OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE
(3ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 3ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Problemas da Humanidade, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Os assuntos abordados nesta obra, ao mesmo tempo, fáceis de ser compreendidos, mas, difíceis de ser implementados, estão relacionados com a necessidade de serem reajustados os valores humanos e a urgência de serem postas em prática novas atitudes mentais, para que corretas e mais elevadas relações humanas possam surgir. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de DK-Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja urgentemente feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

As escolas primárias devem se considerar como guardiãs da civilização; as escolas secundárias devem se considerar como custódias da cultura; e as escolas superiores (universidades) devem enfatizar os problemas internacionais.

 

A palavra espiritual significa: compreensão, serviço, fraternidade, corretas relações humanas (solidariedade + inofensividade) e admissibilidade de um mundo por trás dos fenômenos.

 

Ser um Cidadão do Reino de Deus não implica nem obriga a que se tenha uma atividade religiosa qualquer.

 

Para que possa ser modificada a atitude atual da juventude em relação ao mundo e ao seu ambiente e favorecer o reconhecimento da parte pessoal a ser desempenhada na vida e as responsabilidades a assumir, é fundamentalmente necessário que, desde muito cedo, seja despertada e enfatizada na criança a existência do Eu Central (Eu Superior ou Interno) – o Morador do Corpo Físico. [Isto nada tem a ver com as religiões e as teologias existentes.]

 

A futura educação será, no mais amplo sentido, a Ciência das Corretas Relações Humanas e da Organização Social. [Isto, em certa medida, já vem acontecendo.]

 

No futuro, todas as formas de nacionalismo (causador de guerras agressivas) e de egoísmo (latrocínio nacional e internacional) tenderão a desaparecer.

 

Laissez-aller! Deixai andar!
Laissez-faire! Deixai obrar!
Laissez-passer! Deixai passar!
Este treco haverá de mudar!1

Todos devem transmudar!
Todos devem atravessar!
Todos devem ascensionar!
Isto, sim, haverá de vigorar!

 

Educação = Vontade ao Bem + Vontade à Verdade + Vontade à Beleza.

 

Passado da Humanidade —› Fundamento dos Acontecimentos Atuais. Presente —› Fator Determinante do Futuro.

 

É necessário que a educação discuta a hipótese da existência da [personalidade-]alma no homem como o fator interior que produz o belo, o verdadeiro e o bom – fator este inteiramente autônomo e independente de qualquer religião organizada ou de qualquer teologia estabelecida.

 

 

 

 

Eis as duas perguntas que deve(re)mos nos fazer e tentar responder: 1ª) efetivamente, o que é o homem?; e 2ª) realmente, qual é o propósito intrínseco do homem no esquema das coisas?

 

Apesar dos erros e dos equívocos das técnicas educativas passadas, os métodos do passado não merecem nem acusação nem execração, exceto na medida em que o próprio mundo possa representar, na atualidade, motivos para ser acusado e para ser execrado, como resultado destas técnicas e destes métodos.

 

 

Parece que a Guerra de 1914 a 1945 não nos ensinou bulhufas.
E, se ela ensinou alguma coisa, nós, certamente, esquecemos!

 

Onde não há visão, o povo perece.

 

A unidade mundial só se tornará uma realidade quando se ensinar às crianças do mundo que as diferenças religiosas são, em sua maior parte, uma questão de nascimento, ou seja: que quem nasce na Itália será provavelmente católico romano, que quem nasce entre judeus seguirá os ensinamentos judaicos, que quem nasce na Ásia, provavelmente, será muçulmano, budhista ou pertencerá a alguma das seitas hindus, que quem nasce em outros países poderá ser protestante, e assim por diante. Enfim, a maioria das quizilas e das quizumbas em assuntos religiosos resulta da controvérsia causada pelas diferentes interpretações que são feitas a respeito do que [não] é a Verdade. [Isto é uma obviedade tão óbvia que só não enxerga quem não quer!]

 

 

 

 

Qualquer método educativo só terá sucesso se estiver livre de preconceitos e olhar todos os homens como membros de uma grande família. [Isto também é uma obviedade tão óbvia que só não enxerga quem não quer!]

 

Educação do Futuro    Cidadania Mundial.

 

Cada um de nós precisa unificar em si mesmo a Triplicidade Básica: Instinto, Intelecto e Intuição.

 

 

Triplicidade Básica (Triplo I)

 

Ideal familiar  —›  Ideal Tribal  —›  Ideal Nacional  —›  Unidade Internacional  —›  Humanidade Una    Melhores condições, mais luz e maior entendimento, colaboração, segurança, paz e abundância, em vez de terror, medo e fome.

 

Chegará o tempo em que, no pensamento humano, não haverá mais lugar para consciências raciais [preconceitos], sentimentos nacionais [patriotadas] e religiões separatistas [fideísmos]. Chegará o tempo em que só pensaremos e atuaremos em termos universais. [1 + 1 1.]

 

 

Ocidente + Oriente = Unidade

 

 

Unificação

 

 

Por acaso, haverá alguém que não admita que os velhos valores econômicos e as conhecidas normas de vida desaparecerão, e que as condições de vida na Terra se alterarão 'profundamentalmente?' No futuro, até os dois principais recursos naturais do Planeta (carvão e petróleo) – que são finitos – chegarão a se tornar desnecessários! Com relação a isto, o grande problema são os donos da energia suja [que provoca danos ao meio ambiente ou à saúde dos seres humanos2], pois, lutarão até o fim para que seus interesses financeiros não sejam alterados. [Basta, por exemplo, conferir a biografia de Nikola Tesla (1856 – 1943), de Rudolf Christian Karl Diesel (1858 – 1913) e de Stanley Allen Meyer (1940 – 1998).]

 

 

 

Energia Eólica3
Energia Solar

 

 

Inquestionavelmente, a segurança futura da Humanidade depende de duas coisas: da constante e metódica educação dos povos e das corretas relações humanas, isto é, da prática insubstituível do espírito de boa vontade. [Gloria in excelsis Deo (in Corde) et in Terra pax hominibus bonæ voluntatis.] Fundamentalmente, Democracia é boa vontade!

 

Os Estados Unidos da América, a Commonwealth e os Estados que compunham a antiga União Soviética são as potências que constituirão o triângulo central no coração do mundo futuro – por assim dizer, a esperança da raça futura. Isto se resumirá em felicidade para todos, justiça para todos e oportunidade para todos.

 

Os ódios raciais (apartheids), as atitudes separatistas e as hipocrisias políticas e religiosas estão com seus dias contados.

 

 

 

Quem não é um pouco negro?
Quem não é um pouco branco?
Quem não é um pouco egro?
Quem não é um pouco manco?

Quem não é um pouco judeu?
Quem não é um pouco muslim?
Quem não é um pouco sandeu?
Quem não é um pouco chinfrim?

Quem não é um pouco furreca?
Quem não é um pouco vigarista?
Quem não é um pouco sapeca?
Quem não é um pouco achista?

Então, por que os separatismos?
Então
, por que os ódios raciais?
Então, por que tantos egoísmos?
Então, por que mutilar a edelvais?

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Na versão mais pura do Capitalismo, laissez-faire é a expressão-símbolo do Liberalismo Econômico, significando que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade. Esta maneira de ver as coisas se tornou dominante nos Estados Unidos e nos países da Europa durante o final do século XIX até o início do século XX. Em língua francesa, a frase laissez-faire, laissez-aller, laissez-passer significa literalmente deixai fazer, deixai ir, deixai passar. O primeiro autor a usar a expressão laissez-faire, em uma associação clara com sua doutrina, foi o estadista e escritor francês René Louis de Voyer de Paulmy, 2º Marquês d'Argenson (Paris, 18 de outubro de 1694 – Castelo de Segrez, 26 de janeiro de 1757), por volta de 1751.

2. As principais desvantagens do uso das fontes de energia suja são: 1ª) geralmente não são renováveis, ou seja, são fontes esgotáveis; 2ª) causam poluição ambiental, principalmente do ar, gerando problemas de saúde nas pessoas; 3ª) são as principais causadores do aquecimento global do Planeta e das mudanças climáticas; e 4ª) são mais caras (como ocorre com as usinas termelétricas, que possuem custos de operação mais elevados do que as hidrelétricas).

3. Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito estufa e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.poorwilliam.net/al-021108.html

https://pt.fotolia.com/tag/edelvais

http://m.suapesquisa.com/energia/energia_suja.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica

http://energiamapeada.com.br/

http://aspowersolutions.co.za/

http://www.al-energy.com/Wind%20Power.html

https://en.wikipedia.org/wiki/File:RELIGIONES.png

http://giphy.com/gifs/disney-kristen-stewart
-chris-hemsworth-RpBJO7JXtzBXa

http://www.sevenoaksart.co.uk/ufo.htm

https://amarildocharge.wordpress.com/
2013/09/08/bashar-al-assad-caricatura/

http://terrorfreesomalia.blogspot.com.br/2012/10/
somalias-al-qaeda-linked-al-shabab.html

http://sempreguerra.blogspot.com.br/2015/01/
boko-haram-ataca-camaroes-e-143.html

http://beforeitsnews.com/war-and-conflict/2013/10/battle
-footage-from-syria-10272013-videos-2449292.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Syrian_Civil_War

http://www.newsweek.com/how-four-years-
civil-war-has-destroyed-syria-313819

http://www.dailynewsegypt.com/2014/03/15/un-
ngos-urge-effort-stop-syria-war-aid-refugees/

http://carlosamorim.com/

http://caricaturistavinicius.blogspot.com.br/2012/05/
personagens-de-chico-anysio-tim-tones.html

http://sonia-furtado.blogspot.com.br/2014/11/
caso-do-petrolao-petrobras-chega-ate.html

http://www.poynter.org/news/mediawire/
143221/10-iconic-images-from-sept-11-2011/

http://www.islamicinvitationturkey.com/2013/01/25
/imperialist-french-war-on-mali-increases-refugees/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Laissez-faire

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

We Are the World
Compositores: Michael Jackson & Lionel Richie

Fonte:

http://www.midiworld.com/files/387/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.