PRINCÍPIOS ROSACRUZES
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Max Heindel

Max Heindel
(Quadro do Frater Velado)

 

 

 

Este estudo teve por objetivo refletir sobre o documento Princípios Rosacruzes para a Educação Infantil, de autoria de Max Heindel, nascido Carl Louis Fredrik Graßhoff (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919), que foi um ocultista, astrólogo e místico cristão dinamarquês de origem alemã, radicado nos Estados Unidos, Iniciado Rosacruz e fundador da Fraternidade Rosacruz (o arauto da Era de Aquário), entre 1909 e 1911, nos Estados Unidos, sob a orientação dos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz, cuja missão é promulgar o Evangelho da Era de Aquário e conduzir uma campanha de (re)educação e de Illuminação, de modo que a Humanidade, conscientemente, possa se preparar para o futuro, que é hoje. Mas, para que possa haver Illuminação, Compreensão e Libertação, todas as limitações devem ser abolidas antes de que possamos esperar ter êxito na busca da Verdade, como afirmou Max Heindel. E, segundo ele, para encontrarmos a Verdade (em nós) deveremos deixar para trás nosso pai e nossa mãe, todos os credos, todos os dogmas, todos os convencionalismos, todas as opiniões preconcebidas e todos os desejos mundanos. Não devemos temer entrar em conflito com as autoridades estabelecidas. O que temos de fazer é seguir a Voz Interior, através do fogo, se for necessário. O Espírito da Verdade só poderá ser despertado em alguém que não tenha medo e seja livre. Tudo isto se resume em: Só há uma resposta, e ela está dentro de nós.

 

 

Hoje, eu estou morto;
amanhã, renascerei.
Hoje, eu estou torto;
amanhã, me aprumarei.

Por que esperar, e não já, agora?
É preciso contemporaneizar o corolário!
Por que ficar pagando juros de mora?
Está em vigência a Era de Aquário!

Não espere que mostrem o Caminho.
A Senda sempre esteve em seu interior,
e a Conquista terá cor Azul-marinho.
Paz. Bem. Beleza. LLuz. Vida. Amor.

 

 

Era de Aquário

Era de Aquário

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A tarefa de educar uma criança já começa mesmo antes do nascimento, antes mesmo da concepção, quando os futuros pais devem voltar reverentemente seus pensamentos para a obrigação voluntária da qual irão se incumbir.

 

Durante o período de gestação, os futuros pais devem evocar constantemente a imagem ideal de uma vida expressiva, saudável e útil para o ser que se aproxima.

 

 

Bebê

 

 

Logo em seguida ao nascimento, os futuros pais devem procurar fazer o horóscopo da criança, buscando, se for o caso, ajuda de um Astrólogo Espiritual. Por que isto é importante? Porque, no Mapa Natal da criança suas fortalezas e fraquezas de caráter podem ser identificadas muito facilmente, o que deixa os pais em vantajosa posição para estimular o bem e adotar os meios adequados para redirecionar as más tendências, antes que estas tendências se convertam em realidades. Desta maneira, eles podem ajudar grandemente esse ser querido a superar suas fraquezas.

 

Em seus primeiros anos, as crianças podem "ver" os Mundos Suprafísicos sobre os quais, freqüentemente, falam. São, porém, muitas vezes, desencorajadas de mencionar o que vêem, em razão de os mais velhos não lhes darem crédito ou mesmo as ridicularizarem. É deplorável que esses pequeninos sejam forçados a mentir, ou, pelo menos, negar a verdade, em virtude da incredulidade dos mais velhos, dos mais "sábios". Após investigações, a Sociedade de Pesquisas Psíquicas demonstrou que, freqüentemente, as crianças brincam com companheiros invisíveis, os quais as visitam assiduamente até certa idade.

 

 

Reprimenda

 

 

Não devemos imaginar que quando o pequenino corpo da criança nasce, o processo de nascimento se completou. Tendo o Espírito, no passado, já construído muitos Corpos Físicos, é lógico que tenha a necessária habilidade para fazê-los com presteza, porém, o Corpo Vital é uma aquisição mais recente do ser humano, e, por isto, não somos tão práticos na construção deste veículo. Conseqüentemente, demanda mais tempo construí-lo, e ele não nasce antes dos sete anos, época da segunda dentição. O Corpo de Desejos é uma aquisição ainda mais recente do homem composto, e só nasce aos quatorze anos, na puberdade, enquanto a mente só nasce aos vinte e um anos.

 

Do nascimento até o 7º ano, na ocasião da mudança dos dentes, é que as linhas de crescimento do Corpo Físico são determinadas. Depois ainda crescem, mas, sempre dentro das linhas estabelecidas nestes primeiros sete anos, e os erros e as negligências de oportunidades durante este período dificilmente podem ser recuperadas na vida subseqüente. É dever do educador dar um ambiente adequado à criança neste período, tal como faz a Natureza na fase pré-natal, pois, só assim o sensitivo organismo tem condições de se desenvolver na direção adequada.

 

A montanha, a flor, o rato, o homem, enfim, tudo é uma encarnação da Grande Palavra Cósmica [Verbum Dimissum et Inenarrabile] que continua soando através do Universo, ainda que seja imperceptível aos nossos insensíveis órgãos auditivos. Mas, mesmo que não ouçamos este maravilhoso Som Celestial, podemos trabalhar o corpo das crianças nos valendo da música terrena. Os versos e as cantigas de ninar, muitas vezes não têm sentido, contudo, são portadores de um maravilhoso ritmo, e quanto mais a criança for ensinada a recitá-las, repeti-las, cantá-las e dançá-las, mais música estará sendo incorporada à sua vida diária e, por conseguinte, mais forte e saudável será seu Corpo nos anos futuros.

 

 

Música

 

 

A conduta de uma criança nos seus anos futuros dependerá dos exemplos dados por seus pais na aurora de sua vida. Devemos, portanto, compreender que os nossos mais insignificantes atos podem causar incalculável mal ou bem à vida de nossos filhos, e que nunca devemos fazer nada na presença da criança que não desejemos que ela imite.

 

Não podemos impedir que a criança aprenda ou pense por sua própria vontade, mas, nunca devemos forçá-la a tal, como é comum certos pais o fazerem para gratificarem sua vaidade pessoal. Tudo o que a criança absorve em termos de pensamentos, de idéias e de imaginação deve vir naturalmente, assim como os olhos e ouvidos se desenvolvem naturalmente antes do nascimento do Corpo Denso.

 

 

Aniversário

 

 

Evite dar às crianças brinquedos terminados, de forma que elas nada mais tenham a fazer senão olhá-los. Isto rouba ao cérebro oportunidades de desenvolvimento, e o cuidado e objetivo da pessoa que educa neste período deve ser o de proporcionar meios para um desenvolvimento harmonioso dos órgãos físicos.

 

No tocante aos alimentos, grande cuidado precisa ser tomado nesta fase, pois, um apetite normal ou exagerado nos anos seguintes dependerá de como a criança foi alimentada no primeiro período setenário [dos 0 aos 7 anos de idade].

 

 

Gordo

 

 

E toma de bala...
E toma de sorvete...
E toma de batata frita...
E toma de bombom...
E toma de coca-cola...
E toma de doce...
E toma de biscoito...
E toma de chocolate...
E toma de pudim...
E toma de quindim...
E toma de brigadeiro...
E toma de arroz-doce...
E toma de bala...
E toma de algodão-doce...
E toma de jujuba...
E toma de bolo...
E toma de língua-de-gato...
E toma de pastel...
E toma de empadinha...
E toma de sanduíche...
E toma de cachorro-quente...
E toma de pizza...
E toma de Nha Benta...
E toma de açúcar-cande...
E toma de rebuçados de Lisboa...
E toma de pastel de nata...
E toma de toucinho do céu...
E toma de bola de Berlim...
E toca de ovos moles de Aveiro...
E toca de travesseiros de Sintra...
E toca de barriga de freira...
E toca de Dom Rodrigo...
E toca de punheta-de-estudante...
E virei um zé-bolão...

 

Quanto às roupas, devemos nos certificar de que sejam sempre folgadas, para não irritar a criança. Muito da natureza imoral que estraga uma vida tem sido primeiramente despertada pelas fricções das roupas demasiadamente apertadas, particularmente no caso dos meninos.

 

O castigo corporal sempre deve ser evitado. É um crime infligir castigos corporais à uma criança, seja qual for sua idade. De maneira geral, os indivíduos sem fibra e de vontade fraca foram açoitados impiedosamente na infância. É deplorável que certos pais considerem como sua missão na vida quebrantar o espírito de seus filhos pela lei da vara. Quando uma correção se fizer necessária, retire uma concessão ou suspenda um privilégio.

 

As cores, particularmente as cores complementares, atuam fortemente no organismo da criança.

 

Crianças-prodígios, geralmente, vêm a ser homens e mulheres de inteligência abaixo do normal. Neste particular, se deve permitir à criança seguir as suas próprias inclinações. Sua faculdade de observação precisa ser estimulada, especialmente através dos exemplos.

 

Nunca esqueçamos de que somos responsáveis pelas vidas a nós confiadas, e teremos de responder perante a Lei de Conseqüência [Lei da Causa e Efeito] por termos negligenciado a grande oportunidade de guiar os primeiros passos de um ser no caminho certo.

 

A partir do momento em que o Ego inicia sua auto-afirmação, deixa, então, de ser "o menininho da mamãe" ou "a menininha do papai", e passa a construir sua própria identidade. Como a mente ainda não nasceu (a mente só nasce aos vinte e um anos), devemos procurar gravar sempre no jovem a necessidade de investigar cuidadosamente antes de julgar, e também o fato de que quanto mais fluídicas ele puder conservar suas opiniões, mais capacitado estará também para examinar novas idéias e adquirir novos conhecimentos.

 

Pai, posso?
Não.
Por quê?
Porque eu não quero.

Pai, posso?
Pode.
Por quê?
Porque eu deixo.

 

Durante o período da adolescência, os pais precisam ser tolerantes ao máximo, pois, em nenhuma outra época o ser humano necessita tanto de simpatia quanto nos 7 anos que medeiam os 14 e os 21 anos, quando a natureza de desejos é irreprimível. Para o adolescente que foi educado desde criança segundo os princípios esboçados e enfatizados atrás, este período não será tão crítico, uma vez que seus pais podem, então, significar o amparo que precisa, para superar os obstáculos próprios desta fase até a maioridade, quando nasce a mente [± aos 21 anos].

 

Uma boa compreensão, por parte dos pais, do desenvolvimento que se efetua em cada período setenário [0 –› 7 –› 14 –› 21 –› ...], os capacitará a educar seus seus filhos a trabalhar inteligentemente com a Natureza.

 

Mais ou menos aos 14 anos, quando a glândula timo desaparece completamente, as crianças começam a afirmar sua própria identidade e principiam a se emancipar da família. Através dos anos da infância, tanto o sangue como o corpo, sendo uma herança dos pais, fazem com que as tendências para as doenças também estejam presentes. Não as doenças propriamente, mas, apenas as tendências. Após os quatorze anos fica dependendo, em grande parte do próprio Ego, a manifestação ou não dessas tendências em sua vida. Este é lado da forma. Quanto ao lado da vida, devemos compreender que o ser-humano-aí-no-mundo o pensador encarna equipado com uma natureza mental/moral que é exclusivamente sua, tomando de seus pais somente o material para o Corpo Físico. Por conseguinte, quanto mais cedo reconhecermos que, ao invés de usar a Lei de Hereditariedade como desculpa para nossos maus hábitos, procurando dominá-los e cultivar virtudes, será muito melhor para nós. Precisamos parar de nos escudar em nossos ancestrais como desculpa para os nossos maus hábitos e as nossas fraquezas.

 

Quando um ego retorna à vida terrena, ele é guiado a certo ambiente previamente calculado para impulsionar o seu progresso e possibilitar que compense uma parte do destino [karma] autogerado em existências anteriores.

 

O mal e o bem que praticamos na[s] vida[s] anterior[es] passam para a[s] vida[s] subseqüente[s] como consciência, tanto para nos impedir [ou alertar] que se perpetuem os erros do passado, como para nos estimular a continuar fazendo o bem que tanto nos deleitou em vidas anteriores. [Acho que a questão não é propriamente de deleite, mas, sim, de imperativo categórico. É claro que a maioria de nós não está nem aí para esse tal de imperativo categórico, porém, no futuro, todos nós estaremos.]

 

Quando uma pessoa morre sob circunstâncias aflitivas (por exemplo, em um acidente, em uma rua apinhada de gente, em um desastre de trem, em um incêndio ou em um campo de batalha), ela renasce e morre logo a seguir, ainda criança, porém, enquanto aguarda sua próxima encarnação, alcança um considerável entendimento, podendo assim, na Terra, prosseguir na sua evolução.

 

A Palavra foi enunciada e a primitiva Escuridão se tornou Luz. Esta foi a primeira manifestação da Divindade.

 

Os raios de luz que vêm diretamente do Sol produzem Illuminação Espiritual; os refletidos pelos planetas adicionam consciência e desenvolvimento moral; e os refletidos pela Lua proporcionam crescimento físico. Quando o ser-humano-aí-no-mundo retorna à Terra para colher aquilo que semeou em vidas passadas e lançar outra vez novas sementes para a colheita de novas experiências, cada Ego é diversamente afetado pelos raios estelares.

 

Todo pai e toda mãe que amam profundamente seus filhos devem se esforçar para aprender Astrologia e fazer um horóscopo por conta própria dos seus filhos. Mesmo que suas habilidades não possam vir a ser comparadas a de um astrólogo experiente, seus conhecimentos íntimos sobre a criança, bem como seu profundo interesse por ela, compensarão a diferença, capacitando-os a ver mais profundamente o caráter do filho através do seu horóscopo. E, deste modo, saberão melhor como se desincumbir dos seus deveres como pais.

 

Nunca esqueçamos de que as chamadas crianças boazinhas e bem-comportadinhas, que são modelos de bom comportamento e obediência, deveriam, na verdade, nos preocupar muito mais, porque carecem de iniciativa. Crianças difíceis sempre estão fadadas a abrir caminho no mundo e colher experiências, quer diretamente por uma vida virtuosa e serviço digno, quer indiretamente por uma vida de erros, que serão mais tarde corrigidos e transmutados.

 

Qualquer um que trilhe os caminhos do vício tem sempre condições para ser forte também na virtude, quando seus pés se encaminharem para ela. Mas as pessoas mornas, que não são frias nem quentes, essas, sim, é que causam preocupação.

 

Na educação de uma criança, o melhor é não notar e não ficar apontando as faltas menores, mesmo aquelas que consideramos ofensivas. Devemos sempre nos lembrar de que o Corpo Vital está em processo de formação durante os primeiros sete anos de vida. O Corpo Vital é o veículo do hábito, portanto, a criança cria um hábito após outro, mas, à medida que cresce, abandona os velhos hábitos quase tão rapidamente quanto se formam os novos.

 

Devemos deixar de corrigir nossos filhos a todo instante, o que diminuirá o respeito deles por nós, de modo que, quando tivermos de lhes exigir obediência em coisas verdadeiramente importantes, que eles devem seguir para seu próprio bem, nós, por certo, não seremos ouvidos.

 

 

Criança malcomportadinha
não faz travessurinha,
fica sentadinha,
não come melequinha,
não solta pum na escolinha,
não faz perguntinha
e obedece a mamãezinha.

Criança bem-comportadinha
faz travessurinha,
é inquietinha,
come muita melequinha,
solta pum na escolinha,
faz muita perguntinha
e enfrenta a mamãezinha.

 

 

 

Crianças

 

 

 

Música de fundo:

Sweet Hour of Prayer (Hino Rosacruz de Abertura)
Composição: William Walford (música) & Max Heindel (letra)
Interpretação: Michael Ethington

Fonte:

https://archive.org/details/SweetHourOfPrayer

 

Páginas da Internet consultadas:

http://rebloggy.com

https://gifer.com/en/gifs/80s-montage

https://giphy.com

http://www.christianrosenkreuz.org/prcpei.htm

https://www.funimada.com

https://pt.123rf.com

https://www.deviantart.com

http://www.christianrosenkreuz.org/eg_notaclave.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.