PRECEITOS E AXIOMAS DO ORIENTE – 2

 

 

 

Índia
(Nikolai Konstantinovich Rerich)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Helena Petrovna Blavatsky dava especial atenção à prática da reflexão diária sobre preceitos e axiomas. Em 1890, foi publicado em Londres um livro com uma compilação de pensamentos orientais feita por ela. Sob o título de Gems From the East (Jóias do Oriente), o volume apresentava um pensamento para cada dia do ano. Hoje, a obra faz parte do volume XII dos Collected Writings (Escritos Reunidos), de Helena Petrovna Blavatsky (TPH, Adyar, pp. 425 a 476). O volume reproduz a edição da T. U. P./Covina de 1948. Este estudo apresenta para reflexão a 2ª parte de uma coleção de pensamentos – a Sabedoria Eterna colocada em poucas palavras.

Fonte:

http://www.filosofiaesoterica.com/autor/helena-p-blavatsky/

 

 

 

Preceitos e Axiomas

 

 

 

Aquele que abandona a companhia dos tolos se apega aos sábios.

 

A paciência produz poder. Por outro lado, a ansiedade e a cobiça provocam perdas.

 

 

 

 

Três coisas fazem com que um ser-humano-aí-no-mundo pobre viva como um rico: cortesia, consideração para com os outros e evitação de suspeitas.

 

Quando o otimismo deixa de existir, a má sorte surge. Quando a confiança morre, a vingança nasce. E quando acontece a deslealdade, todas as bênçãos desaparecem.

 

Aquele que desejar alcançar a condição de um Buddha e aspirar à condição do Nascido Por Si Mesmo deverá honrar aqueles que mantêm a Doutrina Dele.

 

Assim como a aranha obtém espaço livre se movimentando para cima pelo seu fio, assim também aquele que decide se erguer obtém Independência através do conhecido Mantra OM.

 

 

(Com o som do seu computador ligado,
aponte o mouse para o gráfico animado acima)

 

A Roda do Sacrifício tem como seu Centro o Amor, como Circunferência a Ação e como seus Raios a Fraternidade.

 

O ser-humano-aí-no-mundo consiste de desejos, e sua vontade é tal como o seu desejo. Suas ações são determinadas por sua vontade. E, sejam quais forem suas ações, ele colherá o que plantou. [Lei da Causa e do Efeito.]

 

Uma pedra se torna uma planta, uma planta se torna um animal, um animal se torna um ser-humano-aí-no-mundo, um ser-humano-aí-no-mundo se torna um Espírito e o Espírito se torna um Deus. [Mas, e antes da pedra? Por acaso, será o Bóson de Higgs?]

 

? Pedra --------------------------------------------------------------------------> Deus

 

Não existe um lugar na Terra, no céu, no mar, nem nas cavernas sob as montanhas no qual uma má ação não crie problemas para quem a praticou. [Lei da Causa e do Efeito.] [2020: não estaríamos passando por esta pandemia aflitiva e tenebrosa, se não tivéssemos criado, coletivamente, as condições para que ela se manifestasse! Mas, nós a derrotaremos. Isto não é uma questão de fé nem de crença; é uma questão de ajustamento cármico. E quando o ajustamento estiver concluído, nós prosseguiremos.]

 

Aquele que finge ser um Santo sem ter se purificado é de fato o mais baixo dos seres humanos: é um ladrão em todos os mundos, mesmo no Mundo de Brahma.

 

Se um ser-humano-aí-no-mundo que se dedica a Buddha não adapta sua vida de acordo com os mandamentos de Buddha, dez mil preceitos não terão valor algum para ele.

 

Aquele que golpeia será golpeado. Quem mostra rancor encontrará rancor. Assim, injúria provoca injúria, e aquele que tem raiva será alvo de raiva. [Isto não é lei de talião ou pena de talião, pois, não existe rigorosa reciprocidade para os erros cometidos. O que existe é Lei da Causa e do Efeito, e as compensações poderão ser feitas pela dor, pelo Amor e pela Compreensão. O Uni(multi)verso (ou, se você preferir, a Consciência Cósmica) não pune nem premia; apenas educa.]

 

Como uma bela flor, cheia de cores, mas, sem perfume, assim são as palavras belas e sem frutos de aqueles que não agem de acordo com o que falam.

 

Quando a sua mente tiver ultrapassado a ilusão, você se tornará indiferente a tudo o que já escutou ou irá escutar.

 

Muitos fideístas me diziam:
quem peca vai pro inferno,
quem não peca vai pro céu.
Acabei me tornando indiferente
ao que diziam, dizem ou dirão.
Hoje, só ouço uma Voz:
a do Deus do meu Coração.

 

Os Sábios preservam a ordem da Natureza; em segredo, Eles assumem formas excelentes.

 

Se você perder tudo o que tem, mas, deste modo, ganhar Sabedoria [ShOPhIa], sua perda será o seu ganho.

 

Nasci rico, rico, rico,
de marré, marré, marré.
Com
ShOPhIa, fiquei Sábio,
de marré, marré, marré.
E mais rico, rico, rico,
eu fiquei, fiquei, fiquei...
De marré, marré, marré!

Hoje, ensino tudo a todos,
de marré, marré, marré.
Podem ser catodos ou anodos,
de marré, marré, marré.
Oh!, que todos se libertem
das miragens e das ilusões...
De marré, marré, marré!

Não existe libertação,
para um, dois ou um milhão.
Ou nos libertamos todos
ou todos continuaremos presos.
Essa coisa de povo eleito
é um sesquipedal preconceito.
De marré, marré, deci!

 

 

Todos

 

 

Nasci Eike, rico, rico,
de marré, marré, marré.
Fiquei pobre
, quase zero,
de marré, marré, marré.
Por que Deus fez isso assim?
E agora? Eu irei fazer o quê?
Marcha a ré, marré, marré!

 

 

 

 

Esvazie sua mente do que é ruim, e se esforce pra enchê-la com o que é bom.

 

Grandes obras não necessitam de muita força, mas, de perseverança.

 

Perseverei... E enriqueci!
Enriqueci... E me esqueci!
Esquecido... Eu me perdi!
Perdido... Eu empobreci!

 

Dormir é apenas nascer na Terra da Memória. O nascimento não passa de um sono durante o qual se esquece o passado.

 

Perdoar sem esquecer faz com que reprovemos novamente aquele que errou, cada vez que a má ação retorna à nossa lembrança. [Por outro lado, não esquecer (sem odiar) é uma forma inteligente de evitarmos que o mesmo erro se repita. Por isto, não podemos esquecer as barbaridades praticadas pelos nacional-socialistas (nazistas), durante a 2ª Grande Guerra (1º de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945).]

 

 

Adolf Schwarzer Magier Hitler

 

 

Todos os seres-humanos-aí-no-mundo contêm dentro de si, em potencial, a semente da imortalidade, mas, o desenvolvimento desta semente depende do poder da escolha. [Tente ler o que não está explícito ou diretamente expresso neste preceito.]

 

Aquele que vive em uma só cor do arco-íris permanece cego para as outras cores. Viva na luz difundida por todo o arco, e você conhecerá tudo.

 

 

 

 

Cada vez que o devoto pronuncia a palavra OM, ele renova seu compromisso com a Potencialidade Divina que vive, em sua [personalidade-]alma, como em um santuário.

 

 

(Com o som do seu computador ligado,
aponte o mouse para a animação acima)

 

 

O Espírito Eterno está por toda parte. Ele abrange o Universo inteiro.

 

Todos os momentos da eternidade são igualmente importantes, porque a eternidade não muda, e uma parte dela não é melhor do que outra.

 

Jo Ho jâye.1
O que acontece
é desejado e bom.
Nascer é bom.
Viver é bom.
Morrer é bom.
Renascer é bom.

 

Seria melhor um ser-humano-aí-no-mundo engolir um pedaço de ferro em brasa do que romper os seus votos.

 

A pureza e a impureza pertencem a cada indivíduo. Ninguém pode purificar outra pessoa. [De maneira geral, é possível se dizer que ninguém pode nada em relação a ninguém. Interferências episódicas são harmonizações de natureza vibratória, normalmente, inconscientes. Ninguém poderá nos ferir sem a nossa autorização, e esta autorização, normalmente, se faz por um alinhamento (voluntário ou involuntário, consciente ou inconsciente) com as forças negras.]

 

Quem é um grande ser-humano-aí-no-mundo? Aquele que tem a maior paciência. Quem suporta pacientemente o sofrimento e mantém uma vida correta é verdadeiramente um ser-humano-aí-no-mundo!

 

 

Eu acrescento: justiça sem justiça.

 

 

Se você fez ou deseja fazer más ações, por mais que você corra para onde quiser, não poderá se libertar do sofrimento. [Sofrimento educativo: Lei da Causa e do Efeito.]

 

Há um caminho que leva à riqueza material. Há outro caminho que leva ao Nirvana.

 

Uma má ação não mata instantaneamente, como a espada. Ela segue aquele que a praticou na sua próxima vida, e [muitas vezes] ainda na[s] outra[s] vida[s] seguinte[s].

 

A Natureza se ergue pelo antagonismo. As paixões, a resistência e o perigo são educadores. Nós adquirimos a força dos obstáculos que vencemos.

 

Assim como uma pessoa que viu alguém em um sonho e o reconhece depois, assim também aquele que adquire a correta concentração mental percebe o seu Eu Superior.

 

É melhor fazer o nosso próprio dever, ainda que imperfeitamente, do que fazer perfeitamente o dever de outra pessoa.

 

 

Fazer com: sim; fazer por: não.

 

 

O Sábio que reconhece o Ser como estando sem corpo dentro dos corpos, como sendo imutável em meio às coisas mutáveis e como sendo grande e onipresente não sofre.

 

O caminho da virtude está no abandono da arrogância e do orgulho.

 

Aquele que prejudica outro se arrependerá, ainda que o mundo o aplauda. Aquele que é prejudicado está livre de arrependimento, ainda que o mundo possa condená-lo.

 

 

Giordano Bruno

Giordano Bruno2

 

 

É necessária mais coragem para olhar o mundo de frente e sem distorções do que para entrar em um local retirado em que vivem bestas selvagens.

 

A verdadeira compaixão está em deixar de lado a vingança quando a vingança pode ser feita. A verdadeira paciência consiste em suportar decepções.

 

O ser-humano-aí-no-mundo feliz deve estar preparado para quando vierem dias difíceis. Ele deve alcançar a paz lembrando que todo grande ser-humano-aí-no-mundo, em algum momento, também teve que sofrer. [Como todos nós estamos, agora, sofrendo com a COVID-19.]

 

Assim como a noite segue o dia, assim também o sofrimento é a sombra da felicidade. O Carma distribui as duas coisas.

 

A águia não caça moscas. Mas, até a águia é perturbada por elas. [Mosca quando dá de encher, enche até a careca do Telly Savalas e a pobrezinha de A Velha a Fiar.]

 

 

 

Aristotles Telly Savalas

 

 

A Velha a Fiar

Cena de A Velha a Fiar3

 

 

 

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer apego.

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer carrego.

 

Mantenha o seu Coração

livre de todo preconceito.

Mantenha o seu Coração

livre de todo contrafeito.

 

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer rancor.

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer desamor.

 

Mantenha o seu Coração

livre de toda separatividade.

Mantenha o seu Coração

livre de toda ofensividade.

 

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer desejo.

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer malfazejo.

 

Mantenha o seu Coração

livre de toda apreensão.

Mantenha o seu Coração

livre de toda miralusão4.

 

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer coisismo.

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer fideísmo.

 

Mantenha o seu Coração

livre de toda obscuridade.

Mantenha o seu Coração

livre de toda perversidade.

 

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer corrupção.

Mantenha o seu Coração

livre de qualquer podridão.

 

Mantenha o seu Coração

sempre pronto para Servir.

Mantenha o seu Coração

sempre pronto para o devir.

 

____________________

 

Mantenha o seu Coração

preparado para a Iniciação.

Mantenha o seu Coração

preparado para a Illuminação.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. O que Mâ Ananda Moyî (30 de abril de 1896 – 27 de agosto de 1982) mais gostava de ensinar a seus discípulos era: Jo Ho jâye. O que acontece é desejado e bom.

2. Giordano Bruno (Nola, Reino de Nápoles, 1548 – Roma, Campo de Fiori, 17 de fevereiro de 1600) foi um teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano italiano condenado à morte na fogueira pela Inquisição romana (Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício) com a acusação de heresia por condenar erros teológicos.

3. A Velha a Fiar é um curta-metragem brasileiro de 1964 dirigido por Humberto Mauro, com a música popular homônima cantada pelo Trio Irakitan. Uma jóia do cinema brasileiro, esse curta-metragem chegou a ser considerado pelos críticos como um dos primeiros videoclipes do mundo. Humberto Mauro, ao não conseguir colocar uma mulher para fazer o papel da velha, colocou seu amigo Mateus Colaço para fazê-lo

4. Miralusão = Miragem + Ilusão.

 

Música de fundo:

Jagalah Hati
Interpretação: Snada

Fonte:

http://d-scholarship.pitt.edu/9216/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://cinemascope.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Velha_a_Fiar

http://jamesbond.wikia.com/

https://www.colourbox.com/

https://br.pinterest.com/pin/494833077778830440/

https://gifer.com/en/1yKG

https://gfycat.com/

https://gfycat.com/gifs/search/mahatma+gandhi

http://centroflordejasmim.blogspot.com/

https://giphy.com/

http://knowyourmeme.com/

https://www.colourbox.com/

https://www.vectorstock.com/

https://www.vectorstock.com/

https://pt.vector.me/search/om-logo

https://punktum.ru/archives/19373

https://ddob.com/

https://blog.homestars.com/

http://wwwpoetanarquista.blogspot.com/
2011/10/pintura-nikolai-roerich.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.