OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE
(4ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 4ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Problemas da Humanidade, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Os assuntos abordados nesta obra, ao mesmo tempo, fáceis de ser compreendidos, mas, difíceis de ser implementados, estão relacionados com a necessidade de serem reajustados os valores humanos e a urgência de serem postas em prática novas atitudes mentais, para que corretas e mais elevadas relações humanas possam surgir. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de DK-Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja urgentemente feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

No futuro, uma profunda mudança acontecerá na relação entre o Capital e o Trabalho.

 

E acabou a escravidão!
E acabou a exploração!
E acabou o
vantagismo!
E acabou o antilogismo!

Mas, não mudaram,
e interrompidos ficaram.
Entrecena de estupidez!
Expectativa de sensatez!

Desde eras andadas,
dicas vêm sendo dadas.
Ir a pique será escolha
de quem fizer má colha!

 

 

Capital e Trabalho
(Futuro)

 

A causa da inquietude mundial, das guerras que têm destroçado a Humanidade e da miséria que se espalhou por todo o globo, em grande parte, pode ser atribuída a um grupo de homens egoístas que, com propósitos exclusivamente materialistas, pois, amam o dinheiro e o poder que o dinheiro , tem explorado, durante séculos, as massas, e têm se aproveitado do trabalho humano para seus próprios fins egolátricos.

 

O orvalho vem caindo...
Abra o olho morubixaba!
O Rei Sol vem surgindo...
Quem bobar levará biaba!

O apego está sumindo...
Amansará o pedra-braba!
Novo tempo está vindo...
De que serve a aldraba?

 

O sistema capitalista [laissez-faire, laissez-aller, laissez-passer], que possui e controla a riqueza, destruiu o mundo.

 

 

Charlie Chaplin – Modern Times (1936)

 

O sistema capitalista apóia os governos políticos, monitora o eleitorado, comanda os objetivos estreitos e nacionalistas de políticos egoístas, financia os negócios mundiais, controla o petróleo, o carvão, a força motriz, a luz, os transportes e, anonimamente, regula(menta) o movimento bancário mundial.

 

 

 

The Great Dictator

Discurso Final – Charlie Chaplin

 

 

The Great Dictator – Charlie Chaplin

 

Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar a todos – se possível – judeus, o gentio, negros, brancos...

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou de nos desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A Terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou, no mundo, as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas, nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, emperdenidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem estas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio nos aproximaram muito mais. A própria natureza destas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... Um apelo à fraternidade universal... À união de todos nós. Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora... Milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas, todos vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: "Não desespereis!" A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbirão e o poder que do povo arrebataram haverá de retornar ao povo. E assim, mesmo que morram os homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais, que vos desprezam, que vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da Humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... Os que não se fazem amar e os inumanos.

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou um grupo de homens, mas, de todos os homens! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela, de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da Democracia – usemos este poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo, um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à
mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores se liberam, porém, escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da Democracia, unamo-nos.

Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah? O Sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Estamos entrando em um mundo novo, um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas, e, afinal, começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!

 

...................................................

 

Ergue os olhos, meu irmão!
Ouve a Voz do teu Coração!
O amanhã é hoje,
já, agora!

 

 

 

A responsabilidade da grande miséria que prevalece hoje em todos os países do mundo corresponde, principalmente, a certos grupos estreitamente inter-relacionados (que trabalham em completa e perfeita unidade de idéias e intenções e se conhecem e se compreendem mutuamente) de homens de negócios, banqueiros, executivos dos cartéis internacionais, consórcios, monopólios, oligopólios, organizações e gestores de grandes corporações, que buscam apenas o seu próprio benefício ou o sucesso da corporação em que operam. Eles não estão interessados em beneficiar o público. Estes grupos são a maior ameaça que enfrenta, hoje, o gênero humano. Mas, está amanhecendo um novo dia!1

 

É muito pouco, para não dizer que é nada, mudar de conduta e de atitude apenas por instinto de conservação.

 

Os Trabalhadores Espirituais do mundo não apóiam os sindicatos de trabalhadores nem protegem ou favorecem os capitalistas, mas, sim, estão preocupados com a Humanidade.

 

Regra Básica do Capitalismo: máxima produção a um custo mínimo.

 

Quero o máximo pelo mínimo,
mas, só pago o salário-mínimo.
Quem não gostar pode se pirar;
eu não ligo se você se mandar!

 

Durante a Era Vitoriana, a gigantesca diferença entre os muito pobres e os muito ricos foi a característica predominante.2

 

As coisas precisam mudar, e haverão de mudar: educação conveniente, liberdade responsável, direitos humanos efetivos, jogo limpo com regras filantrópicas e humanitárias e mesmas oportunidades para todos. Moradias insalubres, baixos salários e condições de vida malsãs estão chegando ao fim.

 

São direitos inalienáveis de todos os seres humanos: salários decentes, melhores condições de vida e mais horas de descanso. As melhorias das condições de vida dos trabalhadores devem ser permanentes e crescentes.

 

Ainda hoje, em muitas partes do mundo, o trabalho é uma ditadura, que utiliza a ameaça, o medo e a força para alcançar seus fins.

 

Mistura Explosiva: Amor ao Dinheiro + Exercício do Poder.

 

 

 

Fato incontestável: no futuro, o poder estará nas mãos da massa. As crescentes inter-relações estabelecidas entre os movimentos de trabalhadores de todas as nações do mundo conduzirão a isto. O ideal da Humanidade está no coração do movimento trabalhador.

 

A Humanidade, hoje, se encontra em um encruzamento: ou cai puramente no materialismo mais abjeto ou se reorienta espiritualmente. Não há mais ou menos nem uma terceira via.

 

O dinheiro, em si, não é mau; o amor ao dinheiro, sim, é a raiz de todos os males.

 

Debilidade fundamental da Humanidade —› desejo de objetos, de posses e de comodidades materiais, ou seja, aquisição ou acumulação de coisas, de poder e de supremacia, que só o dinheiro pode dar.

 

 

Eis os princípios fundamentais que regem as relações dos seres humanos comuns: um homem contra outro, um proprietário contra outro, um negócio contra outro, uma organização contra outra, um partido contra outro, uma nação contra outra, o trabalho contra o Capital, reconhecendo-se, hoje, que os problemas da paz e da felicidade estão relacionados principalmente com os recursos do mundo e com a propriedade de tais recursos.

 

Nos tempos que correm, as expressões que predominam nos jornais, no rádio, na televisão e nos debates relacionadas com a estrutura financeira da Economia, e que dirigem e controlam nossa vida, nossos planos, despertam nossa inveja, alimentam nosso ódio e nossa antipatia contra outras nações e nos colocam uns contra os outros são: juros bancários, salários, dívida nacional, PIB, cartéis, impostos, inflação, Taxa Selic, corrupção etc. [Talvez, o etc. seja muito maior do que as obviedades citadas, como, por exemplo, é o caso do terrorismo internacional e dos diversos conflitos localizados – que afetam nossas vidas e a Economia global!]

 

 

 

Nos tempos que correm,
a coisa é levar vantagem!
Nos tempos que correm,
corrupção + sacanagem!
Nos tempos que correm,
velhacaria + bilontragem!
Nos tempos que correm,
zorro é quem é selvagem!
Nos tempos que correm,
surubada + libertinagem!
Nos tempos que correm,
contramão + barbeiragem!
Nos tempos que correm,
destempero + bostagem!
Nos tempos que correm,
(des)ilusão + miragem!
Nos tempos que correm,
para lhufas há frenagem!
Nos tempos que correm,
quem liga para burragem?
Nos tempos que correm,
quem liga para a imagem?
Nos tempos que correm,
prevalece a crocodilagem!
3

 

 

As trocas, baldrocas, barrocas e matrocas que regem a Economia atualmente, com o tempo, espiritualmente, desaparecerão, pois, acabarão por prevalecer a irmandade humana, o esforço colaborador e pacífico e o constante desenvolvimento do Princípio da Consciência Crística nos Corações de todos os homens. Não adianta; isto é-será inexorável, e já está acontecendo, mais do que pode ser objetivamente observado! [Mas, quem não está percebendo que as crianças que estão nascendo são diferentes?]

 

A liberação da energia do átomo pode ser considerada como o fato inaugurador definitivo da Nova Era, e pertence à Humanidade inteira.4

 

O Capital e o Trabalho ainda não enfrentaram a crise definitiva que mudará o 'statu quo ante'! Mas, haverão de enfrentar!

 

 

 

Cansamos de ser espoliados!
Cansamos de ser
escravizados!
Cansamos de ser embrulhados!
Cansamos de ser manipulados!

O Kosmos é tesouro de todos!
Os frutos da Terra são de todos:
sejam catodos, sejam anodos,
sejam hinodos, sejam rapsodos!

Cansamos de ficar estagnados!
Cansamos de ficar
abajoujados!
Cansamos de ficar
abagulhados!
Cansamos de ficar abagaçados!

O Kosmos é tesouro de todos!
Os frutos da Terra são de todos:
sejam catodos, sejam anodos,
sejam hinodos, sejam rapsodos!

Por que feitores e escravos?
Por que tramóias e conchavos?
Por que zil milhões e centavos?
Por que crucificações e cravos?

O Kosmos é tesouro de todos!
Os frutos da Terra são de todos:
sejam catodos, sejam anodos,
sejam hinodos, sejam rapsodos!

 

 

 

Nenhuma nação deveria possuir com exclusividade a tecnologia para a liberação da energia nuclear (que é apenas a primeira de muitas outras grandes liberações, e que tornarão manifiesta a Divinidade e a Imortalidade do homem). Quando todas as nações da Terra tiverem acesso à tecnologia que liberta a energia do núcleo atômico, o sistema capitalista está condenado a desaparecer. (Grifo meu.)

 

 

A nota-chave que deverá ser emitida e a palavra que terá que ser acentuada é: Humanidade!

 

Para todos nós, só há um caminho: unidade humana – entendimento humano categórico, relações humanas fraternas, jogo limpo (as mesmas regras e as mesmas oportunidades para todos) e unidade essencial de todos os homens – base para todas as organizações políticas, religiosas e sociais e foco-mestre dos sistemas educacionais. Enquanto houver superlativa riqueza e extrema pobreza, os homens não poderão alcançar seu elevado destino.

 

A Hierarquia Espiritual do nosso Planeta não reconhece nem o Capital nem o Trabalho; reconhece apenas homens e irmãos.

 

Solução Para Tudo: Educação + Educação + Educação...

 

Os fatores que condicionam o problema racial, basicamente, são: exploração e distorção derivadas de interesses políticos egoístas, agentes preconceituosos e agitadores, escassez-desigualdade econômica, controle imperialista imposto por certas nações, educação errada e civilização antiga e capenga (que já dá sinais de degeneração).

 

A tendência separatista (estreiteza dos credos religiosos), que diferentes sistemas religiosos têm fomentado e deliberadamente continuam a promover hoje, é um dos fatores que idealizam e engendram o preconceito étnico. [E continuamos a matar em nome de Deus!]

 

Debilidade Humana O Grande Pecado ou a Heresia da Separatividade – o maior obstáculo para felicidade do mundo, porque coloca um homem contra outro, um grupo contra outro, uma classe contra outra e uma nação contra outra.

 

 

Eu sou você!

 

Poderá haver algo mais perigoso e separativo do que a doutrina da soberania nacional? Haverá algo pior do que o espírito de nacionalismo com seu sentido de soberania e os seus desejos e aspirações egoístas, predominante, de maneira geral, em todas as nações? Mais uma vez vale a pena repetir: a solução é e está nas corretas relações humanas. Norte e Sul e Ocidente e Oriente precisam se encontrar.

 

 

Grande Encontro

 

 

Tudo muda; tudo evolui; tudo é temporário!

 

Toda evolução tem caráter cíclico. As nações e as raças passam pelos mesmos períodos de infância, crescimento, puberdade, maturidade, declínio e desaparecimento, como acontece com todos os seres humanos.5

 

Cada ser humano tem a possibilidade de chegar a ser no mundo o que o Cristo foi, pois, em potência, cada um de nós é um Cristo.

 

Durante a guerra de 1914 a 1945, as nações que escolheram o caminho mais fácil – o caminho da neutralidade perderam uma grande oportunidade espiritual, que está baseada no princípio de compartir.6

 

Não haverá paz no mundo enquanto não houver justiça para todos.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Um filme que mostra este assunto muito bem é The Formula (A Fórmula), de 1980, com Marlon Brando e George C. Scott.

2. Na verdade, isto não mudou tanto assim. Milhões ainda morrem de fome e sem nada pelo mundo afora. A dívida social planetária é absurdamente incomensurável!

3. Mas, cuidado! Crocodil(ian)o que dorme vira bolsa!

4. Todavia, lamentável e estupidamente, inaugurou muito mal. Jamais serão esquecidos o calamitoso 6 de agosto de 1945 e o catastrófico 9 de agosto de 1945. Se não tivermos cuidado – e bota muito cuidado nisto! – as armas nucleares (e outras armas de destruição em massa) poderão apagar a vida da face da Terra! Bem, isto é maneira de dizer, porque ninguém confia mais na Humanidade do que eu.

5. Não há um império que ficado para semente!

6. Haveremos de aprender e de compreender que a dor de um é a dor de todos. Não existe essa coisa de isolamento; tudo é compartilhamento. Por isto, conforme já comentei em um texto anterior, nada é mais absurdo do que o lucro, pois, para alguém ganhar alguém terá que perder! E, quando um perde todos perdem! Como é possível que as pessoas não entendam isto, se até o zé-burrego entende?

 

 

A dor de um é a dor de todos!
Para alguém ganhar alguém terá que perder!

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://photobucket.com/images/

https://jimhull.wordpress.com/2011/
08/12/are-the-rich-more-selfish/

https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:GRACE_globe_animation.gif

https://susanspoeticblogosphere.
wordpress.com/tag/dont-judge-me/

http://mistersensitive.com/gallery/
displayimage.php?pid=1313

http://giphy.com/gifs/transparent-
animation-trippy-DVWVJxLvLSc92

http://www.netanimations.net/Moving_Animated_
piggy-bank-money-and-treasure-pictures.htm

http://giphy.com/gifs/charlie-chaplin
-the-great-dictator-GtHyVHLM7BmFO

http://www.miniweb.com.br/
artes/artigos/charles_chaplin.html

http://www.seufuturonapratica.com.br/portal/
fileadmin/user_upload/POL/discurso_final.pdf

http://giphy.com/gifs/maudit-maudit-
charlie-chaplin-gears-5sA46j4PJlXnW

http://visualizingmathsandphysics.blogspot.com.br/
2013/06/curl-its-purpose-significance.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

We Are the World
Compositores: Michael Jackson & Lionel Richie

Fonte:

http://www.midiworld.com/files/387/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.