O PPPERIGO1 DE UM RETROCESSO

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Após Criticar Balcão de Negócios de Temer,

General é Afastado de Cargo no Exército

 

 

 

General Antonio Hamilton Martins Mourão

General Antonio Hamilton Martins Mourão

 

 

 

Brasília — Em razão das críticas feitas ao Presidente Michel Temer, o General Antonio Hamilton Martins Mourão foi afastado da chefia da Secretaria de Economia e Finanças do Exército. Em palestra dada na quinta-feira no Clube do Exército, em Brasília, o General Mourão afirmou que Temer vai conduzindo seu mandato aos trancos e barrancos, se equilibrando graças a um balcão de negócios. Por ser Presidente da República, Temer é superior hierárquico de Mourão. O general já havia pedido intervenção militar anteriormente. Na palestra, Mourão também demonstrou simpatia pela candidatura a presidente do Deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Ele é o mesmo general que, em setembro, já havia falado na possibilidade de o Exército impor uma solução para crise política brasileira. — Esses cenários foram colocados há pouco aí pela imprensa. Não há dúvida que atualmente nós estamos vivendo a famosa 'Sarneyzação'. Nosso atual Presidente vai aos trancos e barrancos, buscando se equilibrar, e, mediante um balcão de negócios, chegar ao final do seu mandato — disse Mourão durante o evento. Na palestra, intitulada Uma Visão Daquilo que Nos Cerca, o general destacou que falaria a opinião dele. Disse que irá para a reserva em 31 de março de 2018. Coincidência ou não, a data é a mesma do golpe militar de 1964. Também não descartou a possibilidade de disputar algum cargo eletivo futuramente. Além de apoiar Bolsonaro, disse acreditar que a Justiça vai barrar a candidatura do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2018. Em setembro, o general apontou a possibilidade uma intervenção militar, não sendo repreendido pelos seus superiores na época. — Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso — disse Mourão em setembro. Na última quinta-feira, indagado durante a palestra se defende a intervenção militar, Mourão desceu um pouco o tom: — Se o caos for instalado... O que chamamos de caos? Não mais o ordenamento correto. E se as forças institucionais entenderem que deve ser feito um elemento moderado e pacificador, agindo dentro da legalidade. Tempos atrás, fui incompreendido. Estamos, Exército, Marinha e Aeronáutica, atentos para cumprir a missão. O caos é o momento. Ou anteciparmos ao caos e não esperar que tudo se afunde. Por enquanto, nós consideramos que as instituições têm que buscar fazer a sua parte — disse Mourão, concluindo.

Fonte:

https://oglobo.globo.com/brasil/apos-criticar-balcao-de-negocios
-de-temer-general-afastado-de-cargo-no-exercito-22172340

 

 

 

Símbolo do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas

Símbolo do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas

 

 

 

Não está inteiramente afastado

o ppperigo de volta ao passado.

Não está inteiramente superado

o risco de falar o canhão calado.

 

Todavia, retroceder seria morrer;

seria fazer o anfótero Pb renascer.

Tudo ancora em cultura e educação,

não em golpe militar e intervenção.

 

Os bons militares2 reconhecem

que uma intervenção militar aqui

viraria de ponta-cabeça o Patropi.

 

Os bons militares reconhecem

que o papel das Forças Armadas

é servir ao Brasil, mas, caladas.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. PPP = Marinha + Exército + Força Aérea.

2. Não estou querendo dizer com isto que o General Antonio Hamilton Martins Mourão seja um mau militar. Não é. É brasileiro e, certamente, é um patriota digno e honrado. Mas, o General Antonio Hamilton Martins Mourão precisa compreender que, na História da Humanidade, tudo o que foi conquistado pela força e pela violência não foi frutífero nem duradouro. Na minha vida, nada me entristeceu mais do que o Golpe de Estado no Brasil, efetivado em 1964, um conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964, que culminou, no dia 1º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o Governo do Presidente democraticamente eleito João Belchior Marques Goulart (São Borja, 1º de março de 1919 – Mercedes, 6 de dezembro de 1976), conhecido popularmente como Jango, que, apesar de oficialmente ter sido admitido que tenha morrido vítima de um ataque cardíaco, segundo uma parte dos seus familiares, dos seus colegas de política e de outras personalidades, Jango teria sido assassinado por agentes da Operação Condor – uma aliança político-militar entre os vários regimes militares da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai com a CIA dos Estados Unidos, levada a cabo nas décadas de 1970 e 1980) criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras, de eliminar líderes de esquerda instalados nos países do Cone Sul e para reagir à OLAS (Organização Latino-Americana de Solidariedade), criada por Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 13 de agosto de 1926 – Havana, 25 de novembro de 2016). Eu só espero, e penso que todo o povo brasileiro espera, que a senha jamais volte a ser pronunciada e jamais volte a ser transmitida. Todos nós temos que meter na cabeça que o Poder Judiciário é o canal suficiente para ajeitar as coisas e botar o Brasil nos trilhos. Para concluir, voltando ao patriota, digno e honrado General Antonio Hamilton Martins Mourão, quero dizer que compreendo bem os seus sentimentos. Eu mesmo tenho que tomar cuidado para não desidratar e secar de tanto chorar pelo Brasil e pelo mundo, que estão tendo uma enorme dificuldade para se libertar das miragens e das ilusões da Era de Peixes. Todavia, no que concerne aos problemas brasileiros e aos imbróglios mundiais, nós temos que ficar roucos de tanto falar, negociar e argumentar, não sujos de sangue de tanto matar e, de repente, infartar.

 

 

Nunca mais!

 

 

Música de fundo:

Canção do Exército Brasileiro

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=wzjrNJL0aBs

 

Páginas da Internet consultadas:

https://blogdotarso.com/

https://twitter.com/

http://mentalfloss.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Goulart

https://us.norton.com/

https://www.youtube.com/watch?v=wzjrNJL0aBs

https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Armadas_do_Brasil

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.