Este estudo objetiva apresentar para reflexão alguns pensamentos selecionados e, eventualmente, comentados do erudito, filósofo neoplatônico e humanista do Renascimento Italiano Giovanni Pico Della Mirandola (Mirandola, 24 de fevereiro de 1463 – Florença, 17 de novembro de 1494), o Príncipe da Concórdia e o Idealizador da Pax Philosofica, segundo Antonio José Romera Valverde, de quem os próximos diziam ser capaz de saber tudo e mais alguma coisa. Talvez, isto se deva ao fato de Pico ter se proposto a não jurar pela palavra de ninguém, de freqüentar todos os professores e de conhecer todas as escolas, como ele mesmo afirmou.
Breve Biografia
Giovanni Pico Della Mirandola, desde a infância, impressionava por seus dotes intelectuais, que incluíam uma extraordinária memória e dons artísticos muito desenvolvidos. Com apenas catorze anos de idade, partiu para a Universidade de Bolonha, com o objetivo de estudar Direito Canônico e se preparar para seguir a carreira eclesiástica. Entretanto, insatisfeito com os estudos puramente jurídicos, decidiu aprofundar os estudos em Filosofia e Teologia, que lhe despertaram a predileção.
Giovanni passou ainda sete anos viajando pela Itália e França, estudando em suas principais faculdades em Ferrara, Pádua e Paris, enquanto se dedicava a aprender os idiomas latino, grego, hebraico, árabe e sírio, e acabou tendo a idéia de combinar o seu conhecimento místico-religioso com a filosofia,objetivando conciliar religião e filosofia, baseando as suas concepções principalmente em Platão, em oposição a Aristóteles.
De acordo com Pico Della Mirandola, deveríamos estudar as fontes hebraicas e talmúdicas, enquanto que as melhores conquistas da Escolástica deveriam ser preservadas.
Já em Roma, no ano de 1486, com apenas 23 anos de idade, publica as suas polêmicas 900 teses intituladas Conclusiones Philosophicæ, Cabalisticæ et Theologicæ, com que acreditava ter desvelado as bases de todo o conhecimento da Humanidade, combinando elementos do Neoplatonismo, Hermetismo e Cabalismo, além de versar sobre Lógica, Matemática e Física. Neste ano, publica o seu trabalho mais conhecido, De Hominis Dignitate Oratio (Discurso Sobre a Dignidade do Homem), que serve como uma introdução às suas 900 teses, das quais treze foram consideradas heréticas pela Igreja Católica. Em ambas as obras, fez a defesa do que chamou de Magia Natural (Magia Naturalis), tendo ficado conhecido como um dos criadores da Cabala Cristã.
Giovanni morreu jovem, em 1494, aos 31 anos, envenenado por arsênico, após sucumbir a uma febre. Giovanni é considerado o primeiro erudito cristão a combinar elementos da doutrina cabalística e teologia cristã.
A pergunta até hoje não respondida é: Giovanni teria sido envenenado por ordem do papado da época por ameaçar e colocar em perigo o poder temporal da Igreja? Bem, se isto aconteceu, não deve surpreender ninguém, pois, a Igreja Católica se tornou especialista em assassinar seus adversários.
Pensamentos de Pico Della Mirandola
Cada um tem em si próprio dez punições: a ignorância, a tristeza, a inconstância, a avareza, a injustiça, a luxúria, a inveja, a traição, a raiva e a malícia.
A Amizade é uma virtude.
A Amizade é uma virtude.
O desprezo, o desdém e a repulsa são desvirtudes.
Desembargos são virtudes.
são desvirtudes.
Desobstruções são virtudes.
Obstruções são desvirtudes.
Desimpedimentos são virtudes.
Impedimentos são desvirtudes.
Argumentos Racionais são virtudes.
Argumentos são desvirtudes.
Tratamento Médico (Psiquiátrico) é uma virtude.
Excomunhão é uma desvirtude.
Compreensão é uma virtude.
Exorcismo é uma desvirtude.
A Devoção à Pátria é uma virtude.
A conspiração, a maquinação e a trama são desvirtudes.
Respeitar e Abrigar o são virtudes.
Fabricar um golpe de Estado é uma desvirtude.
Solidariedade, Ternura e Piedade são virtudes.
Maquinar um é uma desvirtude.
Proteger a Verdade é uma virtude.
Divulgar news é uma desvirtude.
Defender a Liberdade é uma virtude.
Ofuscar a independência e a autonomia é uma desvirtude.
Resguardar e Preservar os são virtudes.
Amesquinhar o ser humano é uma desvirtude.
Respeitar a 1ª, a 2ª e a 3ª Hierarquias é uma virtude.
Aniquilar e invalidar existências são desvirtudes.
foi uma virtude.
são três abomináveis desvirtudes.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
Amor aos animais é uma virtude.
Sacrifício de animal votivo é uma desvirtude.
A Dignidade é uma virtude.
A impudência é uma desvirtude.
A Incorruptibilidade é uma virtude.
A indecência e o suborno são desvirtudes.
O Cuidado, a Dedicação, o Desvelo e a Devoção ao povão são virtudes.
Inventar a lenda do é uma desvirtude.
Incentivar a Vacinação do povão é uma virtude.
O antivacinismo é uma desvirtude.
Tentar Alcançar um Autêntico Rigor Cognitivo é uma virtude.
O é uma desvirtude.
Viver sob a égide de Imperativos Categóricos é uma virtude.
Viver sob o benefício de imperativos hipotéticos é uma desvirtude.
Fiat Voluntas Tua é uma virtude.
Fiat voluntas mea é uma desvirtude.
Tentar alcançar a Transrazão é uma virtude.
O fideísmo fanático é uma desvirtude.
Exatidão, Autenticidade e Veracidade são virtudes.
Glossolalia, dízimo, salvação fajuta e milagres fabricados são desvirtudes.
A Misericórdia é uma virtude.
A imisericórdia é uma desvirtude.
A Tolerância é uma virtude.
O preconceito é uma desvirtude.
A Unimultifraternidade é uma virtude.
A separatividade é uma desvirtude.
Servir é uma virtude.
Egoismar é uma desvirtude.
1 + 1 = 1 é uma virtude.
1 + 1 = 2 é uma desvirtude.
1 – 1 = 1 é uma virtude.
1 – 1 = 0 é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
Nós é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.é uma virtude.
é uma desvirtude.
O Amor é uma virtude.
O ódio é uma desvirtude.
é uma virtude.é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
é uma desvirtude.
é uma virtude.
O-que-não-é é uma desvirtude.
Illuminado é uma virtude.
Apego à vida é uma desvirtude.
Iniciaticamente é uma virtude.
Morte reincidente é uma desvirtude.
é uma virtude.
Imitações, cagaços, coisismos e achismos são desvirtudes.
Tentar se tornar um Deus Consciente é uma virtude.
Tornar-se uma não-entidade absoluta é uma desvirtude.
O homem é o ponto máximo na criação do Uni[multi]verso. Nós somos o verdadeiro e extraordinário milagre divino. E somos o grande milagre porque todas as outras criaturas já nascem com um destino traçado, já nascem destinadas a ser o que são e não podem ser outra coisa. [Com respeito, discordo in totum desta afirmação de Pico. Primeiro, não há ponto máximo de nada nem para nada no Unimultiverso. A peregrinação, a aprendizagem e a compreensão são cumulativas, permanentes e ilimitadas. Segundo, não há milagres no Unimultiverso; as Leis Cósmicas são invioláveis, infringíveis e intransgressíveis. Terceiro, não há destino inamovível nem imudável de nada nem para ninguém. Resumidamente, sempre aconteceu, acontece hoje e sempre acontecerá: o grafite se torna diamante, o chumbo se torna ouro, os minérios e minerais se tornam vegetais, os vegetais se tornam animais, os animais se tornam seres humanos e, mutatis mutandis, os homens se tornam Deuses Conscientes. A Unidade Cósmica é múltipla e indestrutível. Todas as existências são Deuses Inconscientes. Mais do que evolução, o que perenalmente acontece no Unimultiverso é uma reintegração infindável, ininterrupta, persistente e sempiterna de todas as existências. Por tudo isto, a Grande Heresia da Separatividade é a madrasta caliginosa e disforme de todas as aflições, de todas as dores e de todos os desesperos humanos.]
Gráfico Animado Simbólico
O homem tem a capacidade e a possibilidade de se fazer a si próprio. [Ou seja: o homem tem a capacidade e a possibilidade para se tornar um Deus Consciente.]
O homem pode inventar a si próprio e se construir a si mesmo.
Não somos nem terrestres nem celestes, não somos imortais nem mortais. Estamos na divisa dos dois mundos. [Por enquanto. Mas, se lutarmos o Bom Combate, se nos esforçarmos e se formos dignos, nos tornaremos, digamos assim, celestes e imortais.]
Temos a liberdade de nos fazer conforme a nossa preferência. Somos criadores de nós mesmos. [Por isto, somos responsáveis por tudo. Sem exceção.]
Gráfico Animado Simbólico
Segundo nossa responsabilidade, [esforço, mérito e compreensão] poderemos nos tornar brutos e inferiores, como as coisas da Natureza, ou poderemos. por outro lado, nos aproximar das coisas celestes, e através da nossa inteligência atingir as coisas superiores e divinas.
Nós somos um rudimento, uma possibilidade de um novo ser, e, conforme nos desenvolvermos, poderemos nos tornar uma planta, um animal, um anjo ou poderemos, até mesmo, participar, em conjunto, do Espírito de Deus. [Aqui, também, tenho que discordar de Pico. Não existe retrocesso, no sentido de nos tornarmos uma barata. uma pulga ou uma ameba.]
Por sermos livres, temos a escolha de nos corromper e de baixarmos ao nível irracional dos animais ou de nos reconstruir seguindo a imagem divina. A reconstrução do homem é o seu renascimento, a sua reforma. O caminho para alcançarmos o renascimento passa pelas diversas formas do saber, mas, o mais alto saber é o teológico. [Aqui, também discordo. Na atualidade, a mais alta possibilidade é o Saber Iniciático, que absolutamente nada tem a ver com o dogmatismo teológico.]
Você poderá se degenerar e se transformar em um ser inferior, aquele considerado irracional; mas, poderá se regenerar, de acordo com sua decisão, e se aproximar dos seres superiores, que são divinos.
Não te dei, Adão, um aspecto que lhe seja único, nem um lugar para assentar, nem um dom peculiar, para que tua face, teu lugar, teu dom, deseje-os, conquiste-os e os possua segundo teu juízo e tua decisão. As naturezas outras são predefinidas e contidas em nossas leis. Tu, não submetido a quaisquer limites, só mercê do arbítrio que em tuas mãos coloquei, definas a ti próprio. Alocado no meio do mundo, poderá mais facilmente apreciar tudo quanto está à sua volta.
Nada há de mais grandioso sobre a Yerra do que o homem, nada há de mais grandioso no homem do que seu espírito e sua [personalidade-]alma. Eleva-te até eles e estarás elevando-te para além do céu. [O grande problema é a mistura que muitos autores fazem de Espírito com personalidade-alma, que são coisas completamente distintas.]
A dignidade do homem está em saber usar bem a sua liberdade, transformando o mundo e a si mesmo em direção ao melhor.
Que a nossa [personalidade-]alma seja invadida por uma sagrada ambição de não nos contentarmos com as coisas medíocres, mas, de anelarmos às mais altas, de nos esforçarmos por atingi-las, com todas as nossas energias, desde o momento em que, querendo-o, isso é possível.
Ao homem é concedido ter o que escolhee, de ser o que quiser.
O lugar do homem no Uni[multi]verso está em algum lugar entre os animais e os anjos, mas, por causa da imagem divina plantada nele, não há limites para o que ele pode realizar.
Desprezemos o que é desta Terra e deixemos absolutamente tudo o que é mundano para trás, a fim de nos apressarmos para a morada fora deste mundo, na proximidade da divindade sublime.
Acima de tudo, não devemos transformar a liberdade de escolha que Deus nos deu em algo prejudicial, pois,ela foi planejada para ser vantajosa para nós.
Não devemos nos contentar em viver em um lugar inferior.
Você pode dar à sua vida a forma que escolher, fazer o que quiser. Você não tem limitações e pode agir de acordo com sua própria vontade. Você pode escolher os limites da sua natureza.
O homem poderá se tornar o que quiser – subumano ou sobre-humano, como desejar.
Se quisermos, não seremos inferiores em nada aos Serafins, aos Querubins e aos Tronos, que ocupam os primeiros lugares.
Quaisquer sementes que o homem cultivar crescerão até a maturidade e produzirão nele seus próprios frutos. Se forem sementes vegetativas, ele será como uma planta. Se forem sensíveis, ele se tornará brutal. Se forem racionais, ele se tornará um ser celestial. Se forem intelectuais, ele se tornará um anjo e um filho de Deus. E se, feliz na sorte de nenhuma coisa criada, ele se retirar para o centro de sua própria Unidade, seu Espírito, unido a Deus, na Escuridão Solitária de Deus – que está acima de todas as coisas – superará todas elas.
Magia est pars practica Scientiæ Naturalis. Magia [Branca] é a parte prática da Ciência Natural.
O Homem carrega em si os germes da Vida Uni[multi]versal.
O homem foi bóson.
O homem foi átomo.
O homem foi molécula.
O homem foi pedra.
O homem foi planta.
O homem foi bicho.
O homem é homem.
O homem será um Deus Consciente.
O homem é o Unimultiverso.
Deus, o Pai, o Arquiteto Supremo, construiu este Lar Cósmico que contemplamos, o Templo mais Sagrado de Sua Divindade, pelas leis de Sua Misteriosa Sabedoria.
Ao homem, quando ele veio à vida, o Pai conferiu as sementes de todos os tipos e os germes de todos os modos de vida.
Os pitagóricos degradam os homens ímpios em brutos e, se quisermos acreditar em Empédocles, até em plantas.
Não faz parte do Bondoso Amor de Deus que aquele que louva a Sua Generosidade Divina em relação aos outros seja compelido a condená-La em relação a si mesmo.
Na Sua criação final, nunca fez parte do Poder do Pai falhar como se estivesse exausto.
O Melhor dos Artesãos ordenou que o homem possuísse tudo o que fosse peculiar a cada um dos diferentes tipos de ser.
Os seres espirituais, desde o início ou logo depois, se tornam o que devem ser para todo o sempre. [Já expliquei diversas vezes que não existe essa coisa de para todo o sempre. Essa coisa de para todo o sempre foi inventada porque as pessoas, por não saberem que não existe morte, têm medo de morrer.]
Não há nada neste mundo que seja tão bonito quanto a Verdadeira Glória.
As estrelas inumeráveis – a multiplicidade dos seres – fazem com que cada coisa brilhe mais intensamente. [Se o Senhor Putin e o Senhor Bibi compreendessem isto, não estariam destruindo a Ucrânia nem a Faixa de Gaza, nem matando os ucranianos e os gazenses.]
O homem foi criado por Deus não apenas para possuir a vida, mas, para desfrutá-la.
Nossa mente existe para penetrar no Uni[multi]verso infinito, para ser a Inteligência que examina todas as coisas. [O Unimultiverso não é infinito, porém, finito, mas ilimitado. Infinito e ilimitado são coisas completamente distintas.]
Não somos constituídos de nada que não seja admirável por natureza.
Platão é querido para mim, mas, mais amada do que tudo é a Verdade.
Somente as Coisas Sagradas são Santas na realidade. [E não existe nada mais Sagrado nem Santo do que a . É por isto que todo assassino é um suicida e todo suicida é um assassino.]
Todos os pensamentos de todos os tempos estão entrelaçados na nossa mente. [Se ex nihilo nihil fit (nada surge do nada), nihil potest vertere in nihilum (nada pode se transformar em nada).]
Nada poderia ser mais excelente do que os homens passarem pela vida e saírem dela mais puros.
O que poderia ser mais miserável do que ser inimigo de si mesmo? A melhor forma de amizade consigo mesmo é unidade de propósito e harmonia.
Quem vive em harmonia consigo mesmo vive em harmonia com o Uni[multi]verso.
O mundo, juntamente com os céus, canta um hino ao Criador.
AUM MANI PADME HUM
O Uni[multi]verso é um Poema Divino.
O mundo inteiro é um livro aberto. [Cabe a nós abrir o livro e lê-lo!]
Deixe aquele que é instruído aumentar seu Conhecimento; deixe aquele que não é adquiri-Lo.
Quando nós deixaremos de ser preguiçosos e nos entregaremos a nós mesmos? [Quando nós nos tornaremos amigos dos nossos Anjos Solares?]
As correntes mais fortes são de ferro; as marcas mais fortes são as do Amor.
O homem, por natureza, é um animal político. [Zoon politikon. (). Este é um conceito aristotélico. (In: Política, livro II).]
Conhecer não é possuir, mas é, sim, se aproximar das alturas celestiais. [E as alturas celestiais estão em nosso Coração.]
Assim que Deus nos deu a mente, Ele nos deu a faculdade do conhecimento, para que pudéssemos conhecê-Lo.
Somos espelhos que refletem a Imagem Divina.
Aquele que se liga a uma alegria [mundana] faz a obra da morte. [Talvez, a maior lição que devamos aprender é estar no mundo sem ser do mundo.]
A Natureza não nos impõe uma lei inamovível, pela qual somos mantidos cativos.
A imensidão do conhecimento humano consiste em conhecer a Deus. [O nosso Deus Interior.]
Precisamos aprender a possuir grandeza de [personalidade-]alma, fidelidade, gentileza, conhecimento e sabedoria.
Aquele que nega a [personalidade-]alma é o maior inimigo da Humanidade.
O conhecimento temperado com virtude tende a desenvolver uma vida virtuosa.
Quem, hoje, busca a Glória sem mérito se tornará o último, pois, amanhã não valerá nada.
Aquele que sofreu uma derrota volta para casa mais rico, ou seja, mais culto, e está mais bem equipado para futuras batalhas. [Tudo é bom. Tudo é aprendizado. Não existe perda; tudo é ganho.]
Fundo musical:
Au Tems Pascor
Compositor: Jehan Erart (cerca de 1200/10 – 1258/9)Fonte:
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