PAPA BENTO XVI
(Legado Espiritual)

 

 

 

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este é um despretensioso e resumido texto que contém alguns pensamentos apostólicos de Joseph Alois Ratzinger (Marktl am Inn, Alemanha, 16 de abril de 1927), eleito Papa de Roma em 19 de abril de 2005, tendo assumido o papado com o nome de Bento XVI. Como não poderia deixar de acontecer, com todo respeito, algumas vezes discordei se Sua Santidade. As diferenças de opiniões estão resumidas nas notas, ao final do texto. Minha homenagem a Bento XVI está na música de fundo que escolhi: Sonata nº 11 in A major, KV 331 [E 300i], de autoria do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, um dos seus preferidos.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI

 

 

Papa Bento XVI (em latim: Benedictus PP. XVI; em italiano: Benedetto XVI), nascido Joseph Alois Ratzinger, (Marktl am Inn, Alemanha, 16 de abril de 1927) é o Papa de Roma desde o dia 19 de abril de 2005 até 28 de fevereiro de 2013. Foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o atual Sumo Pontífice da Igreja Católica. Foi eleito para suceder o Papa João Paulo II, de quem era mentor intelectual e auxiliar mais próximo em matéria de Teologia, no conclave de 2005, que terminou no dia 19 de abril. Segundo o jornalista Leandro Humberto Pereira Beguoci, no futuro, João Paulo II e Bento XVI serão lembrados como duas partes de um mesmo papado.

 

Domina, pelo menos, seis idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano), e possui conhecimentos de português, de grego antigo e de hebraico. É membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des Sciences Morales et Politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra. É também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstein (2006) e Ratisbona (2006).

 

É pianista e tem preferências por Mozart e Bach. É o sexto e talvez o sétimo (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha) Papa alemão desde Vítor II, e, nos seus 80 anos, tem a idade máxima para ser cardeal eleitor. Em abril de 2005, foi incluído pela revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

 

O último papa com este nome foi Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922, tendo sido o Papa que comandou a Igreja durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger é o primeiro Decano do Colégio Cardinalício eleito Papa, desde Paulo IV, em 1555, o primeiro cardeal-bispo eleito Papa, desde Pio VIII, em 1829, e o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fé, desde Paulo V, em 1605.

 

Em 11 de fevereiro de 2013, um porta-voz da Santa Sé anunciou que o Papa Bento XVI renunciaria ao Pontificado em 28 de fevereiro. O Papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20 horas (hora de Roma) de 28 de fevereiro. Começará assim um período de Sede Vacante,1 informou o padre Federico Lombardi. Bento XVI comunicou sua renúncia em discurso pronunciado, em latim, durante um consistório convocado para anunciar três canonizações. No mundo de hoje, disse Bento XVI, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida e para a fé, para governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário vigor, tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu de tal modo em mim que devo reconhecer a minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado. Deverá ser convocado, por quem de direito, o Conclave para eleição do novo Sumo Pontífice.

 

Em 2012, o arcebispo italiano aposentado Luigi Betazzi, que conhece o Papa há 50 anos, já havia especulado abertamente sobre a possibilidade de sua renúncia: Aqueles, entre nós, que têm mais de 75 anos não são autorizados a comandar nem mesmo uma diocese pequena, e os cardeais com mais de 80 anos não podem eleger o papa. Eu entenderia se um dia o Papa dissesse mesmo 'eu não posso mais realizar meu trabalho'. Acho que se chegar o momento em que ele vir que as coisas estão mudando, terá coragem para renunciar.

 

O último Papa a renunciar foi Gregório XII, que abdicou em 1415, no contexto do Grande Cisma do Ocidente, e, antes dele, houve apenas cinco casos: Clemente I, Ponciano, Silvério, Bento IX e Celestino V.

 

Após o anúncio, Bento XVI retirou-se para Castel Gandolfo. Depois de eleito o seu sucessor, o Papa retirar-se-á para um mosteiro de clausura.

 

 

 

Papa Bento XVI
(Legado Espiritual)

 

 

 

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI

 

 

Um papa tem o dever de renunciar, se não tiver condições físicas, mentais e espirituais de desempenhar o cargo.

 

Que a paz brote para o povo da Síria, profundamente machucado e dividido por um conflito que não poupa nem os indefesos e deixa vítimas inocentes.

 

A caridade na verdade – que Jesus Cristo testemunhou com a sua vida terrena e, sobretudo, com sua morte e ressurreição é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da Humanidade inteira.

 

 

 

A caridade como ensinou Jesus é a síntese de toda a Lei. (confira Mateus, XXII: 36 a 40).

 

A «cidade do homem» não se move apenas por relações feitas de direitos e de deveres, mas, antes e sobretudo, por relações de gratuidade, misericórdia e comunhão.

 

Foi ali [Salzburg] que Mozart entrou até o fundo da minha alma. Não é um simples divertimento: a música de Mozart encerra todo o drama do ser humano.

 

Primeira declaração ao público, depois de eleito Papa: Queridos irmãos e irmãs: depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o fato de que o Senhor sabe trabalhar e atuar com instrumentos insuficientes, e, sobretudo, confio nas vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, sigamos adiante. O Senhor nos ajudará. Maria, sua santíssima Mãe, está do nosso lado. Obrigado.

 

Lema Episcopal: Colaborador da verdade. Assim explicou Bento XVI: Parecia-me, por um lado, encontrar nele a ligação entre a tarefa anterior de professor e a minha nova missão; o que estava em jogo, e continua a estar – embora com modalidades diferentes – é seguir a verdade, estar ao seu serviço. E, por outro, escolhi este lema porque, no mundo atual, omite-se quase totalmente o tema da verdade, parecendo algo demasiado grande para o homem. E, todavia, tudo se desmorona se falta a verdade.2

 

A pequena barca com o pensamento dos cristãos sofreu, não pouco, pela agitação das ondas, arrastada de um extremo ao outro: do Marxismo ao Liberalismo até a libertinagem, do coletivismo ao individualismo mais radical, do ateísmo a um vago misticismo, do agnosticismo ao sincretismo.

 

O homem deve ser posto no centro das atenções econômicas. A Europa tem a sua responsabilidade. A Economia não pode ser só lucro, mas, também, solidariedade.

 

A libertação da submissão à fome é a primeira manifestação concreta do direito à vida, que, apesar de ter sido proclamada solenemente, está muito longe de ser alcançada.

 

Condenando o uso de preservativos: A única forma clinicamente segura de prevenir a AIDS é se comportar de acordo com a Lei de Deus.3

 

A Igreja Católica é a única verdadeira e a única que salva.4

 

Íntegra da Declaração de Renúncia: Caríssimos Irmãos: convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas, também, para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas, também e igualmente, sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito, vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim, que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isto, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a Sede de Roma, a Sede de São Pedro, ficará vacante, e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice. Caríssimos Irmãos: verdadeiramente, de coração, vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora, confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, à Santa Igreja de Deus. — Vaticano, 10 de fevereiro de 2013. Benedictus PP. XVI.

 

Os marxistas previram o fim da religião. Com o fim da opressão, o remédio representado por Deus não teria mais razão de ser, dizia-se. Mas, também, eles foram obrigados a reconhecer que o sentimento religioso nunca acabou porque está verdadeiramente enraizado no homem.

 

Nós estamos caminhando para uma ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e tem como valor máximo o ego e os desejos individuais. A Igreja precisa se opor às marés de modismos e das últimas novidades. Precisamos nos tornar maduros nessa fé adulta, precisamos guiar o rebanho de Cristo para esta fé.

 

Nas horas de seu maior apogeu, a Europa parece ter se tornado vazia por dentro, paralisada por uma crise que ameaça sua saúde e a faz depender de transplantes.

 

 

Bandeira da União Européia

 

Querer o bem comum e trabalhar por ele é exigência de justiça e de caridade.

 

O lugar de Deus na sociedade moderna: Muito marginalizado. Na vida política, parece quase indecente falar de Deus, como se fosse um ataque à liberdade de quem não crê. O mundo político segue suas normas e caminhos, excluindo Deus como algo que não é deste mundo. A mesma coisa acontece no comércio, na Economia e na vida privada. Deus fica à margem. Para mim, parece necessário voltar a descobrir, e existem forças para isto, que também as esferas política e econômica precisam de uma responsabilidade moral, que nasce no Coração do homem e está ligada à presença ou à ausência de Deus. Uma sociedade em que Deus está totalmente ausente se autodestrói.

 

Certa vez, Napoleão disse que aniquilaria a Igreja. Um cardeal, então, teria respondido: — Mas, nem mesmo nós fomos capazes de fazê-lo!

 

Quanta imundície há na Igreja, mesmo entre aqueles que, no sacerdócio, devem pertencer inteiramente a ele. Quanto orgulho, quanta auto-suficiência.

 

Ama-se tanto mais eficazmente o próximo, quanto mais se trabalha em prol de um bem comum que dê resposta também às suas necessidades reais.

 

A Igreja Católica é a mãe de todas as igrejas cristãs. Por isto, outras igrejas não devem ser consideradas 'irmãs' da Igreja Católica.

 

Na Igreja, padres também são pecadores. Mas, eu estou pessoalmente convencido de que a constante presença dos pecados dos padres católicos na imprensa, especialmente nos Estados Unidos, é uma campanha planejada, já que a percentagem destas infrações entre padres não é mais alta do que em outras categorias, e, talvez, seja ainda mais baixa.5

 

O Islã é multiforme, não se pode reduzir à ala terrorista ou à ala moderada. Há interpretações sunitas, xiitas etc. Culturalmente, existe uma grande diferença entre a Indonésia, a África ou a Península Arábica, e, talvez, esteja se formando também um Islã com características européias, que aceita elementos de nossa cultura. Em todo caso, para nós, é um desafio positivo a firme fé em Deus dos muçulmanos, a consciência de que estamos todos sob o juízo de Deus, junto com um certo patrimônio moral e a observação de algumas normas que demonstram que a fé, para viver, necessita expressões comuns, algo que perdemos em certa medida.

 

O risco do nosso tempo é que, à real interdependência dos homens e dos povos, não corresponda a interação ética das consciências e das inteligências, da qual possa resultar um desenvolvimento verdadeiramente humano. Só através da caridade, iluminada pela luz da razão e da fé, é possível alcançar objetivos de desenvolvimento dotados de uma valência mais humana e humanizadora. A partilha dos bens e dos recursos, da qual deriva o autêntico desenvolvimento, não é assegurada pelo simples progresso técnico e por meras relações de conveniência, mas, pelo potencial de amor que vence o mal com o bem (confira Romanos, XII: 21) e abre à reciprocidade das consciências e das liberdades.

 

Que os judeus são ligados à Deus de uma maneira especial e que Deus não quer que esta ligação fracasse é inteiramente óbvio.

 

Aguardamos o momento em que Israel vai dizer 'sim' a Cristo; mas, sabemos que tem uma missão especial na História agora.

 

Nós podemos ter certeza de que o nosso amado Papa João Paulo II está na janela da Casa do Senhor, de onde ele nos vê e nos abençoa.

 

«Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele». (I João, IV: 16).

 

O homem se torna realmente ele mesmo quando corpo e alma se encontram em íntima unidade.

 

Hoje, nós enterramos os restos de João Paulo II na Terra, como uma semente da imortalidade. Os nossos Corações estão cheios de tristeza, mas, ao mesmo tempo, cheios de uma alegre esperança e de uma gratidão profunda.

 

Embora a inclinação particular de uma pessoa homossexual não seja um pecado, é mais ou menos uma tendência que vem de um mal moral intrínseco, e, portanto, a inclinação em si pode ser vista como uma desordem de objetivo.

 

Acima de tudo, nós temos que ter grande respeito por essas pessoas [homossexuais], que também sofrem e querem encontrar a sua maneira de viver corretamente. Por outro lado, criar uma forma de casamento homossexual, na realidade, não ajuda estas pessoas.

 

A Igreja classifica os casamentos homossexuais como imorais, artificiais e nocivos.

 

O amor compreende a totalidade da existência em toda a sua dimensão, inclusive a temporal... O amor visa o definitivo. O amor visa a eternidade.

 

A legalização da união de homossexuais é destrutiva para a família e para a sociedade. O Direito cria uma forma de moral, já que as pessoas, freqüentemente, consideram que o que diz o Direito também é moralmente lícito. E, se considerarmos a união homossexual mais ou menos equivalente ao matrimônio, temos uma sociedade que já não reconhece as características e nem o caráter fundamental da família, ou seja, o que é próprio do homem e da mulher, que tem a finalidade de dar continuidade, não só no sentido biológico, à Humanidade.

 

O fato de a Igreja estar convencida de que não conferir a ordenação às mulheres agora é visto por alguns como incompatível com a Constituição Européia.

 

Pessoalmente, me abala a idéia de que mulheres, guardiãs da paz e contrapeso à agressividade e belicosidade masculinas, possam ser alistadas no exército, e saiam por aí armadas para demonstrar que podem ser tão belicosas quanto os homens.

 

Algumas formas de feminismo tornam as mulheres adversárias dos homens. O enfraquecimento da definição da identidade sexual tornou o homossexualismo e a heterossexualidade praticamente equivalentes.

 

Os gêneros musicais 'rock' e 'pop' são distrações profanas para a fé cristã. São uma expressão básica das paixões que, em grandes platéias, pode assumir características de culto ou até de adoração, contrários ao Catolicismo.

 

 

 

 

Aborto e eutanásia, claro, são pecados graves.

 

Os católicos devem ser contra decisões judiciais e leis que autorizem o aborto e a eutanásia, considerados pecados graves.

 

Um católico será considerado culpado por cooperar com o mal, e não poderá receber a comunhão, se votar em um candidato político por ele ser a favor da eutanásia e/ou do aborto.

 

A clonagem humana é mais perigosa do que as armas de destruição em massa.

 

Um homem produzido por outros homens no laboratório deixa de ser um presente de Deus, da Natureza. Assim como ele pode ser fabricado, ele pode ser destruído.

 

Rituais que dependem da superstição e de outros erros constituem um obstáculo para a salvação.

 

O ato de comungar apenas porque o católico vai à missa é um abuso e precisa ser corrigido. Muitas vezes, o responsável pela comunhão deve se recusar a dar a hóstia para algumas pessoas – entre elas, aquelas que foram excomungadas e as que insistem em cometer pecados graves.

 

Todo o bom cristão sabe que as férias são um tempo oportuno para relaxar o corpo, e, também, para alimentar o espírito com tempos maiores de oração e de meditação, para crescer na relação pessoal com Cristo e se conformar, cada vez mais, com os Seus ensinamentos.

 

É hoje, no presente, que se joga nosso destino futuro. Com o comportamento concreto nesta vida decidimos nossa sorte eterna. Ao final de nossos dias na Terra, seremos avaliados tendo em conta se nos assemelhamos ou não ao Menino que está a ponto de nascer na gruta de Belém, porque Ele é o critério de medida que Deus deu à Humanidade.6

 

Na sociedade consumista de hoje, esta época (de Natal) é, infelizmente, sujeita a um tipo de poluição comercial que ameaça alterar seu verdadeiro espírito, caracterizado pela meditação, pela sobriedade e por uma alegria que não é externa, mas íntima.

 

Não é o evitar o sofrimento ou a fuga diante da dor que curam o homem, mas, a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, de encontrar o seu sentido através da união com Cristo, que sofreu com infinito amor.

 

A grandeza da Humanidade se determina essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade. Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para fazer com que o sofrimento seja compartilhado e assumido, é uma sociedade cruel e desumana.

 

O uso ilimitado de portais, através dos quais as pessoas têm acesso fácil a fontes de informações indiscriminadas, poderá chegar a ser um instrumento de crescente fragmentação.

 

Dizendo aos padres para aproveitarem os serviços de tecnologia para difundir a religião católica: Por Deus, tenham um 'blog'.

 

A Verdade não é determinada por maioria de votos.

 

Amor e verdade são fontes de vida; , são a Vida. E uma vida sem amor não é vida.

 

A transformação da Humanidade está na frágil, branca Hóstia Consagrada, Sacramento da presença de Jesus no mundo.

 

Quando os convido a ser santos, peço que não se conformem em ser de segunda linha, mas, que aspirem a um horizonte maior. Não se conformem em ser medíocres.

 

A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a Humanidade.

 

Quando encontramos Jesus e acolhemos o Seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a nossa própria experiência.

 

No amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente.

 

Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não.

 

O segredo para ter um ‘Coração que entenda’ é edificar um Coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar na Palavra de Deus e permanecendo enraizado Nela, mediante o esforço de conhecê-La sempre melhor.

 

A caridade sem a verdade cai no sentimentalismo.

 

É isto o que interessa: abraçar desde já a Vida – a Vida Verdadeira que não pode ser destruída por nada e por ninguém.

 

Fé é a convicção de que as coisas invisíveis são mais importantes do que as visíveis.7

 

Não se deixem intimidar por um ambiente no qual se pretende excluir Deus e no qual o poder e o prazer são os principais critérios que regem a existência.

 

Não se pode seguir Jesus de forma solitária. Quem cede à tentação de ir 'por sua própria conta' ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo ou de acabar seguindo uma imagem falsa d'Ele.

 

Às vezes, o ar que respiramos em nossas sociedades não é saudável; está contaminado por uma mentalidade que não é cristã, e que também não é humana, porque está dominada por interesses econômicos, preocupada apenas com as coisas terrenas e privada de uma dimensão espiritual.

 

A fiel e generosa disponibilidade dos sacerdotes em escutar as confissões indica a todos nós como o confessionário pode ser um verdadeiro 'lugar' de santificação.8

 

É tentador apontar para o que não funciona; é fácil assumir um tom de julgamento de um moralizador ou de um especialista que impõe suas conclusões e seus propósitos e, ao final do dia, oferecer poucas soluções úteis.

 

Nenhuma religião e nenhuma cultura podem justificar o recurso à intolerância e a violência. Usar uma palavra revelada, as escrituras sagradas ou o Nome de Deus para justificar nossos interesses, nossas políticas fáceis e convenientes ou nossa violência é um grave erro.

 

Uma liturgia participativa é importante, mas que não seja sentimental. A liturgia não deve ser simplesmente uma expressão de sentimentos, mas deve fazer emergir a presença e o mistério de Deus, no qual Deus entra e pelo qual nós nos permitimos ser formados.

 

Sem orientação à Verdade, toda a cultura se desfaz, decai no relativismo e se perde no efêmero.

 

Quantas vezes, não obstante o se definir cristãos, Deus, de fato, não é o ponto de referência central no modo de pensar e de agir!9

 

A falta de unidade (entre as igrejas cristãs) mina a credibilidade da mensagem cristã divulgada à sociedade.

 

Às vezes, os batizados não são suficientemente evangelizados, e, por isto, são facilmente influenciáveis, já que têm uma fé frágil e freqüentemente baseada em uma ingênua devoção.

 

Não podemos perscrutar o segredo de Deus, só fragmentos, e nos enganamos quando queremos nos converter em juízes de Deus e da História.10

 

Diria que uma Igreja que procura ser, acima de tudo, atrativa já está no caminho errado. Pois, a Igreja não trabalha para si, não trabalha para aumentar seus próprios números, e, assim, o seu poder. A Igreja Católica está a serviço de um Outro.

 

O mal fará sempre parte da Igreja. Aliás, se se considera tudo o que os homens – e o clero – fizeram na Igreja, isso se transforma em uma prova a mais de que é Cristo que sustenta e que fundou a Igreja. Se dependesse somente dos homens, ela já teria afundado há muito tempo!

 

A contemplação de Cristo, na nossa vida, não nos afasta da realidade, mas, nos torna ainda mais partícipes das vicissitudes humanas, porque o Senhor, atraindo-nos a Si na oração, permite que nos tornemos presentes e próximos de cada irmão no seu amor.

 

Quem bate palmas na missa está aplaudindo os algozes de Cristo na cruz.

 

Não existem orações supérfluas, inúteis; nenhuma se perde. E elas encontram respostas, embora, às vezes, misteriosas, porque Deus é Amor e Misericórdia infinita. A oração nos educa a ver os sinais de Deus.

 

Cada um, mesmo quem se encontra afastado, traz consigo a marca de Deus e, portanto, evidentemente, tem sempre uma sede de infinito, do belo e do bom.

 

Nós não somos o produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é o resultado de um pensamento de Deus.

 

Se, para o homem, não existir uma verdade, ele, no fundo, não poderá sequer distinguir entre o bem e o mal.

 

Onde a política tenta ser redentora, apenas promete muito. Onde deseja fazer a obra de Deus, torna-se não-divina, mas, demoníaca.

 

Tende, sobretudo, um grande respeito pela instituição do sacramento do matrimônio. Ao mesmo tempo, Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados, é somente fonte de felicidade e de paz, na medida em que souberdes fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte das vossas esperanças futuras.

 

Cada um de nós é necessário.

 

Digo aos que comercializam drogas que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e de adultos de todos os segmentos da sociedade. Deus irá lhes exigir satisfações.

 

O amanhã depende muito de como estais vivendo o hoje da juventude.

 

'Nossos bosques têm mais vida'... Não deixeis que se apague esta chama de esperança que o vosso Hino Nacional põe em nossos lábios.

 

Quando o valor do compromisso sacerdotal é questionado como entrega total a Deus, através do celibato apostólico e como disponibilidade total para servir as almas, dando-se preferências às visões ideológicas e políticas, inclusive partidárias, a estrutura da consagração total a Deus começa a perder o seu significado mais profundo.

 

Um sacerdócio bem vivido dignifica a Igreja e suscita a admiração nos fiéis.

 

Deve-se trabalhar incansavelmente para a formação dos políticos, dos brasileiros que têm algum poder decisório, grande ou pequeno e, em geral, de todos os membros da sociedade, de modo que assumam plenamente as próprias responsabilidades e saibam dar um rosto humano e solidário à Economia.

 

Uma vergonha dos nossos tempos: os regimes comunistas chegaram ao poder em nome da libertação do homem.

 

A queda do Comunismo não certifica automaticamente a bondade do Capitalismo. É preciso combinar a liberdade do mercado com o senso de responsabilidade em relação ao outro.11

 

A bondade implica a capacidade de dizer não. Uma bondade que permite tudo não faz bem ao outro.

 

 

 

Algumas formas de feminismo tornam as mulheres adversárias dos homens. O enfraquecimento da definição da identidade sexual tornou o homossexualismo e o heterossexualismo praticamente equivalentes.

 

A Eucaristia torna constantemente presente o Cristo ressuscitado, que continua a se dar a nós, chamando-nos a participar na mesa do seu Corpo e do seu Sangue. Da plena comunhão com Ele nascem todos os outros elementos da vida da Igreja, em primeiro lugar a comunhão entre todos os fiéis, o compromisso de anunciar e de testemunhar o Evangelho, o ardor da caridade para com todos, especialmente os mais pobres e pequenos.

 

Alimentados e sustentados pela Eucaristia, os católicos não podem deixar de se sentirem estimulados a tender para aquela plena unidade que Cristo desejou ardentemente no Cenáculo.

 

Invoco de Deus unidade e paz para a família humana, e declaro a disponibilidade de todos os católicos em cooperar para um autêntico desenvolvimento social, que respeite a dignidade de cada ser humano.

 

A Eucaristia não é simplesmente um acontecimento com dois protagonistas, um diálogo entre Deus e eu. A Comunhão tende para uma transformação total da própria vida. Abre com força o Eu Interior do homem e cria um novo 'nós'.

 

Os santos, praticando o Evangelho da Caridade, dão razão da sua esperança: mostram o verdadeiro rosto de Deus – que é Amor – e, ao mesmo tempo, o verdadeiro rosto do homem, criado à imagem e semelhança de Deus.

 

Jesus não se conforma com uma união superficial e formal; não Lhe basta a adesão entusiástica dos começos... É necessário nos unirmos, durante toda a vida, à Sua Mente e ao Seu Coração.

 

Seguir Cristo enche o Coração de alegria e dá um sentido completo à nossa existência, mas, traz também dificuldades e renúncias, porque, com freqüência, será necessário ir contra a corrente.

 

Se abrirmos com confiança o Coração a Cristo, se nos deixarmos conquistar por Ele, poderemos experimentar em nós, como o Cura d’Ars experimentou, que a única felicidade plena nesta Terra resulta de amar a Deus e de nos sabermos amados por Ele.

 

Vós, artistas, sois guardiães da beleza. Tendes, graças ao vosso talento, a possibilidade de falar ao Coração da Humanidade, de tocar as sensibilidades individual e coletiva, de suscitar sonhos e esperanças, de ampliar os horizontes do conhecimento e do compromisso humano. Sede, também vós, através da vossa arte, anunciadores e testemunhas de esperança para a Humanidade!

 

Demasiadas vezes, a beleza de que se faz propaganda é ilusória e falaz, superficial e deslumbrante até ao aturdimento e, em vez de fazer sair os homens de si mesmos e de lhes abrir horizontes de verdadeira liberdade atraindo-os para o alto, aprisiona-os em si próprios e torna-os ainda mais escravos, com falta de esperança e de alegria. Trata-se de una sedutora, mas hipócrita beleza, que aviva a ânsia, a vontade de poder, de posse, de abuso sobre o outro, e que se transforma, logo a seguir, no seu oposto, assumindo a expressão da obscenidade, da transgressão ou da provocação.

 

Justiça Divina Plenitude de Caridade + Plenitude de Dom + Plenitude de Salvação.

 

O cristão deve contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebam o necessário para viver, segundo a própria dignidade de homem, e onde a justiça é vivificada pelo amor.

 

A pureza de Coração é o que nos permite Ver.

 

Qual é, portanto, a justiça de Cristo? É, antes de tudo, a justiça que vem da Graça, onde não é o homem que repara, que cura si mesmo e os outros.

 

Para entrar na justiça é necessário sair daquela ilusão de auto-suficiência, daquele estado profundo de fechamento, que é a própria origem da injustiça. Em outras palavras, é necessário um 'êxodo' mais profundo do que aquele que Deus efetuou com Moisés – uma libertação do Coração, que a palavra da Lei, sozinha, é impotente para realizar.

 

De fato, 'sedaqah' [virtude da justiça] significa, por um lado, a aceitação plena da vontade do Deus de Israel; por outro, eqüidade em relação ao próximo (confira Ex: XXIX: 12 a 17), de maneira especial ao pobre, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva (confira Deuteronômio X: 18 e 19).

 

Sim. O homem se torna frágil por um impulso profundo, que o mortifica na capacidade de entrar em comunhão com o outro. Aberto, por natureza, ao fluxo livre da partilha, adverte dentro de si uma força de gravidade estranha que o leva a se dobrar sobre si mesmo, a se afirmar acima e contra os outros: é o egoísmo – conseqüência do pecado original.

 

A injustiça, fruto do mal, não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no Coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal.

 

Aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei. Para gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais íntimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente. Poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado à sua imagem e semelhança.

 

Converter-se a Cristo,12 acreditar no Evangelho, no fundo, significa precisamente isto: sair da ilusão da auto-suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do Seu perdão e da Sua amizade.

 

Um deserto espiritual está se espalhando; um vazio interior, um medo sem nome, um sentimento silencioso de desespero.13

 

Fidelidade, indissolubilidade e transmissão da vida são os pilares de qualquer família, verdadeiro bem comum, patrimônio precioso para toda a sociedade.

 

O amor vive de gratuidade, de sacrifício de si, de perdão e de respeito do outro.

 

Jesus é o Vinho da festa!

 

Uma fé adulta não segue as ondas da moda e as últimas novidades.

 

A Igreja não pode separar o louvor a Deus do serviço aos homens. O único Deus – Pai e Criador é quem nos constituiu irmãos. Ser homem é ser irmão e guardião do próximo.

 

O discípulo de Jesus não responde ao mal com o mal, mas é sempre instrumento do bem, arauto do perdão, portador da alegria, servidor da unidade. Ele quer escrever em cada vida uma história de amizade.

 

O Papa João Paulo II deixou uma Igreja mais corajosa, mais livre, mais jovem. Uma Igreja que, segundo o seu ensinamento e exemplo, olha com serenidade para o passado e não tem medo do futuro.

 

Políticas que afetam a família ameaçam a dignidade e o próprio futuro da Humanidade.

 

'Mane nobiscum, Domine!' Fica conosco, Senhor.

 

 

 

 

 

 

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Notas:

1. Sé Vacante ou Sede Vacante, no Direito Canônico da Igreja Católica Romana, corresponde ao período em que a Sé Episcopal de uma Igreja particular está sem ocupante. Isto significa que para uma diocese, o bispo diocesano faleceu, renunciou, foi transferido ou perdeu seu ofício. Caso haja um bispo coadjutor na diocese, com direito a sucessão, este é imediatamente conduzido ao governo da Sé episcopal, e esta não fica vacante.

2. De vez em quando, pergunto, e vou perguntar mais uma vez: o que é a Verdade?

3. Aqui, em função das múltiplas evidências e do que conheço por experiência pessoal, não posso concordar com o Papa nem com aqueles que pensam como o Papa. Enquanto o ser-no-mundo necessitar do prazer sexual e tiver que o utilizar para, em todos os sentidos, obter satisfação, como poderá efetivamente se abster ou concertadamente se conter? Isto não é sãmente possível, não é aconselhável e não é saudável. Neste caso, e, se for o caso – privação voluntária do prazer sexual – o abstinente poderá vir a padecer de doenças gravíssimas e distorções em sua personalidade. As próprias Sociedades Iniciáticas, que induzem ou inspiram seus membros a não terem orgasmo, cometem um erro gravíssimo. Já disse e vou repetir: o celibato só tem sentido se for espiritual, místico, e isto envolve uma Androginia Iniciática – por assim dizer, um Casamento Alquímico – tão laboriosa de ser alcançada (porque, nomeadamente, é meritosa) quanto difícil de ser compreendida, pois envolve uma série de (pré-)requisitos, que apenas exercícios mágicos-místicos-espirituais e abstinências forçadas não poderão abrir a Porta. Portanto, como regra, é melhor, muito melhor, ter relações sexuais, usando camisinha, para não fazer filhos e mais filhos que não são desejados ou que não podem ser educados dignamente. E, para se prevenir da AIDS, não há nada melhor do que a camisinha. Quem inventou a camisa-de-vênus deveria ter ganho o Prêmio Nobel e ter uma estátua feita todinha de ouro enfeitando a sede da ONU. Bem, seja como for, eu gostaria de saber quem ouviu Deus dizer que usar camisinha é pecado ou que é contra Seus Decretos e Suas Leis. Se, na Idade Média, já existisse a camisinha ou outro método contraceptivo eficiente e eficaz, milhares e milhares de abortos não teriam sido feitos em conventos e monastérios pelas religiosas que neles residiam, para, depois, enterrarem os fetos assassinados e desqueridos nos arredores dos próprios conventos e monastérios. Haverá filme de horror pior do que isto? Quer dizer: condenar a camisinha e obrigar ao celibato são o estopim e a bomba que têm sistematicamente explodido, comprometido e apoucado a Igreja Católica. Até quando a Cúria Romana insistirá nesta medieval abnormalidade? Espiritualismo, misticismo e religiosidade impõem, acima de tudo, indulgência, ternura e responsabilidade, e considerar a camisinha como coisa do demônio, isto sim, para não dizer coisa pior, é uma demoníaca irresponsabilidade. Na África Subsaariana, habitada por pouco mais de 12% da população do mundo, estima-se que mais de 60% da população seja AIDS-infectada. Como é possível que, em pleno século XXI, aconteça uma desumanidade desta magnitude no berço da Humanidade?

 

 

destacando

Mapa da África
(Região Subsaariana destacada em verde)

 

 

4. Bem, esta afirmação é tão absurda e despropositada que não a comentarei. Mas, única verdadeira? Única que salva? Que verdade? Salvar de quê?

5. Não há nenhuma campanha, nos Estados Unidos, planejada pela imprensa. E a questão não é de a percentagem das infrações entre padres ser mais alta ou mais baixa do que em outras categorias. A questão é que choca a qualquer um a existência de um padre pedófilo. E não foram poucos! E não são poucos! Em 25 de agosto de 2011, o Cardeal Sean Patrick O'Malley, OFM Cap, Arcebispo de Boston, divulgou uma aguardada lista de padres acusados de abusar sexualmente de crianças em Boston nos últimos 60 anos, mas, optou por não incluir alguns nomes. Em uma carta, O'Malley disse que 248 padres de Boston e dois diáconos foram acusados de abuso sexual, desde 1950. O'Malley disse que o esforço da Arquidiocese em compilar uma lista de clérigos acusados de pedofilia é mais um passo adiante na iniciativa de tomar a responsabilidade pelos abusos e evitar que volte a ocorrer outro escândalo deste tipo. A polêmica surgiu em Boston, em 2002, e se espalhou por todo o País, revelando que líderes da Igreja trocavam padres pedófilos de paróquia, acobertando seus crimes. Enfim, para não ficar martelando nesta doença, que não é privilégio de padre, o fato é que sacerdotes e outros membros da Arquidiocese de Boston teriam abusado sexualmente de mais de mil pessoas nas últimas seis décadas, de acordo com o procurador de Massachusetts, Tom Reilly, indicando que o escândalo é tão grande que é quase inacreditável.

6. Deus, se existisse da forma como admite o Papa e querem os religiosos em geral, seria tremendamente injusto se, de uma forma ou de outra, oferecesse o Menino que está a ponto de nascer na gruta de Belém como critério de medida para a Humanidade. E por quê? Porque, para que o Mestre Jesus pudesse alcançar a condição espiritual que alcançou, teve que encarnar e desencarnar um número incontável de vezes, e acabar sendo crucifixado. Lentamente, Jesus se tornou um Nirmânâkâya; depois, um Sambhogâkâya. E, por amor a nós, tem recusado a Alta Iniciação para se tornar um Dharmakâya – a manifestação da Verdade em forma absoluta – pois seria obrigado a perder o contato com a Humanidade de forma direta. Isto não significa que Ele fará por nós o que nos cabe fazer, mas, sim, resumidamente, que nos inspirará paulatinamente no Caminho da Retidão, na justa medida em que formos capazes de receber e de perceber Sua inspiração. Fica a pergunta: como poderemos aceitar e adotar um critério de medida se, por não o entendermos, não somos capazes de a ele aderir e de o pôr em funcionamento? Só aceitamos e adotamos o que minimamente compreendemos. Paulatinamente. E, uma vida, para isto, não representa praticamente nada. Por este motivo, a Imitação de Cristo, obra da literatura devocional, de Tomás de Kempis (Kempen, Renânia, 1379 ou 1380 – 25 de julho de 1471, mosteiro de Saint Agnetenberg, Zwolle), é impossível de, por nós, por enquanto, ser posta em prática. Preferimos imitar o que não presta. Tudo vai de Morrer e Nascer. E quem quer Morrer e Nascer?

7. Isto, para mim, é semelhante a tentar resolver a quadratura do círculo somente usando uma régua e um compasso. Da mesma forma que é impossível construir com régua e compasso um quadrado com a mesma área de um círculo dado, creio que seja impossível admitir que coisas invisíveis sejam mais importantes do que coisas visíveis, assim, de araque, simplesmente por admitir. O que estou querendo dizer com isto? Que, ou temos a experiência psíquica pessoal (e intransferível) da coisa, ou continuaremos, pela pura fé, a confundir caolho, com quatrolho, com sobrolho, com zanolho, com zarolho, com mirolho e com roncolho, em um imbróglio sem-termo.

 

 

A Impossível Quadratura do Círculo

 

 

8. Confessionário nunca foi, não é e jamais será 'lugar' de santificação. Foi, sim, em um passado não tão distante, entre outras aberrações, instrumento para exercício punitivo e autoritário do poder eclesial deturpado. Muitas cabeças rolaram por causa dos confessionários. Não havia coisa que o Santo Ofício mais adorasse do que o confessionário.

9. A inquisição que o diga.

10. Está certíssimo o Papa Bento XVI. Mas, sem julgar nem opinar, apenas com base nos dados históricos, fica difícil saber, em termos morais, o que foi pior: se a inquisição católica, se o massacre de judeus e de outras minorias efetuado nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial ou se o regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos Governos do Partido Nacional na África do Sul. Note bem: não estou comparando nada, até porque as situações que levaram a estes três horrores não podem ser comparadas. Apenas não sei, em termos morais, o que foi pior. Todavia, se matar um ou matar mil e um são uma e a mesma coisa, se matar uma pulga ou matar um elefante são uma e a mesma coisa, a inquisição, o Nazismo e o apartheid são igualmente horrendos, sem tirar nem pôr uma letra.

11. Eu gostaria de saber como é possível conciliar liberdade do mercado com o senso de responsabilidade em relação ao outro. Essa prestidigitação nem o Criss Angel é capaz de fazer. Ora, liberdade do mercado significa e pressupõe ter lucro$, lucro$ e mais lucro$. E lucro$, lucro$ e mais lucro$ longe[longe] estão de qualquer senso de responsabilidade ou de qualquer sentimento de solidariedade. Para alguém lucrar alguém terá que perder. Enfim, liberdade do mercado canalhismo + espoliação + usurpação + esbulho + pilhagem + vampirização... Essa coisa de auto-regulação no aprimoramento da regulamentação do mercado de capitais é o maior papo-furado, porque quem conhece as mumunhas e os meandros do sistema de distribuição de valores mobiliários sabe direitinho como dar a volta na regulamentação. E o pequeno investidor sempre estará, com perdão da má palavra, jodido y mal pagado.

 

 

Prestidigitação Incoadunável

 

 

12. Esta é uma das diferenças entre o religioso e o Iniciado. O religioso pensa e deseja se converter a Cristo. Já o Iniciado trabalha e luta para se converter em Cristo.

13. E por que isto está realmente acontecendo? Porque, como uma onda, é necessário descer para poder subir.

 

 

A coisa não é assim; mas, é mais ou menos assim.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.cartacapital.com.br/internacional/
bento-xvi-nunca-foi-o-papa-da-mudanca/

http://www.liberdade96fm.com.br/

http://www.jornalgrandebahia.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
HIV/AIDS_na_%C3%81frica

http://salvandoomundo.wordpress.com/
2010/02/06/kit-falta-de-vergonha/

http://www.redeamigoespirita.com.br/

http://www.conjur.com.br/2009-dez-31/retrospectiva-
2009-cvm-aprimorou-regulamentacao-mercado-capitais

http://www.sodahead.com/

http://www.crossed-flag-pins.com/
animated-flag-gif/flags-european-union.html

http://commons.wikimedia.org/
wiki/Category:Animated_Earth

http://www.mickeymehtahbf.com/blog/2012/06/
27/the-psychological-benefits-of-giving-charity/

http://www.goodreads.com/author/
quotes/4905855.Pope_Benedict_XVI

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/p/pope_benedict_xvi.html

http://www.vatican.va/holy_father/

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http://www.opusdei.org.br/art.php?p=36473

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http://www.opusdei.org.br/art.php?p=45446

http://www.opusdei.org.br/art.php?p=48274

http://www.opusdei.pt/art.php?p=35091

http://www.duc-in-altum.com.br/
Duc%20in%20altum!11b.htm

http://www.duc-in-altum.com.br/
Duc%20in%20altum!11a.htm

http://silvamanoel.wordpress.com/2007/05/
14/principais-frases-do-papa-bento-xvi/

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/papa-bento-xvi.html

http://www.pr.gonet.biz/frases.php?
autor=Papa%20Bento%20XVI

http://pt.wikipedia.org/wiki/
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http://pensador.uol.com.br/
autor/papa_bento_xvi/

http://noticias.terra.com.br/mundo/mortedo
papa/interna/0,,OI505144-EI4692,00.html

http://www.paraiba.com.br/2011/08/25/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Papa_Bento_XVI

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sede_vacante

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Bento_XVI

http://g1.globo.com/jornal-nacional/

 

Música de fundo:

Sonata nº 11 in A major, KV 331 [E 300i]
Composição: Wolfgang Amadeus Mozart

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/mozart.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.