PRÁTICA DO OCULTISMO

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Princípios Fundamentais da Prática do Ocultismo, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

As Escolas de Mistérios são formadas por homens e mulheres Illuminados, que foram aceitos junto aos Imortais. Alcançar esta posição superior requer um trabalho preparatório quase inconcebível, e o homem que desejar confraternizar com estes exemplares avançados da Humanidade deverá se elevar ao Plano Deles.

 

Sabedores que nada é mais perigoso do que a disseminação indiscriminada dos Segredos Ocultos, os Adeptos da Antigüidade estabeleceram as Escolas de Mistérios com o propósito mais de ocultar do que de revelar a Sabedoria, de tal sorte que as Chaves Secretas só eram desveladas para aqueles considerados aptos e dignos de recebê-Las, ou seja, que possuíssem um padrão inquestionável de grandeza moral e de excelência filosófica.

 

 

 

 

Sete pré-requisitos fundamentais para se tornar um Discípulo [em Espera]:

1º) Compreender o Valor e a Importância da Educação. Aprender a estudar é um requisito prévio, essencial e indispensável para um estudo efetivo dos Mistérios. Antes de poder pensar, é preciso treinar a mente em termos de razão, de coerência e de lógica, que são os fundamentos do pensamento. Portanto, antes que o candidato possa aspirar honestamente a entrar no "Templo da Sabedoria", deverá preparar suas oferendas e apresentá-las no Templo. A única oferenda possível que ele poderá ofertar é de si mesmo, e esta oferenda só será aceitável se for útil para a disseminação da Sabedoria [para a Humanidade]. Enfim, a nossa utilidade é, em grande medida, determinada pela nossa inteligência [e pela nossa cultura].

2º) Compreender a Importância da Continuidade. Precisamos nos esforçar para terminar o que começamos. Alguém que estude várias correntes filosóficas pode se considerar uma pessoa de mente aberta, mas, se não levar nenhuma destas correntes até o seu término satisfatório, na verdade, é um "cabeça-de-vento". Repetidamente, esta pessoa se desvia e tenta um novo caminho, quando mais alguns passos no antigo caminho a teriam aproximado da Meta. [Ser membro de várias Fraternidades Iniciáticas é mais prejudicial do que benéfico ou útil. Eu conheci uma boa pessoa que era membro de praticamente todas as Fraternidades Iniciáticas conhecidas e existentes, e, por confundir tudo, em certo sentido, era mesmo, como disse Manly Palmer Hall, um cabeça-de-vento. E isto, por mais incrível que pareça, é mais comum do que se imagina. Se fosse possível que alguém obtivesse todos os Graus Iniciáticos de todas as Fraternidades da Terra, ainda assim isto não o tornaria, obrigatoriamente, um ]

3º) Reconhecer as Dívidas com a Sociedade. A negligência das tarefas diárias que nos tenham sido designadas no mundo material impedirá o desenvolvimento da Verdadeira Espiritualidade. Ai de aqueles que negligenciarem suas tarefas para servir a um deus!1 Os deveres prosaicos da vida diária são os elementos com os quais o caráter é moldado, e aqueles que não conseguem lidar com eles não são bons para as Coisas Espirituais, assim como não são bons para as coisas materiais. O desenvolvimento ocultista é um processo extremamente lento. Com freqüência, os resultados do tempo e da energia empregados são imperceptíveis. Isto produz desalento, e o candidato, às vezes, abandona a luta, por considerar que a tarefa é exasperante. O desalento é uma das tentações que os Mistérios colocam no caminho do candidato, porque em questões espirituais, aquele que pode ser desalentado não merece ser encorajado. É através do desalento que são afastadas as mentes medíocres. Apenas aqueles que, ano após ano, tateando no escuro, perseguindo o mesmo fim e lutando com uma fé justa e perfeita merecem entrar no Templo: a Morada dos Imortais.

 

No meio da peregrinação,
pintou uma baita pedra.
Preferi ouvir o dragão,
e... Não removi a pedra.

Eu continuei na mesma,
e a pedra continuou pedra.
Depois, me senti lesma,
que não progride nem medra.

 

 

 

 

4º) Conhecer a Importância das Motivações. Apenas as motivações mais elevadas, desinteressadas, categóricas e altruístas poderão conduzir ao sucesso na Ciência Superior do Ocultismo. Precisamos compreender que a Grandeza Interior não brilha do lado de fora e nunca é ofensiva. Antes de o PODER poder ser entregue com segurança, o homem deve se sentir absolutamente indiferente a este PODER. [Tudo o que for desejado e buscado para o ego pessoal, individual, não é menos do que magia negra.] O desinteresse perfeito é traduzido na consagração total ao Serviço do Ser Universal Único. [Humanidade.] Só assim estaremos prontos para empreender o Caminho Espinhoso que leva à Imortalidade Consciente.

5º) Apartar-se de Todo Tipo de Psiquismo e de Fenomenalismo. Em primeiro lugar, o Ocultismo é uma filosofia ética; em segundo, é uma ciência prática. O verdadeiro desenvolvimento ocultista é tão lento que é quase imperceptível; as faculdades se desenvolvem de dentro para fora, como as pétalas de uma flor. Acelerar este processo natural, além de uma certa medida [o melhor é não acelerar nada em medida nenhuma, pois, tudo acontece no momento certo] – é colocar em risco a integridade e a saúde do candidato. O propósito fundamental do Ocultismo não é dotar o discípulo com a capacidade de ver auras, elementais ou corporificações mentais [nem ficar fazendo demonstrações públicas de qualquer tipo de poder psíquico]. O Ocultismo também não está interessado nos processos de colocar os mortos em comunicação com parentes enlutados, no plano material. Enfim, o desenvolvimento prematuro da clarividência e do psiquismo é um sério impedimento ao avanço espiritual do aluno, que pode vagar desorientado e se perder nos intrincados caminhos do plano astral, para terminar no impasse do transcendentalismo.

6º) Saber que com o Aumento do Conhecimento Há um Aumento Proporcional da Responsabilidade. Somos pessoalmente responsáveis por quaisquer conseqüências que nossas teorias e doutrinas possam produzir nas mentes e nos corpos dos nossos semelhantes. Perante os Deuses, seremos responsabilizados pelos resultados das nossas imprudências. [Na verdade, seremos responsabilizados por tudo.]

7º) Manter Sempre uma Atitude Mental Construtiva. Se as coisas não correspondem aos nossos desejos, em vez de lamentá-las ou de criticá-las, devemos nos comprometer, com diligência e inteligência, em criar novas e melhores condições para tentar alterá-las. Nada substitui um sorriso feliz ou uma atitude positiva e saudável em relação aos problemas da vida, o que não significa otimismo insensato, mas, compreensão de que tudo trabalha e funciona para o bem maior de cada um e de todos. Enfim, com a idade, precisamos amadurecer e não apodrecer. [Este é exatamente o caso da atual PanCOVIDmia, que, como karma coletivo, está aí, como disse Marcelo Mérida, presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, como uma espécie de freio de arrumação, para que todos nós coloquemos em ordem as coisas, com paciência, determinação e humildade. O fato é que só nos Libertaremos se Compreendermos, mas, só Compreenderemos se lutarmos o Bom Combate.]

 

 

PanCOVIDmia – Freio de Arrumação
(Simbolicamente)

 

 

Inevitavelmente, o egoísmo da ignorância sempre se transforma em poderosa tirania do poder. É por isto que a Natureza, como uma Dalila, costuma cortar os cabelos dos tiranos, [que quando não corta de uma maneira corta de outra, mas, sempre corta].

 

 

Alguns Tiranos
(Que tiveram os cabelos cortados por Dalila)

 

 

Quando as Forças Supremas da Natureza são colocadas nas mãos de um Iniciado, Ele deverá aceitar estes presentes com humildade piedosa, sem nenhuma referência ao seu ego pessoal, e Ele deverá empregá-Las apenas para fazer o maior bem possível ao maior número de pessoas.

 

Precisamos compreender que a única recompensa pelo Serviço é o Serviço em si.

 

A amargura costuma ser o resultado da autopiedade, uma das formas mais sutis e terríveis de egoísmo. Ninguém que tenha pena de si mesmo tem consciência inerente da Justiça.

 

Embora os caminhos de realização sejam diferentes para cada Escola, todas as Escolas de Mistérios ensinam as mesmas doutrinas fundamentais, chegando, finalmente, aos mesmos resultados. [Não há uma Escola Iniciática melhor do que outra nem um Escola Iniciática mais importante do que outra.]

 

Desgraçado de quem ignorante, egoísta ou incompetente por qualquer motivo se mete com a Ciência Oculta sem ter, primeiro, superado as falhas mais importantes da sua natureza inferior!

 

Se pretendemos entrar no Templo da Sabedoria, o teste de sinceridade mais importante está na disposição de sacrificarmos a nossa própria natureza inferior.

 

Precisamos nos tornar capazes de discriminar, [isto é, de perceber a diferença, por exemplo, entre a sogra de um dragão-de-komodo e um monstruoso quasímodo]. A falta de discriminação é muito mais comum do que se pode imaginar, e, muitas vezes, é a causa insuspeitada da nossa incapacidade de atingir a evolução espiritual, o que causa tristeza, sofrimento, deficiência e decepção.

 

 

 

 

Como podemos pretender ter acesso à instrução espiritual superior, se a nossa educação ética ainda é irremediavelmente inadequada e se mantém irreparavelmente comprometida? Ora, se não sabemos o que e como devemos fazer, não estamos preparados para fazer nada.

 

Fatores específicos com os quais devemos nos familiarizar:

1º) Escolha Adequada da Pessoa ou da Instituição cujas Instruções Serão o Nosso Padrão de Procedimento Oculto. Precisamos ter muito cuidado, pois, em todos os lados do caminho estreito em que devemos caminhar, estão as armadilhas da Magia Dugpa [Magia Negra]. [Hoje, um dos maiores perigos é a Internet.] Por outro lado, a maioria dos conceitos divulgados no Ocidente estão irremediavelmente errados ou, pelo menos, incompletos. Enfim, se houver algum tipo de comércio, haverá falsidade no que é proposto. [Bufunfa não casa com espiritualidade.]

2º) A Questão do Tempo. Muitos anos de estudo serão necessários para que se obtenha sucesso efetivo, mesmo nos primeiros graus do Ocultismo. O Verdadeiro Ocultista sabe que nem sempre é uma questão de quanto tempo alguém está dedicado ao estudo de alguma coisa, mas, que depende da inteligência com o qual o trabalho é realizado. Pitágoras de Samos (cerca de 570 a.C. cerca de 495 a.C.), por exemplo, exigia cinco anos de purificação, antes de que o aspirante a candidato pudesse entrar em sua escola. Isto tinha por objetivo purificar e transformar cada átomo e cada molécula da constituição quaternária do aspirante a candidato.

 

 

Água

 

 

3º) Silêncio Sobre os Segredos Esotéricos. O lado teórico do Ocultismo pode ser discutido com qualquer indivíduo que seja considerado digno de tal conversa, mas, nunca devem ser revelados os segredos ativos [operativos] da Ciência Oculta a ninguém. Para o leigo que não está eticamente preparado e é completamente ignorante de tudo o que diz respeito à ação das forças e correntes ocultas a manipulação de qualquer forma de exercício oculto, quase certamente, na maioria das vezes, resultará em desastre.

4º) O Perigo da Magia Negra. Em grande medida, a diferença entre a Magia Branca e a Magia Negra reside nas motivações. Uma atitude impessoal e desinteressada é a proteção mais segura contra a Magia Negra. Tanto o Mago Branco quanto o Mago Negro usam Forças idênticas. Portanto, tudo se resume e se diferencia no emprego destas Forças. Infeliz e desgraçado de quem pensa, mesmo que seja por um breve instante, que pode mexer com Magia Negra e sobreviver!

5º) Comercialização das Ciências Ocultas. Os Segredos Ativos do Ocultismo nunca devem ser misturados com qualquer forma de mercantilismo. Por Segredos Ativos deve ser entendido o conhecimento que ajuda o indivíduo a desenvolver pessoalmente, por meio de processos ocultos, mas, científicos, as forças latentes ou as faculdades de sua própria natureza. Vender os Segredos do Mundo Invisível para quem não merece conhecê-Los e não é capaz de merecê-Los é um sacrilégio. Tentar vendê-Los a alguém que já merece esta Sabedoria, em virtude das qualidades superiores de sua própria natureza, é igualmente um sacrilégio.

6º) Cuidado com o Desequilíbrio. O equilíbrio deve ser salvaguardado por meio de uma ênfase contínua no ideal de simetria. O homem deve evoluir simetricamente: o coração, a mente e o corpo devem se coordenar e se complementar mutuamente, ou seja, devemos atingir uma condição de equilíbrio mental, espiritual e físico. Só assim o Filósofo Espiritual nascerá e se tornará uma realidade. Qualquer evolução ocultista que for obtida sem previamente haver domínio dos defeitos milenares da nossa natureza, nos exporá aos perigos da Feitiçaria Dugpa e da Magia Negra. Mas, não é nos autoflagelando e destruindo a natureza inferior que nos tornaremos virtuosos; é por meio da transmutação e da regeneração de cada qualidade negativa e de cada atitude inferior que atingiremos a Divindade. A Verdadeira Espiritualidade jamais será obtida por extremos ou por excessos. Só o que for natural e o que estiver em harmonia com o bom senso poderá produzir benefício permanente.

 

 

Autoflagelação
(Isto não adianta bulhufas)

 

 

Simetria

 

 

7º) Analisar e Interpretar Esotericamente as Artes e as Ciências Materiais.

 

O Ocultismo não resolverá por substituição nenhum problema.

 

Quando Kundalini alcançar o Chakra Sahasrara, a Consciência Divina será alcançada.

 

Desgraçado do infeliz mortal que prematuramente elevar Kundalini ao cérebro! A picada da cobra selvagem é altamente mortal, como bem sabem aqueles que viram os resultados de sua elevação prematura. Ela queima tudo em seu caminho para o cérebro e destrói as qualidades raciocinadoras da mente.

 

Estágios que devemos passar para nos unirmos ao nosso Eu Divino:

1º Estágio: controle estrito da natureza mental.

2º Estágio: perfeito autocontrole e perfeita conservação de energia.

3º Estágio: obtenção do controle sobre o corpo físico.

4º Estágio: controle da Força Solar dentro do corpo.

5º Estágio: controle da mente.

6º Estágio: direção da mente.

7º Estágio: estado de contemplação.

8º Estágio: ascensão da mente. Universalização.

 

A cruz é o símbolo supremo da vida, da regeneração, do perdão e da ressurreição entre todos os povos pagãos e cristãos. A cruz é reverenciada como um exemplo típico do supremo e eterno sacrifício de Forças Espirituais da Natureza, pervertidas e destruídas pelos pecados da carne, que devem ser regenerados e transmutados, antes que o candidato possa ser aceito na Confraternidade dos Imortais.

 

A substância física é dividida em quatro partes principais, geralmente chamadas de Elementos, e são elas: Terra, Água, Fogo e Ar, conhecidos pela ciência como carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. Estes Quatro Elementos constituem a base de todas as formas materiais e são adequadamente simbolizados por meio da cruz.

 

 

 

 

 

 

Uma Reflexão Final

 

 

Temos pressa de Magia Negra praticar,

mas, não de MAGIA BRANCA EFETIVAR.

Temos pressa de a discórdia semear,

mas, não de a HARMONIA CATALISAR.

Temos pressa de ceder à tentação,

mas, não de DESSERVIR AO DRAGÃO.

Temos pressa em pré-qualificar,

mas, não em CONFRATERNIZAR.

Temos pressa de escravizar,

mas, não de ALFORRIAR.

Temos pressa de o outro tiranizar,

mas, não com o outro IRMANAR.

Temos pressa de ao outro imputar,

mas, não de MISERICORDIAR.

Temos pressa de pecar,

mas, não de nos RECONCILIAR.

Temos pressa em nos abastardar,

mas, não de nos DIGNIFICAR.

Temos pressa em derramar,

mas, não de SILENCIAR.

Temos pressa em flexibilizar,

mas, não de QUARENTENAR.

Temos pressa de imitar,

mas, não de nos LIBERTAR.

Temos pressa de acusar,

mas, não de PERDOAR.

Temos pressa em escurecer,

mas, não em DESENTENEBRECER.

Temos pressa em não ver,

mas, não de PERCEBER.

Temos pressa de não-ser,

mas, não de (vir a) SER.

Temos pressa em envilecer,

mas, não de ENOBRECER.

Temos pressa de descer,

mas, não de ASCENDER.

Temos pressa de viver,

mas, não de MORRER.

Temos pressa de, para nós, rogar por salvação,

mas, o outro que DESENCARNE PAGÃO.

Temos pressa de sempre tentar levar vantagem,

mas, o outro que SUCUMBA NA FRIAGEM.

As nossas pressas são todas invertidas,

o que só nos causam feridas.

Mas, quando se interverterem as pressas,

não precisaremos mais de compressas.

Um Dia, não obraremos mais ao mal,

e cada um de nós será IMORTAL.

Um Dia, não diremos mais adeus,

e cada um de nós será um DEUS.

Espaço + Tempo = 1.

Todos nós = 1.
(Isto está simbolizado na
1ª animação que abre este estudo.)

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Em um trabalho anterior, já comentei isto, mas, acho útil repetir. Se salvação houver (coisa que eu não acredito), o maior egoísmo de um religioso é querê-la e buscá-la só para si. Se salvação houver (coisa que eu não acredito), ela só poderá acontecer para todos. Afinal, somos ou não somos todos um? Tudo o que for desejado e buscado para o ego pessoal, individual, não é menos do que magia negra.

Música de fundo:

A Time For Us
Compositor: Nino Rota

Fonte:

http://www.midi-karaoke.info/20cc1671.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.animatedimages.org

http://theperihelioneffect.com

https://giphy.com/search/self-flagellation

https://giphy.com/search/triangle-rotation/

https://www.freepik.es

https://www.artstation.com/artwork/oJLOW

https://www.imagenspng.com.br

https://gifimage.net/puzzle-gif-10/

https://www.todamateria.com.br/maiores-ditadores-da-historia/

https://bestanimations.com

 

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.