O
supra-sumo da injustiça é parecer justo sem o ser.
O resultado
será sempre mais rico, mais belo e mais fácil quando
cada pessoa fizer uma só coisa, de acordo com sua natureza
e na ocasião própria, deixando em paz as outras. Cada
um deve executar a sua tarefa específica de acordo com a sua
natureza.
O homem,
se quiser ser brando para os familiares e para os conhecidos, tem
de ser, por natureza, filósofo e amigo do saber.
Deve-se
ter em alto apreço a verdade. Procura levar até o fim
o teu inquérito sobre a verdade. [A Verdade Absoluta
jamais poderá ser alcançada. Isto não quer dizer
que não se deva buscá-La incessante e diariamente, pois,
será de verdade relativa em verdade relativa que o ser alcançará
a Liberdade e a Sabedoria.].
O maior
só é maior com relação ao menor; e o menor
só é menor com relação ao maior, exclusivamente.
É
impossível que o mal venha dos deuses.
As realidades
incorpóreas – que são as maiores e mais belas
– revelam-se apenas à razão e somente à
ela. [Eu estou convencido de que só por meio da Transrazão
poder-se-á contemplar o verdadeiro e relativo Bom, o verdadeiro
e relativo Belo e o verdadeiro e relativo Bem.].
A boa
qualidade do discurso, da harmonia, da graça e do ritmo depende
da qualidade do caráter; não daquilo a que, sendo debilidade
de espírito, chamamos familiarmente ingenuidade, mas da inteligência
que verdadeiramente modela o caráter na bondade [no Bom e no
Bem] e na beleza [no Belo].
O amor
verdadeiro, por sua natureza, ama com moderação e harmonia
a ordem e a beleza. Nada de furioso ou de aparentado com a libertinagem
deve aproximar-se do amor verdadeiro.
O corpo
não se trata por meio do corpo, mas por meio da alma, a qual,
se já estiver ou ficar doente, não poderá tratar
com êxito seja do que for.
O vício
não poderá jamais se conhecer a si e à virtude;
ao passo que, com o tempo, a virtude – se as qualidades forem
aperfeiçoadas pela educação – atingirá
o conhecimento científico de si mesma e do vício. Tal
será o sábio, mas não o perverso.
Ser-se
iludido sobre a verdade é um mal, e estar na verdade é
um bem.
A república,
uma vez que esteja bem lançada, irá alargando como um
círculo.
Uma
educação e uma instrução honestas que
se conservam tornam a natureza boa, e, por sua vez, naturezas honestas
que tenham recebido uma educação assim tornam-se ainda
melhores do que seus antecessores, sob qualquer ponto de vista, bem
como sob o da procriação, tal como sucede com os animais.
Quando
as crianças principiam por brincar honestamente adquirem a
boa ordem e, com o crescimento, endireitam qualquer coisa que anteriormente
tenha decaído.
Não
é pela ignorância, mas pela ciência, que se delibera
bem.
Na alma
do homem há como que uma melhor parte e uma outra pior. Quando
a melhor parte domina a pior, chama-se a isso um homem 'senhor
de si'; porém, quando – devido a uma má educação
ou a uma má companhia – a parte melhor é dominada
pela superabundância da pior, o homem que se encontra nessa
situação é escravo de si mesmo e libertino.
O maior
dano para uma cidade é a injustiça.
O mesmo
sujeito, na mesma parte e relativamente ao mesmo objeto, não
pode produzir ao mesmo tempo resultados contrários.
(Grifo meu).
A virtude
é uma espécie de saúde, de beleza e de bem-estar
da alma.
Os filósofos
são aqueles que são capazes de atingir aquilo que se
mantém sempre do mesmo modo; e aqueles que não o são,
mas que se perdem no que é múltiplo e variável,
não são filósofos. [Na verdade, sabia Platão,
nada se mantém sempre do mesmo modo.].
Os filósofos
estão sempre apaixonados pelo saber que possa lhes revelar
algo daquela essência que existe sempre, e que não se
desvirtua jamais nem por ação da geração
nem pela ação da corrupção.
Um filósofo
tem aversão à mentira e se recusa em admitir voluntariamente
a falsidade.
Poderá
encontrar-se algo de mais relacionado com a sabedoria do que a verdade?
A mesquinhez
é o que há de mais contrário a uma alma que pretenda
alcançar a totalidade e a universalidade do divino e do humano.
Uma
natureza covarde e grosseira não pode ter parte na vida filosófica.
Se quiseres
distinguir a alma filosófica da que o não é,
observarás se, desde nova, é justa e cordata ou se é
insociável e selvagem. Portanto, é impossível
que a multidão seja constituída de filósofos.
Uma
natureza medíocre jamais fará algo de grande a alguém,
seja a um particular, seja a uma cidade.
Nenhum
dos atuais sistemas de governo é merecedor do caráter
de um filósofo. Por esse motivo é que se alteram, [se
alternam] e se deterioram.
Entre
todas as constituições [formas ou sistemas políticos
ou de governo], a absoluta e unicamente exata será aquela na
qual os chefes [governantes] seriam possuidores da ciência verdadeira,
e não de um simulacro de ciência.
O filósofo,
convivendo com o que é divino e ordenado, tornar-se-á
ordenado e divino até onde é possível a um ser
humano.
As doutrinas
sem base no saber são uma vergonha.
Quando
uma alma se fixa em um objeto iluminado pela verdade e pelo Ser, compreende-o,
conhece-o e parece inteligente; porém, quando se fixa em um
objeto ao qual se misturam as trevas – o que nasce e morre –
só sabe ter opiniões, vê mal e altera o seu parecer
de alto a baixo [de acordo com a situação], e parece
já não ter inteligência.
O que
transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao
sujeito que conhece esse poder é a idéia
de bem. (Grifo meu.). [Desde a mais remota Antigüidade,
a idéia de Bem esteve associada ao Sol, e a idéia de
Verdade esteve associada à Luz.].
A idéia
de bem é a causa de quanto há de justo e de belo. No
mundo visível, foi ela que criou a luz, da qual é senhora;
no mundo inteligível é ela senhora da verdade e da inteligência.
É preciso vê-la para se ser sensato na vida particular
e na vida pública.
A faculdade
de pensar é, ao que parece, de um caráter mais divino,
do que tudo o mais.
Tem
razão quem se formou por si e não deve alimentação
a ninguém. [Como tem enfatizado sistematicamente o Illuminatus
Frater Vicente
Velado
– 7
Ph. D., OS+B
e Irmão Leigo da Ordem Rosacruz – cada um deve construir
o seu próprio Mestre.].
Convém
que vão para o poder aqueles que não estejam dele enamorados.
Dividir
por gêneros e não tomar por outra uma forma que é
a mesma, nem pela mesma uma forma que é a outra, é a
obra da ciência denominada de Dialética.
O dom
dialético só pode ser atribuído a quem filosofa
com justiça e com pureza.
O método
dialético é o único que procede – por meio
da destruição das hipóteses – a caminho
do autêntico princípio, a fim de tornar seguros os seus
resultados, e que, realmente, arrasta [atrai], aos poucos, os olhos
da alma, da espécie de lodo bárbaro em que está
atolada, elevando-a às alturas. [Na escatologia popular grega
da época de Platão, as almas castigadas no além
jaziam no Hades atoladas em lodo.]. Quem for capaz –
diz Platão – de ter uma visão de conjunto é
dialético; quem o não for, não é.
|
Hades
(animação pictórica) |
Quem
é livre não deve aprender ciência alguma como
uma forma de escravidão. Na alma nada permanece que tenha entrado
pela violência [ou pela força.].
O mais
alto e o mais necessário de todos os bens é a justiça.
Tudo
o que nasce está sujeito à corrupção.
Há
um ser do não-ser, não somente no movimento, mas em
toda a série de gêneros; pois, na verdade, em todos eles,
a natureza do outro faz cada um deles outro que não o ser,
e, por isso mesmo, não-ser. Assim, universalmente, por essa
relação, chamaremos a todos, corretamente, não-seres,
e, ao contrário, pelo fato de eles participarem do ser, diremos
que são seres.
O pensamento,
a opinião e a imaginação são gêneros,
em nossas almas, tanto de falsidade como de verdade.
À
imitação que se apóia na opinião daremos
o nome de doxomimética; e à
que se apóia na ciência o nome de mimética
sábia. (Grifos meus).
O tirano
autêntico é um autêntico escravo.
Espécies
de homens e prazeres correspondentes:
Espécies
de Homens |
Prazeres
Correspondentes |
Filósofo |
Ciência |
Ambicioso |
Riqueza |
Interesseiro |
Lucro |
[Quando alguém lucra, alguém,
obviamente, terá que perder.].
A natureza
do prazer que procede da contemplação do Ser é
impossível a qualquer outro saboreá-la, exceto ao filósofo.
Quando
toda a alma obedece à parte filosófica e não
se revolta contra nenhuma parte, é-lhe possível cumprir
em tudo as suas funções e ser justa, e colher cada uma
os prazeres que lhe são próprios – os de melhor
qualidade e o mais verdadeiros possíveis.
Não
se deve honrar um homem acima da verdade.
Se o
medíocre se associa ao medíocre, a arte de imitar só
produz mediocridades.
A lei
diz que o que há de mais belo é conservar a calma o
mais possível nas desgraças e não se indignar,
uma vez que não se sabe [com exatidão] o mal e o bem
que há em tais acontecimentos, nem adianta nada, positivamente,
em os suportar com dificuldade [ou com revolta].
Nem
tudo o que é humano merece que se lhe dê muita importância.
Seria
impiedade trair o que julgamos ser verdadeiro.
O verdadeiro
Uno, corretamente definido, só pode ser absolutamente indivisível.
Não
devemos deixar-nos arrebatar nem pelas honrarias, nem pelas riquezas
nem por poder algum, descurando a justiça e as outras virtudes.
Se o
mal do corpo não provoca na alma o mal da alma, não
pretendamos jamais que alma seja destruída por um mal alheio,
sem a ajuda do seu próprio mal.
Relativamente
ao homem justo, que, se ficar na miséria, doente ou sob a alçada
de qualquer outro desses estados considerados como maus, tal situação
acabará em um benefício para ele, quer em vida, quer
depois de morto. Efetivamente, os deuses nunca descuram de quem quiser
empenhar-se em ser justo e em se igualar a um deus, até onde
isso for possível a um homem, na prática da virtude.
A alma
é imortal e capaz de suportar todos os males e todos os bens.
Toda alma é imortal porque aquilo que se move a si mesmo é
imortal.
De todos
os deuses, o amor é o mais antigo, o mais augusto e o mais
capaz de tornar o homem virtuoso e feliz durante a vida e após
a morte.
A música
é a ciência do amor relativamente à harmonia e
ao ritmo.
Outrora,
a nossa natureza era diferente da que é hoje. Havia três
sexos humanos, e não apenas, como hoje, dois: o masculino e
o feminino. Acrescentava-se mais um, que era composto, ao mesmo tempo,
dos dois primeiros, e que, mais tarde, veio a desaparecer, deixando
apenas o nome: andrógino.
O amor
que as criaturas sentem umas pelas outras tende a recompor a antiga
natureza, procurando de dois fazer um só, e, assim, restaurar
a antiga perfeição. O amor é o desejo de imortalidade.
A violência
é incompatível com o amor.
É
absolutamente impossível a qualquer pessoa doar aquilo que
não tem e ensinar aquilo que não sabe.
A procriação
e o nascimento são coisas imortais em um ser mortal.
A maioria
dos homens não sabe que ignora a essência das coisas.
Obtemos
grandes bens de uma loucura que seja inspirada pelos deuses.
É na
Idéia Eterna que reside a Ciência Perfeita — aquela
que abarca toda a verdade.
É
somente fazendo uso da recordação das Verdades Eternas
que o homem poderá se tornar verdadeiramente perfeito, podendo
receber em grau ótimo as consagrações dos Mistérios
[Iniciação]. Um homem assim afasta-se dos interesses
humanos e dirige seu espírito para os objetos divinos, embora
a multidão o considere louco, sem perceber que nele habita
a divindade.
Eis, pois,
as duas obras da produção divina: de um lado, a coisa
em si mesma; de outro, a imagem que acompanha cada coisa.
Aquele
que não foi Iniciado ou que se corrompeu não se alça
com ardor para o além, isto é, para a beleza em si mesma.
O amor
daquele que não tem paixão [espiritual] – daquele
que apenas possui a sabedoria mortal e que se preocupa tão-só
com os bens do mundo – só gera na alma do amado a prudência
do escravo à qual o vulgo dá o nome de virtude, mas
que o fará vagar, privado de razão, na Terra e sob a
Terra, durante nove mil anos. [Isto é: enquanto apenas possuir
a sabedoria mortal e se preocupar tão-só com os bens
do mundo.].
Aquele
que não estudar convenientemente Filosofia não será
capaz de falar convenientemente sobre nada.
Acreditas
que seja possível conhecer a natureza da alma sem conhecer
o Universo?
Não
é possível fazer discursos artísticos naturais
– quer se trate de ensinar, quer se trate de persuadir –
se não se conhece a verdade a respeito sobre os objetos dos
quais se fala ou se escreve, se não se estiver em condições
de defini-los e de dividi-los em espécies e gêneros e
se não se houver estudado a natureza da alma e determinado
quais gêneros de discursos se adaptam às suas espécies.
Também se não se tiver redigido e ordenado o discurso
de tal maneira que ofereça à alma complexa um discurso
complexo e à alma simples um discurso simples. Os melhores
discursos são aqueles que servem para acordar as lembranças
dos conhecedores.
O homem
que realmente consagrou sua vida à Filosofia é senhor
de legítima convicção no momento da morte, pois
possui esperança [certeza] de ir encontrar para si, para além,
excelentes bens quando estiver morto.
Quando
uma pessoa se dedica à Filosofia no sentido correto do termo,
os demais ignoram que sua única ocupação [melhor:
sua principal ocupação] consiste em se preparar para
morrer [Viver] e em estar morto [Vivo].
No filósofo
existe a inabalável convicção de que em parte
alguma, a não ser em um outro mundo [em uma outra dimensão],
poderá ter acesso à pura sabedoria.
Aprender
não é outra coisa senão recordar.
Nossa
alma, antes de vir animar um corpo, existe como a própria essência,
isto é: tem existência real.
Quem
não tem certeza nem sabe provar que a alma é imortal
deve temer a morte, se não for um tolo.