MISCELÂNEA
PENSAMENTOS E TEXTOS PARA REFLEXÃO (A)

343


Rodolfo Domenico Pizzinga

www.rdpizzinga.pro.br


Música de fundo:
Quinta Sinfonia de Beethoven
Fonte:
http://www.geocities.com/acabrasil/musicas.html


 

INTRODUÇÃO

 

       Este conjunto aparentemente heterodoxo e desconexo de pensamentos e de imagens foi especialmente elaborado segundo um critério específico: para que todos aqueles que vierem a examiná-lo de forma imparcial, possam, pela reflexão e pela meditação do conteúdo de cada item, encontrar um estímulo real e verdadeiro para se harmonizarem com o DEUS de seus corações, e, progressivamente, sentirem e realizarem internamente a tão almejada e tão incompreendida (mas tão requestada) PAZ PROFUNDA... A lista é inesgotável. Jamais será concluída. Portanto, de tempos em tempos, esta página estará sendo atualizada sob a forma de um novo texto. Estou convicto de que, muitas vezes, uma frase — e até mesmo uma palavra — podem mudar inteiramente a vida de uma pessoa. Ou de muitas. E até de toda uma nação. Como ensina o Budismo, a autêntica constante universal é a mudança — o perpétuo movimento vibracional do Universo. Nada do que se manifesta no Plano das Realidades poderá durar para sempre; tudo é relativo e está em fluxo em todos os momentos. Aquele que se encasula em um conceito — qualquer que seja — está temporariamente morto para a ILLUMINAÇÃO.

       Voltando no tempo, quem não conhece a frase histórica de D. Pedro I pronunciada em 7 de Setembro de 1822, às 16:30 horas?

 


      Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil.

      Independência ou Morte!

 

       Por último, agradeço aos fabulosos artistas que não conheço pelas fotos digitais e pelos fractais que reproduzi por empréstimo. Com sua arte, embelezaram e deram vida a este texto. Todos os sites consultados estão referenciados no final. Como conseqüência desta breve introdução, esta página é uma homenagem a todos os pensadores e artistas, conhecidos e desconhecidos de todos os tempos, e, por isso, por direito, pertence a toda a Humanidade. Particularmente aos esquecidos, aos despossuídos e aos excluídos. ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO é apenas um exemplo! Temos que, todos nós, atravessar a PONTE. Então, que tal nos darmos as mãos?

 

Ponte

 

LLUZ

VIDA

AMOR

 

TODOS SOMOS UM

 

*  *  *  *  *  *  *

 

1. ... a verdade é mais interessante do que a ficção. (Harvey Spencer Lewis).

 

Cruz Rosacruz

 

2. A rosa foi comparada à alma do homem por causa do seu desabrochar gradativo, do seu doce perfume e da sua exuberante coloração e manifestação de maturidade. (Harvey Spencer Lewis).

 

Triângulo Rosacruz

 

3. ... a cruz e a rosa se transformaram no emblema da expressão da alma através da experiência humana. (Harvey Spencer Lewis).

VISITE

 

Harvey Spencer Lewis

Harvey Spencer Lewis

4. O desconhecido é exasperante para a inteligência; mesmo para a inteligência da mente primitiva. (Ralph Maxwell Lewis).

5. As leis ... são irrevogáveis verdades cósmicas. Elas são imutáveis no tocante à consciência do homem. (Ralph Maxwell Lewis).

6. Um símbolo místico é a própria ‘forma mental’ da lei cósmica. (Ralph Maxwell Lewis).

VISITE

 

Ralph Maxwell Lewis

Ralph Maxwell Lewis

7. Conhecermos a nós mesmos é, antes de tudo, nos vermos exatamente como somos no espelho da consciência. (Christian Bernard).

8. Ao cajado do conhecimento e ao manto da paciência devemos acrescentar o escudo da confiança, que vem sempre acompanhado da espada da sabedoria. (Christian Bernard).

9. Ser sábio é conhecer com perfeição todos os aspectos da dualidade humana e aplicar esse domínio a todas as relações que estabelecemos com os outros. (Christian Bernard).

 

Christian Bernard

Christian Bernard


10. ... nada impedirá que nações sejam lançadas umas contra as outras, se não se despertar o senso de humanismo entre os povos... (Charles Vega Parucker).

 

Morada do Silêncio

Morada do Silêncio - AMORC - Curitiba
Chaminé da Serra - Mata Atlântica da Serra do Mar


11. Para que haja Paz no mundo em que vivemos, antes será necessário que a Paz esteja em nosso coração. (Charles Vega Parucker).


Templo AMORC e TOM

Templo AMORC e TOM - Curitiba


12. ... para existir Paz no mundo é necessário que cada um esteja em paz consigo mesmo. (Charles Vega Parucker).

 

Charles Vega Parucker

Charles Vega Parucker


13. Não há felicidade sem ordem, não há ordem sem autoridade, não há autoridade sem unidade. (Edward George Earle Bulwer Lytton).

14. A injustiça... só pode emanar de três causas: falta de sabedoria para compreender o que é justo, falta de benevolência para o desejar e falta de força para o cumprir. (Edward George Earle Bulwer Lytton).

15. [A] justiça perfeita emana forçosamente da perfeição de conhecimento para a conceber, da perfeição de amor para a querer e da perfeição de poder para a concretizar. (Edward George Earle Bulwer Lytton).

 

VRIL

 

16. As trevas são a luz dos ignorantes e o preconceito seu instrumento principal. (RDP).

17. Bem-aventurado aquele que purificou bastante seu coração para que ele possa servir de espelho para a Divindade, porque a Divindade será ela própria um espelho para ele. (Louis-Claude de Saint-Martin).

 

Tradicional Ordem Martinista

 

18. Minha missão neste mundo foi conduzir o espírito do homem por uma via natural para as coisas sobrenaturais que lhe pertencem de direito, mas de que ele perdeu totalmente a idéia, fosse por sua degradação, fosse pela falsa instrução de seus mestres. (Louis-Claude de Saint-Martin).

19. Se eu só tenho o ceitil da viúva para lhes oferecer e ajudá-los a fazerem a viagem da vida, eu os conjuro a não o rejeitarem sem terem comprovado o seu valor. (Louis-Claude de Saint-Martin).

20. O homem só existe para provar que há um Agente Supremo; ele é colocado em meio às trevas da Criação somente para demonstrar, por sua própria luz, a existência desse Agente Supremo, e para convencer disso todos aqueles que tinham querido e quisessem ignorá-Lo. (Louis-Claude de Saint-Martin).

 

TOM


21. Tu deves ser o espelho do Eterno, sim, o espelho e o reflexo ativo do Seu amor. (Louis-Claude de Saint-Martin).

22. Purifica-te, pede, recebe, age. Toda a Obra está nestes quatro tempos. (Louis-Claude de Saint-Martin).

23. A Língua natural dos homens quase não lhes é conhecida; falamos quase todos uma língua estranha. (Louis-Claude de Saint-Martin).

 

Louis-Claude de Saint-Martin

Louis-Claude de Saint-Martin



24. Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo. (Apparício Torelli – Barão de Itararé).

25. Os juros são o perfume do capital. (Apparício Torelli – Barão de Itararé).

26. Cleptomaníaco: ladrão rico. Gatuno: cleptomaníaco pobre. (Apparício Torelli – Barão de Itararé).

27. O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro. (Apparício Torelli – Barão de Itararé).

28. Tudo seria fácil se não fossem as dificuldades. (Apparício Torelli – Barão de Itararé).

29. Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância. (Apparício Torelli – Barão de Itararé).

30. Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você. (Apparício Torelli – Barão de Itararé).

31. O ouro é o mais perfeito de todos os metais: é o Pai da nossa Pedra, e, entretanto, isso não é a matéria. A matéria da Pedra é a semente contida no ouro. (Philalèthe).

32. ... se Deus o escolheu para esta Arte, Ele lhe concederá em tempo útil Sua Ciência... (Philalèthe).

33. A Alquimia é a ciência que ensina a preparar um certo Medicamento ou Elixir, o qual sendo projetado sobre metais imperfeitos lhes comunica a perfeição no momento mesmo da projeção. (Philalèthe).

34. Todas as coisas vêm de uma mesma Semente. Elas foram, na origem, engendradas pela mesma Mãe. (Basile Valentin).

35. Omnia in Unum. [Tudo em UM]. (Raimundo Lullo).

36. A influência da Pedra Filosofal não se exerce somente no corpo; ela decuplica também as faculdades intelectuais e espirituais permitindo o acesso ao Conhecimento. (Jacques Sadoul).

37. Visitetis Interiora Terræ, Rectificando Invenietis Occultum Lapidem, Veram Medicinam. (Basile Valentin).

38. [O REI] vestia primeiro uma roupa de ouro; depois, tinha um gibão em veludo negro; a camisa, branca como a neve; e a carne, vermelha como sangue. (Bernardo, o Trevisano).

39. O doente deve ser o único livro do médico. (Paracelso).

40. Agradeci a DEUS a GRAÇA que me havia concedido e Lhe pedi que não permitisse que Dela me servisse a não ser para Sua glória. (Denis Zachaire).

41. A dor de ontem é a segurança de hoje e o estabelecimento de amanhã. (RDP).

42. Ninguém deve me acusar de inveja porque escrevo temerariamente e sem temor; que escrevo coisas extraordinárias e que jamais foram escritas da forma como as escrevo. E isto eu o fiz para honrar a Deus, para benefício de meu próximo, pelo desprezo ao mundo e às riquezas. (Philalèthe).

43. Eu me chamo Sanctus Germanus, o Santo Irmão. (Conde de Saint-Germain).

44. ... O fim último da Alquimia é a transmutação do próprio Alquimista, e as manipulações não são senão um lento encaminhamento para a ‘libertação do espírito’. (Jacques Bergier).

 

Alquimista



45. Um ignorante carregado de livros não é um sábio. (Ditado popular).

46. Tanto é ladrão aquele que vai à vinha, quanto o que à porta fica. (Ditado popular).

47. Aqueles que trabalham apenas para conquistar bens materiais estão a construir suas próprias prisões. (Ditado popular).

48. Aquele que dá as costas à LUZ, nada verá além de sua sombra. (Ditado popular).

49. Einstein  =  mc²

 

   
       Se se provar que a relatividade está certa, os alemães me chamarão de alemão, os suíços de cidadão suíço e os franceses me chamarão de grande cientista.

       Se se provar que a relatividade está errada, os franceses me chamarão de suíço, os suíços de alemão e os alemães me chamarão de Judeu.

 

Albert Einstein

Albert Einstein


50. Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos. (Isaac Newton).

51. Quem espera por sapatos de defunto a vida toda anda descalço. (Ditado popular).

52. Se eu tivesse a sorte de passar nos meus exames iria para Zurique. Ficaria lá durante quatro anos para estudar matemática e física. Imagino-me tornando professor naqueles ramos das ciências naturais, escolhendo a parte teórica deles. Eis as razões que me levam a este plano. Acima de tudo, esta é minha disposição para pensamento abstrato e matemático e minha falta de imaginação e habilidade prática. (Albert Einstein).

53. Quem sabe escutar, de si ouve. (Ditado popular).

54. Quem vai à guerra dá e leva. (Ditado popular). E mais: Pau que dá em chico, dá em Francisco.

55. Se certo número de observadores estiverem se movendo (com velocidade uniforme), uns em relação aos outros e em relação a uma fonte de luz, e se cada observador determinar a velocidade da luz emergindo da fonte, todos eles obterão o mesmo valor... O movimento de um corpo se deve unicamente à tendência da matéria para seguir o caminho de menor resistência... A distância mais curta entre dois pontos não é uma reta, e sim, uma linha curva... O mecanismo do descobrimento não é lógico nem intelectual — é uma iluminação... quase um êxtase. Em seguida, é certo, a inteligência analisa a experiência e confirma a intuição. Além disso, há uma conexão com a imaginação... Aceito o mesmo Deus que Spinoza chama de Alma do Universo. Não aceito um deus que se preocupe com as nossas necessidades pessoais... Respeite-se cada homem como indivíduo, não como ídolo. Ironia do destino é que eu mesmo tenha sido o alvo de excessiva admiração e respeito dos meus concidadãos. O motivo disto pode bem ser o desejo, para muitos inatingível, de compreender uma idéia ou duas que, com o meu fraco engenho, alcancei ao cabo de incessante lutar... Nós, cientistas, acreditamos que o que nós e nossos semelhantes fizermos ou deixarmos de fazer nos próximos anos, determinará o destino de nossa civilização. E consideramos nossa tarefa explicar incansavelmente essa verdade, ajudando as pessoas a perceber tudo o que está em jogo, e trabalhar, não para contemporizar, mas para aumentar o entendimento e conseguir, finalmente, a harmonia entre os povos e as nações de diferentes pontos de vista... O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte... Sem cultura e moral não haverá nenhuma saída para os homens. (Albert Einstein).

56. Por morrer uma andorinha não acaba a primavera. (Ditado popular).

57. O homem livre em nada pensa menos que na morte; e sua sabedoria não é uma meditação da morte, mas da vida. (Baruch Spinoza).

58. Dá quem quer bem. (Ditado popular).

59. Ninguém perde que outro não ganhe. (Ditado popular).

60. Não corrigir nossos defeitos é o mesmo que cometer novos erros. (Ditado popular).

61. A Natureza faz do homem um ser natural. A sociedade faz dele um ser social. Somente o homem é capaz de fazer de si um ser livre. (Rudolf Steiner).


Rudolf Steiner

Rudolf Steiner


62. Mais vale ficar vermelho um minuto do que amarelo para o resto da vida. (Ditado popular).

63. O ignorante acredita em tudo que lhe dizem. (Ditado popular).

64. Junta-te aos bons, aprenderás com eles; junta-te aos maus, acabarás pior do que eles. (Ditado popular).

65. Gente perversa e touros: paredes altas. (Ditado popular).

66. Fortuna perdida? Nada se perdeu. Coragem perdida? Muito se perdeu. Honra perdida? Tudo se perdeu. (Ditado popular).

67. Se cultivarmos na criança o sentido do belo, ela estará preparada, ao entrar no período da adolescência, para amar o mundo de forma correta, para desenvolver o amor corretamente. Assim, o amor pode unir-se ao sentido do dever. (Rudolf Steiner).

68. O Rosacruz tem... de ser definido, intemporalmente, como um homem comum, de sua época, sintonizado com as realidades sociais do drama humano, buscando incansavelmente criar soluções para os problemas que afligem os seres vivos encenados na matéria... um homem ... ligado em tudo, antenado, mas procurando sempre uma conexão com um Plano Superior. (Vicente Velado).

69. Tudo é transitório no caleidoscópio da vida. O que sobra é apenas a sua essência: o seu SVMMVM BONVM. (Vicente Velado).

70. Abstenha-se de atacar a obra de quem quer que seja; tente antes criar a sua... (Vicente Velado).

71. ... o contato com o lumpemproletariado é fundamental. Somente quando você conseguir sentir respeito por essas pessoas é que as Portas da Inspiração serão abertas... (Vicente Velado).


VISITE

 

 

Vicente Velado

Vicente Velado


72. Dê uma rosa de presente a uma prostituta, aperte a mão de um mendigo e lhe passe um dinheirinho que dê para comer... (Vicente Velado).

73. ... denuncie e condene veementemente todas as injustiças e crueldades... (Vicente Velado).

74. O que você fala talvez não seja tão importante; o importante é o que você FAZ. (Vicente Velado).


VISITE

 

 


75. O Absoluto exclui naturalmente a possibilidade de toda relação com a idéia de finito ou de condicionado. (Helena P. Blavatsky).

76. A matéria é dual na metafísica religiosa e sétupla nos ensinamentos esotéricos, como todas as coisas do Universo. (Helena P. Blavatsky).

77. O espaço é chamado a MÃE antes de sua atividade cósmica; e PAI-MÃE no primeiro estágio do seu despertar. (Helena P. Blavatsky).

78. O termo mônada pode ser aplicado tanto aos vastos sistemas solares como ao átomo mais ínfimo. (Helena P. Blavatsky).

 

VISITE

 

 

Helena P. Blavatsky

Helena P. Blavatsky


79. O número 7 [sete], diz a Cabala [KaBaLa], é o grande número dos mistérios divinos. (Helena P. Blavatsky).

80. ‘Mente’ é o nome dado à totalidade dos estados de consciência compreendidos sob as denominações de Pensamento, de Vontade e de Sentimento. (Helena P. Blavatsky).

81. Mâyâ – ou ilusão – é um elemento que participa de todas as coisas finitas [limitadas], porque tudo quanto existe possui tão-só um valor relativo e não absoluto, tendo em vista que a aparência assumida pelo númeno perante o observador depende do poder de cognição deste último. (Helena P. Blavatsky).

 

Infinito

 

82. O tempo não é senão a sucessão panorâmica de nossos estados de consciência. (Helena P. Blavatsky).

 

Projeção Psíquica

Projeção Psíquica

 

Projeção Psíquica

Projeção Psíquica

 

Projeção Psíquica

Projeção Psíquica

 

Projeção Psíquica

Projeção Psíquica

 

Projeção Psíquica

Projeção Psíquica

 

Projeção Psíquica

Projeção Psíquica

 

Projeção Psíquica

Projeção Psíquica


83. Não-Ser é Absoluto-Ser. (Helena P. Blavatsky).

84. O Ilimitado não pode ter relação com o limitado e o condicionado. (Helena P. Blavatsky).

85. A Consciência Absoluta contém o conhecedor, a coisa conhecida e o conhecimento; os três Nela coexistem e formam um TODO UNO. Ninguém é consciente senão daquela parte do conhecimento que possa, em qualquer momento dado, evocar na mente... (Helena P. Blavatsky).

86. OEAOHOO [OEAOHOOE] é a RAIZ SETENÁRIA de que tudo procede. (Helena P. Blavatsky).

87. O Universo, a Terra e o Homem se despojam periodicamente de suas velhas peles, para retomar outras novas depois de um período de repouso, como o faz a serpente. (Helena P. Blavatsky).

 

Ouroboros

Ouroboros


88. O supra-sumo da injustiça é parecer justo sem o ser. (Platão).

89. ... o homem é o símbolo setenário , no Plano Terrestre, da GRANDE UNIDADE, o UNO, o LOGOS, que é o signo de SETE VOGAIS – o Alento cristalizado no VERBO. (Helena P. Blavatsky).

90. Por conseguinte, o resultado é mais rico, mais belo e mais fácil, quando cada pessoa fizer uma só coisa, de acordo com a sua natureza e na ocasião própria, deixando as outras em paz. (Platão).

91. O homem, se quiser ser brando para os familiares e conhecidos, tem de ser, por natureza, filósofo e amigo do saber. (Platão).

92. Realmente, deve-se ter em alto apreço a verdade. (Platão).

93. É impossível que o mal venha dos deuses. (Platão).

94. Logo, a boa qualidade do discurso, da harmonia, da graça e do ritmo depende da qualidade do caráter; não daquilo a que, sendo debilidade de espírito, chamamos familiarmente de ingenuidade. Mas da inteligência que verdadeiramente modela o caráter na bondade e na beleza. (Platão).

95. Nada de furioso ou de aparentado com a libertinagem deve se aproximar do amor verdadeiro. (Platão).

96. O vício não poderá jamais se conhecer a si e à virtude, ao passo que, com o tempo, a virtude, se as qualidades naturais forem aperfeiçoadas pela educação, atingirá o conhecimento científico de si mesma e do vício. Tal será o sábio, ...mas não o perverso. (Platão).

97. Os que praticam exclusivamente a ginástica acabam por ficar mais grosseiros do que convém; e os que se dedicam apenas à música tornam-se mais delicados do que lhes ficaria bem. (Platão).

98. Efetivamente, não é pela ignorância, mas pela ciência [FiloShOPhIa] que se delibera bem. (Platão).

99. ...na alma do homem há como que uma parte melhor e outra pior; quando a melhor por natureza domina a pior, chama-se a isso ‘ser senhor de si’ — o que é um elogio, sem dúvida. Porém, quando devido a uma má educação ou companhia, a parte melhor, sendo mais pequena, é dominada pela superabundância da pior, a tal expressão censura o fato como coisa vergonhosa, e chama ao homem que se encontra nessa situação escravo de si mesmo e libertino. (Platão).

100. Todo objeto em relação com os outros, em determinadas qualidades, está em relação... com determinado objeto; ao passo que, em si mesmo, só está consigo. (Platão).

101. O mesmo sujeito, na mesma parte e relativamente ao mesmo objeto, não pode produzir, ao mesmo tempo, resultados contrários. (Platão).

102. Nada é tão cruel como os amores depravados. (Éliphas Lèvi).

103. A virtude é uma espécie de saúde, de beleza e de bem-estar da alma; a doença, uma enfermidade, uma fealdade e uma debilidade. (Platão).


104. Aquele que entender perfeitamente o valor numeral absoluto de [ALeF] multiplicado por [NUN], com a força gramatical do N final [700] nas palavras que exprimem ‘ciência, arte ou poder’, depois adicionar as cinco letras da palavra Devin [Devin, em francês, contém as quatro letras da palavra Dieu (U = V), mais a letra N], de modo a fazer entrar cinco em quatro, quatro em três, três em dois e dois em um, traduzindo o número que achar em letras hebraicas primitivas, escreverá o nome oculto do Grande Arcano, e possuirá uma palavra de que o próprio Santo Tetragrama é simplesmente o equivalente e como que a imagem. (Éliphas Lèvi).

105. O mago [Alto Iniciado] deve viver em retiro e dificilmente deixar que se aproximem dele. É o que representa a nona chave do Tarô, em que o iniciado é figurado por um eremita inteiramente envolto em seu manto. (Éliphas Lèvi).

 

Éliphas Lèvi

Éliphas Lèvi (Alphonse Louis Constant)


106. Saturar igualmente de orgulho duas almas unidas é desuni-las fazendo-as rivais. (Éliphas Lèvi).

107. O celibato forçado, o ódio, a ambição, o amor repelido, tantos são os princípios geradores de formas e influências infernais. (Éliphas Lèvi).

108. O homem primitivo era andrógino. (Éliphas Lèvi).


Androginia


109. Uma coisa não é justa porque Deus a quer; mas Deus a quer porque ela é justa. (Tomás de Aquino).

110. Um pouco de filosofia nos afasta de Deus; um pouco mais nos faz voltar a Ele. (Francis Bacon).

 

Francis Bacon

Francis Bacon


111. O Cosmos é um. (Tales de Mileto).

112. O Ilimitado é Eterno, é Imortal e é Indissolúvel. (Anaximandro de Mileto).

113. Como nossa alma, que é ar, nos governa e sustém, assim também o sopro e o ar abraçam todo o Cosmos. (Anaxímenes de Mileto).

114. Nascemos todos da Terra e da Água. (Xenófanes de Cólofon).

115. Pois homem algum viu e não haverá quem possa ver a verdade acerca dos deuses e de todas as coisas das quais eu falo; pois, mesmo se alguém conseguisse se expressar com toda a exatidão possível, ele próprio não se aperceberia disto. A opinião reina em tudo. (Xenófanes de Cólofon).

116. Tudo se faz por contraste; da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia. (Heráclito de Éfeso).


Dualidade


117. A harmonia invisível é mais forte do que a visível. (Heráclito de Éfeso).

118. Quem se poderá esconder da LUZ que nunca se deita? (Heráclito de Éfeso).

119. Não houvesse isto [a injustiça] ignorariam o próprio nome de JUSTIÇA. (Heráclito de Éfeso).

120. Mas a JUSTIÇA saberá ocupar-se dos que tramam mentiras e de seus testemunhos. (Heráclito de Éfeso).

121. Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas, assim como o fogo. Quando misturado com essências, toma o nome segundo o perfume de cada uma delas. (Heráclito de Éfeso).

122. O bem pensar é a mais alta virtude; e a sabedoria consiste em dizer a verdade e em agir conforme a natureza, ouvindo a sua VOZ. (Heráclito de Éfeso).


123. O frio torna-se quente, o quente frio, o úmido seco e o seco úmido. (Heráclito de Éfeso).

124. Das coisas invisíveis e das mortais só os deuses têm um conhecimento certo; aos homens só conjeturar é permitido. (Alcmeão de Cróton).

125. Os homens morrem porque não conseguem unir o princípio ao fim. (Alcmeão de Cróton).

126. É mais fácil proteger-se de um inimigo do que de um amigo. (Alcmeão de Cróton).

127. Pensar e ser é o mesmo. (Parmênides de Eléia).

128. ... o SER é... não sendo gerado, é também imperecível; possui, com efeito, uma estrutura inteira, inabalável e sem meta; jamais foi nem será, pois é, no instante presente, todo inteiro, uno, contínuo... (Parmênides de Eléia).

129. ... nada poderá ser fora do SER... (Parmênides de Eléia).

130. Se o que existe não tivesse grandeza não existiria. (Zenão de Eléia).


131. [O UM] sempre foi o que foi e sempre será: pois se tivesse sido gerado, antes de ser gerado necessariamente nada seria. Mas se era nada, nada poderia ter sido gerado do nada. (Melisso de Samos).

132. Se [UM] fossem dois, não poderiam ser ilimitados, pois limitar-se-iam reciprocamente. (Melisso de Samos).

133. ...não há nada vazio. Pois o vazio nada é, e o que nada é, não pode ser. (Melisso de Samos).

134. Assim, [o UM] é eterno, ilimitado uno e homogêneo. (Melisso de Samos).

135. É próprio dos espíritos baixos desconfiar dos mais fortes. (Empédocles de Agrigento).

136. No TODO nada há de vazio ou de supérfluo. (Empédocles de Agrigento).

137. No TODO não há vazio. De onde poderia provir o que se Lhe acrescentasse? (Empédocles de Agrigento).

138. Belo é dizer mesmo duas vezes o que é necessário. (Empédocles de Agrigento).

139. Pois eu já fui moço e moça, e planta, e pássaro, e um mudo peixe do mar. (Empédocles de Agrigento).

140. Se tudo fosse ilimitado, em princípio não haveria nem mesmo objeto de conhecimento. (Filolau de Cróton).

141. O UM é o princípio de tudo. (Filolau de Cróton).

142. Harmonia é a unidade do misturado e a concordância das discordâncias. (Filolau de Cróton).

143. A grandeza da harmonia (oitava 1:2) compreende a quarta (3:4) e a quinta (2:3). A oitava é composta de cinco tons e de dois semitons; a quinta, de três tons e de um semitom; e a quarta, de dois tons e de um semitom. (Filolau de Cróton).

144. A morte não escolhe idades. (Ditado popular).

145. A ignorância é a mãe de todas as doenças. (Ditado popular).

146. A união traz a FORÇA. (Ditado popular modificado).

147. Raça de Abel, só bebe e come,/ Deus te sorri tão complacente./Raça de Caim, sempre some/No lodo miseravelmente. (Baudelaire).

148. Minimamente, o Poder Público se obriga a respeitar e a fazer respeitar as Três Pérolas Petrosas do Direito Internacional (dispositivos constitucionais que não podem ser revistos), quais sejam: o Ato Jurídico Perfeito, o Caso Julgado e o Direito Adquirido. A PAZ PERPÉTUA também repousa sobre estes dispositivos. (RDP).

149. Odeio as combinações hipócritas do absolutismo dissimulado sob as formas democráticas ou republicanas. (Rui Barbosa).

150. Os abusos, como os dentes, nunca se arrancam sem dores. (Marquês de Maricá).

151. A maioria dos homens é mais capaz de grandes ações do que de boas. Montesquieu).

152. Achei! (Arquimedes).

153. No que é pequeno não há um último grau de pequenez, mas sempre um menor; pois é impossível que o que é cesse de ser pela divisão. Mas, também, no grande há também um maior; e é igual em quantidade ao pequeno. Em si mesma, cada coisa é grande e pequena. (Anaxágoras de Clazomena).

154. Todas as Religiões repousam sobre as mesmas bases, sobre alguns princípios, sempre os mesmos, e que se diferenciam somente pelas manifestações exteriores segundo concepções relativas às épocas e aos lugares. (Serge Raynaud de la Ferrière).


Serge Raynaud de la Ferrière

Serge Raynaud de la Ferrière


155. Nessa noite feliz,/ Eu me mantinha sozinho, ninguém me via./E eu não via nada/ Para me guiar, senão a Luz/ Que brilhava em meu coração. (São João da Cruz).

 

Sol



156. Quem começa um discurso, deve, parece-me, tomar um ponto de partida incontestável e exprimi-lo de maneira simples e digna. (Diógenes de Apolônia).

157. Implorai socorro por intermédio da perseverança e da oração, porque isso é um sacrifício... (Maomé, II, 45).


158. Nada deriva do acaso, mas tudo de uma razão e sob a [Lei da] Necessidade. (Leucipo de Abdera).

159. A inteligência nos traz três vantagens: bem pensar, bem falar e fazer o dever. (Demócrito de Abdera).

160. Escolher os bens da alma é escolher os bens divinos; contentar-se com os bens do corpo é contentar-se com os bens humanos. (Demócrito de Abdera).

161. A eterna hesitação não deixa as ações atingirem a sua perfeição. (Demócrito de Abdera).

162. O nada existe tanto quanto o ‘alguma coisa’. (Demócrito de Abdera).

163. Os insensatos aspiram à vida por temerem a morte. (Demócrito de Abdera).

164. Tão-somente os que odeiam a injustiça são amados pelos deuses. (Demócrito de Abdera).

165. Tudo o que os Sapientes buscam está no MERCÚRIO. (In MERCURIO est quicquid quae runt Sapientes). (Fulcanelli).

166. Em álgebra, o X é a quantidade ou as quantidades ‘desconhecidas’; é também o problema a resolver, a solução a descobrir; é o sinal pitagórico da multiplicação e o elemento da ‘prova’ aritmética dos nove; é o símbolo popular das ‘ciências matemáticas’ no que têm de superior ou de abstrato. Vem caracterizar o que, em geral, é excelente, útil e notável. (Fulcanelli).

167. [X] é o número completo da Obra, porque a unidade, as duas naturezas, os três princípios e os quatro elementos dão a dupla quintessência, os dois ‘V’ ligados no algarismo romano X... (Fulcanelli).

168. Nunca se esquecem as lições aprendidas na dor. (Provérbio Africano).

169. Não há grande mérito no fato de não termos caído; mas, sim, o de termos levantado todas as vezes que caímos. (Provérbio Árabe).

170. A cultura [o saber filosófico] é a única riqueza que os tiranos não podem confiscar. (Provérbio).

171. A felicidade não é um destino aonde chegaremos, mas, sim, a maneira harmônica de viajar. (Provérbio).

172. A fórmula perfeita da felicidade é não viver do passado, nem do futuro, mas viver no presente, com nobreza, justeza e beleza. (Provérbio).

173. Quando fizeres previsão para um ano, planta trigo; Quando fizeres previsão para uma década, planta árvores; Quando fizeres previsão para a vida, prepara o homem. (Provérbio Chinês).

174. A má ação [consciente] fica feia pra quem a faz, não para quem a recebe. (Provérbio).

175. Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam sempre melhores do que o silêncio. (Provérbio Indiano).

176. Todo crime é vulgar, assim como toda vulgaridade é criminosa. (Oscar Wilde).

177. A verdade é como o azeite, mais cedo ou mais tarde vem à tona. (Provérbio).

178. A vingança é doce, mas os frutos são amargos. (Provérbio). [A vingança é a arma cruel dos medíocres e dos ignorantes]. (Comentário meu).

179. Alea jacta est! (A sorte está lançada). (César).

180. Veni, vidi, vinci! (Cheguei, vi e venci). (César).

181. O caminho estreito e apertado é este: controlar seus pensamentos e despojar-se de sua própria vontade por amor a Deus. (Pai Ammonas).

182. Nada é mais inútil e patético do que uma rixa de teólogos... (Vicente Velado).

183. Deus está aqui; Deus está em todo lugar. (Pai Bessarion). [Deus em nós]. (Comentário meu).

184. ... se eu pudesse ver meus pecados, três ou quatro homens não seriam suficientes para chorar por eles. (Pai Poemen).

185. Um homem que recebe algo de outro por causa de sua pobreza ou por sua necessidade tem aí sua recompensa, e porque ele se envergonha, quando ele paga, ele o faz em segredo. Mas, o oposto faz Deus; Ele recebe em segredo, mas paga na presença dos anjos, dos arcanjos e dos justos. (Pai Epifânio).

186. ... heresia é separação de Deus. (Pai Agathon).

187. Os egípcios escondem as virtudes que possuem e acusam-se sem cessar de faltas que eles não têm, enquanto que os sírios e gregos fingem ter virtudes que não possuem e escondem as faltas das quais são culpados. (Pai Zeno).

188. ... se um homem deseja ser ouvido por Deus rapidamente, antes de rezar por qualquer coisa, mesmo por sua própria alma, quando se elevar e estender suas mãos em direção a Deus, deverá orar de todo coração por seus inimigos. Através dessa ação Deus atenderá... (Pai Zeno).

189. O que pode o pecado onde há penitência? E de que adianta o amor onde há orgulho? (Pai Elias).

190. Quando Deus deseja se apiedar de uma alma e ela se rebela, não suportando nada e fazendo sua própria vontade, Ele, então, permite que ela sofra o que não quer, de modo que volte a procurá-Lo novamente. (Pai Isaias).

191. Se você é amigo de alguém que cai na tentação da fornicação, ofereça-lhe sua mão; se puder, tire-o disso. Mas, se ele cair na heresia e você não puder persuadi-lo de sair dela, fuja de sua companhia rapidamente, para evitar que, no caso de você demorar, você também seja jogado nesse poço. (Pai Theodore).

192. Se ele [o Bem] não estiver edificado pelo meu silêncio, não ficará edificado pelas minhas palavras. (Pai Theophilo).

193. Vamos nos esforçar para entrar pela porta estreita. Como as árvores que não enfrentaram as tempestades de inverno e não produzem fruto, assim é conosco; esta vida presente é uma tempestade e é através de muitas tribulações e de muitas tentações que poderemos obter a herança no reino dos céus. (Mãe Teodora).

194. ... a humildade é vitoriosa sobre os demônios... (Mãe Teodora).

195. A privação de alimento mortifica o corpo do monge. (Pai Theodore).

196. ... sou como um homem sentado debaixo de uma grande árvore, que vê bestas selvagens e serpentes vindo contra ele em grande número. Quando não pode mais, ele corre, sobe na árvore e se salva. É a mesma coisa comigo; sento-me em minha cela e estou consciente de pensamentos maus vindo contra mim; e quando não tenho mais forças contra eles, busco refúgio em Deus pela oração, e sou salvo do inimigo. (Pai John).

197. ... é pela luta [esforço pessoal e solitário] que as almas progridem. (Pai Poemen).

198. Uma casa não é construída do topo para baixo. Deve-se começar com a fundação para alcançar o topo. A fundação é nosso próximo, a quem devemos conquistar, e este é o lugar para começar. Pois todos os mandamentos de Cristo dependem desse um. (Pai John).

199. Mesmo que sejamos completamente desprezados aos olhos dos homens, alegremo-nos. Pois somos honrados aos olhos de Deus. (Pai John).

200. Prezem as VIRTUDES e não sejam escravos da glória; pois as primeiras são IMORTAIS, enquanto que as últimas logo se desvanecem. (Pai Isidore).

201. As alturas da humildade são grandes e também as profundezas da vanglória; aconselho-os a atenderem à primeira e a não caírem na segunda. (Pai Isidore).

202. Não precisamos apenas de palavras, pois, no momento presente, existem muitas palavras entre os homens; mas, precisamos de atos, pois isto é o necessário, e não apenas palavras que não produzem fruto. (Pai James).

203. Se você jejua regularmente, não se encha de orgulho; mas se você se vangloria por causa disso, então é melhor que coma carne. É melhor para um homem comer carne do que se inflar com orgulho e gloriar-se de si mesmo. (Pai Isidore).

204. Se vocês não pensarem sobre isso [tentação da fornicação], vocês não têm esperança; pois se vocês não estiverem pensando nisso, estão fazendo isso. Quer dizer: aquele que não luta contra o pecado e resiste a ele em seu espírito vai pecar fisicamente. É bem verdade que aquele que está fornicando não está preocupado pensando nisso. (Pai Cyrus).

205. Perguntaram a Pai Macarius ‘como se deve rezar?’ O ancião disse: — não é necessário fazer grandes discursos; é suficiente erguer as mãos e dizer: ‘Senhor, como desejas e como conheces, tende piedade’. E se o conflito crescer, digam: ‘Senhor, ajudai!’ Ele sabe muito bem o que precisamos e Ele nos mostrará sua misericórdia.

206. Então, que ninguém se gabe por seus atos bons... (Pai Xanthias).

207. O início do mal é não [querer] ouvir. (Pai Poemen).


208. No começo, há luta e muito trabalho para os que se aproximam de Deus. Mas, depois disso, há uma indescritível alegria. É como acender uma fogueira: no início há muita fumaça e seus olhos lacrimejam, mas, depois, você consegue o resultado desejado. Assim, devemos acender o FOGO DIVINO em nós mesmos, com lágrimas e esforço. (Mãe Syncletica).

209. Há muitos que vivem nas montanhas e se comportam como se estivessem na cidade; e eles estão perdendo seu tempo. É possível ser solitário em sua própria mente, mesmo no meio de uma multidão. E, é possível para um solitário viver na multidão de seus próprios pensamentos. (Mãe Syncletica).

210. Não mais temo a Deus, mas O amo. (Santo Antão, o grande).

211. A SABEDORIA construiu a sua casa, talhando suas SETE COLUNAS. (Livro dos Provérbios, IX, 1).

212. Ecce ancillor Domini. Fiat mihi secundum Verbum Inenarrabile Tuum. (A3).

213. Bendito aquele que vem em nome da PAZ. (A3).

214. Bendito aquele que vem em nome da CIDADANIA e da JUSTIÇA. (A3).

215. Bendito aquele que vem em nome do AMOR. (A3).

216. Bendito aquele que vem em nome da MISERICÓRDIA. (A3).

217. Bendito aquele que vem em nome da TEMPERANÇA. (A3).

218. Bendito aquele que vem em nome do BEM. (A3).

219. Bendito aquele que vem em nome da BELEZA. (A3).

220. Bendito aquele que vem em nome da SOLIDARIEDADE. (A3).

221. Bendito aquele que vem em nome da LUZ. (A3).

222. Bendito aquele que vem em nome da FRATERNIDADE. (A3).

223. Bendito aquele que virá em nome do TEOCIENTIFICISMO. (A3).

224. Bendito aquele que vem em nome da HUMILDADE. (A3).

225. Bendito aquele que vem em nome da CARIDADE. (A3).

226. Bendito aquele que vem em nome da ESPERANÇA. (A3).

227. Bendito aquele que vem em nome da TOLERÂNCIA. (A3).

228. Bendito aquele que vem em nome da VONTADE CÓSMICA. (A3).

229. Bendito aquele que vem em nome da ÉTICA. (A3).

230. Bendito aquele que vem em nome da PRUDÊNCIA. (A3).

231. Bendito aquele que vem em nome da FORTALEZA. (A3).

232. Bendito aquele que vem em nome da ARTE. (A3).

233. Bendito aquele que vem em nome da CIÊNCIA. (A3).

234. Bendito aquele que vem em nome da SABEDORIA. (A3).

235. Bendito aquele que vem em nome da LIBERALIDADE. (A3).

236. Bendito aquele que vem em nome da MAGNANIMIDADE. (A3).

237. Bendito aquele que vem em nome da MANSIDÃO. (A3).

238. Bendito aquele que vem em nome da FRANQUEZA. (A3).

239. Bendito [SÂR]: Aquele que vem em nome do CRESTOS SOLAR. (A3).

240. Eu - a SABEDORIA – moro com o BEM,/E possuo o conhecimento da reflexão./Eu amo os que me amam,/E os que me procuram me encontram. (Livro dos Provérbios VIII, 12-17).

241. Quem vigiará os próprios guardas? (Juvenal).

242. [Isis]: Presta atenção, meu filho Horo, porque ouves a DOUTRINA SECRETA que meu antepassado Kamephis aprendeu de Hermes, o memorialista que relata todos os fatos, e que, depois, eu aprendi de Kamephis, antepassado de todos nós, quando ele me honrou com o dom do Negro Perfeito... (Hermes Trismegisto).

243. Estreita, porém, é a PORTA, e apertado é o CAMINHO que conduz à VIDA [consciente]. (Mateus, VII, 14).

244. Esta é a FORTALEZA forte de toda fortaleza: porque vencerá toda coisa sutil e penetrará toda coisa sólida. (Tábua de Esmeralda de Hermes).

245. Batendo ferro é que se vira ferreiro. (Provérbio).

246. Beleza sem virtude é rosa sem cheiro. (Provérbio).

247. Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz. (Provérbio).

248. Bom-dia até a boi se dá. (Provérbio)

249. HINO DE AKHNATON AO SOL



GRANDE HINO (Fragmento)



Como é bela Tua aparição no horizonte do céu,
Ó ATON vivo, o princípio da vida.
Tu nasces a leste, no horizonte,
E enches todas as terras com Tua Beleza.

Tu és belíssimo, brilhante e sublime sobre a Terra.
Teus raios envolvem todas as terras por Ti criadas.
Tu, ó Sol, desapareces em suas fronteiras,
Unindo-as com Teu amor.
Embora longe, Teus raios estão sobre a Terra;
Permaneces nas alturas, mas o dia desaparece com Tua ida.
Enquanto permaneces no horizonte oeste dos céus,
A Terra se vê mergulhada nas trevas semelhantes à morte.

Eles ficam em suas casas, com as cabeças cobertas,
A respiração em suspenso e olhos que não vêem;
Suas coisas desaparecem, até de baixo de suas cabeças
E eles tudo ignoram.

Os leões abandonam suas cavernas,
E, então, todas as serpentes picam.
A noite brilha com suas luzes,
A Terra recolhe-se em silêncio,
Porque Aquele que os criou está em Seu Horizonte...


250. (Fernando Pessoa)


Olho o Tejo, e de tal arte
Que me esquece olhar olhando,
E súbito isto me bate
De encontro ao devaneando.
— O que é ser-rio, e correr?

Tudo de repente é oco —
Mesmo o meu estar a pensar.
Tudo — eu o mundo em seu redor —
Fica mais que exterior.

Perde tudo o ser, ficar,
E do pensar se me some.
Fico sem poder ligar
Ser, idéia, alma de nome
A mim, à terra e aos céus...

E SÚBITO ENCONTRO DEUS...


251. (Fernando Pessoa)

Emissário de um rei desconhecido
Eu cumpro informes instruções de além,
E as bruscas frases que aos meus lábios vêm
Soam-me a um outro e anômalo sentido...

Inconscientemente me divido
Entre mim e a missão que o meu ser tem,
E a glória do meu Rei dá-me o desdém
Por este humano povo entre quem lido...

Não sei se existe o Rei que me mandou
Minha missão será eu a esquecer,
Meu orgulho o deserto em que em mim estou...

MAS AH, EU SINTO-ME ALTAS TRADIÇÕES
DE ANTES DE TEMPO E ESPAÇO E VIDA E SER...
JÁ VIRAM DEUS AS MINHAS SENSAÇÕES...

 

Fernando Pessoa

Retrato de Fernando Pessoa
1954, óleo sobre tela, 2010 x 2010 mm
Museu da Cidade, Lisboa, Portugal


252. ... e Deus, fim da estrada infinita, à espera no silêncio da Sua grandeza... (Fernando Pessoa).

253. NEÓFITO, NÃO HÁ MORTE. (Fernando Pessoa).

254. (Fernando Pessoa)


Por que, ó Sagrado, sobre a minha vida
Derramaste o teu verbo?
Por que há-de a minha partida
A coroa de espinhos da verdade
Antes eu era sábio sem cuidados,
Ouvia, a tarde finda, entrar o gado
E o campo era solene e primitivo.
Hoje que da verdade sou o escravo
Só no meu ser tenho de a ter o travo,
Estou exilado aqui e morto vivo.

Maldito o dia em que pedi a ciência!
Mais maldito o que a deu, porque me a deste!
Que é feito dessa minha inconsciência
Que a consciência, como um traje, veste?
Hoje sei quase tudo e fiquei triste...
Sei a verdade, enfim, do Ser que existe,
Prouvera a Deus que eu não soubesse tanto!


255. (Fernando Pessoa)

 

Mais análogo serei a Deus, seja Ele quem for,
Porque, seja Ele quem for, com certeza que é tudo,
E fora d’Ele há só Ele, e tudo para Ele é pouco...

 

256. (Fernando Pessoa)

 

Cada alma é uma escada para Deus.
Cada alma é um corredor-Universo para Deus.
Cada alma é um rio correndo para as margens do Externo.
Para Deus e em Deus com um sussurro soturno.
— E, se assim é, o convite: — SURSUM CORDA!
SURSUM CORDA!
ERGUEI AS ALMAS!
TODO O MISTÉRIO É ESPIRITO...


257. Que a verdade prevaleça e desapareça a falsidade... (Maomé, VIII, 8).

258. Ó radioso ATON, fonte da vida... (Akhnaton)


Akhnaton

Akhnaton

 

259. ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SÃO FRANCISCO


SENHOR,

Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó MESTRE,

Fazei que eu procure mais consolar, do que ser consolado;
compreender do que ser compreendido;
amar, do que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive
[nasce] para a vida eterna.

AMeN.


260. SE (IF, de Rudyard Kipling)


SE conseguires manter a calma e a harmonia interior,
quando à tua volta todos a perderam
e te culpam por isso.

SE conseguires ter confiança em ti,
quando todos de ti duvidam,
e compreendes as suas dúvidas e temores.

SE conseguires esperar, sem nunca te cansares de esperar,
ou caluniado não responderes com mentiras,
e odiado não dares preferência ao ódio;
sem, porém, te apresentares com bondade em demasia,
ou falares aparentando conhecimentos que não tens.

SE conseguires sonhar,
sem fazeres dos sonhos teus senhores.

SE conseguires pensar,
sem fazeres dos teus pensamentos teus objetivos vitais exclusivos.

SE conseguires defrontar-te com o Triunfo e a Derrota,
e tratares esses ilusionistas e provocadores do mesmo modo.

SE conseguires suportar as verdades que dizes,
distorcidas pelos que querem te ver cair em armadilhas,
e encarar tudo aquilo pelo qual lutaste na vida
ser destruído em um instante,
e, ainda assim, reconstruíres tudo de novo
com o bem pouco que te reste.

SE conseguires, em uma única parada,
arriscar tudo o que conquistaste em toda a tua vida;
e, se perderes, retornar ao ponto de partida,
sem nunca resmungares palavras e lamentos pela tua perda.

SE conseguires comprimir teu coração, nervos e força,
e dar o máximo de ti, já depois de não existirem,
e agüentares quando já nada tens em ti,
a não ser a vontade interior que sussurra:
PERSISTE!

SE conseguires falar para multidões
e permaneceres fiel às tuas virtudes,
ou andares entre reis e proletários
e agires com naturalidade.

SE nem inimigos
nem amigos queridos
conseguirem te desarmonizar ou te ofender.

SE todos puderem contar contigo,
mas nenhum em demasia.

SE conseguires preencher cada minuto
dando valor a todos os segundos que se vão.

Tua é a Terra e tudo o que Nela existe.
E, mais, muito mais, ainda:
Tu serás um
HOMEM, ó meu filho!



261. Carta do Chefe Seattle ao Presidente dos Estados Unidos da América em 1854

 

   Como é que se pode comprar ou vender o céu e o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível vendê-los ou comprá-los?

   Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e cada inseto a zumbir, tudo é sagrado na memória e na experiência do meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.

   Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de todos nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo e a grande águia são também nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro e o homem — todos pertencem à mesma família.

   Portanto, quando o Grande Chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós.

   O Grande Chefe diz que nos reservará um lugar onde possamos viver satisfeitos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, nós vamos considerar sua oferta de comprar nossa terra. Mas, isso não será fácil. Esta terra é sagrada para nós.

   Essa água brilhante que escorre nos riachos e nos rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar às suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e de lembranças da vida do meu povo. O murmúrio das águas é a voz de nossos ancestrais. Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e devem ensinar aos seus filhos que os rios são nossos irmãos. E seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a mesma bondade que dedicariam a todo e qualquer irmão.

   Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção da terra, para ele, tem o mesmo significado do que qualquer outra; pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga; e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Deixa para trás os túmulos dos seus antepassados e não se incomoda. Furta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. A sepultura de seu pai e os direitos de seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas que possam ser compradas, saqueadas ou vendidas como carneiros ou enfeites coloridos. Seu apetite insaciável devorará a terra e seus frutos, deixando somente um árido deserto.

   Eu sei: nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez, seja porque o homem vermelho é um selvagem e nada compreenda.

   Não há um lugar sossegado nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde ele possa ouvir o desabrochar das folhas na primavera ou o bater das asas de um inseto. Mas, talvez, seja porque eu sou um selvagem e não compreenda. O ruído, para nós, selvagens, parece somente insultar os ouvidos.

   E o que resta da vida, se um homem não pode ouvir o choro solitário de uma ave ou o coaxar dos sapos à noite ao redor de uma lagoa? Eu sou um homem vermelho e não compreendo. O índio prefere o suave murmúrio do vento esfrolando a face do lago, e o próprio vento limpo por uma chuva diurna ou perfumado pelos pinheiros.

   O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro — o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não valoriza o ar que respira. Como um homem agonizante há vários dias, é insensível ao mau cheiro. Mas, se vendermos nossa terra ao homem branco, ele deverá se lembrar de que o ar é precioso para nós, de que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que mantém. O vento que deu aos nossos avós seu primeiro inspirar também recebeu seus últimos suspiros. Se lhes vendermos nossa terra vocês devem mantê-la intacta, protegida e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pelas flores dos prados.

    Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como seus IRMÃOS.

   Sou um selvagem e não compreendo qualquer outra forma de agir. Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelos homens brancos que os assassinaram ao passar em um trem. Eu sou um selvagem e não entendo como é que o fumegante cavalo-de-ferro pode ser mais importante do que o búfalo, que sacrificamos com piedade somente para permanecermos vivos.

   O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem o homem morreria de uma insuportável solidão de espírito. Pois, o que ocorrer com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo, pois tudo está entrelaçado.

   Vocês devem ensinar às suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas: QUE A TERRA É NOSSA MÃE. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cuspirem no solo, estarão cuspindo em si mesmos.

   Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem é que pertence à terra. Isto também sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma interligação indesligável e indissolúvel em tudo.

   O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.

   Mesmo o homem branco, cujo Deus caminha e fala com ele de amigo para amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos, apesar de tudo. Veremos. De uma coisa estamos certos — e o homem branco poderá vir a descobrir um dia: NOSSO DEUS É O MESMO DEUS. Vocês podem pensar que O possuem, como desejam possuir nossa terra; mas não é possível. Ele é o Deus do homem, e Sua compaixão é igual para o homem vermelho e para o homem branco. A terra Lhe é preciosa, e feri-la é desprezar seu Criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminem suas camas e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos.

   Mas, quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe à esta terra, e por alguma razão especial lhes concedeu domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não compreendemos porque todos os búfalos devam ser exterminados, porque todos os cavalos bravios devam ser domados, porque os recantos secretos da floresta densa devam ser impregnados pelo cheiro de muitos homens, e porque a visão dos morros deva ser obstruída por fios que falam.

   Onde está o arvoredo? Desapareceu.

   Onde está a águia? Desapareceu.

   É o final do viver e o início do sobreviver.


262. VERSÃO MODERNA DO SERMÃO DA MONTANHA (Humberto de Campos)


    Bem-aventurados os pobres de ambições escuras, de sonhos vãos, de projetos vazios e de ilusões desvairadas, que vivem construindo o bem com o pouco que possuem, ajudando em silêncio sem a mania de glorificação pessoal, atentos à vontade do Senhor e distraídos das exigências da personalidade, porque viverão sem novos débitos, no rumo do céu que lhes abrirá as portas de ouro, segundo os ditames sublimes da evolução.

    Bem-aventurados os que sabem esperar e chorar sem reclamação e sem gritaria, suportando a maledicência e o sarcasmo, sem ódio, compreendendo nos adversários e nas circunstâncias que os ferem; abençoados aguilhões do socorro divino, a impeli-los para diante, na jornada redentora, porque realmente serão consolados.

    Bem-aventurados os mansos, os delicados e os gentis que sabem viver sem provocar antipatias e descontentamentos, mantendo os pontos de vista que lhes são peculiares, conferindo ao próximo o mesmo direito de pensar, de opinar e de experimentar do que se sentem detentores, porque, respeitando cada pessoa e cada coisa em seu lugar, tempo e condição, equilibram o corpo e a alma, no seio da harmonia, herdando longa permanência e valiosas lições na Terra.

    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça aguardando o pronunciamento do Senhor através dos acontecimentos inelutáveis da vida, sem querelas nos tribunais e sem papelórios perturbadores que somente aprofundam as chagas da aflição e aniquilam o tempo, trabalhando e aprendendo sempre com os ensinamentos vivos do mundo, porque, efetivamente, um dia serão fartos.

    Bem-aventurados os misericordiosos que se compadecem dos justos e dos injustos, dos ricos e dos pobres, dos bons e dos maus, entendendo que não existem criaturas sem problemas, sempre dispostos à obra de auxílio fraterno a todos, porque, no dia da visitação da luta e da dificuldade, receberão o apoio e a colaboração de que necessitem.

    Bem-aventurados os limpos de coração que projetam a claridade de seus intentos puros sobre todas as situações e sobre todas as coisas, porque encontrarão a ‘parte melhor’ da vida em todos os lugares, conseguindo penetrar a grandeza dos propósitos divinos.

   Bem-aventurados os pacificadores que toleram sem mágoa os pequenos sacrifícios de cada dia em favor da felicidade de todos, e que nunca atiçam o incêndio das discórdias com a lenha da injúria ou da rebelião, porque serão considerados filhos obedientes de Deus.

    Bem-aventurados os que sofrem perseguição ou incompreensão por amor à solidariedade, à ordem, ao progresso e à paz, reconhecendo, acima da epiderme sensível, os sagrados interesses da Humanidade, servindo sem cessar ao engrandecimento do espírito comum, porque assim se habituam à transferência justa para as atividades do Plano Superior.

    Bem-aventurados todos os que forem dilacerados e contundidos pela mentira e pela calúnia, por amor ao ministério santificante do Cristo, fustigados diariamente pela reação das trevas, mas agindo valorosos, com paciência, com firmeza e com bondade pela vitória do Senhor, porque se candidatam, desse modo, à coroa triunfante dos profetas celestiais e do próprio Mestre, que não encontrou, entre os homens, senão a cruz pesada, antes da Gloriosa Ressurreição.

    Rejubilem-se, cada vez mais, quantos estiverem nessas condições, porque, hoje e amanhã, são bem-aventurados na Terra e nos Céus.



263. GRANDE FRATERNIDADE UNIVERSAL G. F. U.
(Serge Raynaud de la Ferrière)



ORAISON DES 33 TAUS

Oh, Demiurge, écoute-moi.
Demiurge Éternel, Demiurge Infini,
Demiurge Unique.
Force, Justice, Amour: Aide-moi.
Toi qui es Flamme,
Toi qui es Feu,
Toi qui es Lumière: Protège-moi.
Toi, Substance spirituelle et éternelle,
Être Parfait; Ingénéré, Inmuable,
qui est sans commencement,
sans milieu et sans fin
et qui éternellement
s'engendre soi-même...

Toi, Architecte Sublime,
qui par l'effet de ta Volonté
tires du néant tout l'Univers;
Toi, Axe et Pôle du Cosmos,
Infini, Éternel, Incréé,
Toi, Cause originelle
et permanente de toute chose,
Toi, Âme et Stabilisateur des Mondes,
Toi, Maître des entités
des Trois Mondes,
Toi, Source inépuisable
de vie et d'intelligence,
Je suis Toi-même.
Je Te vois partout.
Je Te sens en tous lieux.
Ton Verbe est l'Harmonie
des mondes et des Cieux.

Tu es TOUT.
Tu es la Vie, Tu es la mort.
Tu es le vide, Tu es le plein.
Tu es l'obscurité, Tu es la Lumière.
Tu es le silence, Tu es le Tonnerre.
Tu es au-dedans, au-dehors,
au-dessus et au-dessous,
au centre et à la périphérie,
Tu enveloppes l'Infini
et l'Infini est plein de Toi.
Tu embrasses et Tu contiens TOUT.
Tu es el Tout qui est UN.
¡Oh, Demiurge,!
¡Oh, Merveilleux Silence...!


264. TANTUM ERGO (Tomás de Aquino)


Tantum ergo Sacramentum veneremur cernui;
Et antiquum documentum novo cedat ritui.
Praestet fides supplementum sensuum defectui.
Genitori, Genitoque Laus et jubilatio. Salus honor virtus quoque
Sit et benedictio. Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio. AMeN.


265. Cada coisa a seu tempo. (Provérbio).

266. Fernando Pessoa (Eros e Psique)


E, inda tonto do que houvera,
A cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia.


267. Cada um no seu canto sofre o seu tanto. (Provérbio).

268. Candeia que vai à frente ilumina duas vezes. (Provérbio).

269. A Flor de Lótus emana seu perfume e sua beleza no mais sombrio dos pântanos. A .'.G.'.F.'.B.'. indica e solicita que que sustentemos uma FLOR DE LÓTUS cristalina em nosso chacra cardíaco, e, através dele, emanemos AMOR para todas as pessoas que tenhamos tido contato nesta encarnação, bem como nas encarnações passadas, tenhamos ou não consciência destes contatos.

VISITE

http://www.svmmvmbonvm.org/macrocosmo/

 

 

Lótus


270. Caridade começa em casa. (Provérbio).

271. Casas roubadas, trancas à porta. (Provérbio).

272. Casebre onde se ri vale mais do que palácio onde se chora. (Provérbio).

273. Cedo deitar e cedo levantar, dá saúde e faz sobejar. (Provérbio).

274. Coisa bem começada é meio acabada. (Provébio).

275. Deus é o Homem de outro Deus maior. (Fernando Pessoa).

276. Com tolice, até os deuses lutam em vão. (Provérbio).

277. Começado e não acabado vale por estragado. (Provérbio).

278. Conselho desprezado há de ser muito lembrado. (Provérbio).

279. Cortesia gera cortesia. (Provérbio).

280. Cria corvos e eles te comerão os olhos. (Provérbio)

281. Não há nada mais terrível do que uma ignorância ativa. (Goethe).

282. A mentira não é odiosa por si mesma, mas porque se acaba por acreditar nela. (Marcel Arland).

283. Falsa aparência esconde/No falso coração a trama hedionda. (Shakespeare).

284. Sábio é aquele que se espanta com tudo. (Gide).

285. ... mentira é muita vez tão involuntária como a respiração. (Machado de Assis).

286. A mentira não pode se tornar verdade pelo fato de que o seu poder cresce. (Rabindranath Tagore).

287. Tudo é vaidade. (Eclesiastes).

288. Se não houvesse gente ruim, não haveria bons advogados. (Dickens).

289. Os expropriadores serão expropriados. (Marx).

290. Não furtarás. (Êxodo XX, 15).

291. O ladrão finge-se de cirurgião quando vai comprar luvas de borracha. (Ramón Gómez de la Serna).

292. Há impostores tanto entre teológos quanto entre advogados. Tanto entre místicos como entre agnósticos. São invariavelmente interesseiros, medíocres e superficiais, mas extremamente cordiais e afáveis. A regra que baliza suas vidas é: sempre levar vantagem. Custe o que custar. (RDP).

293. [Ao refletirmos sobre os doze últimos pensamentos, poderemos todos, advogados inclusive, nos divertir com a situação abaixo]:

    Um velho e tranqüilo pastor de ovelhas estava pacientemente cuidando do seu rebanho, quando surgiu pelo inóspito caminho uma Pajero 4 x 4 toda equipada. Parou na frente do velhinho e dela desceu um cara de não mais do que 30 anos, terno preto, camisa branca Hugo Boss, gravata italiana, sapatos moderníssimos bicolores, que foi logo dizendo: — Meu nome é Beneplácito Alexandrino Albuquerque Samaritano de Farizzeus e Farizzaiccas. Muito prazer. Meu bom pastor: se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me daria uma?

    — Sim. Respondeu o sábio velhinho, seguro de si, mas meio desconfiado.

    Rapidamente, o intrujão volta para a belíssima Pajero, pega um notebook, conecta-se, via celular, à Internet, baixa uma base de dados, entra no site da NASA, identifica a área do rebanho por satélite, calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha daquela raça, baixa uma tabela do Excel com execução de macros personalizados, e, depois de três horas, diz ao velho: — O senhor tem 1.721 ovelhas e quarenta e sete podem estar ‘grávidas’.

    O velhinho admitiu que sim. Estavam corretos os cálculos que o oportunista havia feito. Mas, ‘grávidas’?! Entretanto, como havia prometido, disse ao sujeito que ele poderia levar a ovelha que quisesse. Celeremente, o desconhecido pegou o bicho e enfiou na camioneta.

    Quando estava saindo, o velho perguntou: — Desculpe, mas se eu adivinhar a sua profissão, o senhor me devolve a ovelha?

    Duvidando que o velho pastor acertasse, o picareta concordou prontamente.

    — O senhor é causídico. Diz o velhinho.

    — Incrível! Como adivinhou?

    — Por quatro razões elementares. Primeira: pela frescura total. E ninguém se apresenta dizendo um raio de nome que é impossível de ser compreendido. Eu até já o esqueci. Segunda: vindo do nada, você apareceu aqui na minha fazenda sem que eu o tivesse chamado. Terceira: me enrolou e teve a cara-de-pau de me ‘cobrar’ para dizer algo que eu já sabia. E quarta: qualquer um nota que vosmecê não entende merdíssima nenhuma do que está falando. — Agora, Seu Bené, devolve já o meu cachorro e vai cantar em outra freguesia!

294. Grande DESCOBERTA GASTRONÔMICA

O chocolate não engorda!
A pizza não engorda absolutamente nada!
Cerveja gelada? Não engorda nicas!
O churrasco não engorda!
A caipirinha gelada não engorda!
Uma deliciosa costeleta assada também não engorda!
A asinha de frango não engorda um grama!
A lasanha não engorda! Até faz emagrecer!
O coração de frango não engorda!
A feijoada não engorda mesmo!
Quem engorda é...

VOCÊ!!!

 

O Gordo e o Magro

 

295. Podemos todos tentar nos enganar; mas, jamais seduziremos nosso EU MAIOR com mentiras, falsidades, dissimulações e artifícios cavilosos e hipócritas. Este EU está fundamentado cosmicamente apenas em IMPERATIVOS CATEGÓRICOS e não engorda... Nem com lambiscarias, nem com aleivosias.(RDP).

296. [Somos todos responsáveis... por tudo]. [E] cada um é responsável [por tudo e] por todos. (Antoine Marie Roger de Saint-Exupéry).

O Pequeno Príncipe


297. A mais Alta Revelação é a de que Deus está dentro de cada ser humano. (Emerson).

298. Mais do que isso: D’US, que jamais veremos face a Face, está em tudo, como tudo está Nele. Não há um grão de poeira cósmica que não esteja impregnado da Divindade. Haveremos de descobrir, todos nós, que somos deuses. (RDP).

299. Ninguém pode se tornar perfeito abstendo-se simplesmente de agir. Na verdade, ninguém deve interromper sua atividade nem por um momento sequer. (Bhagavad-Gita, III).

300. Age de tal forma que a máxima de teu querer possa valer em todo tempo como princípio de uma Legislação Universal. (Kant).

301. ALI, ALI, LMH ShBHhTh-NI! (DEUS MEU, DEUS MEU, COMO ME GLORIFICASTE!). (Jesus).

302. É bem melhor esquecer [compreender] e sorrir,/Do que recordar [ruminar] e ser triste. (Christina Rosseti).

303. Um soberano que julga não ser indigno de sua pessoa considerar como obrigação abster-se de interferir em assuntos religiosos e deixar aos homens toda a liberdade neste ponto, e até mesmo, modestamente, que rejeita ser chamado de tolerante, é esclarecido e merece ser considerado... como o primeiro a libertar a Humanidade da interferência governamental em assuntos espirituais, permitindo a todos usar livremente a própria razão em problemas de consciência. (Kant).

304. As naturezas dos homens são parecidas; são seus hábitos que os afastam uns dos outros. (Confúcio).


Natureza


305. Relembrai vossa origem, vossa essência:/criados não fostes como os animais,/ mas donos de vontade e de consciência. (Dante).

306. O homem não é nem bom, nem mau. Nasce com instintos e com aptidões. A sociedade... o aperfeiçoa, torna-o melhor. Mas o interesse desenvolve-lhe os maus pendores também. (Balzac).

307. Se queres progredir na senda, ó estudante, escolhe com a sapiência inata do coração a lamparina que há de iluminar a dura caminhada que te espera, entre as brumas do passado, os testes do presente e a ideação de um futuro que tu mesmo construirás. (Vivente Velado).

308. Ante o Ego está um processo sem fim e toda limitação é inconcebível, porque o Espírito humano é uma chispa do infinito, desenvolvendo todas as suas possibilidades. (Alexandre D. O. Passos com base na obra Alegorias Astronômicas da Bíblia de Max Heindel).

309. A Grande Pirâmide de Gizeh... foi construída segundo medidas universais. (Alexandre D. O. Passos com base na obra Alegorias Astronômicas da Bíblia de Max Heindel).

 

Grande Pirâmide de Gizeh


310. As investigações ocultas [sobre a Grande Pirâmide de Gizeh], que estão baseadas nos imperecíveis registros da ‘Memória da Natureza’, fixam a época de sua construção, mais ou menos, no ano 250000 a.C., quando era empregada como Templo de Iniciação nos Mistérios e era o lugar onde se guardava um grande talismã. (Alexandre D. O. Passos com base na obra Alegorias Astronômicas da Bíblia de Max Heindel).

311. [A Grande Pirâmide de Gizeh], dotando-a de instrumentos modernos, teria sido o observatório astronômico mais importante do mundo. (Proctor, apud Alexandre D. O. Passos com base na obra Alegorias Astronômicas da Bíblia de Max Heindel).

312. Os iniciados dos templos egípcios eram chamados ‘PHREE MESSEN’, que significa FILHOS DA LUZ, porque haviam recebido a LUZ DO CONHECIMENTO; essas palavras se transformaram depois em Free Mason (Maçon Livre ou Franco-maçon). (Alexandre D. O. Passos com base na obra Alegorias Astronômicas da Bíblia de Max Heindel).

313. Todos os instrutores divinos enviados à humanidade são caracteres cósmicos, e os passos de suas vidas estão de acordo com o caminhar dos astros, que contêm, por assim dizer, uma biografia antecipada deles. (Alexandre D. O. Passos com base na obra Alegorias Astronômicas da Bíblia de Max Heindel).

314. ... primeiramente acontece nos céus, para depois se realizar na Terra... (Alexandre D. O. Passos com base na obra Alegorias Astronômicas da Bíblia de Max Heindel).
 

Max Heindel


315. A Deus pertence tudo quanto há nos céus e na Terra e todas as coisas retornarão a Ele. (Maomé, III, 109).

316. Ele é Deus, Único!/Deus! O Eterno e Absoluto!/Jamais gerou ou foi gerado!/E é incomparável! (Maomé, CXII).

317. Um homem de bem pensa por último em si. (Schiller).

318. O homem é um Deus, uma vez que é homem./E se é um Deus, é belo. (Hölderlin).

319. A cada um, segundo suas necessidades. De cada um, segundo suas forças. (Etienne Cabet).

320. Cada um segundo suas capacidades; a cada um segundo suas necessidades. (Marx).

321. A consciência é a presença de Deus no homem. (Swedenborg).

322. O Alto Conselho, o A..., é, de certa forma, ‘o primeiro elo visível do conjunto hierárquico cósmico’. (Raymond Bernard).

323. SENHOR, EU VOS DOU TUDO. (Pascal).

324. (A3)

MESTRES E IRMÃOS DA GRANDE LOJA BRANCA: PAZ PROFUNDA!


QUE EU POSSA SER UM INSTRUMENTO DE
CONCÓRDIA, LUZ E MANSIDÃO,
BELEZA, AMOR E CARIDADE,
HUMILDADE, ESPERANÇA E PRUDÊNCIA,
JUSTIÇA, TEMPERANÇA E FORTALEZA,
LIBERALIDADE, MAGNANIMIDADE E PAZ,
ENTENDIMENTO, TOLERÂNCIA E HARMONIA.
QUE EU POSSA COMPREENDER, PARA QUE O
SERVIÇO POR MIM DESEMPENHADO SEJA
VERDADEIRO E DIGNO,
FRUTÍFERO E CONSISTENTE,
ALTRUÍSTA E ELUCIDATIVO.

QUE EU POSSA, ENFIM, NAVEGAR NO RIO DA
COERÊNCIA, DA RESPONSABILIDADE E DA
ASPIRAÇÃO ANÍMICA UNIFICADA.
MAS, ACIMA DE TUDO, QUE SEJAM FEITAS AS
VOSSAS VONTADES, E NÃO A DESTE HUMILDE
NEÓFITO.

AUM  RAH  MAH.

325. Os loucos são como beija-flores, nunca pousam: ficam a dois metros do chão. (Arthur Bispo do Rosário).

326. O carma tem ‘sua origem’ na Humanidade e nela encontra o ‘seu resultado’. A guerra é uma manifestação do carma coletivo. (Raymond Bernard).

327. O maior pecado do homem é o egoísmo. (Raymond Bernard).


VISITE

http://www.plotinus.com/raymond_bernard1.htm

 

Raymond Bernard

 


328. O humanismo não é a nossa religião; é a nossa razão de viver. (Otto Maria Carpeaux).

329. O homem pensa ... pouco na volta. (Paul Valéry).

330. A Filosofia, por dever de ofício e por definição obriga-se a examinar tudo. Quando decide não examinar alguma coisa, está manifestando preconceito. (RDP).

331. Os símbolos dos números – como enfatizou Ralph Maxwell Lewis – NÃO TÊM PODERES INATOS. Atribuir poderes anímicos aos números não passa de simples e subalterna superstição. Um número é meramente um instrumento. SEUS PODERES CONSISTEM EM SUAS APLICAÇÕES, NÃO EM SUA FORMA OU NA EXPRESSÃO FÍSICA QUE POSSUEM. (Comentário meu sobre um fragmento do pensamento de Sâr Validivar).

332. DE ACORDO COM A LEI DOS CICLOS, TUDO ACONTECE NO UNIVERSO PROVOCANDO UMA CONTRAÇÃO DEPOIS DE UM PERÍODO DE EXPANSÃO... (KUT HU MI).

 

Mestre KUT HU MI

Mestre KUT HU MI

 

333. NÃO MATARÁS. (Imperativo Bíblico).

334. O número 8 faz recordar as Quatro Nobres Verdades Búdicas, que são: a) A VIDA É SOFRIMENTO; b) A CAUSA DO SOFRIMENTO É O DESEJO; c) ELIMINANDO-SE O DESEJO, O SOFRIMENTO DESAPARECE; e d) O DESEJO SÓ PODERÁ SER ELIMINADO PELA ÓCTUPLA SENDA. Eis os passos da SENDA ÓCTUPLA: 1º) PERFEITA COMPREENSÃO; 2º) PERFEITO PENSAR; 3º) PERFEITO FALAR; 4º) PERFEITA AÇÃO; 5º) PERFEITO MEIO DE VIDA; 6º) PERFEITO ESFORÇO; 7º) PERFEITA CONCENTRAÇÃO; e 8º) PERFEITA MEDITAÇÃO [CONTEMPLAÇÃO]. (Budismo). (A3).

335. [Os] SOFRIMENTOS SÃO COMO AS DORES DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL... E PARA CADA INDIVÍDUO, A ANGÚSTIA ATUAL DARÁ COMO RESULTADO FORTALEZA ESPIRITUAL, CONFIANÇA EM SI MESMO, FELICIDADE [PAZ] PROFUNDA, ILUMINAÇÃO E EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA. (KUT HU MI).

336. A Graça é, antes da Dor, o sorriso da Alegria; é depois da Dor, a unidade reconquistada... A Alegria canta, a Dor procura e atende, a Graça é. (Leonardo Coimbra).

337. Cada corpo sideral é um Templo, e todos são irmãos uterinos oriundos de uma mesma fonte nebular comum. Cego é o olho que vê no SOL apenas uma estrela que produz luz e calor. Bem-aventurado aquele que o reconheceu como Dispensador Universal de Vida, e que conseguiu decifrar seu número. (Talvez Jesus pudesse hoje ensinar esta Lei).

338. A verdade está dentro; fora só há ilusão. Aquele que quiser alcançar o Reino dos Céus deverá trilhar a SENDA CARDÍACA. Nesta vereda, acabará por compreender e realizar que o ser é o Templo da Consciência Cósmica, e que o Espírito de seu Pai habita em seu próprio interior. (Talvez Jesus pudesse hoje ensinar esta outra Lei).

339. Que haja PAZ, ORDEM e PROGRESSO! No Universo, na Terra, no meu País, no meu Estado, na minha Cidade, na minha Rua, na minha Casa. (Iolanda Therezinha Marcier, FRC, Mestre Apis, Hierofante da Ordem Svmmvm Bonvm, Fundadora da Ordem de Maat).



 

340. O que pode um Membro da AMORC fazer de concreto pelo Brasil? Resposta de Vicente Velado: — Pode dar um bom exemplo e realizar experimentos em favor do País. Como exemplo, deve ser trabalhador, respeitador e honesto, prezando a ética acima de tudo e exercendo a caridade e a tolerância; ante as dificuldades, deve continuar sendo otimista; ante os absurdos pode se indignar, mas não se revoltar. Como experimento, pode criar um que considere adequado, ou rezar antes de se deitar e ao acordar uma Oração como esta: DEUS do meu coração, DEUS da minha compreensão: Ilumina-me! Que a nuvem negra que paira sobre o Brasil seja dissipada pelo AMOR DIVINO, para que haja PAZ, SAÚDE e PROSPERIDADE para todo o povo brasileiro, com ordem e progresso, compreensão e caridade. Que a corrupção, a mentira e a criminalidade sejam extirpadas do nosso País pela ESPADA DE SÃO MIGUEL ARCANJO. Em Nome de Nosso Senhor JESUS CRISTO, que há de nos levar para a eternidade, e por intercessão da Santíssima e Gloriosíssima VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS.

341. A iniciação é o aspecto e a causa essencial da elevação da consciência às sublimes realidades de estados superiores – àquele estado transcendente de percepção, no qual o Ser Verdadeiro funciona de acordo com o grau de seu despertamento, em um plano de existência que permite o serviço, sem restrições. Ela opera em um dos diversos planos, cada um com sua própria realidade, sua própria criação, que pode ou não ter paralelo com aqueles de um mundo ao qual estamos acostumados. Nosso ponto individual de trabalho depende somente do grau de nosso despertamento e do nível particular de realidade no qual fomos iniciados. (Gary L. Stewart, Imperator da CR+C).

342. Fragmentos do Evangelho (Apócrifo) de Filipe


    O escravo só quer ser livre e não ambiciona adquirir os bens de seu senhor. Porém, o filho não é somente um filho, pois reclama a herança do pai. Os que herdam dos mortos estão eles mesmos mortos e herdam os mortos. Os herdeiros do que é vivo estão vivos e são herdeiros tanto do que está vivo como do que está morto. Os mortos não são herdeiros de nada. Pois como pode aquele que está morto herdar? Se aquele que está morto herda o que é vivo, ele não morrerá; mas o que está morto viverá ainda mais.

    A verdade não veio nua ao mundo, mas veio em modelos e imagens. O mundo não receberá a verdade de qualquer outra forma. Há um renascimento e uma imagem do renascimento. Certamente, é necessário nascer outra vez por meio da imagem. Qual delas? A Ressurreição. A imagem deve levantar-se outra vez por meio da imagem. A câmara nupcial e a imagem devem entrar na verdade através da imagem: isto é a Restauração
[Regeneração]. Não só aqueles que produzem o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo devem fazê-lo, mas (aqueles) que os produziram para ti. Se a pessoa não os adquire, o nome (cristão) também lhe será retirado. Porém, a pessoa recebe a unção ... do poder da cruz. Este poder os Apóstolos chamaram ‘a direita e a esquerda’. Pois esta pessoa não é mais um cristão, mas CRISTO.

    Quando Eva ainda estava em Adão a morte não existia. Quando ela se separou dele a morte passou a existir. Se ela entrar outra vez e alcançar o seu ser primordial, a morte deixará de existir.

    Se a mulher não tivesse se separado do homem, ela não morreria com o homem. Sua separação tornou-se o começo da morte. Por isto o Cristo veio para reparar a separação que houve no princípio e unir os dois outra vez e para dar vida àqueles que morreram devido à separação, unindo-os de novo. Mas, a mulher se une a seu marido na câmara nupcial. Na verdade, aqueles que foram unidos na câmara nupcial não mais serão separados. Portanto, Eva se separou de Adão porque não foi na câmara nupcial que ela se uniu a ele.

    Aqueles que dizem que devem morrer primeiro para depois ressuscitar, estão enganados. Se eles não receberem primeiro a RESSURREIÇÃO enquanto estiverem vivos, quando morrerem não receberão nada.

    Aquele que é escravo contra o seu desejo será capaz de se tornar livre. Aquele que se tornou livre devido ao favor de seu mestre e depois se vendeu como escravo novamente, não será mais capaz de ser livre.
[Um dia (quem sabe?) será].


343.

a)   7³ =  7  x  7  x  7  =  TREZENTOS E QUARENTA E TRÊS

b)   272  +  71  =  343

c)   GueSheM  =  3  +  300  +  40  =  343

d)   343  =  3  +  4  +  3  =  10  =  1  +  0  =  UM

 

VULCANO
VÊNUS
JÚPITER
TERRA
LUA
SOL
SATURNO



7
49
343





PALAVRAS FINAIS


       Este livro digital foi substantivamente ilustrado, enriquecido e embelezado com fotos digitais e com fractais reproduzidos dos sites listados abaixo, que foram consultados entre 1º de abril e 20 de Setembro de 2004. Obrigadíssimo. Eu não saberia como produzi-los. Estou longe de ser o Bispo. Fico comovido com a beleza da arte, mas sou incapaz de desenhar uma casinha. Limitações! Muitas! Por isso, recomendo aos leitores que os visitem por serem excepcionais. Neste sentido, cumprimento os artistas que geraram essas obras-primas. Outros sites pesquisados também estão infracitados. Devo esclarecer ainda, a bem da verdade, que apenas os itens que estão assinados por mim (RDP), são, por assim dizer, de minha autoria. Na Carta do Chefe Seattle ao Presidente dos Estados Unidos da América e no If, por exemplo, introduzi alguns ‘cacos’ literários. Cacoete. E, em outros textos, apenas procedi a pequeníssimos ajustes lingüísticos sem qualquer prejuízo conteudístico. Cacoete. Obrigado a todos aqueles anônimos que, sem o saber, contribuíram para que este texto digital pudesse ser concretizado e disponibilizado pela Internet. Que a PAZ e a HARMONIA possam prevalecer sobre a discórdia e a desinteligência. Que se faça a LLUZ. Que se faça a LLUZ. Que se faça a LLUZ. Peço perdão à Humanidade pelos meus erros e pelos meus equívocos.

       Entretanto, não posso concluir este ensaio sem dizer uma palavra sobre o fenômeno da projeção psíquica, já que, propositalmente, escolhi (por empréstimo) também algumas fotografias digitais que mostram este fenômeno natural. Na projeção do corpo psíquico, as limitações de tempo e de espaço desaparecem ou tendem a desaparecer. Depende de quem está em projeção e porquê. Afirmar, por outro lado, que quem está projetado, obrigatoriamente, perde a noção ou a sensação de tempo e de espaço e fica inconsciente é um equívoco. Nem sempre é assim. O Místico quando utiliza este recurso natural o faz por dois motivos básicos: 1º) auxiliar pessoas necessitadas; e 2º) ser inspirado e assistido por seres de planos vibratórios mais elevados. Em ambos os casos a regra é: SERVIÇO. Em ambos os casos, o fiel da projeção é a ÉTICA CÓSMICA. Como sabem os Rosacruzes, esses privilégios e poderes constituem parte das prerrogativas do homem. Por isso, um alerta aos irresponsáveis e aprendizes de feiticeiros: a LEI DA RECIPROCIDADE é irredutivelmente infalível e amorosamente educativa.

       Por último, dedico esta página a ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO e a todos os meus artistas-irmãos preconceituosa e maldosamente excluídos deste mundo de ilusões. Misericórdia, Cidadania, Fraternidade e Ação. Quando, em vida, quiseram expor os trabalhos do Bispo, ele foi enfático: Não faço isto para os homens, mas para Deus.


O BISPO E ALGUMAS DE SUAS OBRAS

 

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

 

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

 

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

 

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

 

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO


SITES CONSULTADOS


www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=461
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=458
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=452
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=gallery&id=130
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=444
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=471
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=537
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=528
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=80
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=196
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=482
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=433
www.absynth.rg3.net
www.possibilidades.com.br
www.releituras.com/itarare_maximas.asp
www.renascimento.com.br/galeria.htm
www.ineti.pt/proj/fractal/hilbert.html
http://planeta.terra.com.br/arte/absynth/fractais.htm
www.insite.com.br/rodrigo/misc/fractal/orb.html
www.insite.com.br/rodrigo/misc/fractal/
www.damadanoite.adm.br/trabalhandofractais.htm
www.mingus.hpg.ig.com.br/graph/fracscr/frac02.jpg
http://spanky.triumf.ca
www.lsi.usp.br
http://josefleal.no.sapo.pt/fractais.htm
http://omnis.if.ufrj.br
www2.dem.inpe.br
www.harpa.com.br/fractais
www.las.pucpr.br/leandro/
www.mat.uc.pt/~jaimecs/imag/mandel10.gif
http://aleph0.clarku.edu/~djoyce/julia/explorer.html
www.softlab.ece.ntua.gr
www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/galeria.htm
www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/sierpinsky.htm
www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/peano.htm
www.viagemastral.net/fractais.html
www.viagemastral.net/imagens.html
www.expoente.com.br/professores/
kalinke/paraqueserve/fractais.htm
www.persicke.de/palmfree.htm
http://geocities.yahoo.com.br/
mathematicobr/cursos/fmid/fractais/fractais.htm
www.mariocabritagil.com/images/art/o_corpo/fractal_07.jpg
www.ime.usp.br/~massaro/fractais.html
www.insite.com.br/art/fractal
www.incards.com.br
geocities.yahoo.com.br/padresdodeserto/dizeres.htm
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=344
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=gallery&id=27
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=352
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=578
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=gallery&id=130
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=449
www.incards.com.br/mod_perl/
incards2.cgi?acao=compose&id_image=136
www.geocities.com/Eureka/Gold/6411/poema.htm
www.cfh.ufsc.br/~magno/Imagemdedeus.htm
www.akhenatonjh.com.br/Hino.html
www.terravista.pt/mussulo/1701/rudyard_kipling.htm
http://victorix.no.sapo.pt/de_outros/se.htm
www.corpohumano.hpg.ig.com.br/
paulo/Outras_Atividades.html
www.xamanismo.com/mensagens.asp?c=2
www.vishwa.com.br/Imagens/chefe.jpg
www.caminhosdeluz.org/25.htm
http://128.121.163.149/oracionu_fr.htm
http://128.121.163.149/fotografias.ht
www.eucharistie-adoration.org/
www.backpacker.it/immagini/%20corvo.gif
http://svmmvmbonvm.org/alegastrom/piramide.htm
www.templodemaat.hpg.ig.com.br
www.prof2000.pt
http://macarlo.net/livraria
www.govcomm.harris.com
kazu-ai.hp.infoseek.co.jp
www.kapitan.ru
www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/
icm14/MANDEL3D_FIRE.GIF
www.viagemastral.net/imagens/projecao03.jpg
www.viagemastral.net/imagens/projecao05.jpg
www.viagemastral.net/imagens/projecao12.jpg
www.viagemastral.net/imagens/projecao10.jpg
www.viagemastral.net/imagens/t20_earthlight.jpg
www.editoradimensao.com.br/
www.meussonhosepoesias.hpg.ig.com.br
www.lonelydebs.blogger.com.br/sorriso.gif
www.umdiagnostico.blogger.com.br
http://crpsp.org.br/a_acerv/
bispo1/fr_bispo1_artes_plasticas.htm
www.proa.org/exhibicion/inconsciente/salas/bispo_17.jpg
www.proa.org
www.espiraldialectica.com.ar/images/id_bispo_24.gif
www.revuenoire.com/Images/S22-couvgrand.jpg
www.bambuoco.blogger.com.br/img0208.jpg
www.obraprima.net/materias/html
191/manto_da_apresentacao.jpg
www2.uerj.br/~labore
www.terra.com.br/istoegente/209/fotos/expo_01.jpg
www.radiobras.gov.br/cultura
www.twister.com.br/artesacra/bispo.htm
http://cienciaecultura.bvs.br
www.amorc.org.br
http://svmmvmbonvm.org
www.maat-order.org
http://www.matemagica.hpg.ig.com.br/
http://www.xangrila.com/entrar.htm


BIBLIOGRAFIA (INCOMPLETA) SUGERIDA PARA CONSULTA


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia/Dizionario di filosofia. Tradução coordenada e revisada por Alfredo Bosi, com a colaboração de Maurice Cunio et alii. 2ª ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982, 981 p.
ABOUT, Pierre José. Plotin et la quête de l’un. Presentation, choix et traduction des textes, bibliographie par Pierre José About. Paris: Seghers, 1973, 189 p.
AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus. Vol. I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991, 1442 p.
______. Confissões. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. 3ª ed. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1984, pp. 1-288. Originalmente publicado sob o título Confessionum, libri tredecim, traduzido por J. Oliveira Santos, S. J. e A. Ambrósio de Pinha, S. J.
______. Do mestre. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. 3ª ed. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1984, pp. 289-324. Originalmente publicado sob o título De Magistro, traduzido por Angelo Ricci.
______. A trindade. (De trinitate). Tradução do original latino e introdução por Augustino Belmonte; revisão e notas complementares por Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1994, 726 p.
AGUILAR, Manuel Busquets. O Curso Superior de Letras (1858-1911): (dissertação para doutoramento, na secção de ciências históricas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Lisboa: Ofics. Grafs. da Cadeia Penitenciária de Lisboa, 1939, 425 p.
ALBUQUERQUE, Antonio Luiz Porto e. A filosofia da história, segundo José Maria da Cunha Seixas. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1987, 36 p.
ALCUÍNO (versão de). O livro de Jasher (um dos livros sagrados da Bíblia)/The book of Jasher. Tradução de Edmond Jorge e da Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1980, 139 p.
ALLAN, D. J. Filosofia de Aristóteles. Lisboa: Presença, 1983, 200 p.
ALMEIDA, Fernando Pinho de. A essência da matéria e o sentido da vida. Coimbra: Atlântida, 1967, 149 p.
ALVISA, Rafael. La Kabbalah. Filosofia esotérica de la humanidad. Argentina: Editorial Kier S.A., 1997, 361 p.
AMORC. Rosicrucian documents. Califórnia: Supreme Grand Lodge of AMORC, Inc., 2a ed., 1978.
AMORIM VIANNA, Pedro. Defeza do racionalismo ou analyse da fé. Porto: Typographia de F. G. da Fonseca, 1866, 364 p.
______. Escritos filosóficos. Compilação, fixação do texto e nota prévia por Carlos Leal da Silva. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993, 376 p.
ANDREA, Raymund. A técnica do discípulo/The technique of the disciple. Traduzido da 9ª ed. norte-americana. Tradução de Edmond Jorge e de Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1976, 157 p.
______. A técnica do mestre (ou o caminho da preparação cósmica)/The technique of the master. Tradução da Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1976, 167 p.
ANDRETA, Edson. A educação pela geometria. In: Anais da VII Semana Internacional de Filosofia, 1a parte, Rio de Janeiro: 181-4, 1993.
ANÔNIMO. Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô/Méditations sur les 22 Arcanes Majeurs du Tarot. 4ª ed. Tradução de Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1989, 635 p.
ANRIAS, David. Los Maestros (sus retratos, meditaciones y graficos)/Through the eyes of the Masters (meditation and portraits). 7ª ed. Argentina: Editorial Kier, S.A., 1992, 104 p.
ANTÓNIO de LISBOA, Santo. Obras completas. Vol. I. Sermões dominicais. Da septuagésima ao Pentecostes. Introdução, tradução e notas de Henrique Pinto Rema. Porto/ Lisboa: Restauração, 1970, 304 p.
______. Obras completas. Vol. II. Sermões dominicais. Depois de pentecostes. Tradução de Henrique Pinto Rema. Porto/ Lisboa: Restauração, 1970, 472 p.
______. Obras completas. Vol. III. Sermões dominicais. Domingos do Advento ao 4º depois da epifania. Marianos e festivos. Tradução de Henrique Pinto Rema. Porto/ Lisboa: Restauração, 1970, 460 p.
APOLÔNIO de TIANA. Nuctemeron. (comentado por Jan van Rijckenborgh). 2ª ed. São Paulo: Lectorium Rosicrucianum, 1982, 101 p.
ARDUÍNO, Ary Médici e ALVES, Rosângela Aparecida Guimarães. A era de Aquarius. 3ª ed. Curitiba: AMORC, 1990, 140 p.
ARISTÓFANES. As nuvens. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. Tradução de Gilda Maria Reale Starzynski. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985, pp. 167-222.
ARISTÓTELES. A política. Prefácio e tradução de Manuel Frazão. Lisboa: Presença, 1965, 415 p.
______. Categorias. Apresentação e notas de Pinharanda Gomes; tradução de Silvestre Pinheiro Ferreira. Lisboa: Guimarães, 1974, 124 p.
______. Metafisica. Trad. de D. Francisco Gallach Palés. Madrid, Imp. De I. Rubio, 1931, 303 p. (Obras Completas de Aristóteles, v. 1, livros I a X).
______. Metafísica: livro 1 e livro 2; Ética a Nicômaco; Poética. Traduções de Vicenzo Cocco et alii. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984, 329 p.
______. Poética. Introdução e tradução de Eudoro de Souza. Lisboa: Guimarães, 1951, 170 p.
______. Tópicos: Dos argumentos sofísticos. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. A. Pickard. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, 197 p.
______. Tópicos; Dos argumentos sofísticos; Metafísica; Ética a Nicômaco; Poética. In: OS PENSADORES - HISTÓRIA DAS GRANDES IDÉIAS DO MUNDO OCIDENTAL. Tradução de Leonel Vallandro, Gerd Bornheim, Vicenzo Cocco e Eudoro de Souza. 1ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1973, 533 p.
ARMSTRONG, Karen. Uma história de Deus (quatro milênios de busca do judaísmo, cristianismo e islamismo)/A history of God (the 4000-year quest of judaism, christianity and islam). Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1995, 460 p.
ATHAYDE, Tristão. Bergson. In: A ordem, Rio de Janeiro, 82: 139-47, jan./ dez. 1991.
AZEVEDO, Israel Belo de. A presença da ausência: a idéia de Deus na moderna filosofia heterodoxa portuguesa. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1986, 99 p.
BABOR, Joseph A. e AZNÁREZ, José Ibarz. Química general moderna: una introducción a la química física y a la química descriptiva superior (inorgánica, orgánica y bioquímica). España: Editorial Marín, S.A , 1973, 1144 p.
BACELAR, José. Razão e Absoluto. Lisboa: Seara Nova, 1947, 431p.
BACON, Francis. Ensaios. Tradução de Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães, 1952, 257p.
______. Novum organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza; Nova Atlântida. In: OS PENSADORES - HISTÓRIA DAS GRANDES IDÉIAS DO MUNDO OCIDENTAL. Tradução e notas de José Aluysio Reis de Andrade. 1ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1973, 278 p.
BAGGIO, Hugo D. Frei. Santo António. São Paulo: Edições Loyola, 1982, 99 p.
BAIGENT, Michael & LEIGH, Richard. A inquisição/The inquisition. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001, 331 p.
BALISTER, Christian. A arte hermética. In: O Rosacruz, Curitiba, 193: 20-4, set./ out. 1990.
BARTHOLO Jr., Roberto S. A paz sempre maior. In: Síntese, Belo Horizonte/ Rio de Janeiro, 18 (52): 89-98, jan./ mar. 1991.
BECK, Phil Heinrich. A teoria positivista da ciência e o problema da existência de Deus. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 4 (3): 32-40, jul./ set. 1978.
BERNARD, Christian. Assim seja!/Qu’il en soit ainsi. Traduzido pela Ordem Rosacruz – AMORC. Curitiba: AMORC, 1984, 153 p.
BERNARD, Hélène. As grandes iniciadas (ou o misticismo no feminino). 3ª ed. Curitiba: Grande Loja do Brasil –AMORC, 1995,193p.
BERNARD, Raymond. A terra oca/The hollow earth. 2ª ed. Tradução de Maria Ondina Braga. Lisboa: Minerva, 1976, 223 p.
BERNARD, Raymond. (Grande Mestre da Ordem Rosacruz – AMORC, da França e Países de língua Francesa. Legado Supremo do Imperator na Europa). Fragmentos da sabedoria rosacruz/Fragments de sagesse rosicrucienne. 2ª ed. Tradução de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Renes, 1974, 226 p.
______. Mensagens do Sanctum Celestial /Messages du Sanctum Céleste. Traduzido da 4ª ed. francesa. Tradução de Vânia M. Gelineaud. Rio de Janeiro: Renes, 1973, 328 p.
______. Novas mensagens do Sanctum Celestial /Nuveaux messages du Sanctum Céleste. Traduzido da 2ª ed. francesa. Tradução de Aurora P. de Carvalho. Rio de Janeiro: Renes, 1974, 348 p.
______. Encontros com o insólito/Rencontres avec l’insolite. Tradução da Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1970, 245 p.
______. Mansões Secretas da Rosacruz/Les maisons secrètes de la Rose-Croix. Tradução de Rosa F. Paris. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1974, 288 p.
BHAGAVAD GÎTÂ. A mensagem do mestre. Tradução de Francisco Valdomiro Lorenz. São Paulo: Pensamento, s.d., 178 p.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. 9ª ed. São Paulo: Paulinas, 1958, 1501 p.
BIBLIOTECA ROSACRUZ. Jacob Boehme: o príncipe dos filósofos divinos/Boehme (Rad-10-Supreme Grand Lodge of AMORC Inc.) 2ª ed. Curitiba: AMORC, 1991, 312 p.
______. Hermes Trismegisto (ensinamentos herméticos). Curitiba: AMORC, 1990, 100 p.
BISCHOFF, Erich. A Cabala (uma introdução ao misticismo judaico e sua doutrina secreta)/The Kabbala. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Campus, 1992, 76 p.
BLAVATSKY, Helena Petrovna. A doutrina secreta: síntese de ciência, filosofia e religião/The secret doctrine: the synthesis of science, religion and philosophy. 6 vol. Tradução de Raymundo Mendes Sobral. São Paulo: Pensamento, 1973, 2156 p.
______. A voz do silêncio/The voice of the silence. Traduzido da 7ª ed. inglesa. Tradução de Joaquim Gervásio de Figueiredo. São Paulo: Pensamento, s.d., 103 p.
BOEHNER, Philotheus e GILSON, Etienne. História da filosofia cristã. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1988, 582 p.
BORDIGNON, Euclides. Iniciação à astronomia. 3ª ed. 2 vol. Curitiba: AMORC, 1991, 277 p.
BORGES, Paulo Alexandre Esteves. Deus e a criação em Cunha Seixas e Farias Brito. In: Anais do Colóquio Antero de Quental dedicado a Cunha Seixas, Aracaju, p. 177-204, v. 1, 1997.
BORNHEIM, Gerd (org.) Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Editora Pensamento, s.d., 127 p.
BOTELHO, Afonso e TEIXEIRA, António Braz. (seleção e organização). Filosofia da saudade. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1986, 796 p.
BOTELHO, Afonso. Mitos de regresso à origem. In: Anais do Colóquio Antero de Quental dedicado a Cunha Seixas , Aracaju, pp. 47-62, vol. 1, 1997.
BRAGA, Theophilo. Historia Universal (esboço de sociologia descritiva). Lisboa: Nova Livraria Internacional-Editora, 1882, 319 p.
BRANDÃO, Iulo. Necessidade e contingência. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 10 (1 e 2): 175-83, jan./jun. 1984.
BRAZIL, Stella Telles Vital. A divina filosofia grega. 2ª ed. Curitiba: AMORC, 1990, 203 p.
BRUN, Jean. Aristóteles/ Aristote et le lycée. Tradução da 5ª ed. francesa por Liz da Silva. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986, 187 p.
BUCHLI, J. E. El poder oculto de los numeros. 15ª ed. Argentina: Editorial Kier S.A., 1998, 187 p.
BUCKE, Richard Maurice. Consciência cósmica (estudo da evolução da mente humana)/Cosmic consciousness. Tradução de Ana Maria Moreno Bueno. Rio de Janeiro: Renes, 1982, 398 p.
BUKKYO DENDO KYOKAI (Fundação para propagação do budismo). Japão. A doutrina de Buda/ The teaching of Buddha. 3ª ed. 1982, 609 p.
BULCÃO, Marly. Teoria da relatividade: uma contribuição ao idealismo filosófico e ao humanismo ético. In: Anais da VII Semana Internacional de Filosofia, 1a parte, Rio de Janeiro, 137-40, 1993.
BULWER LYTTON, Edward George Earle. A raça futura (que nos suplantará)/Vrill, the power of the coming race. Tradução de Fernanda Pinto Rodrigues. Lisboa: Minerva, 1977, 237 p.
CAEIRO, F. da Gama. Santo António de Lisboa (A espiritualidade antoniana). Lisboa: Ramos, Afonso & Moita, Ltda, 1969, v. II, t 1, 272 p.
CALDAS, Manoel. Fernando Pessoa: uma luz sobre vários poetas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985, 78 p.
CAPALBO, Creusa. A filosofia mística de São João da Cruz. In: Anais da VII Semana Internacional de Filosofia, 2ª parte, Rio de Janeiro, pp. 67-71, 1993.
CAPELA, Rita Josélia da. O sistema meta-ontológico-científico de Cunha Seixas: Pantiteísmo. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1987, 23 p.
CARVALHO, côn. José Geraldo Vidigal de. Aspectos antropológicos da esperança. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 10 (1 e 2): 259-65, jan./jun. 1984.
CARVALHO, Joaquim de. Obra completa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1978, 3531 p.
CARVALHO, Reis. A ditadura republicana. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1935, 178 p.
CAVANNA, Henry. Éthique et societé: des apories contemporaines. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (1): 36-40, jan./ mar. 1981.
CENTENO, Yve He Kace (coordenação). Portugal: mitos revisitados. Lisboa: Salamandra, 1993, 285 p.
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO PENSAMENTO BRASILEIRO. Salvador, Bahia. Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846): bibliografia e estudos críticos. Salvador, Bahia, 1983, 59 p.
CERVÉ, W. S. Lemúria, o continente perdido do Pacífico/Lemuria: the lost continent of the Pacific. Traduzido da 14ª ed. norte-americana. Tradução de Edmond Jorge e da Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1974, 223 p.
CHACON, Vamireh. Cunha Seixas e a filosofia portuguesa da história. In: Anais do Colóquio Antero de Quental dedicado a Cunha Seixas, Aracaju, pp. 205-16, v. 1, 1997.
CHAN, Va-lee. O tau e o homem moderno. In: O Rosacruz, Curitiba, 176: 17-8, nov./ dez. 1987.
CIHLAR, FR. Many e JAMES, Laura DeWitt. Místico em oração e “e o Verbo propagou-se...” Rio de Janeiro: editora Renes, 1980,111p.
CLAYSON, Rodman R. Nossa herança do Egito antigo/Egypt’s ancient heritage. Tradução de Edmond Jorge e da Equipe Renes: Rio de Janeiro: Renes, 1980, 187 p.
COIMBRA, Leonardo. A alegria, a dôr e a graça. 2ª ed. Rio de Janeiro: Typographia do Annuario do Brasil, 1920, 264 p.
COLIN, Pierre. La communication intersubjective comme problème philosophique. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (2,3): 64-8, abr./ set., 1981.
COMTE, Augusto. Catecismo pozitivista ou sumaria exposição da religião universal/ Catéchisme positiviste ou sommaire exposition de la religion universelle. Traduzido e anotado por Miguel Lemos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Typ. Leuzinger, 1895, 533 p.
______. Curso de filosofia positiva. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1973, pp. 7-45. Originalmente publicado sob o título Cours de philosophie positive, foi traduzido por José Arthur Giannotti.
______. Discurso sobre o espírito positivo. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1973, pp. 47-100. Originalmente publicado sob o título Discours sur l’esprit positif, foi traduzido por José Arthur Giannotti.
CONFÚCIO. Os analectos. Seleção, tradução, coordenação, textos introdutórios e bibliografia por Múcio Porphyrio Ferreira. São Paulo: Editora Pensamento, s.d., 114 p.
COQUET, Michel. Luzes da Grande Fraternidade Branca (os mestres da sabedoria)/ Lumières de la Grande Loge Blanche. 2ª ed. Tradução de Sarah W. Oksman e Luiz Roberto S. S. Malta. São Paulo: Madras Editora Ltda., 1998, 222 p.
CORBISIER, Roland. Hegel: textos escolhidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981, 159 p.
CORELLI, Marie. Vida sempiterna. Curitiba: Grande Loja do Brasil – AMORC, 1990, 364 p.
COSTA, Dalila L. Pereira e PINHARANDA GOMES, J. Introdução à saudade (antologia teórica e aproximação crítica). Porto: Lello & Irmãos - Editores, 1976, 226 p.
COSTA, Manuel Fernandes. Assim nasceu Portugal. Rio de Janeiro: Casa da Medalha, s.d., 165 p.
COSZCZYNSKI, Stanilas et alii. O Filósofo Desconhecido: Louis-Claude de Saint-Martin. In: O Rosacruz, Curitiba, 203: 14-22, jan./ mar. 1993.
CRIPPA, Adolpho. O positivismo português. In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, UGF, 5 (16): 31-8, jan./ mar. 1981.
CUNHA SEIXAS, José Maria da. Ensaios de critica philosophica ou exposição do estado actual da philosophia. Lisboa: Typographia da Bibliotheca Universal, 1883, 367 p.
______. A dotação do culto e do clero (ou exposição e analyse do projecto de lei do excellentissimo senhor Conselheiro Levy Maria Jordão). Lisboa: Typographia Portugueza, 1865, 88 p.
______. A phenix ou a immortalidade da alma humana (Fragmento de um livro inedito). Lisboa: Lallemant Frères Typographos, 1870, 201 p.
______. Elementos de moral segundo os programas das escholas normaes e dos Lyceus. 4ª ed. Lisboa: A. Ferreira Machado & Ca, Editores, 1893, 100 p.
______. Estreias. Coimbra: Imprensa Literaria, 1864, 103 p.
______. Estudos de litteratura e de philosophia segundo o systema pantitheista. Lisboa: Typographia da Bibliotheca Universal, 1884, 216 p.
______. Galeria de sciencias contemporaneas. Porto: Imprensa Commercial de Santos Corrêa & Mathias, 1879, 365 p.
______. Lucubrações historicas. Lisboa: Typographia de Lucas Evangelista Tôrres, 1885, 254 p.
______. O pantitheismo na arte, canticos e poesias. Lisboa: Typographia da Bibliotheca Universal, 1883, 279 p.
______. Phantasias d’amor. Lisboa: Empreza Litteraria Luso-Brasileira Editora, 1880, 196 p.
______. Principios elementares de direito civil portuguez para uso dos Lyceus. Lisboa: Typographia Mattos Moreira, 1885, 143 p.
______. Principios geraes de philosophia (precedida de um esboço historico da philosophia em Portugal no seculo XIX e de uma noticia biographica do auctor por Ferreira-Deusdado). Lisboa: Imprensa Lucas, 1897, 186 p.
______. Principios geraes de philosophia da historia (Dissertação para o Curso Superior de Lettras). Lisboa: Typographia da Casa Progresso, 1878, 84 p.
______. Principios geraes de philosophia. Lisboa: Imprensa Lucas, 1897, 1072 p.
______. Princípios gerais de filosofia e outras obras filosóficas. (Introdução de Eduardo Abranches de Soveral). Lisboa: Imprensa Nacional e Casa da Moeda, 1995, 522 p.
______. Theoria das acções de filiação illegitima. Lisboa: Typographia de Adolpho, Modesto & Ca, 1883, 352 p.
______. Tratado de philosophia elementar para uso dos Lyceus. Lisboa: A. Ferreira Machado & Ca Editores, 1887, 672 p. v. 1 (psychologia).
______. Uma digressão pela litteratura ou exposição das obras do Exmo. José Elias Soares Romeo Junior. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1881, 15 p.
CUVILLIER, Armando. Pequeno vocabulário da língua filosófica/ Nouveau vocabulaire philosophique. Tradução e adaptação da 14ª ed. francesa por Lólio Lourenço de Oliveira e J. B. Damasco Penna. 3ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976, 209 p.
DALAI LAMA XIV. Transformando a mente/Transforming the mind. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2000, 192 p.
______. Uma ética para o novo milênio/Ethics for the new millennium. 6ª ed. Tradução de Maria Luiza Newlands. Rio de Janeiro: Sextante, 2000, 255 p.
DALAI LAMA XIV & CARRIÈRE, Jean-Claude. A força do Budismo/La force du Boudhisme. 3ª reimp. Tradução de Maria Celeste Marcondes e Lia Marcondes. São Paulo: Mandarin, 2001, 225 p.
DALAI LAMA XIV & CUTLER, Howard C. A arte da felicidade (um manual para a vida)/The art of happiness. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2000, 364 p.
D’ALVEYDRE, Saint-Yves. El arqueometro: clave de todas las religiones y de todas las ciencias de la antigüedad (reforma sintética de todas las artes contemporáneas)/L’archéomètre. 2ª ed. Traduzido por Manuel Algora Corbí. España: Editorial Humanitas, S.L., 1997, 340 p.
DESCARTES, René. Discurso do método/ As paixões da alma/ Discours de la méthode de bien conduire as raison et chercher la vérité dans les sciences; plus la dioptrique, les météores et la géométrie, qui sont des essais de cette méthode/ Les passions de l’áme. Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e notas de Gérard Lebrun; tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Junior. 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987, 154 p.
______. Princípios de filosofia. 3ª ed. Tradução de Alberto Ferreira. Lisboa: Guimarães Editores Ltda, 1984, 126 p.
DEVI, Savitri. Filho do Sol (a vida e a filosofia de Aquenaton, Rei do Egito)/Son of the Sun. Tradução de Ana Maria Bueno e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1981, 307 p.
DIEMER, Alwin. La phénoménologie transcendentale et la pluralité des mondes. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (2,3): 91-5, abr./ set. 1981.
DISHER, Joel. Antigos manifestos rosacruzes/ Early rosicrucian manifestoes. 1ª ed. Curitiba: Ordem Rosacruz - AMORC, 1982, 113 p.
DOMINGUES, Joaquim. A idéia de Deus em Cunha Seixas. In: Anais do Colóquio Antero de Quental dedicado a Cunha Seixas, Aracaju, pp. 137-54, v. 1, 1997.
FERNANDES, Helio F. A mensagem alquímica da mansão filosofal. In: O Rosacruz, Curitiba, 193: 12-4, set./ out. 1990
FERREIRA, Silvestre Pinheiro. Ensaios filosóficos. (Textos didáticos do pensamento brasileiro - Introdução e notas de Antonio Paim). Rio de Janeiro: PUC/ Rio, Conselho Federal de Cultura, Editora Documentário, 1979, 110 p.
______. Preleções Filosóficas. Introdução de Antonio Paim. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editorial Grijalbo Ltda, 1970, 389 p.
______. Teodicéia (textos escolhidos). Seleção e tradução de António Braz Teixeira. In: Análise, Lisboa, texto fotocopiado, pp. 125-56, 1987.
FERREIRA-DEUSDADO, Manuel António. A filosofia tomista em Portugal (história e bibliografia). Traduzido, prefaciado, anotado e atualizado (1879-1974) por Pinharanda Gomes. Porto: Lello & Irmão Editores, 1978, 269 p.
______. Noticia biografica do auctor. In: CUNHA SEIXAS, José Maria da. Principios geraes de philosophia. Lisboa: Imprensa Lucas, 1897, pp. XXXI a XLIV.
FERRIÈRE, Serge Raynaud de la. As grandes mensagens/ Los grandes mensajes. Tradução de Aida Waler Ferrás. São Paulo: Grande Fraternidade Universal, s.d., 514 p.
______. O livro branco (AUM)/El libro blanco (AUM). Tradução da Comissão de Literatura GFU/Brasil. Porto Alegre: PAX Edições GFU Ltda., 1983, 102 p.
FRANCA, Leonel P. A crise do mundo moderno. In: A ordem, Rio de Janeiro, 82: 233-47, jan./ dez. 1991.
Frater TEMPORATOR (escriba). A Cabala Desvendada/ Kabala unveiled. Traduzido, composto e impresso na GLB - AMORC. 2ª ed. Curitiba: Ordem Rosacruz - AMORC, 1985, 159 p.
FRÈRE, Jean-Claude. Vida e mistério dos rosa-cruzes/ Vie et mystères des rosecroix. Tradução de Syomara Cajado. São Paulo: Pensamento, s.d., 257 p.
FULCANELLI. As mansões filosofais/ Les demeures philosophales. Tradução de António Last e António Lopes Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1977, 517 p.
______. O mistério das catedrais (e a interpretação esotérica dos símbolos herméticos da Grande Obra)/Le mystère des cathédrales. Tradução de Jean-Jacques Pauvert. Lisboa: Edições 70, 1964, 213 p.
GARAUDY, Roger. Para conhecer o pensamento de Hegel/ Pour connaitre la pensée de Hegel. Tradução de Suely Bastos, Porto Alegre: L & PM Editores, 1983, 208 p.
GETTS, Charles. O estranho enigma de Plotino. In: O Rosacruz, Curitiba, 149: 27-8, jun. 1984.
GIBRAN, Gibran Khalil. Parábolas. Tradução de Mansour Challita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, s.d., 130 p.
______. O Profeta. Tradução de Mansour Challita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, s.d., 89 p.
GODO, Carlos. O tarô de Marselha. 20ª ed. São Paulo: Pensamento, 2000, 124 p.
GOMIDE, Fernando M. The concept of physical space and a new hylomorphism. In: Anais da VII Semana Internacional de Filosofia, 1a parte, Rio de Janeiro, 116-23, 1993.
GRANDE LOJA DA JURISDIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – AMORC. O Rosacruz, Curitiba, Brasil, AMORC, v. 20, n. 6, ago. 1978.
______, v. 20, n. 6, ago. 1979.
______, 203, jan./ mar. 1993.
GRUPO DE ESTUDOS DA POLÍTICA DE ENERGIA NUCLEAR (EUA)/ NUCLEAR POWER: ISSUES AND CHOICES. Energia nuclear: problemas e opções. Tradução de José Lívio Dantas. São Paulo: Editora Cultrix, 1971, 528 p.
GUIMARÃES, Almir Ribeiro Frei. Almanaque popular Santo António. Petrópolis: Vozes, 1984, 127 p.
GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. A filosofia portuguesa na fase áurea do ecletismo brasileiro (1850-1880). In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, UGF, 5 (16): 9-14, jan./ mar. 1981.
______. Em torno da questão do Absoluto no pensamento de Sampaio Bruno. In: Colóquio Antero de Quental dedicado a Sampaio Bruno, Rio de Janeiro, 163-70, 1993.
HARTMANN, Nicolai. A filosofia do idealismo alemão/ Die philosophie des deutschen idealismus. Tradução de José Gonçalves Belo. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983, 567 p.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito; Estética: a idéia e o ideal; Estética: o belo artístico ou o ideal; Introdução à história da filosofia/ Die Phaenomenologie des Geistes; Vorlesungen ueber die Aesthetik; Vorlesungen ueber die Geschichte der Philosophie. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. Traduções de Henrique Cláudio de Lima Vaz, Orlando Vitorino e Antônio Pinto de Carvalho. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985, 392 p.
HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento/ Erkenntnistheorie. 8ª ed. Tradução de António Correia. Coimbra: Arménio Amado Editora, 1987, 201 p.
HEYDON John. http://www.kessingerpub.com/heydon.html. Acesso em 16/06/03.
HOVRE, Fr. de. Ensayo de filosofia pedagogica. Tradução espanhola de Jose Maria Bernaldez. 3ª ed. Madrid: Ediciones Fax, 1945, 423 p.
INCHAUSTI, Ricardo João. A Criação e a Liberdade em Leonardo Coimbra. Tese (Doutotado em Filosofia) – Departamento de Filosofia, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1996.
IV SEMANA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA. A filosofia e as ciências. Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos. Rio de Janeiro: GRAFOG, 1978, 315 p.
JOHNSON, Paul. História do Cristianismo/ A history of christianity. Tradução de Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001, 677p.
JOSÉ MARIA DA CUNHA SEIXAS. Diario Illustrado, Lisboa, 27 de outubro de 1884. p. 1.
______. In: Grande Enciclopédia Delta-Larousse, Rio de Janeiro: Editora Delta S.A., 1970, v. 11, p. 6237.
______. In: Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa-Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada, s.d., p. 152.
______. In: Verbo-Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, Lisboa: Editorial Verbo, 1974, pp. 1691-3.

KALISH, Isidor Rev. Dr. (Tradutor). Sepher Yezirah (um livro sobre a criação)/ Sepher Yezirah (a book on creation). Tradução de Edmond Jorge e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Editora Renes Ltda, 1980, 71 p.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática/ Kritik der praktischen vernunft. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1984, 195 p.
______. A paz perpétua/Zum ewigen frieden, ein philosophiscer entwurf. Tradução de Raphael Benaion. Rio de Janeiro: Brasílica, 1993, 114 p.
______. Crítica da razão pura/ Kritic der reinen vernunft. 3ª ed Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, 680 p.
KELL, Michael J. O universo descontínuo. In: O Rosacruz, Curitiba, 164: 13-4, nov./ dez. 1985.
KEMPIS, Tomás de. Imitação de Cristo. Tradução portuguesa confrontada com o manuscrito autógrafo de 1441, recentemente editado pelo Revmo. Pe. Fleury, por Frei Tomás Borgmeier, O.F.M. 14ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 1969, 283 p.
KIRK, G. S. e RAVEN, J. E. Os filósofos pré-socráticos/ The presocratic philosophers. Tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca, Beatriz Rodrigues Barbosa e Maria Adelaide Pegado. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982, 510 p.
KLUT, Duarte Manuel da Silva Passos. A meditação pedagógica de Ferreira-Deusdado. In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, UGF, 26: 59-65, jul. 1985.
KRAUSE, Karl Christian Friedrich e SANZ del RIO, Julián. O ideal da humanidade para a vida. Tradução de J. A. Freitas. Buenos Ayres: Eduardo Perié, Editor, 1884, 295 p.
KUÇURADI, Ionna. Philosophers on the question of justice and peace. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 14 (1 e 2): 41-53, jan./ jul. 1989.
LAGARRIGUE, Jorge. La dictature républicaine d’après Auguste Comte. 1ªéd. Rio de Janeiro: Fonds Typographique Auguste Comte, 1937, 84 p.
LEADBEATER, C. W. O credo cristão (espíritos da natureza). Tradução, Introdução e Notas de Raul Xavier. Rio de Janeiro: Livros do Mundo Inteiro, s. d., 176 p.
______. O lado oculto das coisas/The hidden side of things. Tradução de Raymundo Mendes Sobral. São Paulo: Pensamento, s.d., 379 p.
LEAL, Raul de Oliveira de Sousa (Henoch). O sentido esotérico da história. (Coordenação, prefácio e notas de Pinharanda Gomes). Lisboa: Livraria Portugal, 1970, 59 p.
LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. A monadologia; Discurso de metafísica; Novos ensaios sobre o entendimento humano; Da origem primeira das coisas; O que é idéia; Correspondência com Clarke. In: OS PENSADORES - HISTÓRIA DAS GRANDES IDÉIAS DO MUNDO OCIDENTAL. Tradução de Marilena de Souza Chauí Berlinck, Luiz João Baraúna e Carlos Lopes de Mattos. 1ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1974, pp. 61-468.
LEMOS, Delba Guarani. Resenha do livro ‘Elementos de Moral’ de J. M. da Cunha Seixas. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1897, 7 p.
LEO, Hermes. A taboa de esmeralda. Coritiba: Edição do Instituto Neo-Pythagorico, 1919, 20 p.
LÈVI, Éliphas. As origens da cabala. Tradução de Márcio Pugliesi e Norberto de Paula Lima. São Paulo: Pensamento, 1977, 137 p.
______. Os mistérios da Cabala / Les Mystères de la Kabbale. Tradução de J. C. Petrucci Bernardes e Cunha. 1ª ed. Lisboa: Edições Alfaómega, 1979, 301 p.
______. Paradoxos da sabedoria oculta/The paradoxes of the highest science. 9ª ed. Tradução de Gilberto Bernardes de Oliveira. São Paulo: Pensamento, 1993, 130 p.
______. Curso de filosofia oculta: cartas ao Barão Spédalieri. A Cabala e a ciência dos números/Cours de philosophie occulte: lettres au Baron Spédalieri. De la Kabbale et de la sciences des nombres. 9ª ed. Tradução de Frederico Ozanam Pessoa de Barros. São Paulo: Pensamento, 2000, 237 p.
______. Grande arcano (ou o ocultismo desvendado). São Paulo: Pensamento, 1979, 247 p.
______. História da magia. Tradução de Rosabis Camaysar. São Paulo: Pensamento, 1974, 409 p.
______. Dogma e ritual da alta magia. Tradução de Rosabis Camaysar. São Paulo: Pensamento, s.d., 466 p.
______. A chave dos grandes mistérios (conforme Enoque, Abraão, Trismegisto e Salomão). São Paulo: Pensamento, s.d., 423 p.
LEWIS, H. Spencer. A vida mística de Jesus/ The mystical life of Jesus. 7ª ed. Curitiba: AMORC, 1997, 284 p.
______. As doutrinas secretas de Jesus/ Secret doctrines of Jesus. Traduzido da 16ª ed. norte-americana por Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Editora Renes, s.d., 203 p. il.
______. Manual Rosacruz. Brasil: Ordem Rosacruz - AMORC, 1964, 274 p.
______. Preguntas y respuestas rosacruces com la historia completa de la Ordem Rosacruz. 5ª ed. EUA, San José, California: Gran Logia Suprema de AMORC, 1966, 245 p.
______. Ensaios de um místico moderno/Essays of a modern mystic. Traduzido da 4ª ed. norte-americana. Tradução da Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1971, 199 p.
______. Mil anos passados/A thousand years of yesterdays. Traduzido da 20ª ed. norte-americana. Tradução de Edmond Jorge e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, 1975, 151 p.
______. Autodomínio e o destino com os ciclos da vida. Tradução da 16ª ed. do original em inglês. Tradução de Isabel Schlittler. Curitiba: AMORC, 1965, 223 p.
LEWIS, Ralph M. A cruz através dos tempos. In: O Rosacruz, Curitiba, 193: 2-4, set./ out. 1990.
______. Que são os cavaleiros templários. In: O Rosacruz, Curitiba, 23 (4): 91-6, abr. 1981.
______. Símbolos antigos e sagrados /Behold the sign. Tradução da Equipe Renes e Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1979, 144p.
______. O santuário do eu/Sanctuary of self. Tradução de Edmond Jorge e Equipe Renes. Rio de Janeiro: Renes, s.d., 241 p.
LINS, Ivan. Perspectivas de Augusto Comte. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1965, 278 p.
LOPES PRAÇA, José Joaquim. História da Filosofia em Portugal. Edição Preparada por Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães & Cia, Editores, 1974, 357 p.
LÚLIO, Raimundo. Livro do amigo e do amado. Introdução, tradução e estudos de Esteve Jaulent. São Paulo: Edições Loyola, 1989, 187 p.
MACEDO, Jorge Borges de. O Marquês de Pombal (1699-1782). Lisboa: Biblioteca Nacional, 1982, 33 p.
MACEDO, Ubiratan Borges de. Filosofia portuguesa e brasileira no século XX: proposta para um estudo comparado. In: Filosofia Luso-Brasileira, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, p. 36-9, 1983.
MARCINISZYN, Albano Frei. Convento de Santo António do Rio de Janeiro (resumo histórico desde sua origem até hoje) s.l. 1982. 42 p. Sep. da Revista Vida Franciscana, 52 (48): 1-24, 1982.
MARINHO, José. Verdade, condição e destino no pensamento português contemporâneo. Porto: Lello & Irmão - Editores, 1976, 311 p.
McCORMACK, Kathleen. Descobrir o Tarot (aprenda a decodificar os símbolos do Tarot e a interpretar as cartas). 1ª ed. Tradução de Maria Fernanda Frazão. China: Leefung-Asco Printers Ltd., 1999, 144 p.
MEDITAÇÕES SOBRE OS 22 ARCANOS MAIORES DO TARÔ. Por autor que quis manter-se no anonimato. 4ª ed. São paulo: Paulus, 1989, 636 p.
MELLO, Joaquim Lopes Carreira de. Compendio de Moral para uso das escholas d’instrucção primaria. Lisboa: Typographia Universal, 1864, 57 p.
MENDES, Candido. Ética e desenvolvimento. São Paulo: Loyola, 1990, 43 p.
MILL, John Stuart. Da liberdade/ On Liberty. Tradução de E. Jacy Monteiro. São Paulo: IBRASA, 1963, 130 p.
MONDIN, Battista. Autotranscendenza e religione. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (2,3): 43-9, abr./ set., 1981.
______. Curso de filosofia/ I filosofi dell’Occidente. Tradução da 3ª ed. italiana por Benôni Lemos. São Paulo: Edições Paulinas, 1981, v. 1: 227 p. 2a ed; v. 2: 207 p.; v. 3: 289 p.
______. Introdução à filosofia. Problemas, sistemas, autores, obras/ Introduzione alla filosofia. Problemi, sistemi, autori, opere. Tradução da 2ª ed. Italiana por J. Renard. 3ª ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1980, 266 p.
______. Parlare di Dio e com Dio. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 7 (4): 34-5, out./ dez., 1981.
MONTEIRO, Pedro. Rudimentos de moral para as escholas primarias. Lisboa: A. Ferreira Machado & Ca - Editores, 1889, 50 p.
MORA, José Ferrater. Diccionario de filosofía. 8ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 1990, 3589 p.
MORAES FILHO, Alfredo de. A educação e a instrução no positivismo. Rio de Janeiro: Dilmar Artes Gráficas Ltda., 1985, 6 p.
MORILLAS, Juan López. El krausismo español. México-Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1956, 218 p.
MORUJÃO, Alexandre Fradique. O itinerário filosófico de Sampaio Bruno. In: Revista portuguesa de filosofia. Braga: Faculdade de Filosofia de Braga. 1987. Fasc. 3-4, p. 225-42.
MOSER, Fernando de Mello. Estudos luso-brasileiros. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana, 1989, 70 p.
MOSSÉ-BASTIDE, Rose-Marie. La pensée philosophique de Plotin. 2ª ed. Belgique: Bordas, 1969, 242 p.
MOUTSOPOULOS, Evanghelos. New morality in a new world. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 8 (1 e 2): 47-54, jan./ jun. 1982.
NICHOMACHUS, Gerasa. Introduction to arithmetic. In: GREAT BOOKS OF THE WESTERN WORLD. Chicago/London/Toronto: Encyclopaedia Britannica, Inc., 1952, pp 811-48.
NOGARE, Pedro Dalle. Desenvolvimento e liberdade. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (1): 21-36, abr./ jun. 1977.
NOVAES, Adanto. (organizador). Ética. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda., 1992, 394 p.
NTUMBA, Tshiamalenga. Mythe et vérité. Y a-t-il un mythe du mythe? In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 14 (1 e 2): 87-108, jan./ jul. 1989.
OCTAVIANO, Yeda.
Os sistemas filosóficos e o novo conceito da vida. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 12 (1 a 4): 254-268, jan./ dez. 1986.
OLIVEIRA MARTINS, J. P. Temas e questões: antologia de textos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1981, 420 p.
OLIVEIRA, Beneval. Sampaio Bruno e a idéia de Deus. In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, UGF, 26: 48-58, jul. 1985.
OLIVEIRA, Henrique Batista de Silva. Nota sobre o positivismo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Clube Positivista, 1979, 20 p.
ORDEM ROSACRUZ - AMORC. Introdução à simbologia /Symbols: their nature and function. Trad. 1ª ed. Curitiba: Grande Loja do Brasil, 1982, 298 p.
______. O universo dos números /Number systems and correspondences. Trad. 2ª ed. Curitiba: Grande Loja do Brasil, 1983, 240 p.
______. Símbolos secretos dos rosacruzes dos séculos XVI e XVII/Geheime figurem der rosenkreuser & C. Tradução: Equipe Renes; revisão: Rubem M. Jorge. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1978, 74p.
______. Manifesto. Positio Fraternitatis Rosæ Crucis. Curitiba: AMORC, 2001, 31 p.
OS PROTOCOLOS DOS SÁBIOS DO SIÃO. São Paulo: Edições Júpiter, s.d., 159 p.
PADILHA, Tarcísio Meirelles. A ética da esperança. In: A ordem, Rio de Janeiro, 82: 265-77, jan./ dez. 1991.
PADOVANI, Umberto e CASTAGNOLA, Luís. História da filosofia. 15ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1990, 588 p.
PAIM, Antonio (organizador). Pombal e a cultura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Brasil-Portugal; Tempo Brasileiro, 1982, 137 p.
______. História das idéias filosóficas no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Convívio; [Brasília]: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1984, 615 p.
______. O estudo do pensamento filosófico brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979, 157 p.
______. Relações entre as filosofias portuguesa e brasileira no século XIX. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (2,3): 100-4, abr./ set., 1981.
PAIVA, Vicente Ferrer Neto. Curso de direito natural. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1843, 463 p. 2. V.
______. Elementos de direito natural ou de phisophia de direito. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1844, 198 p.
______. Philosophia do direito. 5ª ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1873, 134 p. Tomo 1.
PANIKKAR, Raimundo. Sugerencias para una teofisica. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 11 (1): 51-62, jan./ abr. 1985.
PAPUS. A Cabala: tradição secreta do ocidente/ La Cabbale: tradition secrète de l’occident. Tradução de Jane Marli Pereira Bilycz. São Paulo: Sociedade das Ciências Antigas, 1983, 270 p.
______. Tratado elementar de magia prática. São Paulo: Pensamento,1978, 552 p.
PARACELSO. A chave da alquimia/ Opera omnia. Tradução de Antonio Carlos Braga. São Paulo: Editora Três, 1973, 416 p.
PARUCKER, Charles Vega. O dever e o direito. In: O Rosacruz, Curitiba, 164: 18-22, nov./ dez. 1985.
PAULA, Ruben Descartes de Garcia. O positivismo, o antipositivismo e o facismo. Belo Horizonte: 1982. Separata dos Anais da V Reunião de Positivistas, cap. 2.
PAUWELS, Louis, e BERGIER, Jacques. O despertar dos mágicos (introdução ao realismo fantástico)/ Le matin des magiciens. 17ª ed. Tradução de Gina de Freitas. São Paulo: DIFEL, 1981, 463 p.
PEREIRA, Jose Esteves et alii. Filosofia em Portugal, do krausismo ao espiritualismo de Cunha Seixas. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1986, 24 p.
PESSOA, Fernando. http://www.insite.com.br/art/pessoa/artigos/athena.html. Acesso em 16/06/03.
______. Obras completas. (Introduções, organização, bibliografia e notas de António Quadros).Vol. I, II e III. Porto: Lello & Irmão Editores, 1986, 4065 p.
PIMENTEL, Manoel Cândido. Cunha Seixas e Farias Brito. In: Anais do Colóquio Antero de quental dedicado a Cunha Seixas, Aracaju, p. 75-118, v. 1, 1997.
PINHARANDA GOMES, Jesué. História da filosofia portuguesa: a filosofia hebraico-portuguesa. Porto: Lello & Irmão - Editores, 1981, 524 p.
______. A teologia de Leonardo Coimbra. Lisboa: Guimarães Editores, 1985, 198 p.
______. Caminhos portugueses de Teresa de Ávila. Braga: Editora Pax, 1983, 82 p. il.
______. Cunha Seixas. Lisboa: Guimarães & Ca Editores, 1975, 114 p.
______. Filologia e filosofia. Braga: Editora Pax, 1966, 173 p.
______. Filosofia grega pré-socrática. 3ª ed. Revisada. Lisboa: Guimarães Editores, 1987, 255 p.
______. História da filosofia portuguesa: a filosofia arábigo-portuguesa. Lisboa: Guimarães Editores, 1991, 493 p.
______. História da filosofia portuguesa: a filosofia hebraico-portuguesa. Porto: Lello & Irmão Editores, 1981, 524 p.
______. Joaquim Alves Mateus: orador político e sagrado. Portugal: Câmara Municipal de Santa Comba Dão, 1987, 174 p.
______. Liberdade de pensamento e autonomia de Portugal. Lisboa: Espiral, 1971, 141 p.
______. Pensamento e movimento (prolegómenos a uma ascese filosófica). Porto: Lello & Irmão, 1974, 214 p.
______. Pensamento português. Lisboa: Edições do Templo, 1979, 335 p.
______. Pensamento Português. Vol. III. Braga: Editora Pax, 1992, 187 p.
______. Pensamento português. Vol. VI. Braga: Editora Pax, 1975, 185 p.
______. História da filosofia portuguesa (a patrologia lusitana). Porto: Lello & Irmão - Editores, 1983, 318 p.
PIZZINGA, Rodofo Domenico. Recensão e comentários do texto: Lógica Dialética de Hegel por Roland Corbisier. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1985, 33 p.
______ et alii. A noite mística: senda da verdadeira fraternidade. In: Convergência Lusíada. Revista do Real Gabinete Português de Leitura. Rio de Janeiro 12: 171-6, 1995 e In: Anais do II Simpósio Internacional de Ética, 1a. parte, Rio de Janeiro, 50-5, 1994.
______. Análise das obras: Confissões, de Santo Agostinho, e Sumula Contra os Gentios, de Santo Tomás de Aquino. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1986, 84 p.
______. A doutrina pantiteísta segundo José Maria da Cunha Seixas. (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1988, 278 p.
______. Aspectos da ditadura republicana segundo o positivismo. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 14 (1 e 2): 153-68, jan./ jul. 1989.
______. Equívocos ecológicos ou crimes ecológicos? In: Anais da VII Semana Internacional de Filosofia, 1a parte, Rio de Janeiro, 315-20, 1993.
______. Introdução ao racionalismo harmônico de Krause. In: Presença Filosófica, Rio de janeiro, 13 (1 a 4): 87-98, jan./dez. 1988.
______. Introdução ao Pantiteísmo de José Maria da Cunha Seixas. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1987, 39 p.
______. O sebastianismo. In: Cadernos Luso-brasileiros, Rio de Janeiro, (2): 45-54, set. 1987.
______. Recensão da obra: Que é Metafísica? De Martin Heidegger. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1985, 27 p.
______. Recensão do volume II - Santo António de Lisboa - a Espiritualidade Antoniana, de F. da Gama Caeiro. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1985, 53 p. il.
______. Recensão e comentários sobre a obra Fédon, de Platão. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1986, 47 p.
______. Recensão e considerações sobre a obra A Paz Perpétua de Immanuel Kant. Rio de Janeiro: UGF (edição privada), 1985, 65 p.
______. Um estudo sobre a moral com base no pensamento de Cunha Seixas. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 15 (1 e 2): 79-96, jan./jun. 1990.
______ et alli. Influência do pensamento martinista na obra de Sampaio Bruno. In: Anais do Colóquio Antero de Quental dedicado a Sampaio Bruno. Rio de Janeiro, 253-61, 1993.
______. O lado oculto de Fernando Pessoa. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 12 (1 a 4): 205-17, jan./dez. 1986.
______. Si vis pacem, para pacem. Rio de Janeiro: CEFET-RJ (edição privada), 1995. 10 p.
______. Aspectos esotéricos da vida de Jesus. In: Tecnologia & Cultura, Rio de Janeiro, 4 (4): 17-24, jan. 2001.
PLATÃO. A república. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 5ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987, 513 p.
______. Defesa de Sócrates. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. Tradução de Jaime Bruna. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985, pp. 3-27.
______. Diálogos (Fédon, Sofista, Político). Tradução de Jorge Paleikat e João Cruz Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d., 359 p.
______. Diálogos I: Ménon; Banquete; Fedro. Tradução de Jorge Paleikat. [s.l.], Editora Tecnoprint S.A., s.d., 183 p.
______. O banquete. Tradução de Albertino Pinheiro. São Paulo: Edições Cultura Brasileira, s.d., 148 p.
______. Timeu e Crítias ou a Atlântida. Tradução, introdução e notas de Norberto de Paula Lima. São Paulo: Hemus, s.d., 215 p.
PLOTINO. Las enneadas (precedidas de la vida de Plotino por su discipulo Porfirio). Versión castellana de J. M. Q. Vol. I a IV. Madrid: Imp. De L. Rubio, 1930, 1165 p.
POOLE, Cecil A. Os eternos frutos do conhecimento/The eternal fruits of knowledge. Tradução de Equipe Renes e Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Renes, 1976, 157 p.
PRABHUPADA, A. C. Bhaktivedanta Swami. Sri isopanisad. Trad. 2ª ed. São Paulo: Lithographica Ypiranga, 1976, 148 p.
QUADROS, António. A filosofia portuguesa, de Bruno à Geração do 57 (seguido de o Brasil mental revisitado). Lisboa: Instituto Amaro da Costa, 1987, 65 p.
______. Introdução à filosofia da história (mito, história e teoria da história no pensamento europeu e no pensamento português). Lisboa: Editorial Verbo, 1982, 317 p.
______. Poesia e filosofia do mito sebastianista: o sebastianismo em Portugal e no Brasil. Lisboa: Guimarães & Ca Editores, 1982, 273 p. v. 1.
______. Poesia e filosofia do mito sebastianista: polêmica, história e teoria do mito. Lisboa: Guimarães & Ca. Editores, 1983, 179 p. v. 2.
______. Portugal, razão e mistério. Vol. I e II. Lisboa: Guimarães Editores, 1986, 489 p.
QUAGLIANO, J. V. e VALLARINO, L. M. Química/ Chemistry. 3ª ed. Traduzido por Aïda Espinola. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1979, 855 p.
QUENTAL, Antero de. Prosas sócio-políticas. (Publicadas e apresentadas por Joel Serrão). Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura/ Fundação Calouste Gulbenkian, 1982, 481 p.
______. Prosas. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1923, 398 p. v. 1.
READ, Piers Paul. Os templários/The templars. Tradução de Marcos José da Cunha. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001, 366 p.
REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da filosofia. /Il pensiero occidentale dalle origini adoggi. Trad. São Paulo: Paulinas, v.1, 1990, 693 p.
______. Meditação sobre o horizonte metafísico. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (2 e 3): 11-19, abr./ set., 1981.
______. Perspectiva Ontológica de ser - dever ser. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 10 (1 e 2): 193-8, jan./jun., 1984.
REBISSE, Christian. O Martinismo: história de uma ordem tradicional. In: O Rosacruz, Curitiba, 203: 2-9, jan./mar. 1993.
REZENDE, Octavio Murgel. A Revolução Francesa. 1ª ed. Rio de Janeiro, o autor: 1939, 7 p.
RIBEIRO, Álvaro. As portas do conhecimento - dispersos escolhidos. Compilação e prefácio de Pinharanda Gomes. Lisboa: Instituto Amaro da Costa, 1987, 384 p.
______. Cunha Seixas e a filosofia portuguesa. Separata da Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, 9 (2): 228-40, abr./ mai./ jun. 1959.
______. Os positivistas: subsídios para a história da filosofia em Portugal. Lisboa: Livraria Popular de Francisco Franco, 1951, 202 p.
RODRIGUES DE BRITO, Joaquim Maria. Philosophia do Direito. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1869, 205 p.
______. Resposta às breves reflexões do excellentissimo senhor Dr. Vicente Ferrer sobre a Philosophia do Direito. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1869, 70 p.
RODRIGUES, Anna Maria Moog. A filosofia de Antero de Quental. In: Ciências Humanas. Rio de Janeiro, Universidade Gama Filho. 1981. V. 5, no 18/ 19, jul./ dez., p. 6-14.
______. Diálogo de Sampaio Bruno com Amorim Vianna: a relação da razão com a fé. In: Anais do Colóquio Antero de Quental dedicado a Sampaio Bruno. Rio de Janeiro, 409-29, 1993.
______. A Filosofia de Antero de Quental. In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, 4 (18/19): 6-14, jul./ dez. 1981.
______. A geração de 70. In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, UGF, 5 (16): 20-7, jan./ mar. 1981.
______. Antero de Quental: símbolo de cultura portuguesa. Brasília/ Rio de Janeiro: Editora Universidade de Brasília/ Fundação Cultural Brasil-Portugal, 1983, 306 p.
RODRIGUES, José Carlos. O krausismo em Portugal e sua repercussão no Brasil. In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, UGF, 5 (16): 15-7, jan./ mar. 1981.
RODRÍGUEZ, Ricardo Vélez. Castilhismo: uma filosofia da república. Porto Alegre: Escola superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 1980, 160 p.
______. O positivismo em Portugal e no Brasil: semelhanças e diferenças. In: Ciências Humanas, Rio de Janeiro, UGF, 5 (16): 27-30, jan./mar. 1981.
ROGER, Bernard. Descobrindo a alquimia/A la découverte de l’alchimie. 10ª ed. Tradução de Newlton Roberval Eichemberg. São Paulo: Pensamento. 1997, 313 p.
ROOB, Alexander. O museu hermético: alquimia e misticismo. Tradução de Teresa Curvelo. Itália: Taschen, 1997, 711 p.
SÁ, Maria Fátima Lambert Alexandrino Alves de. Para uma estética pessoana. In: Revista portuguesa de filosofia. Braga, Faculdade de Braga. 1987. Fasc. 3-4, p 417-50.
SACRED books of the east. Revised Edition. London: New York: The Colonial Press, c1900, 457 p.
SADOUL, Jacques. O tesouro dos alquimistas/Le trésor des alcchimistes. Curitiba: Hemus, 2002,295 p.
SAINT-MARTIN, Louis-Claude. Dos erros e da verdade. Paraná, AMORC, 1994, 306 p.
______. O ministério do homem-espírito/Le Ministère de l’Homme-Esprit. Tradução Ordem Rosacruz, AMORC. Curitiba: Grande Loja do Brasil, 1997, 441 p.
SAMPAIO BRUNO, José Pereira de. A dictadura. Porto: Lello & Irmão Editores, 1909, 293 p.
______. A idéia de Deus. Porto: Lello & Irmão, Editores, 1902, 483 p.
______. A questão religiosa. Col. Obras de José Sampaio Bruno: Porto: Lello & Irmão Editores, s.d., 449 p.
______. Geração nova. Porto: Lello & Irmão Editores, 1984, 334 p.
______. Notas do exílio. Porto: Lello & Irmão Editores, 1986, 397 p.
______. O Brazil mental. Porto: Lello & Irmão Editores, 1898, 470 p.
______. O encoberto. Porto: Lello & Irmão Editores, 1983, 335 p.
______. Os cavaleiros do amor (Plano de um livro a fazer). Porto: Guimarães Editores, 1960, 216 p.
______. Os modernos publicistas portugueses. Porto: Lello & Irmão Editores, 1987, 368 p.
______. Porto culto. Porto: Magalhães & Moniz Editores, 1912, 518 p.
______. Portuenses illustres. Vol. I e II. Livraria Magalhães & Moniz Editora, 1907, 818 p.
SANT’ANNA DIONÍSIO (seleção, coordenação e revisão). Obras completas de Leonardo Coimbra. Porto: Lello & Irmão Editores, 1983, 1955 p.
SANTOS, Delfim. O pensamento filosófico em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971, pp. 449 e 450. (Obras completas de Delfim Santos, v. 1, da Filosofia).
SARAIVA, José António e LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. 12ª ed. Porto: Tipografia Bloco Gráfico Ltda, 1982, 1218 p.
SCHAA, Beverly June. Carl Jung e a tradição hermética. In: O Rosacruz, Curitiba, 22 (6): 137-8, ago. 1980.
SCHREIBER, Hermann et alii. História e mistérios das sociedades secretas/ Mystern, maurer und mormonen. 3ª ed. Tradução de Eurico Douwens. São Paulo: IBRASA, 1982, 318 p.
SCHURÉ, Édouard. Os grandes iniciados/Les grands initiés. São Paulo: Madras, 2003, 351 p.
SCRUTON, Roger. Kant/ Kant. Tradução de Maria Margarida Carrinho. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983, 168 p.
SEMAT, Henry. Fisica atomica y nuclear/Introduction to atomic and nuclear physics. Versão espanhola da 4ª ed. Madrid: Aguilar, 1966, 651 p.
SÉRGIO, António. Obras completas. Breve interpretação da história de Portugal. 13ª ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1989, 164 p.
______. Obras completas. Democracia. 2ª ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1974, 391 p.
______. Obras completas. Ensaios. Tomo V. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1973, 278 p.
______. Obras completas. Ensaios. Tomo VIII. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1974, 249 p.
SHOLEM, Gershom (selecionado por). Zoar: o livro esplendor/ Zohar: the book of splendor. Traduzido por Ana Maria Moreno Bueno. Rio de Janeiro: Editora Renes Ltda, s.d., 110 p.
S.I. O Martinismo: uma senda cardíaca. In: O Rosacruz, Curitiba, 203: 10-3, jan./mar. 1993.
SILVA, Innocencio Francisco da. Diccionario bibliographico portuguez. Continuado e aumentado por Brito Aranha. Lisboa: Imprensa Nacional, 1885, 13o v. 6o sup, pp. 91 a 93.
SILVA, Lucio Craveiro da Silva, S.J. Antero de Quental: evolução do seu pensamento filosófico. Braga: Livraria Cruz, 1959, 160 p.
SILVA, Samuel da. Tratado da imortalidade da alma. Portugal: Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Calouste Gulbenkian, 1982, 264 p.
SOCIEDADE CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Bibliografia filosófica portuguesa. (1931-1987). Organizada por Maria de Lourdes Sirgado Ganho e Mendo Castro Henriques. Lisboa/ São Paulo: Verbo, 1988, 402 p.
SOUZENELLE, Annick de. La letra, camino de vida (El simbolismo de las letras hebreas)/ La lettre chemin de vie (Le symbolisme des lettres hébraïques). Tradução de Maribel Cousiño. Argentina: Editorial Kier S.A., 1995, 287 p.
SOVERAL, Eduardo Abranches de. A situação de Amorim Viana (1822-1901) na história da filosofia portuguesa. 1990. Separata da Revista da Faculdade de Letras. Universidade do Porto, Portugal. 7 (2) p. 1-19,1990.
______. Análise de “O Criacionismo” de Leonardo Coimbra (1883-1936). In: Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, 37 (150): 169-81, abr./ jun., 1988.
______. Ensaios filosóficos. Porto: Elda Editora, 1995, 118 p.
______. Epistemologia da história: o caso particular de uma história nacional das idéias. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (2,3): 126-31, abr./ set. 1981.
STEINER, Rudolf. Teosofia/Theosophie – einführung in übersinnliche welterkenntis und menschenbestimmung. 5ª ed. Tradução de Daniel Brilhante de Brito. São Paulo: Antroposófica, 1994, 143 p.
STROBL, Wolfgang. Nuestra comunicación com el universo. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 3 (2,3): 50-2, abr./ set., 1981.
TEIXEIRA, António Braz. O pensamento filosófico de Cunha Seixas. In: Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, 21 (84): 355-73, out./ nov./ dez. 1971.
______. A reação espiritualista em Portugal: krausismo e ecletismo. In: Ciências Humanas. Rio de Janeiro, UGF, 5 (18, 19): 32-41, jul./ dez. 1981.
______. O pensamento filosófico-jurídico português. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - Ministério da Educação, 1983, 168 p.
______. Vicente Ferrer Neto Paiva. In: Nomos: Revista Portuguesa de Filosofia do Direito e do Estado, Lisboa, (2): 62-71, jul./ dez. 1986.
TOMÁS DE AQUINO, Santo. O ente e a essência; Questões discutidas sobre a verdade; Súmula contra os gentios; Compêndio de teologia; Seleção de textos da Suma Teológica. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. Tradução de Luiz João Baraúna e Alexandre Correia. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985, p. 3-146.
TORGA, Miguel. Antologia poética. 2ª ed. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 1985, 490 p.
TOUSSAINT, Serge. A ontologia dos rosacruzes. Curitiba: Ordem Rosacruz – AMORC, 1996, 118 p.
TRADICIONAL MARTINIST ORDER. Martinist Documents. Califórnia: Supreme Grande Lodge of AMORC, Inc., 1977.
TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA. Luz martinista/Lumière martiniste. Curitiba: Tradicional Ordem Martinista, s.d., 20 p.
TRÊS INICIADOS. O caibalion (estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia). Tradução de Rosabis Camaysar. São Paulo: Pensamento, s.d., 126 p.
VALLENILLA, Ernesto Mayz. Present and future of humanity. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 14 (1 e 2): 59-69, jan./ jul. 1989.
VASCONCELLOS, José I. Cotrim. Assim como em cima é embaixo. In: O Rosacruz, Curitiba, 21 (5): 103-5, jul. 1979.
VEHARA, Mituo. Considerações sobre o método científico. In: Presença Filosófica, Rio de Janeiro, 12 (1 a 4): 167-174, jan./ dez. 1986.
VITA, Luis Washington. Pequena história da filosofia. São Paulo: Edições Saraiva, 1968, 261 p.
WARNOCK, Mary. Os usos da filosofia/ The uses of philosophy. Tradução de Luzia Aparecida de Araújo. São Paulo: Papirus, 1994, 285 p.
WARRAIN, Francis. Las sefirot (estudio sobre la teodicea de la Cábala). Tradução de Luis Cárcamo. Madrid: Luis Cárcamo, editor, 1996, 86 p.
WATERMEYER, Erwin W. E. O significado místico dos símbolos. In: O Rosacruz, Curitiba, 149: 11-2, jun. 1984.
WEHLING, Maria José Cavalheiro de Macedo. A idéia de história em Fidelino de Figueiredo. In: Ciências Humanas. Rio de Janeiro, Universidade Gama Filho. 5 (18): 21-31, jul./ dez. 1981.
WEINREB, Friedrich. Kabbala (La Biblia: divino proyecto del mundo)/De bijbel als shepping. Tradução de Joana Danis. Buenos Aires: Editorial Sigal, 1991, 495 p.
______. Kabala: El livro de Jonas/Het bijbelboeka Jonah.Tradução de Yos Meijer. Buenos Aires: Editorial Sigal, 1993, 487 p.
______. Kabala: el libro de los profetas/Het bijbelboek Jonah (2ª parte). Tradução de Yos Meijer. Argentina: Editorial Sigal, 1993, 126 p.
WILSON, Onslow H. Matéria e energia: uma unidade. In: O Rosacruz, Curitiba, 20 (6): 131-33, ago. 1979.
______. Partículas elementares e o elétron. In: O Rosacruz, Curitiba, 22 (1): 14-6, out. 1979.
WIT, Constant de. A época e os mistérios de Akhenáton. In: O Rosacruz, Curitiba, 22 (1): 17-22, out. 1979.
XAVIER, Agilberto. Funções do Cérebro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livraria S. José, 1962, 129 p.
XENOFONTE. Apologia de Sócrates. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. Tradução de Líbero Rangel de Andrade. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985, pp. 159-165.
______. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. In: Os Pensadores - História das Grandes Idéias do Mundo Ocidental. Tradução de Líbero Rangel de Andrade. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985, pp. 29-158.
ZIMLER, Richard. O último cabalista de Lisboa/The last kabbalist of Lisbon. Tradução de José Lima. São Paulo: Ed. Schwarcz Ltda., 1997, 385 p.

 

 

PAZ PROFUNDA