OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE
(5ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 5ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Problemas da Humanidade, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Os assuntos abordados nesta obra, ao mesmo tempo, fáceis de ser compreendidos, mas, difíceis de ser implementados, estão relacionados com a necessidade de serem reajustados os valores humanos e a urgência de serem postas em prática novas atitudes mentais, para que corretas e mais elevadas relações humanas possam surgir. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de DK-Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja urgentemente feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Se forem dados passos efetivos, tanto espirituais quanto materiais, em benefício das minorias menores e menos importantes,1 que abundam e são maltratadas e ultrajadas, se criará uma situação que reverterá totalmente a política mundial e se inaugurará uma nova era mais civilizada e uma cultura mais iluminada.

 

Trajetória do Esforço Humano  —›  Perfeita Justiça + Eqüidade.

 

O maior absurdo praticado pelos diversos grupos religiosos é fomentar dissensões e tentar aumentar o número dos seus membros, em detrimento de outros cultos. Quem estimula isto promove a separatividade. [Dois exemplos: a catequese de silvícolas e as cruzadas – movimentos militares de inspiração católica que partiam da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome pelo qual os católicos denominavam a Palestina) e à Cidade de Jerusalém, com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio católico.]

 

A tirania da política egoísta impregna tanto o Capital como o Trabalho. Só se pode pensar, falar e planejar em termos de Humanidade, pois, essencialmente, somos todos irmãos.

 

Haveremos de compreender que o emprego da força produz (quando produz!) resultados que, realmente, não são nem eficientes nem eficazes (porque o preço é demasiado elevado) e, geralmente, são transitórios. Só há uma saída para a crise mundial: métodos educativos concertados + uma propaganda [divulgação] autêntica e justa.2

 

O correto e o incorreto (hábitos de viver e de pensar) são apenas questões culturais e étnicas, como é o caso, por exemplo, de viver em tendas, das religiões, dos tabus e das tradições nacionais.

 

Nada é mais separatista do que a fé religiosa, principalmente se a religião estiver ancorada em messianismo e em proibições materialistas, pois, fermenta a idéia de povo escolhido.

 

O tratamento dispensado aos judeus no transcurso das épocas [particularmente durante a Segunda Guerra Mundial, apoiado pelo silêncio do mundo] é um dos capítulos mais negros, abomináveis e indignos da História Humana, que não tem justificativa ou desculpa. Todavia, os judeus não podem insistir em viver e permanecer separados, para que a desnecessária antipatia que os persegue possa ser dissipada. Resumindo: não adianta nada reclamar cidadania, se, deliberadamente, é mantida a identidade racial.

 

 

Indignidade Injustificável e Indesculpável

 

Não se pode resolver completamente qualquer problema seguindo uma abordagem ou um critério exclusivamente materialista. A base de tudo é a inclusividade interativa.

 

No futuro, um dia, na África, se estabelecerá um centro de luz cultural, de onde germinarão a mais pura forma de Ensinamento Oculto e de Vida Esotérica.

 

Basicamente, os problemas relacionados à etnia negra são uma responsabilidade da etnia branca, que tem a obrigação espiritual de resolvê-los. Mas, isto depende de boa vontade mútua.3

 

No mundo, todos nós sabemos, ainda não há igualdade de oportunidades, e há muita discriminação racial. Simplesmente, isto precisa acabar. Particularmente, o tratamento dado aos negros no mundo inteiro é uma mancha para todos nós. O grande problema é que os poderosos e os políticos míopes não querem que as coisas mudem. Não há desculpa possível para tal atitude, e as compensações futuras serão pesadíssimas.

 

Indubitabilidade histórica: se hoje encontramos tantos negros arrogantes, vingativos, cheios de ódio e ansiosos para se impor, foram os brancos que os fizeram assim.

 

 

 

Al Hajj Malik Al-Shabazz (1925 – 1965),
mais conhecido como Malcolm X

 

 

O problema fundamental das minorias está diretamente vinculado à grande heresia da separatividade. O complicado nisto é que a natureza humana não muda com facilidade nem tão rapidamente. Seja como for, a paz não será possível enquanto prevalecer o sentimento de separatividade, simplesmente derivado de um errôneo tipo de educação das massas.

 

 

Essa pepeta é minha!

 

 

O bom para a parte só será efetivamente bom se for bom para o todo. Tudo se fundamenta no estabelecimento de corretas relações humanas através do desenvolvimento do espírito de boa vontade. Isto é simples, mas, o egoísmo, geralmente, costuma embaciar todos os esforços neste sentido, sendo muito difícil que as pessoas aceitem sua exeqüibilidade. Seja como for, isto é responsabilidade nossa, e nem Deus (qualquer que possa ser o significado atribuído a esta palavra), nem os anjos, nem os Mestres e nem ninguém farão isto por nós. Ou fazemos e estabelecemos já ou faremos e estabeleceremos um dia! Os que não toparem farão parte dos que não poderão seguir em frente!

 

Primeiro —› eu.
Segundo —› eu.
Terceiro —› eu.
Sempre —› eu.

 

Enquanto os homens não derrubarem as muralhas separatistas e não eliminarem as barreiras entre uma raça e outra raça, entre uma nação e outra nação, entre uma religião e outra religião, entre um homem e outro homem, a Unidade não será a característica distintiva da Humanidade. Isto é: a característica da Humanidade continuará sendo o que separa e desune, e não o que une e não separa!

 

 

Recordar é preciso!

(Sinceramente? Eu não me conformo com esse B-29, apelidado de Enola Gay, que lançou a
bomba nuclear Little Boy sobre a Cidade de Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945!)

 

 

 

 

[Pausa para um cafezinho: até aqui, tudo o que estudamos é mais do que óbvio para todos nós, mas, ainda que seja óbvio, há obviedades (incontestáveis ou evidentes por si mesmas) que demoram milênios para ser implementadas! Minha esperança é que os milênios se transformem em séculos, e os séculos, deus queira, em décadas! Eu ando saturado, por exemplo, de todo esse mensalhufas de petrohouse, que envergonha a todos nós! Acho que nem os Irmãos Metralha (The Beagle Boys) seriam capazes que bolar um esquema tão intrincado e ramificado desses!]

 

 

Irmãos Metralha (The Beagle Boys)  –  todos parentes
do S-ilveiró, do Z-zopilato, do Cirdeu, do Bosta et cetera.

 

 

 

 

Onde há boa vontade, as barreiras da separação e os mal-entendidos são demolidos.

 

Pense no seguinte, que é muito fácil de ser posto em prática: Talvez, a expressão do Verdadeiro Amor ainda esteja muito distante como um fator importante na vida das pessoas em nosso Planeta, mas, a boa vontade é uma possibilidade viável, e é uma urgente necessidade para podermos organizar o nosso futuro e estabelecer corretas relações humanas.

 

Não adianta rezar nem rogar, pois, não há milagre que resolva os problemas do mundo [como não há milagre que resolva particularmente nada]; nós é que temos que transformar as coisas. E os dois melhores agentes transformadores são a educação e a boa vontade – boa vontade que nada mais é do que o prescrito na Nobre Senda Média de Buddha [Compreensão Correta, Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Esforço Correto, Atenção Correta e Concentração Correta].

 

Um preconceito é o primeiro tijolo na parede separatista!

 

 

Derrubando a Parede Separatista

 

 

Como poderemos pretender uma relação direta com Deus, se as relações que mantemos com os nossos semelhantes são egoístas, insalutíferas e malevolentes?

 

A apresentação da Verdade à Humanidade, em qualquer período da História, relativamente às necessidades humanas, sofre uma adaptação constante.

 

 

 

 

Para todos, é essencial voltar a Jesus, à Sua Mensagem Crística e à forma de vida que Ele exemplificou. Seja como for, precisamos ter em mente que o espírito humano é superior a todas as igrejas e a todos os seus ensinamentos. Os prelados e os hierarcas presunçosos da igreja não terão lugar no Reino de Deus. Cristo não necessita nem de prelados nem de hierarcas.

 

Absolutamente nada sobre a Terra pode(rá) obstaculizar ou interromper o progresso da [personalidade-]alma humana em sua longa peregrinação das trevas à luz, do irreal ao real, da morte à imortalidade e da ignorância à Sabedoria.

 

A(s) teologia(s), os dogmas, as doutrinas, o materialismo, a política e o dinheiro criaram uma enorme e escura nuvem entre a igreja e Deus, e obstruíram a verdadeira visão do Amor de Deus.4

 

Dois fatores primordiais são os responsáveis pelo fracasso das religiões: 1º) estreitas interpretações teológicas das escrituras [geralmente, preconceituosas, abominosas e cavilosas]; e 2º) ambições materiais [geralmente, ananas, profanas e mundanas] e políticas [geralmente, caprichos, cochichos e bochichos].

 

Queremos o poder para mandar!
Queremos mandar para dominar!
Queremos dominar para ameaçar!
Queremos ameaçar para embotar!

.................................................


Embotando, o que irá mudançar?

 

São os dirigentes das igrejas e os eclesiásticos de todos os credos que, obrigatoriamente, primeiro, devem se regenerar, e que necessitam voltar à simplicidade da fé – que está em Cristo.

 

Inevitavelmente, ainda que haja sinceridade (quando há!), as interpretações teológicas subjetivas e personalísticas das escrituras (normalmente, ancoradas na tradição oral, ou seja, no ouvir dizer e no achar) diluem seu significado. E assim, nascem as doutrinas autoritárias, os dogmas oprimentes e os contra-sensos esmagadores, filhotes monstrengos daquilo que os teólogos crêem que Deus quis dizer!

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Não quero discordar de Mestre DK, mas, talvez, do tradutor desta obra. Considero que haja, sim, minorias menores (os aborígines, por exemplo), mas, não concordo que sejam menos importantes. No Universo, não há esses diplomas de menos importante e de mais importante; tudo é igualmente importante, ainda que assassinar um ser humano exija uma compensação educativa mais pungente do que matar uma pulga. Enfim, como se expressou São Paulo, não há nem judeus nem gentios.

2. Como, por exemplo, como tenho feito com as obras do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, publicadas por Alice Ann Bailey.

3. Isto, basicamente, teve início com a firme atuação política de Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 – Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013), um advogado, líder rebelde e Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna Nação Sul-africana, na qual, normalmente, é referido como Madiba ou Tata (Pai).

 

 

Nelson Madiba Tata Mandela Dançando

 

 

4. E tudo começou já nos primeiros séculos do Catolicismo, quando as hediondas adulterações das palavras e do pensamento de Cristo (expressos por Jesus) começaram a ser desavergonhadamente implementadas. Hoje, o que temos é lamentavelmente apenas um grande arremedo. Mas, isto não é uma exclusividade da Religião Católica. Por isto, todas as religiões, sem exceção, acabam, por assim dizer, caindo em desuso. Mas, quem precisa de religião, se o Reino de Deus está dentro de cada um de nós? Não precisamos ouvir discurso de ninguém; temos um Deus que fala em nosso interior. Só precisamos aprender uma coisinha: saber como entrar no Silêncio.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nobre_Caminho_%C3%93ctuplo

http://asleiturasdopedro.blogspot.com.br/2011/
11/irmaos-metralha-60-anos-de-assaltos.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Enola_Gay

http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/10-fatos-assustadores-
sobre-as-bombas-atomicas-2lerltwnrcax8krlkhmo0kw5w

http://www.sheknows.com/parenting/articles/
1075483/best-pieces-of-advice-for-dads-to-be#.

http://malcolmx.com/biography/

http://mensagens.culturamix.com/frases
/frases-malcolm-x-lider-afro-americano

http://www.buzzjack.com/forums/index.php?showtopic=163931

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anne_Frank

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bergen-Belsen

http://history.howstuffworks.com/american-
history/united-states-enacts-lend-lease-bill1.htm

http://collections.ushmm.org/search/catalog/pa1171695

http://xroads.virginia.edu/~ma04/wood/mot/html/jews.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

We Are the World
Compositores: Michael Jackson & Lionel Richie

Fonte:

http://www.midiworld.com/files/387/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.