PÓ DE PIRLIMPIMPIM

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Não foi o pó de pirlimpimpim1

– que faz voar rumo à Beleza –

mas, o bissurdo2 Gás Sarin,3

que mata na maior abundeza.4

 

A questão a ser respondida é:

foi quem? Bashar? Rebelados?

Todavia, a contramedida não é

sair atirando para todos os lados.5

 

Uma coisa é mais do que certa:

todos os homicidas são suicidas,

e todos os suicidas são homicidas.

 

Outra coisinha também é certa:

conforme à justiça ou adulterado,

tudo haverá de ser compensado.6

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. O pó de pirlimpimpim, parecido como o Pó Mágico da Sininho, da história Peter Pan de Sir James Matthew Barrie (Kirriemuir, Escócia, 9 de maio de 1860 – Londres, Inglaterra, 19 de junho de 1937), é uma criação do escritor brasileiro José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948), na obra Sítio do Pica-pau Amarelo, onde tudo é possível, a fantasia se misturando com a realidade, fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras em um mundo fantástico onde transitam a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o Saci-pererê, a Cuca, a Iara e outros personagens fantasiosos. O pó de pirlimpimpim era utilizado pela boneca Emília, pelo Visconde e pelas crianças para, magicamente, se transportarem de um lugar a outro. Mas, o pó de pirlimpimpim só fazia voar e só funcionava, rumo a novos e mais luminosos horizontes, se eles tivessem pensamentos felizes! É aquela coisa da saúde (física e mental), que depende, basicamente, de três fatores: bons pensamentos, muita água e alegria. Não há doença que resista a este triângulo.

2. Palavra inventada pela boneca Emília.

3. O gás Sarin é uma molécula quiral por tem quatro substituintes quimicamente diferentes ligados ao centro de fósforo tetraédrico. Sua fórmula é [(CH3)2CHO]CH3P(O)F. A nomenclatura adotada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é 2-(fluoro-metil-fosforil). É incolor e inodoro, e costuma ser usado pelos genocidas de plantão como arma química, devido à sua extrema potência assassina sobre o sistema nervoso. O gás Sarin foi classificado como arma de destruição em massa na Resolução 687 das Nações Unidas. A produção e o armazenamento de Sarin foram proibidos em 1993 na Convenção sobre Armas Químicas. O Sarin é especificamente um potente inibidor da enzima acetilcolinesterase – uma proteína que degrada o neurotransmissor acetilcolina, depois de liberado na fenda sináptica. Nos vertebrados, a acetilcolina é o neurotransmissor presente na junção neuromuscular, em que os sinais são transmitidos dos neurônios do sistema nervoso central às fibras musculares. Normalmente, a acetilcolina é libertada do neurônio para estimular o músculo, após degradada pela acetilcolinesterase, permitindo, assim, o relaxamento do músculo. A acumulação de acetilcolina na fenda sináptica, devido à inibição da colinesterase, significa que o neurotransmissor continua a atuar sobre a fibra muscular, de modo que quaisquer impulsos nervosos são transmitidos continuamente. O Sarin age sobre a colinesterase, formando uma ligação covalente com o resíduo particular de serina no sítio ativo. O flúor é o grupo lábil, e o fosfoéster resultante é robusto e biologicamente inativo.

4. O Secretário de Estados dos EUA, John Kerry, afirmou no domingo, 1º de setembro de 2013, que testes de laboratório recentes comprovam que o gás Sarin foi usado no ataque de 21 de agosto na Síria – nos arredores de Damasco – que matou mais de 1400 pessoas, na primeira vez que uma autoridade americana apontou que tipo de arma química foi utilizada. Em entrevista do programa Meet the Press, da rede de TV NBC, Kerry disse que amostras de sangue e cabelos colhidas de integrantes dos serviços de emergência no Leste de Damasco deram positivo para Sarin. Ele disse, ainda, que as autoridades americanas só ficaram sabendo do resultado nas últimas 24 horas, citando a evidência como mais uma razão para o Congresso aprovar o pedido do Presidente Barack Obama de autorização para uso da força contra o Governo do Presidente sírio Bashar Al-Assad. Em entrevista à CNN, John Kerry disse que os EUA obtiveram amostras independentes e que o Governo do Presidente Bashar Al-Assad ordenou o ataque químico. Sabemos que o regime ordenou o ataque. Sabemos o que eles prepararam. Sabemos de onde vieram os mísseis. Sabemos onde caíram. Sabemos o estrago que foi feito. Vimos as horrendas imagens pelas redes sociais e temos evidências por outros meios, e sabemos que o regime tentou encobrir, afirmou Kerry.

Fontes desta nota:

http://www.alagoas24horas.com.br/
conteudo/?vCod=155712

http://oglobo.globo.com/mundo/gas-sarin-foi-usado
-no-ataque-quimico-na-siria-afirma-kerry-9776727

5. Qualquer intervenção militar na Síria, seja lá por qual país ou coligação for, e venha de onde vier, é abominanda. O regime sírio precisa ser apeado, isto as pessoas de bem concordam; mas, não às custas e com sacrifício de mais vidas. Há diversos mecanismos (sem sangue) para resolver esta questão, mas, interesses de toda ordem têm impedido que sejam postos em prática. Questões comerciais e estratégicas sempre estiveram e continuam a estar em primeiro lugar, inclusive acima do próprio estado de paz, que não é só absentia belli (ausência de violência ou de guerra). Enfim, a coisa é mesmo como disse o poeta italiano Giacomo Leopardi (29 de junho de 1789 - 14 de junho de 1837): O egoísmo foi sempre o mal da sociedade, e quanto maior tanto pior é a condição da sociedade. Se ouvíssemos os conselhos que o Papa João XXIII (Sotto Il Monte, 25 de novembro de 1881 – Vaticano, 3 de junho de 1963) deu em sua Carta-Encíclica Pacem in Terris (Paz na Terra)... Os conflitos entre as nações devem ser resolvidas com negociações e não com armas, e na confiança mútua... A Paz entre os povos exige: a verdade como fundamento, a justiça como norma, o amor como motor, a liberdade como clima...

6. Seja qual for a situação, argumentar legítima defesa ou qualquer treco semelhante para sair matando a torto e a direito, irrefletidamente, é conversa-fiada. Não se mata nem refletidamente, ou melhor: não se mata de jeito nenhum. Nunca. Nada. Cada coisa é parte da Coisa-una. O pior é que, geralmente, os ditadores sanguinários não matam nem irrefletidamente nem refletidamente, mas, sim, porque não querem largar o osso e entregar o poder. E podem ter certeza: para esses caras, o poder é muito melhor do que transar. E vão mordendo e vão fazendo sangrar sem dó nem piedade.

 

 

 

 

Música de fundo:

Sítio do Pica-Pau Amarelo
Composição e interpretação: Gilberto Gil

Fonte:

http://www.4shared.com/mp3/AK_1l
Hma/01Gilberto_Gil_-_Stio_do_Pica-.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pacem_in_Terris

http://pt.wikiquote.org/wiki/Giacomo_Leopardi

http://www.dinkumaussies.com/
FAUNA%2FFruit%20Bat.htm

http://www.netanimations.net/dogs.htm

http://demikaia.com/tag/middle-east/

http://dralilianregina.blogspot.com.br/

http://www.realitatea.net/siria-acuza-occidentul-ca-i-a-in
curajat-pe-rebeli-sa-foloseasca-gaz-sarin_1257890.html

http://noticias.uol.com.br/

http://visao.sapo.pt/testes-confirmam-
uso-de-gas-sarin-na-siria=f733656

http://blog.foreignpolicy.com/posts/2013/04/25/whats
_syria_capable_of_doing_with_its_sarin_stockpile

http://www.youtube.com/verify_controversy?
next_url=/watch%3Fv%3Dn2GPTqxf8rE

http://www.thetimes.co.uk/tto/news/world/
middleeast/article3749798.ece

http://www.cartacapital.com.br/internacional/oposicao-siria-
denuncia-ao-menos-1-mil-mortes-em-ataque-quimico-4929.html

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/john-kerry
-eua-tem-prova-de-que-siria-usou-gas-sarin-em-ataque

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos
/2013/04/130426_ataque_sarin_siria_vale_jp.shtml

http://www.tumblr.com/
tagged/skeletons-dancing

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Sarin#Efeitos_biol.C3.B3gicos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarin

http://somostodosum.ig.com.br/
clube/artigos.asp?id=6985

http://www.istoe.com.br/reportagens/
15506_PO+DE+PIRLIMPIMPIM

http://br.answers.yahoo.com/question/
index?qid=20060612114749AAFxPkw

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.