PENSAMENTO DE GRUPO1

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Eu adoro pensamento de grupo!

 

 

É o pensamento de grupo1,

é a força da conformidade,

é o decaimento da identidade,

é a coibição do subgrupo.

 

É a frouxidão da moralidade,

é o arreceio de desagradar,

é a necessidade de participar,

é a mistela da personalidade.

 

É deixar rolar não querendo,

é o indiscernimento reflexivo,

é o comportamento aberrativo,

é o procedimento despiciendo.

 

É o vampiro chupando a vida,

é o samsara2 que desalinha,

é o sobe, é o desce, é a caída.

 

É a LLuz que, um dia, brilha,

(Re)nasce um Místico Patriota;

uma formosa Maravilha fervilha.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar a um consenso, sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. (Em Psicologia, zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Nesta condição, a pessoa realiza um determinado número de comportamentos que lhe dá um desempenho constante, porém, limitado, e com uma sensação de segurança. Todavia, segundo esta teoria, um indivíduo necessita saber operar fora de sua zona de conforto para realizar avanços em seu desempenho – por exemplo, no trabalho – eventualmente chegando a uma segunda zona de conforto). Uma variedade de motivos faz brotar o pensamento de grupo e faz com que ele possa vir a ter existência, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridículo ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, em que dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo. O termo é freqüentemente usado em sentido pejorativo. A expressão pensamento de grupo foi criada em 1952 pelo sociólogo e jornalista estadunidense William Hollingsworth "Holly" Whyte (1917 – 1999) e divulgado na revista Fortune: Pensamento de grupo sendo um neologismo — e cheio de significados – uma definição prática se torna apropriada. Não estamos falando de mera conformidade instintiva esta é, afinal, uma falha perene da Humanidade. Do que estamos falando é de uma conformidade racionalizada — uma filosofia aberta e articulada que assegura que os valores do grupo não são somente um expediente, mas, corretos e bons também. Irving L. Janis (1918 – 1990), psicólogo estadunidense, afirma: [o pensamento de grupo] é um modo de pensar no qual as pessoas se empenham quando estão profundamente envolvidas em um círculo coeso, quando os esforços dos membros em prol da unanimidade sobrepujam suas motivações para avaliar realisticamente cursos de ação alternativos.

Nota editada das fontes:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Zona_de_conforto

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Pensamento_de_grupo

2. O samsara (perambulação, movimento contínuo ou fluxo contínuo) pode ser resumidamente descrito como o fluxo incessante de renascimentos através dos mundos. No Budismo, refere-se ao conceito de nascimento, velhice, decrepitude e morte, no qual todos os seres no Universo participam, e do qual só poderão escapar através da Illuminação. O samsara, geralmente, está associado com o sofrimento, e, normalmente, é considerado a antítese do Nirvana.

 

Samsara

Na iconografia do Budismo Tibetano,
o samsara é simbolizado pelo nó infinito.

 

Música de fundo:

OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNI SOHA

Siddhattha Gotama, Sakyamuni ou Shakyamuni (Sábio dos Shakyas) é o fundador histórico do Budismo – personificação da Grande Compaixão. O significado do Mantra, segundo Lama Gangchen Rinpoche, é:

OM – invoca a energia de puro cristal do corpo, da Palavra e da Mente de Buddha, e paz e alegria nos mundos interno e externo.

MUNI significa renúncia ao sofrimento.

MUNI – significa Bodhichitta: o Grande Coração.

MAHA MUNI – significa Shunyata: a percepção da natureza da realidade.

SHAKYAMUNI – significa o rápido Caminho Tântrico para a Illuminação.

SOHA – direciona nossa energia para o benefício de todos os seres. Fazei de vós mesmos uma lluz. Confiai em vós mesmos, sem depender de mais ninguém. A Verdade está dentro de nós; não surge das coisas externas.

Fonte:

http://www.4shared.com/get/4yJgiZda/
Om_Muni_Muni_Maha_Muni_Shakyam.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Samsara_(budismo)

http://edmwimg.wordpress.com/2012/
11/24/pm-lee-head-animated-gif/

http://anitakunz.wordpress.com/
2011/01/08/heads-up-2/

http://www.anjodeluz.net/
mantras/sakiamuni.htm

http://uninomade.net/
wp-content/files

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Si_mesmo

http://en.wiktionary.org/
wiki/samsara

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Samsara

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.