Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Perroquet de La Fontaine

 

 

 

Certa noite... Em Chez Colette...

 

 

 

Que vertebrado bonitinho a senhora tem. Ele fala? — perguntou o senador.

Quando dá na 'tète', fala 'quelque peu', 'mon' senador. Mas ele é mais de prestar 'attention' — respondeu Madame Colette, a rechonchuda cafetina dona da Chez Collette, a mais afamada casa de garotas da cidade.

Madame Colette, qual é o nome dele? — perguntou o senador, mostrando interesse só para agradar a velha cafetina.

Ele foi 'baptisé' com o 'nom' de Perroquet de La Fontaine, 'mon' senador. Mas nós o chamamos só de Perroquet. Esse 'perroquet' é 'terrible'; sabe 'choses' que até 'le bon Dieu' duvida. Cuidado com ele, 'mon' senador!

Aproximando-se da belíssima ave psitaciforme, da família dos psitacídeos, disse o senador: — Dá o pezinho pro senador, dá lourinho.

Ameaçando bicar o dedo do senador, o papagaio redargüiu: — Primeiro, seu senador marca barbante, vertebrado bonitinho é o raio do seu digníssimo invertebrado genitor, e, segundo, lourinho é o cacete. Meu nome é Perroquet de La Fontaine, uma homenagem ao famoso fabulista francês Jean de La Fontaine. Madame Colette já não lhe disse, sua besta cúbica senatorial?

Papagaio de pirata mal-educado — resmungou o senador.

Sim, posso ser mal-educado, ignobilíssimo representante da câmara alta, mas não sou nem pirata nem corrupto — chalreou o intuitivo papagaio. E provocou: — Currupaco, paco, paco. Papou um paco, papou um paco.

O corrupto senador – que havia sido ludibriado de manhã e recebido um pacotão com vários pacos imitando pacotinhos de R$ 100.000,00 – resmungou de novo: — Papagaio sem-vergonha. Acho que você faz parte da quadrilha que, hoje de manhã, me passou o conto-do-vigário lá no meu gabinete.

Perroquet de La Fontaine, muito papagaialmente na dele, não se deu por achado e não encasou o repto. Respirou fundo, olhou no umbigo do rampeiro indecoroso e perguntou: — Seu senador, vossência já ouviu falar de William Shakespeare? Ou isto é um pouquinho demais para a sua 'curtura' de senador da república?

Claro, seu ajuru 'technicolor' tropical! Quem não ouviu falar de Shakespeare, o grande dramaturgo e poeta inglês? — vomitou, irritadíssimo, o político.

Então ouça o que ele escreveu no Ato II do Mercador de Veneza — falou solenemente Perroquet: — Que ninguém tenha a presunção de se investir de uma dignidade imerecida. Ah!, se as propriedades, os títulos e os cargos não fossem fruto da corrupção! E se as altas honrarias se adquirissem só pelo mérito de quem as detém! Quantos, então, não estariam hoje melhor do que estão? Quantos, que comandam, não estariam entre os comandados? Quanto joio de baixeza não deveria ser separado do bom trigo da honra! E quanta honra não seria apanhada entre os escombros e as ruínas feitas pelo tempo, para ser restituída ao antigo esplendor!

 

. . . . . . .

 

A forma altiva e circunspecta como Perroquet de La Fontaine proferiu esse pequeno extrato shakesperiano balançou um catiquinho o senador, mas como bom corrupto não passa recibo, ele ouviu em silêncio e não esboçou qualquer reação. Aquele papagaio realmente sabia das coisas, pensou o depravado. Com essa, assim de chofre pela proa, o politicastro safadérrimo achou prudente sair de fininho da Chez Collette. Despediu-se de Madame, mandou dispensar a airosa moçoila escolhida para lhe fazer companhia naquela noite, deu uma última olhada para o enxerido papagaio do rendez-vous, e, enquanto se retirava do bordel, pensou com seus botões: Nem amarrado volto mais aqui. Esse papagaio espertinho de merda ainda vai me criar problemas. Vou mandar o Joca Bafo de Onça-Bêbada dar um aperto nele. E que se danem Bassanio, Portia e Antonio; Shylock é que estava certo.

 

 

Joca Bafo de Onça-Bêbada

 

 

Observações:

1ª - A animação em flash do Perroquet de La Fontaine foi editada do GIF animado disponibilizado na Página:

http://www.robinandfriends.com/
photos.html

2ª - A animação em flash do Joca Bafo de Onça-Bêbada foi editada do GIF disponibilizado na Página:

http://www.disney.dk/andersand/andeby/
portraetter/sorteper/index.html

 

Página da Internet consultada e recomendada:

http://www.fisepe.pe.gov.br/jfpe1v/artigos.htm

 

Fundo musical:

On the Sunny Side of the Street (Jimmy McHugh & Dorothy Fields)

Fonte:

http://www.downloading-music.org/
Sunny+Side+Of+The+Street.html