PRINCÍPIOS ROSACRUZES
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Max Heindel

Max Heindel
(Quadro do Frater Velado)

 

 

 

Este estudo teve por objetivo refletir sobre o documento Princípios Rosacruzes para a Educação Infantil, de autoria de Max Heindel, nascido Carl Louis Fredrik Graßhoff (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919), que foi um ocultista, astrólogo e místico cristão dinamarquês de origem alemã, radicado nos Estados Unidos, Iniciado Rosacruz e fundador da Fraternidade Rosacruz (o arauto da Era de Aquário), entre 1909 e 1911, nos Estados Unidos, sob a orientação dos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz, cuja missão é promulgar o Evangelho da Era de Aquário e conduzir uma campanha de (re)educação e de Illuminação, de modo que a Humanidade, conscientemente, possa se preparar para o futuro, que é hoje. Mas, para que possa haver Illuminação, Compreensão e Libertação, todas as limitações devem ser abolidas antes de que possamos esperar ter êxito na busca da Verdade, como afirmou Max Heindel. E, segundo ele, para encontrarmos a Verdade (em nós) deveremos deixar para trás nosso pai e nossa mãe, todos os credos, todos os dogmas, todos os convencionalismos, todas as opiniões preconcebidas e todos os desejos mundanos. Não devemos temer entrar em conflito com as autoridades estabelecidas. O que temos de fazer é seguir a Voz Interior, através do fogo, se for necessário. O Espírito da Verdade só poderá ser despertado em alguém que não tenha medo e seja livre. Tudo isto se resume em: Só há uma resposta, e ela está dentro de nós.

 

 

Hoje, eu estou morto;
amanhã, renascerei.
Hoje, eu estou torto;
amanhã, me aprumarei.

Por que esperar, e não já, agora?
É preciso contemporaneizar o corolário!
Por que ficar pagando juros de mora?
Está em vigência a Era de Aquário!

Não espere que mostrem o Caminho.
A Senda sempre esteve em seu interior,
e a Conquista terá cor Azul-marinho.
Paz. Bem. Beleza. LLuz. Vida. Amor.

 

 

Era de Aquário

Era de Aquário

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Pais sábios que desejam proporcionar à criança todos os benefícios, já começam, antes do nascimento, antes mesmo da concepção, a voltar reverentemente seus pensamentos para a tarefa da qual vão se incumbir. Cuidam para que a união que vai gerar novo ser se realize sob condições estelares apropriadas, isto é, quando a Lua estiver transitando por um signo que possibilite a construção de um corpo forte e sadio, conservando eles mesmos, tanto quanto possível, seus próprios corpos nas melhores condições físicas, morais e mentais. Durante o período de gestação, devem evocar constantemente a imagem ideal de uma vida expressiva, saudável e útil para o ser que se aproxima.

 

 

 

 

Logo em seguida ao nascimento, os pais devem procurar fazer o horóscopo da criança. No Mapa Natal da criança, suas fortalezas e fraquezas de caráter podem ser identificadas muito facilmente, o que deixa seus pais em vantajosa posição para estimular o bem e adotar os meios adequados para reprimir o mal, antes que as tendências se convertam em realidades [hábitos]. Desta maneira, eles podem ajudar grandemente esse ser querido a superar suas fraquezas.

 

Em seus primeiros anos, as crianças podem "ver" os mundos suprafísicos sobre os quais, freqüentemente, falam. São, porém, desencorajadas de mencionar o que vêem, em razão de os mais velhos e "mais sábios" não lhes darem crédito ou mesmo as ridicularizarem. [Isto não chega a ser um crime de lesa-humanidade, mas, é quase!]

 

A Sociedade de Pesquisas Psíquicas demonstrou que, freqüentemente, as crianças brincam com companheiros invisíveis, os quais as visitam assiduamente até certa idade. Durante estes anos, a clarividência das crianças tem o mesmo caráter negativo da do médium.

 

As qualidades negativas [derivadas de encarnações passadas] se encontram ativas no recém-nascido, mas, antes que ele seja capaz de usar seus diferentes veículos, as qualidades positivas precisam amadurecer.

 

O Corpo Vital é uma aquisição mais recente do ser humano, e ele não nasce antes dos sete anos, época da segunda dentição. O Corpo de Desejos é uma aquisição ainda mais recente do homem composto, e só nasce aos quatorze anos, na puberdade, enquanto a Mente só nasce aos vinte e um anos.

 

 

 

 

Os erros e as negligências de oportunidades durante os primeiros sete anos nunca podem ser recuperados na vida subseqüente. [Com todo respeito por Max Heindel, eu trocaria nunca podem por dificilmente podem. Eu mesmo sou um exemplo desse dificilmente. Filho de uma lavadeira portuguesa semialfabetizada e de um engenheiro italiano mussolinista, que nunca deu a menor bola para o ofício de ser pai, tudo o que consegui mudar e conquistar nesta encarnação foi exclusivamente por um esforço pessoal gigantesco, quase sobre-humano. Então, o advérbio nunca deve ser evitado em tudo e para tudo. Mas, para minholetas e borbonhocas é nunca mesmo!] Seja como for, nos primeiros sete anos de vida de uma criança, é dever do educador dar um ambiente adequado à criança, pois, só assim o sensitivo organismo terá condições de se desenvolver na direção certa.

 

 

Borbonhoca

 

 

 

 

 

O "Verbum" é um Som rítmico que repercute através do Unimultiverso, ordenando miríades de átomos na multiplicidade variada de formas que vemos ao nosso redor. A montanha, a flor, o rato, o homem, todos são encarnações desta Grande Palavra Cósmica, que continua soando através do Unimultiverso, ainda que imperceptível aos nossos insensíveis órgãos auditivos. [A... U... M...]

 

Quanto mais música for incorporada à vida diária de uma criança, mais forte e saudável será seu corpo nos anos futuros.

 

 

 

 

Tudo no ambiente da criança deixa nela uma impressão para o bem ou para o mal. Logo, a conduta nos seus anos futuros dependerá dos exemplos dados por seus pais na aurora de sua vida. Considerando que nenhuma criatura debaixo dos céus é mais imitativa do que a criança não esqueçamos de que uma criança ainda não possui mente, e, portanto, não possui razão nunca devemos fazer nada na presença da criança que não desejemos que ela imite.

 

Evite dar às crianças brinquedos terminados, de forma que elas nada mais tenham a fazer senão olhá-los. Isto rouba ao cérebro oportunidades de desenvolvimento.

 

Pratos excessivamente condimentos prejudicam o organismo. Quanto mais simples for o alimento, quanto mais aproveitado for pela mastigação, mais o apetite se tornará saudável, o que norteará o ser humano através da vida, proporcionando-lhe um corpo sadio e uma mente sã, fatos que o glutão desconhece. Contudo, não façamos para nós um prato e outro diferente para nossos filhos.

 

Quanto às roupas, certifiquemo-nos de que sejam sempre folgadas, para não irritarem a criança. Muito da natureza imoral que estraga uma vida tem sido primeiramente despertada pelas fricções das roupas demasiadamente apertadas, particularmente no caso dos meninos.

 

Os castigos corporais devem sempre ser evitados. [Castigo corporal = NUNCA.]

 

Não devemos exigir jamais esforços mentais extremos das crianças.

 

Devemos sempre permitir à criança seguir as suas próprias inclinações.

 

Não esclarecer uma criança sobre qualquer assunto, devido a um falso [ridículo] senso de pudor, é inteiramente não-recomendável. [Quando minha filha tinha ± 15 anos, me perguntou o que era sexo oral. Eu expliquei direitinho, tintim por tintim, o que era e como poderia ser praticado. Era se virou para mim e disse: — Pai, isso é nojento! Eu respondi: Quando você tiver uns 20 anos volte a conversar comigo. Ela nunca tocou neste assunto de novo comigo. Vai ver que fez e gostou! O fato é que, havendo oportunidade, todos os temas podem e devem ser abordados, conversados e discutidos com os nossos filhos. Bem, se a pessoa for carola e cheia de manias, de não-me-toques e de preconceitos, aí, será uma bosta gigantesca, porque acabará mais desensinando do que ensinando. Mas, como regra, os melhores professores são mesmo os pais. Como disse Max Heindel, a omissão equivale a deixar a criança cruzar, de olhos vendados, uma área cheia de armadilhas, com a advertência de não tropeçar nelas. Ora, ao menos tirem-lhe a venda. Ela já terá dificuldades suficientes mesmo sem ela.]

 

A geração em um reino é tão casta, pura e santa quanto nos outros.

 

Se uma criança, repetidamente, ouve conversas levianas e presencia comportamentos duvidosos, acaba se tornando privada dos mais fortes apoios na vida, que são a fé e a confiança em seus semelhantes. Somos responsáveis perante Deus pelas vidas a nós confiadas, e teremos de responder perante a Lei de Conseqüência por termos negligenciado a grande oportunidade de guiar os primeiros passos de um ser no caminho certo. O exemplo é sempre melhor do que um conselho.

 

É um crime infligir castigos corporais à criança, seja qual for sua idade. Os castigos corporais são importantes fatores no despertar da natureza sexual, e, assim, estes castigos devem ser cuidadosamente evitados. [Mais do que isto: castigos corporais, geralmente, acabam produzindo serial killers e problemas sociais e interpessoais de relacionamento geralmente insolúveis. A lei da vara é criminosamente perversa. Quando uma correção se fizer necessária, [ensinou Max Heindel], retire uma concessão ou suspenda um privilégio. Simples assim. Efetivo e sem igual.]

 

No retorno à matéria inferior [reencarnação], as más tendências são lançadas para dentro, pela centrípeta força de Atração, resultando disso que, quando a criança nasce, só o que ela tem de melhor e de mais puro transparece na superfície. O mal latente, antigo, secular, milenar, de modo geral, não se manifesta, até que o Corpo de Desejos, que nasce por volta dos quatorze anos, na época da puberdade, se manifeste, e suas correntes comecem a jorrar para fora do fígado. Esta é a época em que sentimentos e paixões começam a exercer domínio sobre o rapaz ou a moça, quando a matriz da matéria de desejos, que protegia o nascente Corpo de Desejos, é removida. Quando os desejos e as emoções são libertados, o adolescente atinge o período mais perigoso e crítico de sua vida, aquele do ardor da juventude, entre os catorze e os vinte e um anos. O Corpo de Desejos está, então, desenfreado, e a mente, como ainda não nasceu, [pois, só nascerá aos 21 anos], não pode atuar como um freio. Na maioria das vezes, este é um período de provas, que não chega a ser tão difícil para o jovem que aprendeu a reverenciar seus pais e seus mestres, pois, estes podem, então, ser, para ele, uma âncora de apoio contra a erupção de seus sentimentos menores.

 

Devemos sempre educar nossos filhos no sentido de observar a necessidade de investigar cuidadosamente antes de julgar, e também o fato de que, quanto mais fluídicas eles puderem conservar suas opiniões, mais capacitados estarão também para examinar novas idéias e adquirir novos conhecimentos. [Mais do que investigar cuidadosamente antes de julgar, devemos mesmo aprender a não julgar, pois, nossos julgamentos sempre serão dependentes da nossa cultura, e, na imensa maioria das vezes, ela não corresponde à realidade efetiva dos fatos. Ora, se o Unimultiverso é ilimitado, nossa ignorância também sempre será ilimitada. É isto o que, por exemplo, os negacionistas, os ufanistas, os terraplanistas e os antivacinistas não conseguem compreender, causando toda sorte de desarmonia no mundo.]

 

 

 

 

Aprendi a só levar vantagem,
a desrespeitar tudo e todos,
a dar chute em cachorro de rua,
a esperar um milagre de deus.
Hoje, sou daqueles que coagem,
meu Coração se tornou peludo,
detesto o Sol e prefiro a Lua
e não suporto árabes e judeus.

 

 

Nos primeiros anos, o Eu não desfruta da posse completa do seu pequeno Corpo Físico, e a criança não é totalmente responsável por seus atos até os 7 anos, e mesmo até os 14 anos. Até esta idade, nenhuma responsabilidade jurídica por seus atos pode lhe ser imputada, e assim é que deve ser, pois o Eu só pode atuar completa e eficientemente no sangue que ele próprio fabrica, e sendo o estoque de sangue da criança fornecido por seus pais, através da Glândula Timo, a criança não pode ainda ter comando sobre si mesma. Mas, tão logo alcançam a puberdade e comecem a produzir seus próprios corpúsculos de sangue, as crianças começam a afirmar sua própria identidade e começam a se emancipar da família. Através dos anos da infância, tanto o sangue como o corpo, sendo uma herança dos pais, fazem com que as tendências para as doenças também estejam presentes. Não as doenças propriamente, mas, apenas, as tendências. Após os 14 anos, a manifestação ou não destas tendências em sua vida fica dependendo, em grande parte, do próprio Eu.

 

Viemos ao mundo equipados com uma dupla natureza, mental e moral, que são exclusivamente nossas, tomando de nossos pais somente o material para o Corpo Físico, e, portanto, quanto mais cedo reconhecermos que, ao invés de usar a Lei de Hereditariedade como desculpa para nossos maus hábitos, devemos procurar dominá-los e cultivar virtudes. Precisamos, enfim, parar de nos escudar em nossos ancestrais como desculpa para os nossos maus hábitos.

 

LEI DO RENASCIMENTO: Quando um ego retorna à vida terrena, ele é guiado a certo ambiente previamente calculado para lhe impulsionar o progresso e lhe possibilitar liquidar uma parte de destino autogerado em existências anteriores.

 

O efeito doloroso causado pela revisitação do mal assim como a satisfação sentida na contemplação do bem praticado na vida anterior passam para a vida seguinte como consciência, tanto para impedir que o homem perpetue os erros do passado, como para estimulá-lo a continuar fazendo o bem que tanto o deleitou na vida anterior. O agudo sentimento de culpa falará com inequívoca voz, enquanto que o bem praticado lhe dará um caráter mais nobre e altruísta.

 

Na aurora do Ser, foi enunciada a Palavra... e a primitiva Escuridão se tornou Luz.

 

A luz branca encerra todas as cores, mas, aparece tríplice em sua manifestação, se refratando nas três cores primárias: azul, amarelo e vermelho. Onde quer que vejamos estas cores, elas simbolizam o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A luz, difundida ou irradiada através do Sol, produz vida, consciência e forma sobre cada um dos sete portadores de luz, os planetas, chamados os Sete Espíritos ante o Trono, (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano). Cada um destes sete planetas recebe a luz solar em diferentes proporções, consoante a proximidade da órbita central e a constituição de suas atmosferas. Os seres sobre cada um deles, de acordo com seu grau de desenvolvimento, têm afinidade com determinado raio solar. Cada planeta absorve a cor ou as cores que lhe é ou lhe são congruentes e reflete as demais sobre os outros. O raio refletido leva consigo um impulso da natureza dos seres com os quais esteve em contato. Deste modo, a LLuz e a Vida Divinas vão a cada planeta, quer diretamente do Sol, quer por reflexos dos seus seis planetas irmãos. Os raios que vêm diretamente do Sol produzem Illuminação Espiritual; os refletidos pelos planetas adicionam consciência e desenvolvimento moral; e os refletidos pela Lua proporcionam crescimento físico.

 

Quando o homem retorna à Terra para colher aquilo que semeou em vidas passadas e lançar outra vez novas sementes para a colheita de novas experiências, cada Eu é diversamente afetado pelos raios estelares.

 

Um horóscopo levantado logo após o nascimento, de maneira científica, mostra as tendências para o bem ou para o mal na criança. Então, se os pais quiserem ter o trabalho necessário para estudar a ciência das estrelas, poderão prestar à criança que lhes foi confiada um inestimável serviço, pois, estarão em condições de poder estimular suas boas inclinações e reprimir suas tendências para o mal, antes que se cristalizem em hábitos. Todo pai e toda mãe que amam profundamente seus filhos devem se esforçar para aprender Astrologia e fazer um horóscopo de seus filhos por conta própria. Um mapa estelar é fácil de interpretar, e pode ser levantado por qualquer pessoa que saiba apenas somar e subtrair. Para se elaborar um mapa estelar, não é necessário conhecer matemática superior.

 

As chamadas crianças boazinhas, que são modelos de bom comportamento e obediência, deveriam, na verdade, nos preocupar, porque carecem de iniciativa. Crianças difíceis sempre estão fadadas a abrir caminho no mundo e colher experiências, quer diretamente por uma vida virtuosa e serviço digno, quer indiretamente por uma vida de erros, que serão mais tarde corrigidos e transmutados. A criança boazinha, que nunca incomoda seus pais, tem tudo para crescer exatamente do mesmo modo e atravessar a vida sem fazer o bem nem o mal. No Apocalipse, está escrito:

Quem dera fosses fria ou quente.

Mas, porque és morna, e não és quente

nem fria, vomitar-te-ei da minha boca.

 

Qualquer um que trilhe os caminhos do vício tem sempre condições para ser forte também na virtude, quando seus pés se encaminharem para ela. Mas, as pessoas mornas, que não são frias nem quentes, com essas é que devemos nos preocupar.

 

É um grave erro não darmos liberdade à criança e não levarmos em conta o fato de que o Corpo Vital está em processo de formação, durante os primeiros sete anos. O Corpo Vital é o veículo do hábito, portanto, a criança cria um hábito após outro, mas, abandona os velhos quase tão rapidamente quanto se formam os novos.

 

Corrigir os filhos a todo instante, por tudo e por nada, diminui o respeito deles por nós.

 

Nunca se priva uma criança em crescimento do seu alimento regular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Sweet Hour of Prayer (Hino Rosacruz de Abertura)
Composição: William Walford (música) & Max Heindel (letra)
Interpretação: Michael Ethington

Fonte:

https://archive.org/details/SweetHourOfPrayer

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.pinclipart.com

https://www.bayhope.church/kids

https://www.gifimages.pics/tags/kids.php

https://dribbble.com/shots/3166571-Two-kids-playing

https://davidbaptistechirot.blogspot.com

https://giphy.com/gifs/fit-sma-luneta-YR1rWbPcYXciYqMMza

https://www.logolynx.com/topic/animated+music

https://br.pinterest.com/pin/303993043593696904/

http://cinemabrasil.uni5.net/cinemabrasil/babyp.html

https://www.animatedimages.org/cat-babies-46.htm

https://www.deviantart.com

http://www.christianrosenkreuz.org/eg_notaclave.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.