Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Arquitas de Tarento

Arquitas de Tarento1

 

 

Deve-se chegar ao conhecimento daquilo que se ignora aprendendo de outro ou por pesquisa própria. O aprender se faz com um outro ou por meios estranhos; a investigação se faz por si mesmo ou com meios próprios. Encontrar sem pesquisar é difícil e raro; quando se pesquisa, contudo, o conhecimento se torna acessível e fácil. Mas aquele que nada entende da investigação nada poderá encontrar.

 

Quando se conseguiu encontrar a razão, esta aumenta a concórdia fazendo cessar a rebelião. Já não há lugar para a competição, pois não reina a diferença. Por intermédio da razão, poderemos nos reconciliar com nossas obrigações. Devido à ela, os pobres recebem dos poderosos e os ricos dão aos necessitados, pois ambos confiam em possuir, mais tarde, com igualdade.2 Regra e obstáculo dos injustos faz desistir os que sabem raciocinar antes de cometerem uma injustiça, convencendo-os de que não podem permanecer ocultos quando voltarem ao mesmo lugar. Aos que não compreendem, revela-lhes a sua justiça, impedindo-os de cometê-la.

 

Arquitas de Tarento (428 a.C. – 347 a.C.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja milagre, seja frigideira,3

as gentes bocam o que se lhes dão.4

Se der fecaloma ou caganeira,

bate uma barata-voa mais depressão.

 

 

Não havendo empenho,

a Illuminação não poderá acontecer.

Fingir candor e franzir o cenho

não darão como resultado libertação!

 

 

Não existe de graça

nem a tal malandrice do por apenas.

Logo, a Santa Graça5

não virá para quem é papa-novenas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

BORNHEIM, Gerd. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, s. d.

 

______

Notas:

1. Arquitas de Tarento (428 a.C. – 347 a.C.), filósofo e cientista grego, é considerado o mais ilustre dos matemáticos pitagóricos. Acredita-se ter sido discípulo de Filolau de Crotona e foi amigo de Platão. Fundou a mecânica e influenciou Euclides. Foi o primeiro a usar o cubo em geometria e a restringir a matemática às disciplinas técnicas como a geometria, a astronomia e a acústica. Para resolver o famoso problema da duplicação do cubo (dobrar o seu volume), valeu-se de um modelo tridimensional. Embora inúmeras obras sobre mecânica e geometria lhe sejam atribuídas, restaram apenas fragmentos, cuja preocupação central é a matemática e a música. Arquitas também atuou na política. Os tarentinos o elegeram estratego (magistrado da antiga Grécia eleito diretamente pelo povo) sete vezes consecutivas. Morreu em um naufrágio na costa de Apúlia, na Itália meridional.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitas_de_Tarento

2. Sim, Arquitas tinha razão. Se naquela época era assim, hoje não mudou nada. As pessoas, na maioria das vezes, admitem com Francisco de Assis (junho/dezembro de 1181 ou 1182 – 3 de outubro de 1226) que é dando que se recebe e é perdoando que se é perdoado. Ora, isto é um raciocínio hipotético que só pode gerar um comportamento hipotético, do tipo os pobres recebem dos poderosos e os ricos dão aos necessitados, pois ambos confiam em possuir, mais tarde, com igualdade. Se este tipo de coisa valer alguma coisa, valerá algo semelhante a zero vírgula zero zero zero... alguma coisa.

 

 

3. Frigideira, no caso, é um tipo de pastel recheado de carne, próprio da culinária de Braga.

4. De uma maneira geral, lamentavelmente, as pessoas rangam e acreditam (porque ainda precisam rangar e acreditar) em apocalipses, arrebatamentos, milagres, remissões totais ou parciais das penas temporais, indulgências parciais e plenárias, figas, epifanias (no sentido de aparecimento ou manifestação reveladora de Deus ou de uma divindade), paraísos, infernos, prêmios, punições, aqui se faz, aqui se paga, olho por olho, dente por dente, perdões, intermediações, salvações et cetera e xepa e tal. Mas, o que fazem para ultrapassar suas limitações? O que fazem para deixar para trás suas ignorâncias? O que fazem para vencer seus preconceitos, suas mesquinharias e seus egoísmos? Quando muito, pedem aos outros para fazer por elas o que cabe a elas fazer. Com isso, por isso e enquanto isso, o Cristo Cósmico dorme na maioria dos Corações!

5. Santa Graça Illuminação Interior obtida ou alcançada exclusivamente pelo mérito.

 

Fundo musical:

Comer Comer

Fonte:

http://www.4shared.com/