A PREGUIÇA
(Mater Maledicta)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Música de fundo: Pout-Pourry
Fonte:
http://www.iraimawebsites.com/musicas_midi/antigas.htm

 

BREVE INTRODUÇÃO

 

Quando se observa atentamente os ditos defeitos humanos, a conclusão a que se chegará facilmente é que a mãe de todos eles é a preguiça(mater maledicta) mistura de desânimo, esmorecimento, ócio, vadiagem, indolência, negligência, desleixo, morosidade, lentidão, prostração, moleza e aversão ao trabalho.Talvez esteja faltando alguma coisa nessa lista, mas... Aí, acabam se amalgamando com a personalidade preguiçosa desvios como o acobertamento covarde e o desinteresse crônico e crescente, este último tanto por si como pelo outro. (Devo excluir destas rápidas reflexões patologias como, por exemplo, o Transtorno Bipolar do Humor).

Eu diria que as mazelas do mundo têm sua origem na preguiça covarde e amorfa que os seres humanos têm de combater o bom combate, de lutar pela dignidade, pela eqüidade e pela paz. A indiferença é uma doença psíquica que corrói o indivíduo por dentro, e, sem que ele perceba, faz com que apodreça em vida, chegando mesmo a feder, isto é, exalar um odor a podre insuportável. Eu, nos momentos em que escrevo textos como este, penso sempre no 'tempo' que as pessoas 'perdem' sentadas em um bar bebendo cerveja ou vendo na televisão não sei quantas novelas por dia. O que a telinha enfia na cabeça das pessoas – com absoluta ciência do que faz – é um verdadeiro circo (dos horrores)! E as pessoas ficam sentadas horas se envenenando mentalmente com todos os tipos de asnices. Arre!

Solidariedade e voluntariado são as duas formas mais nobres de fraternidade. Por isso, falar em amor e paz sem prestar ajuda quando é necessário e não ser realmente fraterno ou solidário é tão inócuo quanto enxugar gelo. Uma pergunta: custa o que parar por 5 segundos todos os dias e verbalizar ou pensar PAZ AO MUNDO? Creio que isso é o mínimo dos mínimos que um místico deve fazer.

 

 

 

REFLETINDO...

 

Minha mãe, quando viva era,

Me ensinou uma grande lição:

O homem deve viver à vera,

Não como um preguiçoso-truão.

 

Nada poderá 'cair do céu',

E a sorte é uma grande ilusão.

O preguiçoso é um réu;

Seu 'pecado': a inação.

 

Viver sem se comprometer

Também é uma grande covardia.

Isso equivale a ser

Cúmplice de cada sobrevalia.

 

Fingir que não viu um crime

É incorrer em comissão.

Esse ato simplesmente exprime

Uma altíssima traição.

 

Deixar de ajudar alguém

Por preguiça ou indiferença,

É viver uma vida aquém

— Pior do que malquerença.

 

A solidariedade é uma Lei

Que deve ser exercitada.

Aquele que diz: — caguei!

Vale menos do que nada.

 

Muitas desgraças do Mundo

Ocorrem por causa da omissão.

Nem o mais reles vagabundo

Desmerece compaixão.

 

Como sempre tenho dito,

O Universo é um ser vivo.

Preguiçoso, canalha e maldito

É coisa de morto, não de SER VIVO!

 

Por fim, tenho que lembrar:

Seja em que situação for,

Amar, amar e amar

Amar até sentir dor!1

 

 

__________

 

NOTA

1. Para alguém sentir-se útil e feliz: Amar, amar, amar até sentir dor... conselho irredutível de Madre Teresa de Calcutá.



 

Há dois arquivos muito interessantes que retratam dois instantes fantásticos da vida animal. Como ensinou Mestre Apis, AWS: Os animais são nossos Irmãos Menores. Por isso: quem maltrata os bichos é um hórrido fratricida. Quem maltrata um bicho está maltratando um irmão! E quem assassina um bicho está assassinando um irmão! Combater essas maldades está inserido entre as tarefas que um místico – e todo e qualquer cidadão deve exercitar permanentemente. Não há preguiça que justifique uma omissão dessa magnitude.

Clique em segunda-feira e em sexta-feira para assistir esses fantásticos momentos da vida animal. Vida animal?

 

SEGUNDA-FEIRA

 

SEXTA-FEIRA

 

 

 

 

CONVITE

Clique, leia e medite: