EQUIVALÊNCIA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Umas vezes, o impossível

é um possível atomizado.

Outras tantas, o possível

é um absurdo acreditado.

 

e passamos a conservar;

agrilhoados ao dessentir,

não ousamos nos libertar.

 

Mudamos a nossa doxa1a

sem uma endoxa1b termos.

Mas, doxa sempre é noxa,

que só nos deixa enfermos.

 

Para tudo, só há um jeito:

vivenciarmos pessoalmente.

Aí, poderemos bater no peito:

Agora, sei efetivamente.

 

Agora, conscientemente,

sei que tudo depende de mim.

Agora, sei, procedentemente,

que um não equivale a um sim.

 

 

 

 

 

 

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Notas:

1a e 1b. Doxa – é uma palavra grega que significa crença comum ou opinião popular, e de onde se originaram as palavras modernas ortodoxo e heterodoxo. Utilizada pelos retóricos gregos como ferramenta para formação de argumentos através de opiniões comuns, a doxa (em oposição ao saber verdadeiro, Episteme) foi utilizada pelos sofistas para persuadir as pessoas, levando Platão, por isto, a condenar a Democracia Ateniense. A palavra doxa ganhou novo sentido entre os séculos III a.C. e I a.C quando os Setenta (Evdomikonta) Sábios, em Alexandria, traduziram as Escrituras Hebraicas para o grego. Nesta tradução das Escrituras, chamada Septuaginta, a palavra hebraica para glória (kabot) foi traduzida para o grego como doxa. Esta tradução das Escrituras Hebraicas foi utilizada pela Igreja primitiva, sendo constantemente citada e utilizada pelos redatores do Novo Testamento. Os efeitos deste novo significado de doxa como glória é evidenciado pela utilização da palavra em todos os lugares do Novo Testamento e nos serviços de adoração da Igreja Ortodoxa Grega, que reflete os costumes ou as práticas mais do que a opinião pessoal. Platão costumava opor Conhecimento à doxa, o que levou à clássica oposição entre erro e verdade, cuja análise, desde então, se tornou de grande interesse na Filosofia Ocidental. Portanto, no Ocidente, o erro é considerado como negatividade pura, a qual pode tomar várias formas, dentre elas a ilusão. Deste modo, ironicamente, doxa pode ser definida como uma do falha do filósofo. Entretanto, Aristóteles utilizou o termo endoxa (crenças comumente sustentadas e aceitas pelos sábios e pelos mais antigos e influentes retóricos) para reconhecimento das crenças da cidade. Aristóteles definiu a endoxa como uma opinião que é aceita por todos, pela maioria ou pelos sábios, isto é, por todos, ou pela maioria, ou pela maioria dos mais respeitáveis cidadãos. Todavia, mesmo sendo a endoxa, digamos assim, superior à doxa, cada um dever viver e ter a sua experiência pessoal, individual, da coisa. Nada poderá substituir a experiência do próprio indivíduo, até porque toda e qualquer experiência é intransferível. O que poderá adiantar a uma pessoa saber que outra pessoa consegue ter orgasmos múltiplos? O que poderá adiantar a uma pessoa saber que outra pessoa teve uma experiência psíquica cozida, assada, frita ou guisada? É por isto, por exemplo, que muita gente por aí anda intoxicada por tomar milhões de remédios por ouvir falar que fazem bem para isto, para aquilo e para sei lá mais o quê. Não há uma única pilulinha que não provoque um efeito colateral. Poderá até acertar no w, mas, anarquizará o x, o y e o z. E mais: se lermos as bulas dos medicamentos, não tomaremos remédio nenhum, porque as contra-indicações são tantas, que dão medo até em fantasma.

 

Música de fundo:

The Little Mermaid
Composição: Alan Menken

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
the_little_mermaid_alan_menken.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doxa

http://esporte.uol.com.br/

http://www.layoutsparks.com/pictures/water-18

http://vidadeumaborderline.blogspot.com.br/
2012/04/metafora-do-golfinho-da-carpa-e-do.html

http://www.animateit.net/details.php?image_id=4230

http://www.animated-gifs.eu/
fantastic-mermaids/index.php?page=2

 

Direitos autorais:

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