O DIVINO POIMANDRES

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

Hermes Trismegistus

Hermes Trismegistus
(Atribuído a Stefano di Giovanni)

 

 

Como explica Manly Palmer Hall na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, dentre os fragmentos de obras que supostamente vêm da pena de Hermes, há dois muito famosos. O primeiro é A Tábua de Esmeralda [ou Tábua Esmeraldina] e o segundo é O Divino Poimandres [um sistema completo de Teologia, Metafísica e Filosofia]. Um ponto notável em relação a Hermes é que ele foi um dos poucos sacerdotes-filósofos do Paganismo contra os quais os cristãos primitivos não descarregaram sua cólera. Por outro lado, uma das maiores tragédias do mundo filosófico foi a perda de quase todos os livros escritos por Hermes e deixados como herança à Humanidade. Estes livros desapareceram durante o incêndio de Alexandria [em 48 a.C.], porque os romanos – e depois os cristãos – perceberam que, até que esses livros fossem eliminados, não poderiam subjugar os egípcios. Os volumes que foram salvos do fogo estão enterrados no deserto em um lugar que, atualmente, apenas alguns Iniciados das Escolas Secretas conhecem. Enfim, na Visão de Poimandres por Hermes (uma exposição alegórica de Grandes Verdades Filosóficas e Místicas, o significado oculto só poderá ser entendido por aqueles que foram elevados à Presença da Mente) – a Verdadeira Mente, o Grande Dragão, o Senhor da Palavra, a Palavra da Razão Universal, o Pai, a Vida, a LLuz, a Excelência, a Verdade, o Amor, a Bondade Eterna e Inextinguível – estão a Senda e a Bússola para a Imortalidade.

 

Este estudo teve por finalidade garimpar alguns ensinamentos da obra Poimandres, atribuída a Hermes Trismegisto (em latim: Hermes Trismegistus; em grego: ), e, quando foi o caso, editei didaticamente algumas passagens (sem, de forma alguma, modificar o conteúdo dos ensinamentos, pois, isto seria uma heresia) e, aqui e ali, didaticamente, intercalei algumas animações e alguns comentários explicativos. Para elaborar este estudo, acrescentei algumas ponderações de Manly Palmer Hall contidas na sua monumental obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, e utilizei a tradução do Poimandres de Walter Scott, disponibilizada na Página:

http://imagomundi.com.br/filo/hermes_poimandres.pdf

 

 

Fragmentos Poimândricos

 

 

Oh! Poimandres do meu Coração!

Ajude-me a transmutar minha Cruz!

Oh! Poimandres do meu Coração!

Para todos e para mim: mais Luz!

 

 

A Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile] – que surgiu da LLuz é o Filho de Deus.

 

Aprende o significado, olhando para aquilo que há dentro de você, porque também em você [em tudo e em todos] a Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile] é o Filho e a Mente é o Pai da Palavra. Não estão separados um do outro, porque a Vida é a união da Palavra e da Mente.

 

A LLuz consiste de inumeráveis Poderes. [Um dos primeiros Ensinamentos Rosacruzes é que, no Universo, tudo é vibração. E por que tudo é vibração? Porque, o Universo é sinônimo de energia. Então, inumeráveis Poderes também é sinônimo de inumeráveis oitavas, de tal sorte que cada oitava é um Poder.]

 

 

Teclado Cósmico

 

 

Vibrações

 

 

Pedras        Rosa        Guepardo        Ser-aí

 

 

Energia

 

 

[Assim como o Universo, que é finito, porém ilimitado] as formas arquetípicas são ilimitadas.

 

A substância úmida, tendo recebido a Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile], foi modelada num mundo ordenado, com os elementos dela sendo separados, e dos elementos surgiu toda a gama das criaturas viventes.

 

Da LLuz aprisionada, surgiu a Palavra Sagrada e Misteriosa [Verbum Dimissum et Inenarrabile], que se situou sobre as águas fumegantes. Aquela Palavra, a Voz da LLuz, emergiu da escuridão como uma grande coluna, e o Fogo e o Ar a seguiram, embora a Terra e a Água permanecessem abaixo, sem se mover. Então, as Águas da LLuz se separaram das águas das trevas. Das Águas da LLuz, os mundos superiores foram formados, e das águas das trevas os mundos inferiores foram criados. Em seguida, a Terra e a Água se misturaram e se tornaram inseparáveis, e a Palavra Espiritual, chamada Razão (que é filha do Pensamento e que, por meio das Águas, é estabelecedora da Verdade), se moveu em sua superfície e provocou um desconcerto interminável. [E o Mahamânvântâra (311.040.000.000.000 anos) adormece... E o Mahaprâlâya (311.040.000.000.000 anos) acorda... E o Mahaprâlâya adormece... E o Mahamânvântâra acorda... E tudo recomeça... Em um processo cíclico que nunca teve princípio e jamais poderá ter fim...] A união da Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile] e da Mente produz o Mistério da Vida.

 

A Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile] é a Razão, e mediante a Razão da Palavra as coisas invisíveis [sempre foram,] são [e sempre serão] manifestadas. A escuridão inferior, ao receber a martelada da Palavra, se tornou um Universo ordenado. Os elementos foram separados em níveis e em cada um surgiram criaturas vivas.

 

O Ser Supremo – a Mente, o Pai – que é masculino-feminino, produziu a Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile], que pela fricção de seu movimento, produziu o Fogo – o Filho do Esforço.

 

 

 

 

A [personalidade-]alma se originou da Vida e a Mente da LLuz.

 

Em um dado momento, todas as criaturas viventes, que até então eram andróginas, foram separadas, e o ser-humano-aí-no-mundo juntamente. E assim, surgiram os machos de um lado e, da mesma maneira, as fêmeas de outro. E todas as criaturas se multiplicaram segundo a sua espécie. E aquele que se reconheceu, ingressou naquele Bem que está acima de qualquer ser, e aquele que, tendo se desviado por causa do desejo carnal, e colocou a sua afeição no corpo, continua vagando na escuridão deste mundo dos sentidos, sofrendo o destino da morte.

 

Sendo feito de Vida e de Luz, o ser-humano-aí-no-mundo poderá retornar à Vida e à LLuz. [Mas, este retorno só depende de nós.]

 

O ser-humano-aí-no-mundo terreno é composto. Em seu interior, está o Homem Celestial, Andrógino, Imortal e Lindo; no exterior, está o homem mortal, unissexual, destrutível e feio.

 

A causa da morte é o amor ao corpo físico. Quem comete o erro de se apegar e de amar seu corpo permanece deambulando na escuridade e sofre as coisas da morte. Já aquele que reconhece que o corpo não é mais do que uma tumba para a sua [personalidade-]alma conquista a Imortalidade. Para os ignorantes, o corpo é o mais importante, pois, são incapazes de perceber que a Imortalidade está dentro (o Homem Celestial). Como eles só conhecem o corpo (o homem mortal), que está sujeito à morte, acreditam na morte, porque adoram a forma, que é a causa e a realidade da morte.

 

No momento da dissolução do corpo material [morte ou transição], primeiro, é entregado o corpo, para ser transformado, e a forma visível não mais é vista. E o Espírito Vital, por sua vez, é entregue à atmosfera, de forma que este não mais atua. Os sentidos corporais voltam às suas origens, e se tornam parte da Energia Universal, e ingressam em novas combinações para realizarem outros trabalhos.

 

O ser-humano-aí-no-mundo, que é dotado de Mente, deve aprender a escolher, analisar, apreender as coisas por si mesmo, se esforçar e, por si só, se desplugar do não-eu. [Não temos o direito de interferir no aprendizado alheio. Cada um terá que fazer o seu dever de casa.]

 

 

 

 

Cada má ação praticada é somada às ações perversas anteriores, até que, finalmente, o mal acaba se destruindo a si mesmo. O nosso inferno pessoal de desejos, de cobiças e de paixões é o tormento infindável da insatisfação.

 

 

 

 

Depois da morte ou transição [que não é o fim, porém, um recomeço transmutativo], a natureza inferior retorna à brutalidade, e a Natureza Superior [dá início à sua Grande Aventura], se esforçando para recuperar sua Espiritualidade [que não foi perdida, pois, não pode ser perdida, mas, apenas, temporariamente, esquecida, enquanto a Compreensão não Libertar definitivamente]. Paulatinamente, a Natureza Superior vai escalando os Sete Anéis, nos quais os Governadores estão sentados, e vai devolvendo a cada um seus poderes inferiores, deste modo: no Primeiro Anel, a Lua, devolve a força que [ilusoriamente] atua aumentando e diminuindo; no Segundo Anel, Mercúrio, devolve a maquinação, o engano e a velhacaria; no Terceiro Anel, Vênus, devolve os desejos, as cobiças e as paixões; no Quarto Anel, o Sol, devolve a arrogância da dominação e o atrevimento do poder; no Quinto Anel, Marte, devolve os rompantes, a petulância e a irreverência; no Sexto Anel, Júpiter, devolve a cupidez por acumular riquezas, a aspiração de lucrar e a vontade de levar vantagem em tudo; e no Sétimo Anel, Saturno a Porta do Caos devolve as falsidades, as traições, as conspirações, os ardis e as trapaças. Depois de se livrar de todas estas acumulações inúteis, a [personalidade-]alma atinge as estrelas fixas, onde, já liberta de todas as miragens e ilusões da encarnação, passa a habitar na Luz, e entoa louvores ao Pai com uma voz que somente os puros de espírito podem entender. Esta é a consumação para aqueles que possuem a Gnose [Ciência + Sabedoria + Conhecimento Esotérico das Verdades Espirituais].

 

Da Segunda Morte não há salvação! [Segunda Morte Entropização Desfazimento da Impressão Digital Cósmica.]

 

 

Desfazimento da Impressão Digital Cósmica

 

 

O Pai de todas as coisas é Vida e LLuz, e a mesma coisa acontece aos seres-humanos-aí-no-mundo. Portanto, quem apreender e entender a natureza da Vida e da LLuz passará a Viver na eternidade, na Vida e na Luz.

 

A Senda para a Imortalidade é difícil, e apenas alguns A encontrarão. O resto terá que aguardar o Grande Dia... Infelizes aqueles que esperam, porque deverão retornar, inconscientes e sem saber, à sementeira das estrelas, e aguardar um novo recomeço. [Talvez, alguns ou muitos recomeços!]

 

 

 

 

Assim predicava Hermes: Oh!, habitantes da Terra! Oh!, seres-humanos-aí-no-mundo nascidos e feitos dos elementos, mas, com o Espírito do Homem Divino em vosso interior! Levantai do vosso sonho de ignorância! Sede sérios e reflexivos. Percebei que vossa casa não é a Terra, porém, a LLuz. Por que vos rendestes à morte, se tendes o poder para participar da Imortalidade? Arrependei-vos. Mudai vossa mente. Afastai-vos da luz escura e renunciai à corrupção para sempre. Preparai-vos para ascender através dos Sete Anéis, e fundir vossas [personalidades-]alma com a LLuz Eterna.

 

Precisamos aprender a renunciar aos nossos sentidos, pois, eles são inimigos da nossa [personalidade-]alma imortal.

 

O sexo me escravizou.

O perfume me inebriou.

O vinho me embriagou.

O tango me revoluteou.

A miragem me delirou.

A ilusão me maravilhou.

Meu ego me minimizou.

Minha vida se embaciou.

E parti servo do não-sou.

E um Mahamânvântâra passou...

E um Mahaprâlâya passou...

E passou... E passou... E passou...

E passou... E passou... E passou...

Enfim, aprendi a dizer Eu-sou!

 

Os perversos, os invejosos e os gananciosos não conseguem entender os Mistérios da Mente, pois, são dominados pelos demônios que eles mesmos fabricam.

 

 

 

 

 

 

Nunca jamais nós estivemos

sozinhos nem desamparados.

Mas, deve ser nosso o esforço

para mudar nossos Quadrados.

 

 

Quadrados

 

 

Os-Que-Sabem nos auxiliam,

mas, não deletam imperfeições.

Os-Que-Sabem sempre inspiram,

mas, não zeram compensações.

 

 

Compensação Pela Dor

 

 

Não existe jeitinho brasileiro

nem há milagrinho salvador.

Enquanto triunfar a imperícia,

haverá assimetria, treva e dor.

 

 

O A.'. U.'. M.'. está em nós

– recôndito em nosso Coração.

Para ouvi-Lo, é impreterível secar

cada irrealidade e toda ilusão.

 

 

Ilusão

 

 

Este é nosso dever de casa,

que nós precisararemos fazer.

Isto ocasionará a mudança de

viver-morrer —› Morrer-Viver!

 

 

INRI - Igne Natura Renovatur Integra

 

 

Música de fundo:

For a Few Dollars More
Composição: Ennio Morricone
Interpretação: The Danish National Symphony Orchestra

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=DT1NJwEi6nw

 

Páginas da Internet consultadas:

http://popsicleillusion.com/animated-gifs

http://clipart-library.com/

https://www.gifmania.co.uk/

https://br.pinterest.com/pin/379991287296512069/

http://www.animatedimages.org/

http://clipart-library.com/

https://www.vecteezy.com/free-vector/stone

https://gifer.com/en/AZA1

https://gifer.com/en/4GZA

https://www.dailymail.co.uk/home/index.html

http://www.pngmart.com/

https://giphy.com/

https://www.pinterest.ca/pin/738801513841074802/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Trismegisto

https://www.comlib.org/

https://pt.slideshare.net/joseantoniodeoliveira5
/o-segredo-dos-sons-vocalicos-rosacruz

https://dribbble.com/

http://imagomundi.com.br/filo/hermes_poimandres.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.