PRIVILÉGIOS

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Música de fundo: A Banda
Fonte:

http://www.geocities.com/rockshow3000/midi/midi2/chico_buarque.html

 

Outro dia me mandaram um e-mail com a seguinte pergunta: Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta? Eu não soube responder!!! Demorei exatamente 1 segundo para achar a resposta.

 

: oportunidade ou concessão especial

A que só uma minoria tem acesso.

: riqueza, conforto ou bem material

Que oportunizam o ilusório sucesso.

 

 

: direito, prerrogativa ou vantagem

Oriundos de uma distribuição desigual.

Tudo isso é uma grande sacanagem

Praticada por quem é desleal.

 

 

Mas, deslealdade exatamente com quem?

Ou, ainda, deslealdade com o quê?

E mais: É preciso saber o porquê.

 

Deslealdade, primeiro, consigo próprio.

E também com a Unidade da Vida.

Viver assim é ter a vida perdida.

 

 

Quando mais acima eu disse que não sabia responder àquela pergunta, estava deixando para dar minha opinião agora. Não menti; adiei um bocadinho. UM segundo! Não. Em verdade eu já expressei o que penso no soneto acima. O fato é que não interessa se em Brasília os políticos só trabalham terça, quarta e quinta. Nem se em algum estado da Federação se trabalha menos do que em outro. Na realidade, a atividade política não se resume ao Congresso Nacional. E há os compromissos políticos nas diversas unidades federadas. Se forem atividades categóricas, tudo bem. Se não forem, deveremos demonstrar nosso repúdio nas eleições não emprestando nosso voto a um filho da puta ou outro. É isso que nos cabe. E denunciar as sacanagens, quando for o caso. Isto é cidadania.

Mas, no fundo no fundo, realmente nada disso interessa, porque simplesmente devemos cumprir nosso dever e fazer nossas tarefas sem ficarmos observando se os outros cumprem as deles ou se não cumprem. Não fazer aquilo que é preciso e necessário fazer porque fulano, beltrano ou sicrano não fazem o que deveriam fazer, é mais do que deixar de fazer o que se deveria fazer — é fazer exatamente aquilo que os comprometidos com as trevas querem ver todo mundo fazer, isto é: nada de útil fazer para abrir espaço para que seja orquestrado e feito o que não deve e não pode ser feito. As chacinas são um terrível exemplo dessas coisas. Mas, os chacinadores não sabem o que os aguarda! Será (aprendizado amoroso + compensação irredutível) 666000 vezes mais doloroso do que as chacinas que praticaram. Não há impunidade no Cósmico!!! Também não há castigo. Há, sim, AMOR CONSTRUTIVO.

Infelizmente muitas misérias acontecem porque prevalece aquela velha idiotice: quanto pior, melhor. Ou: dane-se o Mundo porque eu não sou dono do Mundo. Vamos trabalhar e deixar de bobagens. Finalmente, privilégio é uma coisa; PRIVILÉGIO, outra inteiramente diferente. Em um sentido puramente místico, PRIVILÉGIO equivale a MÉRITO.

Cogitare!

Pensamentum est.

 

LEIA:  O  ATRIUM  DA  GRANDE  LOJA  NEGRA
CAOS
(animação pictórica)

 

VISITE  A  GALERIA  DE  ARTE  DO  FRATER  +VICENTE  VELADO
Construçaõ de nada
sobre nada