção Mental + Intuição.

 

Só conheceremos o Santo Reino quando, como ensinou Jesus, amarmos nosso próximo como amamos a nós mesmos.4

 

A Primeira Grande Cláusula da Oração mais antiga do mundo – Leva-nos das trevas à LLuz já se cumpriu em grande parte. Hoje, estamos na iminência de receber a resposta para a Segunda Grande Cláusula: Leva-nos do irreal ao Real. Isto fará parte do Quinto Acercamento.

 

Deus não é como tem sido apresentado. Também não se alcança a salvação como ensinam as igrejas. Nem o homem é um miserável pecador como o clero tem forçado a Humanidade a acreditar que é. Tudo isto é irreal, mas, o Real existe!

 

 

 

Há uma Verdadeira Igreja Interna [Iniciática e Oculta] cujo Hierofante é o Cristo.

 

 

Cada um de nós pode(rá) se aproximar de Deus, não por mediação, absolvição ou intercessão de qualquer sacerdote ou clérigo, mas, por direito da Divindade inerente em nós.

 

A compreensão subjetiva sempre precede a manifestação objetiva.

 

O estudo da religião comparada5 demonstra que as verdades fundamentais de todas as religiões são idênticas.

 

O fator fundamental que impede a união espiritual de todos os seres humanos advém das organizações clericais existentes e da sua atitude militante contra qualquer religião que não seja a sua.6

 

Pela meditação, poderemos alcançar a Consciência da [personalidade-]alma ou a Consciência Crística.

 

Unificação Interior = Deus Imanente + Deus Transcendente.7

 

Natureza Egoísta das Orações do Homem Medíocre Desejo de Alcançar Algo —› Satisfação Pessoal.

 

Por muito tempo, egoísta fui!
Por tanto tempo, medíocre fui!
Para mim, eu queria o paraíso;
para o outro, de Deus o juízo!

 

No Movimento Espiritista, a maioria dos fenômenos é espúria ou imaginária; uma minoria é real e verdadeira.8

 

Como regra, todos nós precisamos aprender a agir sob o controle da Divindade Interna ou Homem Espiritual Interior. Prescrição da Hierarquia: Aproxima-te do teu Deus Interno e Ele se aproximará de ti! Só assim estaremos preparados para o Quinto e Iminente Acercamento [—› Nova Manifestação do Cristo Cósmico na Terra.]

 

Há três tipos de Invocação: 1º) demanda da massa; 2º) espírito invocador das pessoas sinceras; e 3º) invocação dos Discípulos e Aspirantes, treinados em todo o mundo, que usam determinadas grandes fórmulas de palavras9 e certas invocações mântricas cuidadosamente definidas, e que, ao utilizá-las, enfocam o clamor invocador dos outros dois grupos, dando-lhes correta direção e poder – nota-chave da Religião Mundial porvindoura.

 

 

 

 

 

 

 

 

Invocação-focalização Iniciática

 

Qualquer crença precisa, gradualmente, se tornar convicção. [Ou não!10]

 

De revelação em revelação, o Caminho vai sendo aberto.

 

De maneira geral, o grande problema-equívoco dos cultos é que põem ênfase em um Deus Transcendente e não em um Deus Imanente.

 

Seja pela oração, seja pela meditação, o fator oculto é a energia, que vai 'disto' para 'Aquilo', e, em muitos casos, traz, de uma forma ou de outra, a resposta desejada.

 

 

 

 

No futuro, serão realizados três grandes festivais mundiais, que serão: 1º) Festival Ocidental da Páscoa – Festival do Cristo Ressuscitado e Vivente e Guia da Hierarquia Espiritual – a ser realizado na primeira Lua Cheia de Áries; 2º) Festival Oriental de Wesak o Vaisakha – Festival do Buddha – a ser realizado na Lua Cheia de Touro; e 3º) Festival da Humanidade ou da Boa Vontade – a ser realizado na Lua Cheia de Gêmeos.

 

O Plano Divino só pode(rá) ser desenvolvido através da própria Humanidade.

 

 

 

ue, do Ponto de LLuz na Mente de Deus, aflua a Luz à mente dos homens.

Que a LLuz desça à Terra.

Que, do Ponto de Amor no Coração de Deus, aflua o Amor aos Corações dos homens.

Que Cristo retorne à Terra.

Que, do Centro, onde a Vontade de Deus é conhecida, o Propósito guie as pequenas vontades dos homens – o Propósito que os Mestres conhecem e servem.

Que, do Centro, ao qual chamamos Raça dos Homens, se realize o Plano de Amor e de Luz, e que seja selada a porta onde mora o mal.

Que a LLuz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

 

 

Precisamos estar conscientes que a paz, a segurança e a estabilidade no mundo, fundamentalmente, estão vinculadas aos problemas econômicos. Uma vez que estejamos livres das necessidades, desaparecerá uma das principais causas das guerras. Logo, o mais grave problema mundial é o econômico. [Basta ver, por exemplo, o que está acontecendo com o Brasil, agora, em 2.015. O Governo misturou Economia com o que não deveria ter misturado, e o povo brasileiro está pagando a conta de uma política econômica desengonçada, que foi implementada nos últimos anos. Só voltaremos a nos desenvolver na próxima década; não antes.]

 

É essencial para a felicidade e o progresso futuro da Humanidade não voltar a antigas e errôneas formas políticas (de maneira geral, manobradas por políticos corruptos), religiosas (cuja forma de pensar não progrediu por centenas de anos) e econômicas (que sempre enfatizaram a acumulação de riquezas e possessões materiais).

 

As próprias igrejas são grandes sistemas capitalistas, especialmente a Igreja Católica Romana.11

 

O que impede as Nações Unidas de alcançarem soluções concretas, que o homem, na rua, desesperançado, está à espera tão ansiosamente? Simplesmente nacionalismo, Capitalismo, competição e ganância cega e estúpida. Resumindo em um conceito: desinteresse espiritual.

 

A inércia cega e a falta de interesse da massa popular autorizam que ocupem o poder aqueles que não deveriam ocupar. A grande desconfiança política internacional, a propaganda mentirosa e a apatia das igrejas complicam ainda mais o problema. Mas, acima de tudo, o culpado é o povo, que se recusa a lidar com a vida como ela é a reconhecer os fatos como eles são.

 

Franklin Delano Roosevelt (Hyde Park, 30 de janeiro de 1882 – Warm Springs, 12 de abril de 1945), o 32º Presidente dos Estados Unidos (de 1933 a 1945), foi um exemplo moderno proeminente, porque deu o melhor de si mesmo e morreu servindo à Humanidade.

 

As nações que têm grandes recursos não são realmente proprietárias destes recursos, mas, administradoras da riqueza do mundo e depositárias desta riqueza, para o bem dos seus semelhantes. Os frutos da Terra jamais deveriam ser pomos de discórdia e/ou objetos de negociação.

 

 

A negociação cinzenta dos cobiçosos... E nós pagamos a conta!

 

A Organização das Nações Unidas deve ser apoiada. Precisamos aprender a ser (inteligente e colaborativamente) pacientes.

 

É preciso que os passaportes desapareçam, pois, são símbolos da Grande Heresia da Separatividade. Como se alcançará a unidade mundial com passaportes?

 

Internacionalismo Unidade Mundial + Boa Vontade (Corretas Relações Humanas) + Interdependência Cooperativa.

 

Só quando atuarmos como cidadãos do mundo e não como propagandistas de um religiosismo obsoleto e retrógrado e de um nacionalismo esquizofrênico e separatista será possível construirmos os alicerces de uma paz duradoura.

 

Soberania + Nacionalismo = Mãe + Pai de todos os males do mundo.

 

Unidade mundial. Por que não eliminar as diferenças mundiais, as disputas nacionais e as diferenças raciais? Por que não? Por que não já? Os problemas enfrentados hoje pela Humanidade só poderão ser resolvidos através da boa vontade.

 

 

 

 

 

 

Uma Palavrinha Final

 

 

 

Espero que o conteúdo deste trabalho acabe definitivamente com a idéia sem-razão e estapafúrdica que os Grandes Adeptos e os Mestres Ascensionados são um aglomerado de nefelibatas sorridentes que ficam ininterruptamente sentados em posição de lótus cantando hinos sagrados e emitindo mantras e palavras de poder 24 horas por dia, 365 dias por ano. A visão planetária e universal e a ação consistente e efetiva destes Illuminados ultrapassa qualquer cogitação-especulação humana. Precisamos acabar com essa besteira, mais que ultrapassada, de achar que as coisas no Universo se passam exclusivamente segundo as categorias que conhecemos aqui na Terra. Por exemplo, esse negócio de dizer que Deus é pai e que Deus é fiel é um sei-lá-o-quê que nem sequer consigo qualificar! Precisamos fazer as coisas... e ponto final! Este ponto final implica e obriga, principalmente, que nos livremos das nossas miragens e ilusões milenárias. Precisamos parar de ser engrupidos e de gostar da engrupição, o que é um verdadeiro filme de horror, para Boris Karloff nenhum botar defeito!

 

 

 

Miragens e Ilusões Milenárias

 

 

 

______

Notas:

1. Em Mateus IX: 13, está escrito: Quero misericórdia e não sacrifícios!

2. E por que isto não é comentado nem ensinado pelos exegetas? Ora, simplesmente porque se comentassem ou se ensinassem isto, as pessoas acabariam se libertando, e eles passariam de respeitados aconselhadores espirituais a muito mixuruquinhas notinhas de pé de página nos anais. Estão mais interessados, particularmente, em ressaltar e enfatizar a natureza do inferno, a salvação através do sacrifício de sangue e autenticidade e verdade histórica da Bíblia. E vêm repetindo esta lengalenga enfadonha entra dia sai dia, entra ano sai ano, entra século sai século. O pior é que eles não se cansam nem ficam roufenhos. Mas, o amanhecer da liberdade está mais próximo do que eles imaginam, e a noite teológica chegará ao fim!

3. Isto valeu para o pós-guerra (1914 a 1945) e continua valendo até hoje. Talvez, no presente (2.016), em virtude da globalização, os problemas a serem resolvidos sejam até mais complicados.

4. Mas, o Grande Amor, o Verdadeiro Amor, o Amor Universal, só se manifestará em nós quando amarmos mais o nosso próximo do que a nós mesmos. Ora, não foi exatamente isto o que Jesus demonstrou em toda a Sua Vida e em todos os Seus Atos? Só não me venham com o argumento pueril de que isto é impossível porque nenhum de nós é Jesus, que eu responderei simplesmente que Jesus e todos nós somos um. Você gostaria de fazer um experimento interessante? Pois bem, mentalmente, visualize o Mestre Jesus... E entre Nele. Se acontecer algo insólito, não conte para ninguém, pois, dirão que você enlouqueceu ou que teve uma crise de esquizofrenia! Vou confessar uma coisinha a vocês: descobri que sou muito egoísta, porque, nesta vida e para sempre, só desejo uma coisinha – mais LLuz, mais LLuz, mais LLuz... Pensando melhor, acho que não sou tão egoísta assim, porque tudo o que eu sei – heindelianamente – compartilho com vocês. Ai do maldito que sabe e tem e não divulga o que sabe nem divide o que tem! Ai do maldito! Apodrecerá sentado em cima do que (pensa que) tem e do que (pensa que) sabe! Precisamos estar atentos e preparados, pois, como advertiu o Mestre DK, uma concepção inteiramente nova – um Quinto Acercamento do mundo e das realidades espirituais e, talvez, da natureza do próprio Deus está em caminho. Eu presumo que, entre outras coisas, um novo conceito de liberdade, a semente de um novo credo universal e a verdade da e sobre a imanência de Deus, como insinuou o Mestre DK, serão apresentados à Humanidade. A isto, intuitivamente, eu, que não sou Mestre de coisíssima nenhuma, já denominei de Teocientificismo.

 

 

Um Novo tempo – o Teocientificismo que está chegando!

 

 

5. Religião comparada é um campo do estudo das religiões que analisa as diferenças interpretativas de temas comuns, mitos, rituais e conceitos entre as religiões do mundo. O antigo épico Mahabharata observa que princípios morais podem ser compartilhados por todas as religiões… mas, suas posições filosóficas são freqüentemente diferentes. A que se chega com este estudo? Leandro Karnal explica: não existe uma religião original, pura. A concepção do sagrado é diferente para diferentes religiões, apesar de existirem hábitos e localizações aparentemente semelhantes e com finalidades iguais. Stonehenge e o Muro das Lamentações são ambos locais sagrados dos antigos druidas celtas e dos judeus, respectivamente; Meca e Vaticano são destinos de peregrinações de muçulmanos e cristãos; padres e pais-de-santo encarnam autoridades religiosas em seus respectivos cultos; porém, a idéia de que cada pessoa tem de seu objeto de crença é diferente, além das relações entre as partes também o serem, o que exclui a possibilidade de um homem religioso universal... Apenas reescreverei esta última frase: o que exclui, no presente, a possibilidade de um homem religioso universal... Parafraseando um comentário de Leandro Karnal, direi conclusivamente: quando tentamos autoritariamente adaptar o outro ao nosso universo cultural, só enxergamos o nosso ego (o mesmo), nunca o outro. E assim, enquanto prevalecerem separatividades de qualquer ordem, isto é, visões díspares das coisas, um entendimento global e fraternal tanto quanto uma religião universal serão impossíveis. É por isto, por exemplo, que árabes e judeus não se entendem. Como compatibilizar o pensamento do Patriarca Abraão (tendo Abraão historicamente existido ou não, considera-se que a partir dele tenham se desenvolvido as três grandes vertentes religiosas da Humanidade – o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo) com o pensamento do Profeta Muhammad – que Allah o abençoe?

 

 

Só mudando a posição dos puzzles!

 

 

6. Mas, a coisa não fica só nisto, porque também há dissensos entre ordens religiosas e denominações de uma mesma religião. Um exemplo contemporâneo é a destruição e a extrema violência fratricida da guerra civil na Síria, em que não há sinais de abrandamento nem de um final negociado entre as partes em confronto. São alauítas (grupo religioso de origem do regime inquestionavelmente autoritário e autocrático de Bashar al-Assad) matando os membros dos múltiplos grupos islamistas-jihadistas que combatem na guerra civil da Síria, tipicamente oriundos do Islão Sunita – dos quais o Estado Islâmico do Iraque e do Levante é apenas o mais conhecido pela sua barbárie... E vice-versa. Segundo José Pedro Teixeira Fernandes, a Democracia só pode emergir e ganhar raízes a par de uma secularização do político aceite pela população. Implica, ainda, uma cultura política pluralista e de negociação, na qual as eleições não sejam vistas como mera forma de legitimar o autoritarismo de uma maioria. Por outras palavras, pressupõe que as idéias políticas, de esquerda ou de direita, se sobreponham a lógicas étnicas e/ou religiosas. Pressupõe uma integração das minorias na vida política. Pressupõe, ainda, que a legitimidade última do poder seja a vontade popular/nacional e não a religiosa/divina. Enfim, se vencer a guerra, a alternativa do radicalismo islamita que domina a aposição armada a Bashar al-Assad, significará passar de uma opressão de tipo secular para uma opressão teocrática. A tragédia da Síria continuará de uma ou de outra forma, e não apenas para os alauítas, que passarão a ser objeto de vingança. Para a maioria dos muçulmanos sunitas, excepto para os islamitas convictos ou oportunistas, não é discernível um futuro melhor. Quanto às minorias religiosas (cristãos e drusos) ou étnicas (curdos), poderão ter de enfrentar também a sua própria ameaça existencial. Em latim, farei a pergunta que não cala na minha cabeça: Quousque tandem absurdus, crudelìtas et ignorantìa? Quousque tandem, Homo nescìus?

 

 

Desintegração da Síria
(Lamentavelmente, é o que estamos assistindo!)

 

 

7. A forma correta de entender (compreensão dialética) os conceitos de Deus Imanente e de Deus Transcendente é considerar Deus Imanente Deus-no-mesmo e Deus Transcendente Deus-no-outro ou Deus-em-todos. Isto não é Panteísmo, nem Panenteísmo (ou Krausismo) nem Pantiteísmo. No fundo, isto se reduz à compreensão-aceitabilidade de que somos todos um.

8, Neste âmbito nebulento, a grande dificuldade é diferençar concertadamente a minoria é real e verdadeira da maioria espúria e imaginária (de natureza preponderantemente astral), porque, simplesmente, a minoria real e verdadeira tende para zero! O melhor é... Bem, cada um sabe o que é melhor para si. Sabe?

9. Um exemplo de uma grande fórmula de palavras é a Oração do Pai-nosso.

10. Por que acrescentei ou não entre colchetes? Porque, por exemplo, a crença em um céu de delícias e/ou em um inferno de aflições jamais poderá se tornar uma convicção. Ninguém pode se tornar convicto de algo que não existe, pelo menos, convicto em termos Iniciáticos. Portanto, há dois tipos de crenças: 1ª) a que, por ser verdadeira, pela compreensão-realização, se torna uma realidade interior; e 2ª) a que, por ser falsa, também pela compreensão-realização, se dilui e desaparece.

11. Basta conferir, por exemplo, o enredo dos filmes The Godfather III (O Poderoso Chefão, parte III) e Monsignor (Monsenhor).

 

Páginas da Internet consultadas:

http://4.bp.blogspot.com/-TpCf5c5dW20/VHxwbgpEn5I/
AAAAAAAAELs/H66qNnf4BXA/s1600/brent%2Bfred.PNG

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=18145

http://disney-pal.com/Disneyland/rafts_to_pirates_lair.htm

http://www.pintarcolorir.com.br/
desenhos-de-cachorro-quente-para-colorir/

http://www.animated-gifs.eu/religion-prayers/001.htm

http://www.heathersanimations.com/india.html

http://www.infoescola.com/oriente-medio/siria/

https://peganolivro.wordpress.com/2013/06/13/
de-costas-ao-minarete-da-mesquita-ouvia-o-rezo-do-muecim/

https://www.crossed-flag-pins.com/animated-flag-gif/flags-Syria.html

http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-guerra-civil-na-siria
-e-a-minoria-alauita-de-bashar-alassad-1676530

http://www.deusaindafala.com/2015/03/27/encaixar-ou-estabelecer/

http://casadosaber.com.br/sp/media/mediauploader//r/e/relatorio.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abra%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_comparada

http://giphy.com/gifs/trippy-halftone-voronoi-8CtUusrQQVhgA

http://www.vectorportal.com/subcategory/171/
RESTROOM-VECTOR-SIGN.eps/ifile/6712/detailtest.asp

http://giphy.com/gifs/transparent-door-ZLG3MpIwvrYPu

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%B3ria_a_Deus_nas_alturas

https://crisantoteixeira.wordpress.com/2015/08/15/i-congresso-mundial-
sobre-educacao-global-inteligencias-humanas-e-construcao-da-cidadania/

http://www.animationplaza.com/2/animations/
people_c_to_e/elderly/vp_old_man_walking.htm

http://www.taringa.net/post/apuntes-y-monografias/17685
533/Venganza-en-el-Vaticano-el-sinodo-del-cadaver.html

http://www.pistissophiah.org/vvvvvvv_sete_racas_11.htm

http://nl.circlecount.com/userfavposts/1126388
18176594178616?tag=Animated&order=2

http://ww2.valdosta.edu/~csparlor/topic.html

http://www.ieja.org/portugues/Estudos/
Artigos/p_deusrepugnaateologiadesangue.htm

http://photobucket.com/images/animated%20skull#/images/ani
mated%20skull?&_suid=144709867804608460730704860542

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

We Are the World
Compositores: Michael Jackson & Lionel Richie

Fonte:

http://www.midiworld.com/files/387/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.