Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Uma noite, JS teve um 'horripilonho'1 pesadelo:

lutava para se desenredar de um novelo.2

À tardinha, se lembrou3: no dia anterior,

por palha, altercara-se com um idoso senhor.

 

Na noite seguinte, repetiu-se o pesadelo;

só que, desta vez, era muito maior o novelo.

Por fim4, a bolota cármica se desenrodilhou

e JS pôde voar como uma fogo-apagou.5

 

Muitas pessoas pensam que o Karma

só se manifesta em forma de bisarma.6

Para 'todérrima' e 'qualqueríssima' ação

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. 'Horripilonho' = horripilante + medonho (ou bisonho). O sinônimo correspondente é 'medonhante' (ou 'bisonhante').

2. O inferno – que existe e não existe como inferno propriamente dito – é exatamente isso. A por nós produzida solidão da aflição (ou aflição da solidão) só será vencida pela compreensão e pela regeneração; isso, obviamente, implica em retribuição. Retribuição educativa: ou aprendemos, ou aprenderemos.

3. Mas não se tocou.

4. Pois JS se lemrou da altercação com o idoso senhor, e, em meio ao pesadelo, com ele se reconciliou.

5. Fogo-apagou (Ordem: Columbiformes; Família: Columbidæ; Espécie: Scardafella squammata): rolinha monogâmica que ocorre da Venezuela ao Paraguai, Argentina e Brasil oriental e central, em áreas secas, campos, cerrados e jardins. Tem até 20 cm de comprimento, plumagem com aparência tipicamente escamosa, asas e dorso barrados de rufo e laterais da cauda brancas. Seu canto característico parece dizer 'fogo-apagou'. O desenrodilhamento, simbolicamente, significa que só desfaremos a bolota do Karma-novelo quando compreendermos, nos regenerarmos e nos reconciliarmos. O Karma (conceito que se origina dos escritos esotéricos dos Upanishads e que metafisicamente significa Lei da Retribuição, Lei de Causa e Efeito, Lei da Ação e Reação ou Lei de Causação Ética) não é punitivo, impeditivo ou definitivo; é educativo. No Budismo, Karma (sânscrito) ou Kamma (pali) é a palavra que designa ato ou ação, e, nesse sentido, a palavra é usada em textos antigos para ilustrar a importância de se desenvolver atitudes e intenções adequadas e concertadas. Considera-se que – por produzir Karma – os seres encontram-se presos ao Samsara (fluxo incessante de renascimentos através dos mundos devido ao desconhecimento do Eu Interior). Portanto, a última meta da prática budista é extinguir o Karma (que, em realidade, jamais poderá ser exstinctus in totum, pois está sendo permanentemente produzido). Já o Dharma (sânscrito) ou Dhamma (pali) significa Lei Natural ou Realidade. Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o Caminho para a Verdade (relativa) Superior. O Dharma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia. Enfim, o fato é que para toda ação praticada (causa) – pensamentos, intenções, palavras e atos – haverá uma reação (efeito). A semeadura é livre; a colheita obrigatória. Em A Voz do Silêncio, escreveu Helena Petrovna Blavatsky: Segue a roda da vida. Segue a roda do dever para com a raça e a família, para com o amigo e o inimigo. Imuniza a tua mente tanto aos prazeres como à dor. Esgota a Lei da Retribuição Kármica. Adquire Siddhis* para o teu nascimento futuro.

* Siddhi = Palavra derivada da raiz verbal sânscrita sidh. Significa: a ser cumprido, a ser aperfeiçoado ou, ainda, atributos da perfeição (relativa): Libertação ou Illuminação.

 

 

6. Isto é: como coisa malconformada, desproporcionada. Como sói acontecer, a coisa se passa e não se passa (sempre) assim. Seja como for ou como educativamente tiver que ser, a Física ensina que quando um corpo A age sobre um corpo B, então B reage sobre A, em mesma igualdade de módulo e direção, porém em sentido oposto. Em termos místicos, isto também poderá ser e poderá não ser (sempre) assim; mas só se compensa para se aprender, pois se assim não fosse seria punição, castigo – o que não existe no Cósmico. Logo, o tempo (objetivo), geralmente, não conta absolutamente nada nas retribuições compensatórias, porque se o aprendizado depende de compreensão, só quando um ser-no-mundo estiver apto para compreender – e ipso facto compensar equívocos praticados – é que a compensação (retribuição) se fará. Não antes. Sonhar e ter pesadelos também são formas (catárticas) de aprendizado, como igualmente são – entre outras formas de aprendizado – as catástrofes naturais, pois elas, normalmente, são preteritamente fabricadas pelos desmandos humanos, como por exemplo: poluição e degradação ambiental alucinantes, expansão demográfica desenfreada (a população da Terra já superou a marca de 6.500.000.000 de pessoas), guerras fratricidas e genocidas, violência campestre e urbana, matanças injustificadas (chacinas e assassínios em massa), corrupções desestabilizadoras (Marcos Valério Fernandes de Souza, mensalistas et caterva), explorações das mais variadas ordens (jogos de azar, lenocínio, tráficos etc.), políticas egoístas (aos sócios, comparsas e amigos tudo; aos indiferentes e desconhecidos o rigor da lei; aos inimigos morte permanente, lenta, dolorosa e cruel), desmatamentos criminosos, queimadas desarrazoadas, mau uso da terra e da água aliado à mecanização intensa e às monoculturas (empobrecimento do solo e desertificação), aquecimento global, constrangimento planetário causado pelo necessário aumento da produtividade, experiências nucleares, uso progressivo de insumos industrializados, barragens e represamentos da água, bacanais, surubas, suingues, pedofilias, zoofilias, et cetera, et cetera et cetera. Quando se arranca uma simples folhinha de uma planta ou se mata um artrópode estamos a cometer um crime contra a Natureza. Realmente, não cai um fio de cabelo...

De Cícero, para meditar: Exstingui homini suo tempore optabile est. [É desejável, para o homem, morrer na hora certa.] (De Senectute 85).

 


Crocuta crocuta Pula-pula

 

Fundo musical: The Nightmare Before Christmas

Fonte: http://www.bonzao.com/midi.htm

 

Bibliografia:

BLAVATSKY, H. P. A Voz do Silêncio. Tradução de Joaquim Gervásio de Figueiredo. São Paulo: Pensamento, s. d.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.grandefraternidadebranca.com.br/dic_s.htm

http://www.sociedadeteosofica.org.br/
biblioteca/livros/voz.htm

http://www.geocities.com/ceuscj/carma.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dharma

http://pt.wikipedia.org/wiki/Karma

 

Observações:

1ª - A animação Karma-Dharma foi produzida a partir de fotografias digitais de dois trabalhos de Amanda Hone (Karma e Storm) disponibilizadas em:

http://cloudking.com/artists/amanda-hone/karma.php

http://cloudking.com/artists/amanda-hone/storm.php

2ª - A animação Crocuta crocuta Pula-pula foi produzida a partir de um Graphics Interchange Format (GIF animado) disponibilizado em:

http://www.lazyrider.com/testimonials.asp