(Decapagem Mística)

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Um político [só] pensa na próxima eleição;

um Estadista pensa na próxima geração.1

Um místico torna prioritária sua encarnação;

um Místico medita mais sobre a Eternização.

 

Um político só se empenha em açambarcagem;

um Estadista não aceita qualquer vassalagem.

Um místico se preocupa mais com a armazenagem;

um Místico em como proceder à Decapagem.2

 

Há um paralelismo entre Estadistas e Místicos

tanto quanto há entre os políticos e os místicos.

Se a Política é a arte do justo e do necessário,3

o Misticismo é hostil a qualquer ato beneficiário.4

 

 

 

 

_____

Notas:

1. A politician thinks of the next election; a Statesman, of the next generation. (Negrito e maiúscula meus). Pensamento de James Freeman Clarke (1810-1888). Há, contudo, políticos e Políticos; estes últimos, raridades nos tempos que correm, são verdadeiros Estadistas. Quanto aos místicos, se forem sinceros, poderão, com o tempo, se autotransmutar em Místicos. Então, o paralelismo entre místicos e políticos de que fala o soneto não é, de maneira geral, consolidado, e muito menos é permanente. Eu mesmo, durante muitos anos fui um místico. Hoje, apesar de ainda não me considerar um Místico, estou me esforçando para me alquimiar em um.

2. Decapagem de tudo e de todos. Em Química, o vocábulo é usado no sentido da remoção das camadas de impurezas, especialmente camadas oxidadas, de uma superfície metálica, incluindo-se nestas categorias a carepa de recozimento e de laminação, as camadas de ferrugem, a casca de fundição e as incrustações superficiais. Também se faz a decapagem para remover tintas, vernizes ou produtos similares de uma superfície como processo preliminar de preparação para aplicação de um revestimento protetor contra a corrosão. Enfim, a decapagem (que pode ser química, mecânica, térmica ou eletrolítica) tem por finalidade remover qualquer incrustação de uma superfície metálica, a fim de restaurar o brilho natural ou permitir, se for o caso, o recapeamento com outro metal ou um produto específico que proteja o material decapado da corrosão. Por analogia, a Decapagem Mística é...

 

 

3. Pensamento de Maria Victória Benevides, professora titular da Faculdade de Educação da USP e diretora da Escola de Governo. No original, a palavra política estava grafada com a letra p minúscula; no soneto eu a digitei com P maiúscula.

4. Qualquer que seja o benefício (pessoal). Sem exceção.

Música de fundo:

The Godfather

Fonte:

http://www3.sympatico.ca/blaking/midi.html

Página da Internet consultada:

http://www.infomet.com.br/mm_tsdecapagem.php