Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

Pergunta: o que pode interessar a um místico conhecer alguma coisa sobre poluição? Resposta: tudo. Ora, mesmo que morássemos em Marte ou no raio que o parta e apenas trabalhássemos na Bolinha Azul, nossa responsabilidade para com a Terra não deveria mudar ou diminuir um milímetro. Não ter nada com isso (em relação ao que quer que seja) é a última coisa que um ser humano, principalmente um espiritualista, pode deixar prosperar em sua mente ou seu coração. Todos nós temos tudo com isso, não apenas porque somos um com todos, um com tudo, um com o Todo e um no Todo, mas porque, raciocinando hipoteticamente – o que me desagrada inteiramente – se cagarmos e mijarmos no prato em que comemos acabaremos infeccionados, doentes e morreremos prematuramente. Logo, ao menos por um imperativo hipotético, devemos respeitar a Mãe Terra.

Nesta quarta etapa de peregrinação manvantárica, a Terra é o nosso lar, palco iluminado de nossas experiências e de nossa provável e presumida, mas inteiramente possível (ainda que apenas meritoriamente), ascensão ao Período Jupiteriano. Bolas! Todos nós temos tudo com tudo e com mais alguma coisa. Há algo mais lindo, mais místico e mais portentoso do que o nascer do astro rei todas as manhãs? Como é possível alguém não se arrepiar com a beleza da Terra e com a própria vida em si? Isso eu não consigo compreender e não faço a mínima questão de compreender. Nessa matéria, para sempre, quero continuar ignorante.

 

Oh! Terra que me recebeu!

Terra que acolheu o meu Eu!

Agradecido e emocionado,

celebro: muito obrigado.

 

Mas, confesso: pequei contra Ti,

quando, como químico, eu poluí.

Perdoa minha antiga ignorância;

perdoa minha antiga inelegância.

 

Hoje, eu já compreendo,

e ao Sumo Bem me rendo.

Toda aquela velha baixeza

foi transmudada em Beleza.

 

 

 

Este estudo abordará alguns aspectos da denominada poluição do solo e suas conseqüências. Todas as páginas da Internet e todos os websites consultados para a elaboração deste trabalho estão citados ao final, pois copiei, colei e editei à vontade, tentando transformar as informações que garimpei na WEB em um texto compreensível para os que não são especialistas nessa matéria. O último item, Reflexão Final, discute alguns aspectos místicos relacionados com o rebu individual e coletivo em que estão metidos os seres humanos neste Terceiro Milênio, perdidos e naufragando entre crenças e crendices, preconceitos e ilusões, cruciações e descaminhos.

 

Estrutura da Terra

 

Geralmente é ensinado que o interior da Terra (que, no total possui, aproximadamente, 510 milhões de km², dos quais 149 milhões são de terras firmes e 361 milhões são de água), assim como o interior de outros planetas terrestriais, é dividido por critérios químicos em uma camada externa (crosta) de silício, um manto altamente viscoso e um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada líquida dá origem a um campo magnético devido à convecção de seu material eletricamente condutor. O material do interior da Terra encontra, freqüentemente, a possibilidade de chegar à superfície através de erupções vulcânicas e fendas oceânicas. Muito da superfície terrestre é relativamente novo, tendo menos de 100 milhões de anos, enquanto as partes mais velhas da crosta terrestre têm em torno 4,4 bilhões de anos.

 

Camadas Terrestres
(a partir da superfície)
Camadas
Distância em km
Litosfera
de 0 a 60,2
Crosta
de 0 a 30/35
Manto
de 60 a 2900
Astenosfera
de 100 a 700
Núcleo externo
líquido - de 2900 a 5100
Núcleo interno
sólido - além de 5100

 

Composição da Terra
(porcentagem em massa)
Elementos
%
Ferro
34,6
Oxigênio
29,5
Silício
15,2
Magnésio
12,7
Níquel
2,4
Enxofre
1,9
Titânio
0,05

 

Biosfera

 

O conjunto de sistemas vivos (composto por todos os seres e pelo ambiente) do planeta é por vezes chamado de biosfera. A biosfera provavelmente apareceu há 3,5 bilhões de anos. Divide-se em biomas habitados por fauna e flora peculiares. Nas áreas continentais, os biomas são separados primariamente pela latitude (e, indiretamente, pelo clima). Os biomas localizados nas áreas do pólo norte e do pólo sul são pobres em plantas e animais, enquanto que na linha do Equador encontram-se os biomas mais ricos e mais diversificados.

 

A Terra no Sistema Solar

 

O movimento de rotação da Terra em torno de seu eixo (movimento giratório que a Terra realiza ao redor do seu eixo no sentido anti-horário para um referencial observando-se o planeta do espaço sideral sobre o pólo Norte) dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos de segundo, o que equivale a um dia sideral (período de tempo que leva para uma determinada estrela voltar à mesma posição que estava no início da medição, considerando um ponto de observação fixo no planeta). Nesse período, a Terra completa uma volta em torno de um eixo que une o Pólo Sul ao Pólo Norte. Já o movimento de translação da Terra, efetuado ao redor do Sol, leva 365,2564 dias solares médios, o que equivale a um ano sideral. A Terra tem um satélite natural, a Lua, que completa uma volta em torno do planeta a cada 27,3 dias. Entretanto, enquanto uma rotação da Terra em torno de seu eixo dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos de segundo, o movimento de translação da Terra, efetuado ao redor do Sol, corresponde a 366,2563 rotações. Ou seja: embora um ano não-bissexto tenha 365 dias, a Terra efetua 366 rotações ao redor do seu próprio eixo em um ano.

No fim do ano de 2004 houve um grande terremoto na Ásia e noticiou-se que o fenômeno, devido à sua magnitude, teve efeitos sobre a rotação da Terra. Cientistas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial americana, divulgaram que esse terremoto aumentou ligeiramente a rotação da Terra de forma que a duração do dia diminuiu em 2,68 microssegundos. O aumento da velocidade de rotação da Terra também tem efeitos sobre a Força de Coriolis [em um sistema de referência (referencial) em rotação uniforme, os corpos em movimento, vistos por um observador no mesmo referencial, aparecem sujeitos a uma força perpendicular em relação à direção do seu movimento], que por sua vez tem influência sobre variados fenômenos meteorológicos. Esta alteração na velocidade de rotação é uma consequência da conservação do momento angular (produto da massa inercial de um corpo por sua velocidade angular relativa a um observador). Os terremotos têm o efeito de aproximar grandes quantidades de massa terrestre do seu eixo de rotação aumentando assim a velocidade de rotação. Trata-se de um efeito semelhante ao que se passa com o aumento da velocidade de rotação de uma bailarina sem ajuda de uma força externa, apenas alterando a posição dos braços em relação ao corpo.

 

O plano da órbita da Terra e seu plano axial não são necessariamente alinhados: o eixo do planeta é inclinado em cerca de 23 graus e 30 minutos em relação ao um plano perpendicular à linha Terra-Sol. Essa inclinação é responsável pelas estações do ano. Já o plano Terra-Lua é inclinado por cerca de 5 graus em relação ao plano Terra-Sol; se assim não fosse, haveria um eclipse a cada mês.

 

 

Como a Terra está em movimento em volta do Sol, não basta uma rotação completa para o Sol voltar a ficar no zênite (ponto da esfera celeste diretamente oposto ao nadir). Como a Terra mudou de posição e avançou uns 2.500 milhares de quilômetros, o planeta ainda tem que rodar alguns graus extras para que o Sol apareça de novo na mesma posição. E como a velocidade da Terra é maior quando ela está mais próxima do Sol (2 de Janeiro) e menor quando ela está mais distante (4 de Julho), o número de graus extras necessários é maior no inverno (Hemisfério Norte) do que no verão (Hemisfério Norte). Ou seja: os dias solares são mais longos no inverno (inverno no Hemisfério Norte e verão no Hemisfério Sul). No inverno, o dia solar é superior a 24 horas (o dia médio solar) e, no verão, é inferior a 24 horas.

 

Poluição do Solo

 

O solo é um corpo vivo e dinâmico, interface entre o ar e a água, sendo imprescindível à produção de biomassa (massa de matéria orgânica presente em um nível trófico ou em outra delimitação dos ecossistemas). A poluição do solo é definida como a adição ao solo de materiais que podem modificar qualitativa e quantitativamente as suas características naturais e utilizações, como, por exemplo, resíduos sólidos provenientes de aglomerados urbanos (lixo e esgoto) e de atividades industriais e agrícolas, que ainda são irresponsavelmente depositados no solo sem qualquer controle ou tratamento. Eles contaminam facilmente o solo e os lençóis freáticos, além de produzirem gases tóxicos que também provocam efeitos ambientais graves, como a chuva ácida, o efeito estufa etc. Por exemplo, o metano (CH4) produzido pela decomposição anaeróbica de lixo e esgoto pode se acumular em bolsas no solo causando risco de explosão. Sempre que adicionamos qualquer substância estranha ao solo, estamos a poluí-lo e, direta ou indiretamente, estamos poluindo a água e o ar.

 

Tipos de Poluição do Solo e Poluentes

 

Aterros

 

Os aterros são grandes terrenos com buracos cavados no chão, nos quais o lixo recolhido na cidade é depositado, isto é: é uma forma medonha para a disposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, no qual são dispostos resíduos domiciliares, comerciais, de serviços de saúde (o que é um absurdo), da indústria de construção e dejetos sólidos retirados do esgoto. A base do aterro sanitário é constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando, assim, em tese, a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro). Entretanto, a decomposição da matéria orgânica existente no lixo dos aterros sanitários – mesmo com as proteções descritas (que muitas vezes não é suficiente para conter ou isolar o chorume) – pode vazar do aterro sanitário e, conseqüentemente, vir a contaminar o solo.

 

Aterro Sanitário

 

 

Lixo Tóxico

 

É um outro problema decorrente dos aterros. Como não há um processo de seleção do lixo, alguns produtos perigosos são aterrados juntamente com o lixo comum, o que causa muitos danos ao lençol freático, uma camada do solo onde os espaços porosos são preenchidos por água. Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito. Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas. Lixo altamente tóxico deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado. Por isso, acima, quando fiz referência aos aterros sanitários, classifiquei como absurda a deposição de lixo e resíduos dos serviços de saúde nos aterros, como, por exemplo, seringas usadas, aventais, gaze, ataduras, esparadrapo, peças de amputação etc.

 

Lixos Nucleares ou Radioativos

 

Este lixo é composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papéis etc.), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade e que possui algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuarem a emitir radioatividade por longos períodos de tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo. O solo é composto por quatro partes: ar, água, matéria orgânica e mineral. Estes minerais se misturam uns com os outros. A matéria orgânica se mistura com a água, e a parte mineral e o ar ficam retidos nos poros do solo, nos quais também fica a água. São destes poros que as raízes das plantas retiram o ar e a água de que necessitam. Por isso, é tão importante que não haja qualquer tipo de poluição no solo, particularmente a radioativa. É como um ciclo: nós plantamos, cuidamos e colhemos os vegetais, que, por sua vez, serão utilizados em nossa alimentação. Se o solo estiver poluído, os vegetais serão contaminados, portanto não podemos comê-los. Se nós os comermos, também seremos contaminados, o que pode trazer riscos incalculáveis para a nossa saúde. No Brasil, praticamente não há poluição decorrente do lixo nuclear (radioisótopos), porém, por ser um país extremamente desigual, umas das principais causas de poluição do solo é o crescimento desenfreado das cidades que avançam desordenadamente. Particularmente em áreas em que não há saneamento, as pessoas que moram nesses locais jogam seu lixo no solo, contribuindo, assim, substantivamente para a poluição do solo.

 

Agrotóxicos

 

Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas e vermífugos. Podem ainda ser tóxicos os solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos etc. Eles causam muitos problemas tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos e animais, e já foram registrados casos de transmissão de leucemia para o feto, por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a gravidez. Pesquisa realizada em 12 países da América Latina e do Caribe pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostrou que o envenenamento por produtos químicos, principalmente pelo chumbo e pelos pesticidas, representa 15% de todas as doenças profissionais notificadas. Um outro problema é o manuseio inadequado de agrotóxicos, que é um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano pode ser lenta e demorar anos para se manifestar. Enfim, os agrotóxicos causam muitos danos ao meio ambiente e aos seres em geral, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais através das cadeias alimentares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 20.000 óbitos/ano em conseqüência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas nos países em desenvolvimento.

 

Pontos Para Ponderar

 

A contaminação do solo torna-se um grave problema quando:

 

• Há uma fonte de contaminação;

• Há vias de transferência de poluentes que viabilizam o alargamento da área contaminada; e

• Há indivíduos e bens ameaçados por essa contaminação.


O problema pode ser resolvido por:

 

Remoção dos indivíduos e/ou bens ameaçados;

Remoção da fonte de poluição; e

• Bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área).

 

Medidas de recuperação do solo:

 

• Identificação das áreas contaminadas (inventários);

• Diagnóstico-avaliação das áreas contaminadas; e

• Tratamento das áreas contaminadas.

 

Descontaminação do solo:

 

Descontaminação no local (in situ);

Descontaminação fora do local (on/off site); e

Confinamento/isolamento da área contaminada.

 

 

Reflexão Final

 

Eu, realmente, gostaria de saber o que as pessoas pensam efetivamente o que é a vida, e o porquê de vivermos e, em conseqüência, de estarmos vivos. Se a vida nos foi dada por um capricho divino, então, tudo bem: o problema é de Deus, não nosso. Se foi Ele quem criou ou permitiu que fossem criados todos os problemas, Ele terá que responder, não sei quando nem como, perante Sua Consciência sobre todas essas mazelas que Ele autorizou que acontecessem. Agora, se a coisa não é assim – e não é – somos todos responsáveis por tudo. Consciência ou inconsciência das coisas não diminui lá grande coisa sobre a nossa responsabilidade em relação ao que quer que seja.

Quando eu trabalhava como químico, caguei o Planeta trocentas vezes, despejando na pia dos laboratórios em que trabalhei produtos tóxicos e mutagênicos. Hoje, eu não teria que me preocupar com isso se morasse em um país de Primeiro Mundo, porque lá todo o lixo doméstico e industrial é tratado. Aqui, a maioria dos restolhos vai pelo ralo e acaba no mar ou nos rios. (Basta dar uma espiada no mar de bosta que é a belíssima Baía da Guanabara1, no Rio de Janeiro.) E não adianta dizer que o problema é das autoridades constituídas etc., etc., etc. Eu poluí, como muitos continuam poluindo, e ponto final. Como compensarei essa maculação, não sei; mas que terei que compensá-la, isso terei. Todos nós teremos que compensar todo o mal que fizermos, e também o presumido bem, que algumas faz mais mal do que bem. Mas... Mal? Bem? O que serão exatamente essas categorias? Entretanto...

 

Hoje, eu já compreendo,

e ao Sumo Bem me rendo.

Toda aquela velha baixeza

foi transmudada em Beleza.

 

Para concluir, reproduzirei a Prece Para a Mãe Terra, contida no Evangelho dos Essênios, pois, certamente, a poluição da Terra teve início e prosperou com a doentia e escravizante poluição da mente, que entre outros absurdos acabou por infundada e inescrupulosamente admitir que Deus é um não-sei-o-quê antropomórfico masculino, portanto um homem(!?), como declarou Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, o Papa Paul VI, bispo de Roma, em 1977.

Uma mente preconceituosa, portanto doente e enfermiça, é capaz de tudo, simplesmente porque não tem condições de perceber absolutamente nada que seja de natureza efetivamente espiritual, pois a vera Espiritualidade jamais poderá estar sustentada em qualquer tipo de preconceito ou de escolhas deturpadas e coisas autoritariamente inventadas, como por exemplo, de um lado, cilícios, escapulários e indulgências, e de outro, os crimes contra a Humanidade, exemplificados pelas legítimas defesas preventivas, pelas terras arrasadas e pelos assassinatos seletivos, lamentavelmente apoiados por religiosos ultraconservadores e alguns místicos. Basta ver, por exemplo, a desgraceira que estão fazendo na Palestina, no Iraque e no Afeganistão em nome de uma hipotética segurança (que jamais poderá ser alcançada dessa maneira) e do ilusório deus-dinheiro (que conduzirá a todos, sem dinheiro, para a Oitava Esfera).

Acompanhando e elaborando um pouco sobre o pensamento de Clarissa Taguchi, rapidamente comento: uma coisa que sempre me escandalizou e que eu jamais compreendi é o procedimento, quase universal, dos religiosos de vertente cristã face aos estímulos sociais e aos seus próprios sentimentos, normalmente truncados, no que concerne ao comportamento e à responsabilidade desses mesmos religiosos em relação à vida, aos animais e ao meio ambiente, isto é, à própria Terra em si – Pai-mãe ou Mãe-pai, como se queira – de nossa existência física. Parece que os modernos católicos perderam o sentido de vida universal apregoado por Jesus – que ia muito além dos pedidos de clemência, bondade e amor ao próximo e de milagres e realizações para si – pois, de uma maneira geral, tomam partido de ações e de atitudes medonhas e catastróficas, preocupados primeiro com sua segurança pessoal e com o bem-estar de seus países e da Economia que os impulsiona e os faz progredir. O que menos importa, para muitos desses modernos católicos, é o outro, desde que as estratégias e os planos de ação de seus governantes garantam segurança, comodidades, lucro e uma velhice de chinelo e confortável. O outro? Dane-se! Historicamente e em termos meramente doutrinários, basta se dar um olhada no presente e no próprio passado, ambos coalhados de matanças em nome de Deus. O próprio começo do Catolicismo foi simplesmente tenebroso. Para ficar com um só exemplo de um passado que a Igreja faz de tudo para esquecer, mas não consegue, lembremos dos Gnósticos, queimados aos milhares (junto com seus livros), uma calcinadora característica que a Igreja Católica sustentou e manteve contra o que classificava como hereges, durante muitos séculos. Hoje, quer a vida e é contra a camisinha, baseada em um tereterê que ela mesma inventou e do qual não consegue sair. Ficando só com os miseráveis da República do Sudão (que ela preferia que não existissem), eu queria ver todos eles fazendo fila na porta do Vaticano pedindo um prato de comida!

O modelo de vida de Jesus [e por Ele ensinado] não permitia que o homem maculasse a Terra nem o corpo dado por Ela; cada indivíduo que assim agisse sofreria as conseqüências de seus atos através da dor e das doenças. Jesus, veículo do Cristo Cósmico – que era um Iniciado essênio e não projetou sua Essência neste Plano para salvar ninguém de nada – reverenciava a Terra e todos os seres sem qualquer distinção; era vegetariano, crudivorista, higienista, abominava a crueldade contra os animais, rejeitava a submissão ao que quer que fosse de natureza material e repelia as hierarquias impossíveis, pois sabia que somos todos um no seio do Eterno Um, que equilibra sem equilibrar (pois a própria noção de equilíbrio é meramente humana) masculino e feminino, positivo e negativo, dia e noite, vida e morte, manvantara e pralaya.

Não poderá haver Pax et Bonum de corpo e alma, apenas, até porque o ser é setenário. Um dia iremos, todos, compreender que a verdadeira Paz é sétupla, pois ela só pode ser integralizada se e quando os Sete Membros do Ser Setenário estiverem realizados e em paz entre si, com os outros e com o Todo. A antiga Filosofia chinesa do TAO ensina que o pesado e o leve, o alto e o baixo, o silêncio e o som, o antes e o depois e o ser e o não-ser engendram-se todos um ao outro. Essa compreensão-realização unitária acaba por lentamente conduzir ao verdadeiro Matrimônio Espiritual de cada ser com o Mestre-Deus de seu Coração, que só poderá se realizar em Santo Silêncio, já que a Sancta Gnosis só poderá ser encontrada no interior de cada ser-no-mundo (sem intermediação de qualquer demiurgo ou de um presumido criador premiador-punidor, inventado e imperfeito) – isto é, a Sancta Gnosis só poderá ser encontrada in Corde.

No Evangelho de Tomé está escrito: Quando vocês se conhecerem, então serão conhecidos... do Pai vivo. Mas se não se conhecerem, então vivem na pobreza e são a pobreza. E no Evangelho de Felipe está dito: ... a Câmara Nupcial nos convida a entrar. Tudo isto remete para uma conclusão óbvia: em última instância, nós somos os nossos próprios Iniciadores, ainda que tenhamos de passar por diversas Iniciações antes de podermos assumir essa irreversível e irredutível responsabilidade de sermos nossos próprios Iniciadores. Enfim, disse Jesus no Evangelho da Paz: Vossa Mãe está em vós, e vós Nela. Ela vos ilumina e Ela vos dá Vida. Foi Ela quem deu vosso corpo, e a Ela devolvereis algum dia. Felizes sereis quando chegardes a conhecê-La, assim como a seu Reino... Relutando em dar por encerrado este estudo, citarei o Chief Seattle: Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontecer à Terra recairá sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida; ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer à teia, estará fazendo a si mesmo. Alguém pode discordar desse sábio índio?

 

Prece para a Mãe Terra

 

Abençoado seja o Filho da Luz que conhece sua Mãe Terra, pois é ela a doadora da vida.

Saibas que a tua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela. Foi Ela quem te gerou e que te deu a vida; e te deu este corpo que um dia tu lhe devolverás.

Saibas que o sangue que corre nas tuas veias nasceu do sangue da tua Mãe Terra; o sangue Dela cai das nuvens, jorra do Seu ventre, borbulha nos riachos das montanhas, flui abundantemente nos rios das planícies.

Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra; o alento Dela é o azul celeste das alturas do céu e os sussurros das folhas da floresta.

Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra, e que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra. A luz dos teus olhos e o alcance dos teus ouvidos nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra, que te rodeiam feito as ondas do mar cercando o peixinho, como o ar tremelicante sustenta o pássaro.

Em verdade te digo, tu és um com tua Mãe Terra; Ela está em ti e tu estás Nela; Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltarás novamente.

Segue, portanto, as Suas leis, pois, teu alento é o alento Dela, teu sangue é o sangue Dela, teus ossos são os ossos Dela, tua carne é a carne Dela e teus olhos e teus ouvidos são Dela também.

Aquele que encontra a paz na sua Mãe Terra não morrerá jamais. Conhece esta paz na tua mente, deseja esta paz ao teu Coração, realiza esta paz com o teu corpo.


 

 

 


_____

Nota:

1. Ricardo Cravo Albin escreveu: Não, não é de hoje que os que amamos o Rio nos afligimos sobre o estado a que chegou, nesses últimos cem anos, a Baía da Guanabara, jóia principal da coroa carioca de belezas e seduções. Sobre as desditas que persistem contra nossa belíssima Baía, o escritor e ensaísta Andrade Muricy estendeu-se muito convenientemente. Vale transcrever algumas de suas impressões, escritas em 1936, e a cada dia mais atuais: A Ilha de Villegagnon, plantada em frente ao centro da cidade do Rio, era uma massa elegante, com as modestas ruínas de um forte e esbeltas palmeiras. Era uma sugestão de passado e um elemento perene de beleza. Em outras terras conserva-se e quando muito, e mui discretamente, melhora-se. Aqui no Rio, em virtude de um simples parecer técnico e administrativo - e nunca se sabe muito bem por quem emitido – suprimiu-se, em meio de geral indiferença, a Ilha de Villegagnon. E não só a ilha formosa desaparece. As montanhas vão sendo arrasadas para loteamentos à mercê da ganância imobiliária ou vão sendo tratadas como simples pedreiras de fácil rendimento. Corrige-se, assim friamente, a obra natural de Deus; corrige-se, com falsos critérios desdenhosos de beleza, a beleza única que desde tempos imemoriais o homem tenazmente procurou. E, apressadamente, às cegas, os administradores vão destruindo a insuperável beleza sutil do Rio. Andrade Muricy poderia ter escrito este texto hoje, que seria tragicamente atual.

Os aterros feitos na Baía não apenas destruíram a dignidade do espelho d’água, não. Eles vão muito além, provocando o desequilíbrio do ecossistema pelo assoreamento de suas profundidades, muito variáveis mas sensíveis. O historiador Gastão Cruls (in Aparência do Rio de Janeiro) escreveu em 1949, vejam bem, em 1949, as seguintes considerações: A Baía mingua incessantemente e Everardo Backeuser calcula o aterro gradativo da Guanabara em pouco mais de duas braças por século. Observe-se que as faixas de terreno continuamente conquistadas ao mar, aqui e ali, mas principalmente na ponta do Calabouço, pelo desmonte do Castelo, não só têm prejudicado muito a beleza de nossa formosa Baía como, pelo seu entulho, não pouco devem vir concorrendo para aquela inexorável dessecação, que leva alguns pessimistas a já falarem num possível fechamento da Guanabara, então transformada em lagoa, como antigas angras se transformaram nas atuais Lagoa Rodrigo de Freitas, de Maricá e Saquarema. É fora de dúvida que pontos hoje comprovadamente rasos, como as imediações de Paquetá e do Galeão não dariam calado aos grandes barcos que em outros tempos se construíram nos estaleiros ali existentes. A abertura da Avenida Beira Mar já fez também que desaparecesse a tarja de areia branca que se estendia quase sem descontinuidade desde Santa Luzia até Botafogo – praias outrora muito procuradas por banhistas, principalmente as do Boqueirão e do Flamengo. Esta última, e muito mais recentemente a da Urca, depois que se criou o novo bairro a partir dos anos 20, são as únicas que, ainda agora, conseguem um certo movimento balneário, devido aos moradores mais próximos que, por comodidade, deixaram de ir gozar a onda forte e livre das incomparáveis praias de Copacabana, isso em relação à zona sul. Na zona norte, cujo litoral é quase todo pantanoso e revestido de mangue, há apenas uma praia, a de Apicu, em Ramos, que de uns anos para cá já começa a ser bastante freqüentada pela população suburbana. Esse relato de Gastão Cruls, feito em 1949, é de fazer soluçar a quem o lê hoje, tantas décadas depois. Os aterramentos feitos em toda a Baía nesse trágico quase um século foram, simplesmente, três vezes maiores do que os promovidos nos últimos 450 anos. E não bastassem os aterros, feitos em ambos os lados da Guanabara, ela vem sendo brutal e geometricamente assoreada com a altíssima carga de poluição diária que nela é despejada pelos rios, afluentes e manilhas de esgotos em todo seu entorno, que abrange sete municípios fluminenses. Que tal olharmos a poluição da nossa Baía – centro irradiador de todo o Grande Rio – com um olhar mais fraterno? Ao menos mais apiedado?

 

Baia da Guanabara
Baia da Guanabara
(foto de satélite)

 

 

Música de fundo:

We are The World (Michael Jackson & Lionel Richie)

Fonte:

http://www.fortunecity.com/
millenium/lilac/220/mymusic.html

 

Páginas da Internet e Websites consultados:

http://www.xamanismo.com/mensagens.asp?c=21

http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=319

http://www.iccacultural.com.br/baiaGuanabara.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo#Lixo_t.C3.B3xico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterro_sanit%C3%A1rio

http://www.cardmaster.com/index.asp?id=49

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_da_Terra

http://www.mundosites.net/
biologia/poluicao.htm

http://www.achetudoeregiao.com.br/
ANIMAIS/poluicao_do_solo.htm

http://www.fiocruz.br/
biosseguranca/Bis/infantil/solo.htm

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_do_solo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra