OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE
(2ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 2ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Problemas da Humanidade, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Os assuntos abordados nesta obra, ao mesmo tempo, fáceis de ser compreendidos, mas, difíceis de ser implementados, estão relacionados com a necessidade de serem reajustados os valores humanos e a urgência de serem postas em prática novas atitudes mentais, para que corretas e mais elevadas relações humanas possam surgir. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de DK-Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul, e o tempo atual necessita e pede que isto seja urgentemente feito por todas as pessoas de boa vontade. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Humanidade Uma só família animada por um só Espírito.

 

Os produtos da terra pertencem a todos.

 

Precisamos romper as cadeias das teologias retrogressivas, das políticas sociais paralisantes e dos modelos econômicos acachapantes, e, indiscriminadamente, trabalhar para o bem de todos os povos.1

 

 

Abrindo a Cortina

 

 

O tão desejado Svmmvm Bonvm pode ser acelerado mediante ações corretas e altruístas.

 

Hoje, o problema mais urgente que a Humanidade enfrenta é com relação às crianças do mundo, particularmente as menores de dezesseis anos – garantia de que o mundo pode ser reconstruído. Com relação a isto, os objetivos e os incentivos deverão ser diferentes, as metas precisam ser bem definidas e os ideais necessitam ser acurada e cuidadosamente considerados. O trabalho futuro mais importante está relacionado com a educação. Uma nova civilização está em caminho! Tudo haverá de se dirigir para uma integração no panorama mundial, cuja meta deverá levar em conta as corretas relações humanas. O fato inconteste é que, se, em séculos anteriores, a educação tivesse tido um outro caráter e um outro enfoque, certamente, não teria acontecido a Guerra Mundial de 1914 a 1945. Hitler, Mussolini e Stalin teriam pregado no deserto! E movimentos como o Boko Haram e o Estado Islâmico, por exemplo, não existiriam.2

 

Por enquanto,
educar não interessa.
Por enquanto,
educar é só compressa.
Por enquanto,
educar é faz-de-conta.
Por enquanto,
educar é uma afronta.
Por enquanto,
educar é uma aleivosia.
Por enquanto,
educar não gera alforria.

 

Uma das tarefas dos educadores é não permitir que a reconstrução do mundo seja feita sobre os velhos cimentos. Haveremos de compreender que a educação é uma empresa profundamente espiritual. Logo, a educação do futuro não poderá estar consolidada nem alicerçada em nenhuma teologia (velha ou nova), pois, continuaria a dar existência a fanáticos (aprisionando os seres humanos) e erigiria barreiras entre os homens.

 

Ainda que todas as teologias devam ser rechaçadas, a autoridade da [personalidade-]alma humana e a Divindade do [e no] homem não podem ser negadas. [Cristo em nós.]

 

As miragens e ilusões escravizantes oferecidas pelo não-Eu precisam ser ultrapassadas!

 

Espírito de Investigação = Capacidade de Pressentir o Desconhecido + Admitir o Improvável + Buscar, Perscrutar e Alcançar a Revelação do que Está Oculto + Reconhecer o Belo, o Verdadeiro o Bom.3

 

De maneira geral, toda dissolução (mudança no modo de pensar e de agir) acarreta agonia e sofrimento.

 

Enquanto a educação for predominantemente competitiva, nacionalista, unilateral, parcial e voltada para valores materiais, será separatista + isolacionista + pessimista.

 

Não há essa coisa esquisitíssima de cidadania nacional; a cidadania é mundial. [Melhor: a cidadania é universal.]4

 

 

Somos Cidadãos do Universo

 

 

Lamentavelmente, nossa civilização presente ficará na História como a mais burdamente materialista. Particularmente, no hemisfério ocidental, o espírito precursor – base de todas as nações — se converteu, na maioria dos casos, em indolência e marasmo. E os que pagam o preço da nossa atuação errônea são, maiormente, os jovens.

 

As guerras têm suas raízes na cobiça, nas possessões materiais, no espírito de competição e nos intereses egoístas individuais e nacionais. Neste particular, nenhuma nação tem as mãos limpas.5

 

Para que possa haver uma reabilitação planetária, é urgente e necessário que haja uma recapacitação psicológica da juventude.

 

As pessoas estão cansadas de ideologias, de teologias, de antilogias, de apologias, de astrologias, de bestialogias, de magias... e de 'embromalogias'.

 

As pessoas e as nações devem ser livres para desembrulhar seus próprios destinos. Cada indivíduo 'per se' e cada nação intrinsecamente devem encarar o problema das suas restaurações-reintegrações com seus próprios apetrechos e das suas próprias maneiras. Mas, todos devem auxiliar todos!

 

E, Vice-versa...

 

O que for porreta para a Maria
poderá ser horrível para o João.
Para uns, bate-chinela é alegria;
para outros, é uma baita aflição.


somos peregrinos em ascensão.
Por que determinar o que fazer,
se quem comanda é o Coração?

São zil Cores e zil Caminhos;

Também há incontáveis ninhos,
porém, só existe uma Saudade!

O que for salutar para o João
poderá ser nóxio para a Maria.
Há um Deus em cada Coração;
mas, só há uma meta: Alforria.

 

 

São múltiplos e dissímeis os ninhos;
viemos de oitavas cósmicas distintas!

 

 

Para que haja paz no mundo, é inquestionável e necessário haver boa vontade e corretas relações humanas.

 

 

 

 

Haverá coisa pior do que o materialismo, o egoísmo, o nacionalismo e o separatismo, que estimulam ódios raciais e orgulhos nacionais? Você já reparou que os heróis da História são todos guerreiros? Alexandre, o Grande, Júlio César, Átila, o Rei dos hunos, Ricardo Coração de Leão, Napoleão, George Washington e muitos outros.

 

Guerras, agressões e latrocínios, que têm caracterizado todas as grandes nações, sem exceção, são realidades que não podem ser negadas. E tudo acabou desembocando na fútil Guerra de 1914 a 1945!

 

Queiramos ou não, o mundo é um grande caldeirão em que se está forjando a Humanidade Una. Precisamos curar as feridas!

 

A natureza da civilização porvindoura depende da educação que as crianças e os jovens receberem hoje, que deverá estar ancorada em dois princípios básicos: o valor do indivíduo e a realidade da Humanidade Una.

 

 

Com amor, é possível se extrair o melhor que há em todos os seres humanos.

 

O primeiro indício de uma elevada espiritualidade é a responsabilidade.

 

A disciplina é importantíssima, mas, deve ser uma disciplina de amor, de paciência e de compreensão, e tudo sempre deve ser explicado à criança.

 

Rapidamente, é preciso acabar
com essa estória de bicho-papão.
Definitivamente, é preciso acabar
com essa boçalidade de macacão.
Imediatamente, é preciso acabar
com severidades e intimidações.
Urgentemente, é preciso acabar
com cerceamentos e falsificações.
Decisivamente, é preciso acabar
com as invencionices educativas.
Corajosamente, é preciso acabar
com as ambigüidades supressivas.
Decididamente, é preciso acabar
com as incoerências inexplicáveis.
Resolutamente, é preciso acabar
com as incongruências inexoráveis.
Amorosamente, é preciso acabar
com o
'quem-dá-ordens-aqui-sou-eu'.
Libertadoramente, é preciso acabar
com o
'quem-não-crê-em-Deus-é-ateu'.

 

 

E uma mulher que carregava o filho nos braços disse: — Fala-nos dos filhos.
E ele disse: — Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da Vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas, não de vós.
E, embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas, não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas, não suas almas, pois, suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar, nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas, não procureis fazê-los como vós, porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O Arqueiro mira o alvo na Senda do Ilimitado, e vos estica com toda a Sua força, para que Suas flechas se projetem, rápidas, para longe.
Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria, pois, assim como Ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.
6

 

 

Muito mais do que nossos filhos,
nossos filhos são nossos irmãos!7

 

 

 

 

Mais do que transmitir fatos,8 o processo educativo deverá dissipar os temores e incutir um sentimento de segurança.

 

Meta para todos os seres humanos —› Viver plena e construtivamente.

 

É urgentemente necessário acabar com essa crueldade absurda de dar às massas apenas os rudimentos do saber.9

 

O objetivo fulcral da educação deve ser preparar os jovens para se tornarem membros criadores e construtivos da família humana. Meta —› Cidadania Mundial.

 

A educação permite que, com inteligência e sabedoria, nos adaptemos às condições existentes.

 

Isto não é adaptação; é massacre!

 

Os educadores deve(ria)m dar especial destaque:

ao controle mental da natureza emocional;

à visão ou à capacidade de ver além do que é, ou seja, o que pode(ria) ser.

ao conhecimento efetivo herdado;

à capacidade inteligente de manejar as relações e de reconhecer e assumir responsabilidades; e

ao poder de usar a mente de duas maneiras: como "senso comum", que analisa e sintetiza as informações fornecidas pelos cinco sentidos, e como luz que penetra o mundo das idéias e da verdade abstrata.

 

Como norma, em tudo, devem ser cultivados a unidade e o sentido de síntese.

 

 

Unidade e Síntese

 

Todos nós precisamos aprender a conhecer o mundo dos significados, que está por trás do mundo dos eventos e dos fenômenos externos. Só assim poderemos contemplar os acontecimentos humanos em termos dos valores universais e espirituais mais profundos.

 

Apenas exercitar a memória e, mecanicamente, decorar datas, fatos e informações sem relações entre si é um processo burdo – uma característica dos métodos do passado.10 Você lembra da frase: 'Quando vou e volto da, neste caso crase há; quando vou e volto de, neste caso, crasear pra quê?' Você lembra da frase: Trinta dias tem novembro, abril, junho e setembro. Vinte e oito tem só um; os demais tem trinta e um. Você lembra do CHON, palavra construída com as iniciais dos quatro elementos químicos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio? Você lembra da tabuada?

 


Tabuada

 

A nova educação considerará a criança tendo em conta sua herança, seu status social, suas condições nacionais, seu meio ambiente e suas capacidade mental e emocional individuais.11

 

Meta da Educação —› Cidadania Mundial Construtiva.

 

As Três Etapas da Educação —› 1ª) ensino fundamental (± dos 4 aos 12 anos antigos curso primário + curso ginasial): corretas reações instintivas; 2ª) ensino médio (± dos 12 aos 18 anos antigos curso científico + curso normal + curso clássico): desenvolvimento intelectual e controle dos processos mentais; e 3ª) ensino superior, educação superior ou ensino terciário (± dos 18 aos 25 anos universitário): desenvolvimento da intuição, estimulação dos ideais e das idéias e elaboração do pensamento abstrato e da percepção.12

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Realmente, o problema não está em sermos assim, assado, cozido ou frito, deste jeito ou daquele. O problema está em sermos e vivermos de uma certa maneira, não gostarmos da maneira como somos e como vivemos e não nos esforçarmos para mudar. Isto, sim, é que é um baita busílis! E sabe por que as pessoas têm dificuldade em mudar? Geralmente, por medo. Para muitas pessoas, mudar é apavorante. É por isto que um dos mais graves e complicados obstáculos na Via Esotérica e Iniciática é o medo. O medo impede tudo. E assim, enquanto tivermos medo, não poderemos ser Iniciados. Irmãos gêmeos do medo são o conformismo e o consentimento. Joelho não foi feito para ajoelhar.

 

 

Os Pixels do Medo

 

 

2. Como muito bem pensou Lucius Annæus Seneca (Córdoba, 4 a.C. – Roma, 65) a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Se eu tivesse que escolher o que há de pior na educação de todos os tempos, eu diria que é a inculcação modorrenta no espírito de uma criança da idéia de um deus que laureia os bons e pune os maus, um paraíso para sempre e mais seis meses para os bem-comportados e um inferno tórrido e enxofrento ad æternum para os ateus, céticos, descrentes, gentios, heréticos, heterodoxos, idólatras, ímpios, incrédulos, infiéis, mouros, pagãos e sei lá quantos infelizes mais. Mas, tirando a quentura e o fedor, o inferno deve ser mesmo muito mais divertido do que o céu. Sei lá, mas, pelo que contam por aí, aquele ramerrame celestial interminável, em que tudo é sempre igualzinho, igualzinho, sem tirar nem pôr um tiquinho e sem pôr nem tirar um pedacinho, deve ser mesmo dose para mamute bêbado e alzheimerento! To fora! Não sou mamute.

3. O que é secreto apenas (ainda) é desconhecido. Quando o que é ignorado passa a ser conhecido, então, obviamente, o segredo desaparece. O grande problema é podermos ter acesso às fontes autênticas das coisas. Isto, realmente, é uma mistura de problemão + busilaço, porque a maioria das pessoas anda se empanzinando com gato (deturpações teológicas) pensando que está comendo lebre!

4. Nós não somos (apenas) cidadãos do país A, B ou C ou membros do Estado X, Y ou Z; antes, somos cidadãos do mundo, internacionais. Mas, mais do que isto: somos cidadãos universais. Por isto, nossa responsabilidade não é bairrista; é cósmica, com todos os seres do Universo!

5. Aqui, também se pode acrescentar como motivo os diversos preconceitos fideístas e os zelos religiosos fanático-obsessivos.

6. Os Filhos; in: O Profeta. Gibran Khalil Gibran (Bicharre, 6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque, 10 de abril de 1931).

7. Você já leu O Profeta, de Gibran? Se quiser ler on-line, um dos endereços é:

http://www.filosofia.art.br/download/filosofia/
o-profeta-de-gibran-khalil-gibran.pdf

8. Posso estar dizendo uma besteirona, mas, esse negócio de transmitir fatos, hoje, acabou se tornando meio démodé, ainda que não seja completamente desnecessário. A Internet tem tudo o que precisamos. O grande problema é que as pessoas querem moleza e as coisas mastigadinhas, pois, têm preguiça de se virar sozinhas.

9. No Brasil, por exemplo, de maneira geral, só entra em universidade pública quem é filho de rico. As exceções são raras. Isto precisa acabar. O que deve regular a coisa toda e qualquer coisa é o mérito.

10. Na Idade Média, tradicionalmente, as sete artes liberais englobavam dois grupos de disciplinas: de um lado, o trivium (Gramática, Lógica e Retórica), e, do outro, o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música). Quase tudo decoreba! Eu, por exemplo, aprendi que, em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Mas, nunca me explicaram o porquê! Também me ensinaram a resolver uma equação quadrática ou equação do segundo grau, usando a Fórmula de Bhaskara,

 

Fórmula de Bhaskara

 

mas, nunca me disseram como o Bhaskara chegou a esta fórmula! Também tive que decorar os afluentes das margens direita e esquerda do Rio Amazonas, que nunca usei em nada e nunca me serviram para nada. Logo que pude, fiz questão de esquecer! Para fazer a Primeira Comunhão, tive que decorar o catecismo católico todinho. Quem é Deus? Deus é um espírito perfeitíssimo criador do céu e da Terra... E por aí ia e acho que continua indo! Quando fui coroinha da Igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana, no Posto 6, o Padre Barbosa, que era o proprietário do imóvel, me fez decorar a Missa Tridentina inteirinha (de cabo a rabo, de rabo a cabo, de cabo a cabo, e de rabo a rabo) em latim. Só que ele nunca traduziu para mim o que eu repetia como papagaio todos os domingos. Introibo ad altare Dei... Ad Deum qui lætíficat iuventutem meam... E por aí ia e acho que continua indo (só que, agora, as falações são em português + uma cantoria sem-fim, meio que imitando os cultos protestantes)! Uma das coisas boas que aprendi com o Padre Barbosa foi o Tantum Ergo, que são as palavras iniciais dos dois últimos versos do Pange Lingua, um Hino Latino Medieval escrito por São Tomás de Aquino (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março de 1274). Uma das coisas não-boas que o Padre Barbosa quis fazer por mim foi me tornar padre. Já contei esta história, mas, o fato é que fui educadamente convidado a dar o pira do seminário (por falta de vocação sacerdotal). Eu adorei! Já pensou se eu tivesse me tornado padre? Padre Rodolfo? Eu bem que seria capaz de causar a derrocada da Igreja Católica!

 

Hino em Latim
Hino em Português

Tantum ergo Sacramentum
veneremur cernui,
et antiquum documentum
novo cedat ritui.
Præstet fides supplementum
sensuum defectui.

Genitori, Genitoque
laus et jubilatio.
Salus, honor, virtus quoque
sit et benedictio.
Procedenti ab utroque
compar sit laudatio.

Tão sublime Sacramento
adoremos neste altar,
pois, o Antigo Testamento
deu ao Novo o seu lugar.
Venha a fé por suplemento
os sentidos completar.

Ao Eterno Pai cantemos
e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos,
na Trindade é eterno amor.
Ao Deus Uno e Trino demos
a alegria do louvor.

 

11. Um dia, também será considerado o seu passado encarnativo (próximo e remoto). Você já reparou que certas coisas não conseguimos aprender? Pois é, isto tem mais a ver com o nosso passado turbulento e esquecido do que com o presente (que apenas é efeito deste passado). No fundo, todos os impedimentos são psicossociológicos, que ficam perambulando nos porões da nossa subconsciência, funcionando como uma espécie de grilhões aprisionantes-limitantes. Só a Iniciação nos liberta(rá) destas escuridades.

12. Não esqueçamos de que o Quadrado completo (homem integral) só fica pronto, digamos assim, mais ou menos aos 28 anos, ou seja: depois de 4 ciclos de 7 anos (4 x 7 = 28) Corpo Físico + Corpo Etérico + Corpo Astral + Corpo Mental (Inferior ou Concreto). Os três corpos superiores ou mais sutis são: Corpo Mental (Superior ou Abstrato) + Corpo Búdico + Corpo Átmico (que constituem a parte espiritual do homem).

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.equilibriopessoal.com.br/
OHEOU/esoterismo/corpos_do_homem.html

http://www.estreladoorientesl.com.br/
os-sete-corpos-ou-niveis-de-consciencia/

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Sete_princ%C3%ADpios_do_homem

http://www.clipartbest.com/clipart-ycoqx87cE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tantum_Ergo

https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_de_Bhaskara

http://m.brasilescola.com/matematica/equacao-2-grau.htm

http://www.fichasdesenhos.com/taboada-para
-imprimir-desenhos-infantil-para-colorir.html

http://giphy.com/gifs/book-
adaptation-kidsmomo-vI8OoydT1gVlm

http://www.pageresource.com/clipart/
people/families/page2.html

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/educacao

http://giphy.com/gifs/reaction-adventure
-time-cartoons-LuUdUoIClHUVq

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

We Are the World
Compositores: Michael Jackson & Lionel Richie

Fonte:

http://www.midiworld.com/files/387/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.