Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Por que bebes tanto assim rapaz?

Chega, já é demais.

Por que choras tanto assim rapaz?

Chega de tantos ais!

 

Achas que encontrarás a tua paz

com um copinho a mais?

Beber alivia, mas não é eficaz.

És ou não és o teu arrais?

 

Se for por causa de remorso,

não custa nada lembrar:

sofreu muito o velho Corso

por se autocoroar.1

 

Ninguém cura sofrimento

bebendo sem parar;

muito bom é o teu tormento

porque vai te Illuminar.

 

Logo, não adianta nada

moer e se embebedar;

 

 

 

 

 

 

______

Nota:

1. Napoleão Bonaparte, em francês Napoléon Bonaparte, (nascido Napoleone di Buonaparte em 15 de agosto de 1769, Ajaccio, Córsega, e morto em Santa Helena em 5 de maio de 1821) foi o dirigente efetivo da França a partir de 1799 e Imperador da França – adotando o nome de Napoleão I – de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar rapidamente entre 20 de março e 22 de junho de 1815. Em plebiscito realizado em 1804, com quase 60% dos votos, foi aprovada a nova fase da era napoleônica; foi reinstituído o regime monárquico na França e Napoleão foi indicado para ocupar o trono. Um dos momentos mais notórios da História ocorreu durante a sua coroação, na qual, com um gesto surpreendente, Napoleão I retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII, que viajara especialmente para a cerimônia, ele mesmo se coroando, em um ato político (equivocado) que deixava claro que não toleraria autoridade alguma superior à dele. Logo depois também coroou sua esposa, a imperatriz Josefina.

Um fato histórico pouco conhecido é que Napoleão recebeu ordens expressas e muito claras para não se tornar Imperador da França e não tentar unificar a Europa pela força. Napoleão não acatou nenhuma das duas recomendações e perdeu o apoio Daqueles Que Sabem E Que Podem.

Também, se morreu mesmo em Santa Helena ou se de lá escapou é secundário; o fato (concreto e místico) é que ele não cumpriu a missão para a qual havia sido escolhido, tendo, a princípio, aceito sem reservas. Não há nada pior do que a vaidade... Seja como for, como não costumo entrar no mérito das decisões alheias, eu não só gosto de Napoleão, como o admiro muito. Mas, se eu tivesse recebido as ordens que ele recebeu, eu as teria cumprido direitinho.

O que Napoleão deveria ter feito, tentado, ou, pelo menos, iniciado, acabou acontecendo em 1992, quando foi consolidado o Mercado Comum Europeu com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os países-membros. Aprovado em 1991, em Maastricht (Maestricht ou Mastrique), uma cidade neerlandesa e capital da província de Limburgo, o Tratado da União Européia entrou em vigor em 1º de novembro de 1993. É composto de dois outros – o da União Política e o da União Monetária e Econômica – que estabeleceram a criação de uma moeda única (Euro). No âmbito social são definidos quatro direitos básicos dos cidadãos da União Européia: livre circulação, assistência previdenciária, igualdade entre homens e mulheres e melhores condições de trabalho. A União Européia é o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB: 8 trilhões de dólares. Formada por quase trinta países da Europa Ocidental*, conta com uma população aproximada de 400 milhões de pessoas. Para admissão na União Econômica e Monetária o estado-membro da União Européia deve atender aos seguintes pré-requisitos: a) deficit público máximo de 3% do PIB; b) inflação baixa e controlada; c) dívida pública de no máximo 60% do PIB; d) moeda estável, dentro da banda de flutuação do Mecanismo Europeu de Câmbio; e e) taxa de juros de longo prazo controlada.

* Os estados-membros da União Européia (European Union - EU) são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e Suécia, além de Liechtenstein, Noruega e Islândia. Em 1º de maio de 2004, os seguintes países também passaram a fazer parte da União Européia: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, e República Tcheca. A Suíça não é um estado-membro, porém, desde 1º de junho de 2002, cidadãos suíços passaram a ter direitos similares aos dos integrantes da União Européia.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.britishcouncil.org/
br/brasil-educationuk-eucitizenship.htm

http://www.camara.gov.br/
mercosul/blocos/UE.htm

http://br.geocities.com/
sousaraujo/3_ano/3a_12_blocos.htm

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte

 

Música de fundo:

É Bom Parar (Rubens Soares & Noel Rosa)

Fonte:

http://www.geocities.com/
locbelvedere/Musicas/Ebomparar.htm

 

 

 

 

 

Há sempre uma Curva na Estrada para nos Illuminar.