Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 


Breve Estudo Sobre a Religião
da Perfeita Liberdade
(Perfect Liberty)

 

 

 

Omitamá

 

 

 


A religião da Perfeita Liberdade (PL Kyodan ou a Igreja da Perfect Liberty) é uma religião internacional, de origem japonesa e de vertente monoteísta que ensina aos seus aderentes a se exercitarem e a praticarem uma atitude mental correta, em conformidade com o Esquema Universal Divino. Em outras palavras: ela guia cada indivíduo, pessoalmente, de acordo com seu ambiente e seu caráter, de modo que ele possa viver uma vida plena, alegre e única, para estar em perfeita harmonia com as regras e as leis do Universo. A Perfect Liberty é dedicada ao desenvolvimento dos chamados homens de paz, sob o lema: Vida é Arte. Esta religião monoteísta advoga que a prece (juntamente com o esforço individual, portanto meritório) é uma poderosa ferramenta para ultrapassar os obstáculos que o ente encontra na vida e um instrumento espiritual insubstituível para expansão da sua capacidade pessoal. Seu lema é viver na mais plena e perfeita liberdade, isto é, sem reprimendas de sentimentos e sem exprobrações de expressões. Isto não deixa de estar muito próximo do que ensinou o Adepto Avançado e Místico-Magista Aleister Crowley (1875-1947), que proclamou: Do what thou wilt shall be the whole of the Law. [Faze o que tu queres e será toda a Lei.]. A Lei é a apoteose da liberdade; mas é também a mais estrita das injunções. Não há Lei fora: faze o que tu queres. Tu não tens direito senão de fazer a tua vontade. Faze aquilo que tu queres e nenhum outro te dirá não. O Homem tem o direito de viver por sua própria lei; tem o direito de viver da maneira que ele quiser; tem o direito de trabalhar como ele quiser; tem o direito de brincar como ele quiser; tem o direito de descansar como ele quiser; e tem o direito de morrer quando e como ele quiser. Todo homem e toda mulher são uma estrela, e cada estrela se move em uma órbita determinada, sem interferência. Existe um lugar para todos; é apenas a desordem [consciente ou inconsciente] que causa confusão. Cada um de nós é uma estrela para se mover em sua verdadeira órbita como demarcada pela natureza da nossa posição, pela lei do nosso crescimento e pelo impulso das nossas experiências passadas. Todos os eventos são igualmente lícitos, e cada um é necessário na longa jornada para todos nós, em teoria; mas, na prática, somente um ato é lícito para cada um de nós, em um dado momento. Portanto, o Dever consiste na determinação em experimentar o evento correto de um momento de consciência para outro. A vontade não pode ser duas, mas uma. Entretanto, tudo isto está akashicamente amalgamado à uma insubstituível-irredutível lei-obrigação: responsabilidade. Ninguém pode sair por aí fazendo o que quer e acreditar que não será responsabilizado pelo que fizer, e que não compensará cada pensamento pensado, cada intenção intencionada, cada palavra proferida e cada ato praticado. Somos responsáveis por tudo. Por este motivo, Aleister Crowley advertiu: A Lei é a apoteose da liberdade; mas é também a mais estrita das injunções.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Perfect Liberty foi fundada em 1946, por Tokuchika Miki, no dia 29 de setembro. Como quase todas as religiões originadas no Japão, demonstra forte influência estética do Xintoísmo1, a exemplo do Seicho-No-Iê (em uma tradução livre, Lar do Progredir Infinito) e da Igreja Messiânica Mundial (Sekai Kyusei Kyo, em japonês). A fim de entenderem e de melhorarem suas vidas, e para superarem dificuldades, os peelistas são ensinados a ter seus problemas dirigidos e orientados pelo Patriarca (Oshieoyá-Samá) e pelos ministros da Igreja. A Sede Eterna (ou Terra Sagrada, como costumam denominar) da Perfect Liberty encontra-se atualmente em Tondabayashi, próximo a Osaka, no Japão. Para os peelistas, a fundação-instalação da Perfect Liberty significa o fim das superstições e das ilusões da Humanidade, tendo sido aberto um caminho verdadeiro para o ser humano trilhar.

 

O Patriarca da Perfect Liberty, como visto acima, é chamado de Oshieoyá-Samá (Pai dos Ensinamentos), que, nesta geração, está representado por Takahito Miki, o terceiro fundador. Apesar de os peelistas declararem que Takahito ocupa a posição de um ser humano, como qualquer outro, e de não de Deus, acreditam que ele está em um estado especial que pode ser chamado de Estado Uno a Deus, considerado, nesse sentido, o único intermediador entre Deus e os homens, ou seja, representante de Deus perante os homens.

 

Os peelistas são levados a crer que nas cinco sílabas O-YA-SHI-KI-RI, está inserida, em sua totalidade, a força do poder de salvação da Perfect Liberty. Ao proferi-las, com fé, acreditam os peelistas poderem se livrar da infelicidade e do sofrimento.

 

A substância doutrinária da Perfect Liberty consiste e está centrada na pessoa de Oshieoyá-Samá e nos 21 preceitos revelados (que serão apresentados mais abaixo), dos quais o primeiro é vida é arte, e os demais se referindo à sinceridade, à dedicação, à criatividade, à espontaneidade e à gratidão. É na expressão plena da personalidade de cada um – a perfeita liberdade – que se cumprem os preceitos. Oshieoyá-Samá é o sempre atual fundador da Perfect Liberty porque, em virtude de sua união singular com Deus, recebe a iluminação apropriada para cada época; é para ele que são endereçados os pedidos de orientação (mioshiê) frente às advertências divinas (mishirassê) de difícil interpretação; é em união com ele que se realizam as preces, em particular a poderosa prece O-YA-SHI-KI-RI; é dele que os mestres mais elevados retiram a competência espiritual; e é para ele, ainda, que são transferidos mensalmente os males do mundo, que ele, por sua vez, transfere para Deus. Nas dificuldades, o religioso pede ao mestre, responsável pela igreja local, orientação prática para, inclusive, eliminar os vícios espirituais, próprios ou dos antepassados, origem das presumidas dificuldades e desarmonias. A eliminação dos vícios implica em ações em prol do próximo e de ofertas caridosas em dinheiro – hoshô.

 

O emblema da Perfect Liberty é o Omitamá, forma circular que tem no centro o Sol, de onde emanam 21 raios, indicativos dos Preceitos. O Omitamá é um símbolo de Oração na Perfect Liberty, havendo cinco variações:

Omitamá da Igreja: símbolo da Perfect Liberty no altar da Igreja onde os peelistas oram.

Omitamá Familiar: símbolo da Perfect Liberty colocado em local especial na residência do peelista onde todos os familiares oram.

Omitamá portátil: símbolo da Perfect Liberty que pode ser carregado com o peelista em viagens.

Omitamá do carro: colocado no carro para proteção do motorista e dos passageiros.

Omitamá comercial: semelhante ao familiar, com a diferença de ser especialmente para negócios, como empresas e comércio.

 

 

Perfect Liberty
Igreja Perfect Liberty (Tupã)
Comemoração de 40 anos de fundação

 


O nome Perfeita Liberdade (do inglês, Perfect Liberty) significa ser livre de pensamentos e de hábitos negativos que limitam a auto-expressão. Estes hábitos negativos podem causar estafas, doenças, retrocessos e outros problemas. Uma verdadeira liberdade mental (ou perfeita liberdade) é o estado mental em que é possível captar, com sucesso, o que Deus tem para ensinar. Este é o estado de estar–livre de cada ego. Só assim, segundo os peelistas, a vida estará repleta de grandes conquistas, e quanto maior o esforço em praticar os ensinamentos ministrados maior será a felicidade refletida no dia-a-dia.

 

Os 21 Preceitos da Perfect Liberty são:


1.  Vida é Arte.
2.  A vida do homem é auto-expressão.
3.  O Eu é a manifestação de Deus.
4.  Há sofrimento se não se expressar.
5.  Ao se deixar levar pela emoção perde-se o Eu.
6.  Você existe na ausência do ego.
7.  Tudo existe em relatividade.
8.  Viva radiante como o Sol.
9.  Todos os homens são iguais.
10.  Felicite a si e aos outros.
11.  Faça tudo confiando em Deus.
12.  Há uma função conforme o nome.
13.  Há um caminho para o homem e um para a mulher.
14.  Tudo é e existe para a Paz Mundial.
15.  Tudo é espelho.
16.  Tudo progride e se desenvolve.
17.  Capte o ponto central.
18.  Postamo-nos sempre na bifurcação entre o bem e o mal.
19.  Faça ao perceber.
20.  Viva no estado da perfeita união material-espiritual.
21.  Viva na verdadeira liberdade.

 

Nas Igrejas da Perfect Liberty é ensinado: Você é um artista! Você é o mestre de uma obra, dando a forma de sua existência. Você sonhará os seus sonhos, verá suas visões, elaborará planos e os executará. Pare e observe. Dedique-se em tudo que disser e pensar, em todos os momentos, em todos os dias. Como o escultor, que da matéria-prima realiza seu ideal, como o pintor, que com o pincel cria as formas de sua criatividade, na vida, você é o artista.

 

Aos jovens é recomendado:


1 - Vivamos na emoção da vida artística.
2 - Felicitemos a nós e aos nossos semelhantes.
3 - Primemos na sinceridade, na vivacidade e no espírito de luta.
4 - Tenhamos sublime nobreza.
5 - Sejamos pioneiros da paz mundial.

 

Quanto à vida após a morte, os peelistas crêem que as almas retornarão à Deus após a morte. O homem deve ser o que é, aqui e agora, pois, não há uma outra vida. Assim, Deus (Mioyaookami) é visto como um todo e infinito, ora panteísta (tudo é espelho), ora deísta (capte o ponto central; o Eu é a manifestação de Deus). Os peelistas admitem que o ser humano é uma manifestação de Deus, vinda de Deus, e, ao acontecer a morte, a alma para Deus retornará.

 

Para este ano de 2008, as recomendações diárias da Perfect Liberty são:

• Tenha vivacidade e capacidade de ação.

• Conquiste boa saúde, com equilíbrio físico e espiritual.

• Seja imparcial, sem se prender às circunstâncias.

• O tempo passa. Seja sempre positivo.

• Cumpra com responsabilidade aquilo que lhe foi confiado.

• Dê mais valor a si mesmo.

• Tenha a humildade de sentir: Permita-me fazer.

• Não se descuide das pequenas coisas.

• Quando tiver que renunciar a algo, faça-o resolutamente.

• Acompanhe o ritmo; e o sentimento será alegre.

• O seu presente existe graças aos seus antepassados.

• Saiba que a arrogância não tem qualquer valor.

• Gratidão. Sorriso. Docilidade.

• Mantenha seu Coração pleno de satisfação.

• Faça uma reflexão útil para o dia de amanhã.

• Experimente dar o primeiro passo; geralmente se consegue.

• Observe novamente, ampliando sua visão.

• Perdão! Peça imediatamente.

• Se estiver em movimento, surgirá a oportunidade.

• Aprenda também com os subalternos.

• Escute com atenção, especialmente as queixas e as palavras duras.

• Certamente há um caminho para a solução.

• Dê importância à intuição.

• As coisas fáceis são as mais difíceis.

• Tenha entusiasmo e persistência (com garra na vida).

• Tome cuidado com a excessiva confiança em si mesmo.

• É possível recomeçar, mesmo a partir de agora

• Seja uma pessoa que pode se alegrar com a felicidade dos que a rodeiam.

• Antes de tudo, tente escutar no estado de papel em branco.

• Nem o amanhã nem o futuro estão definidos. Por isto mesmo, vale a pena se esforçar.

 

 

 

 

Uma Reflexão Pessoal

 

 

 

Deixarei, ao final deste sintético estudo, duas perguntas místico-metafísicas para reflexão: 1ª - por que o único intermediador entre Deus e os homens, ou seja, o único representante de Deus perante os homens é o Oshieoyá-Samá Takahito Miki? 2ª - como conciliar, em termos místico-metafísicos, o Preceito 9 (Todos os homens são iguais) com o Preceito 13 (Há um caminho para o homem e um para a mulher)?

 

Segundo o pouco e raso entendimento que tenho das Leis Espirituais, acredito que só a Doutrina da Necessidade (Lei da Reencarnação) possa explicar nascimentos masculinos, nascimentos femininos e outros tipos de nascimentos que, para esta rápida argumentação, não estão em causa. Admito que, a partir de um nível ou plano vibratório específico de evolução, o ser possa, inclusive, escolher, pelo seu livre-arbítrio espiritual, a polaridade (masculina ou feminina) em que encarnará, ainda que o número sete regule ciclicamente estas Peregrinações. Contudo, penso que não haja uma Lei Cósmica exclusiva para os homens e outra exclusiva para as mulheres. Podemos não nos lembrar, e os peelistas podem não concordar (o que não me perturba), mas todos nós já fomos homens e mulheres, e vice-versa, muitas, incontáveis, vezes. Seja como for, a bem da verdade, isto tudo é mais ou menos assim e mais ou menos não–assim! Isto eu discutirei em outro trabalho.

 

Mas, quanto ao fato de o Oshieoyá-Samá Takahito Miki ser o único intermediador entre Deus e os homens, ou seja, o único representante de Deus perante os homens... Bem, isto é impossível, para mim, de ser aceito, até porque eu não quero, sob nenhuma alegação, intermediador algum, seja lá quem for, para absolutamente nada de nada. Ou eu ando com as minhas pernas ou não ando. Com as pernas dos outros não quero andar, inclusive porque sei que isto é impossível. E quem está diuturnamente construindo e quem aprimorará e aperfeiçoará ad æternum o Mestre-Deus do meu Coração sou eu e mais ninguém. Nesta Santa Obra ninguém põe a mão; o arquiteto, o engenheiro e o mestre-de-obras sou eu.

 

Precisamos, todos nós, ficar livres de demiurgos e de pessoas que, presumidamente, possuam poderes divinos semelhantes aos de um presumido demiurgo. Enfim, não me lembro das palavras exatas, mas Max Heindel (1865 – 1919) disse mais ou menos que enquanto não nos libertarmos de pai, de mãe, de ascendentes, de descendentes, de mestres espirituais, de líderes de seitas religiosas, de deuses egregóricos, de demônios milenares, de rituais, enfim, de tudo, continuaremos a malhar em ferro frio, e, cada vez mais, ficaremos presos às nossas próprias ilusões. Bolas! Ninguém fará o serviço que cabe a cada um de nós fazer. Será que isto é assim tão difícil de ser compreendido? E por que só uma chance para fazer o serviço? Eu, que sou meio sem-vergonha, e que já passei pelo Período de Saturno, pelo Período Solar e pelo Período Lunar, já tive tantas chances! Mas, acabei aprendendo, pelo menos, que a perfeita liberdade só existe, ainda que relativa, em nosso Coração. Esse ainda que relativa é que é de lascar!

 

Mas, do fundo do meu Coração, desejo todo o Bem, toda a Beleza e a mais profunda Paz a todos os peelistas e a todos os seres humanos. Todos cabem direitinho em meu Coração. Sei que os peelistas, particularmente, são pessoas de bem, pois conheço alguns e, realmente, posso afirmar, são inquestionavelmente pessoas da mais digna integridade e da mais íntegra dignidade. A eles está dedicado este estudo metafísico-dialético, feito com o maior carinho. Quem sabe...

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. O Xintoísmo é uma religião não-confessional. Sendo assim, sua teologia-liturgia é quase que inteiramente voltada para práticas direcionadas para o relacionamento familiar, como o culto aos ancestrais e o respeito aos mais velhos, e não para códigos de ética e moral na sociedade em si (como ocorre com as religiões abraâmicas, por exemplo).

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.rdpizzinga.pro.br/
livros/aleister/crowley.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xinto%C3%ADsmo

http://www.perfectliberty.org.au/what.html

http://www.vendascontato.com.br/
Igreja_PL/PL/glossario2.htm

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-
37722004000100004&script=sci_arttext&tlng=pt

http://www.icp.com.br/81materia.asp

http://www.petcanabrava.hpg.com.br/
igrejasi30.html

http://www.pl-gakuen.ac.jp/

http://www.pl-shuto.jp/

http://budismoprimordialrio.blogspot.com/
2007/10/origens-budistas-da-pl-perfeita.html

http://web.perfect-liberty.or.jp/
portugues/oshieoya_p.html

http://web.perfect-liberty.or.jp/portugues/index_p.html

http://www.cacp.org.br/orientais/artigo.aspx?lng=
PT-BR&article=377&cont=1&menu=9&submenu=1

http://pt.wikipedia.org/wiki/PL_Kyodan

http://www.perfectliberty.ca/faq_b.htm

 

Música de fundo:

(They Long To Be) Close To You
Compositores: Hal David & Burt Bacharach

Fonte:

http://www.artemotore.com/midi/midi9001.htm

 

 

 

 

 

 

Why do birds suddenly appear every time you are near?