PAULO FRANCIS – Tiradas

 

 

 

Paulo Francis

Paulo Francis

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este textinho é uma coletânea de tiradas do jornalista, articulista, crítico de teatro e escritor Franz Paul – que virou Paulo Francis, e que acabou se tornando meio que um monstro sagrado do jornalismo ou lobo hidrófobo, como ele mesmo se autodenominou.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Paulo Francis

 

 

 

Paulo Francis, pseudônimo de Franz Paul Trannin da Matta Heilborn 2 de setembro de 1930 – 4 de fevereiro de 1997) foi um jornalista, crítico de teatro e escritor brasileiro.

 

Francis nasceu no Rio de Janeiro. Veio de família alemã. Estudou no colégio São Bento e no Colégio Santo Inácio. Freqüentou a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, nos anos 1950.

 

Participou do Centro Popular de Cultura da UNE, onde atuou como amador. Fez curso de pós-graduação em Literatura dramática na Universidade de Colúmbia, em Nova York, onde foi aluno de Eric Bentley.

 

De volta ao Brasil, foi trabalhar no jornal Diário Carioca como crítico de teatro. A partir daí, Francis criou uma nova forma de escrever crítica através de uma análise mais fria e objetiva, mas, também, com opiniões bastante pessoais. Seu estilo causou polêmica, como suas críticas em relação à atriz Tônia Carreiro, quando afirmou que ela havia mercantilizado fotos, onde aparecia nua.

 

Francis envolveu-se com as idéias dos intelectuais de esquerda dos anos 60. Era simpatizante do movimento trotskista. O grande destaque da carreira de Francis como crítico foi no jornal O Pasquim, dos anos 60 aos 70.

 

Em 1971, foi morar em Nova York, onde se tornou correspondente do Pasquim e da Folha de São Paulo.

 

Francis escreveu romances, como Cabeça de Papel (1977) e Cabeça de Negro (1979), porém, não obteve sucesso.

 

A partir dos anos 80, Francis deu uma guinada ideológica à direita, criticando os políticos do PT, combatendo o Governo Sarney e aderindo às idéias conservadoras e neoliberais.

 

Atuou, durante muito tempo, como comentarista de cultura da Tv Globo, a partir da década de 80. Tornou-se comentarista do canal GNT no programa Manhattan Connection, nos anos 90.

 

Sua última polêmica foi quando acusou a Petrobrás, estatal brasileira, de manter 50 milhões de dólares em contas na Suíça através dos diretores da Empresa. Francis foi processado pela estatal, o que pode ter acelerado a sua morte.

 

Francis morreu de ataque cardíaco, em Nova York. Encontra-se sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

 

 

 

Tiradas Francisianas

 

 

 

A sociedade de massas é por definição o fim da civilização. Bolsões de vida inteligente sobrevivem a duras penas.

 

O Brasil é um asilo de lunáticos onde os pacientes assumiram o controle.

 

É preciso ter mingau na cabeça para acreditar em astrologia.1

 

Eu gostaria de ser o fantasma do Metropolitan Museum.

 

A descoberta do clarinete, por Mozart, foi uma contribuição maior do que toda África nos deu até hoje.2

 

Não há quem não cometa erros, e grandes homens cometem grandes erros.

 

Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.

 

Intelectual não vai a praia. Intelectual bebe.

 

Não levo ninguém a sério o bastante para odiá-lo.

 

O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como Socialismo.

 

A ignorância é a maior multinacional do mundo.

 

 

 

 

A função da universidade é criar elites, e não dar diplomas a pés-rapados.

 

A respeito da caduquice da Petrobras: Godzilla morre no fim. Mas faz um estrago dos diabos.

 

A melhor propaganda anticomunista é deixar um comunista falar.

 

Até paranóicos têm inimigos de verdade.

 

Dizem que escrever é um processo torturante para Sarney. Sem dúvida. Mas, quem grita de dor é a língua portuguesa.

 

Os baianos invadiram o Rio para cantar 'Ó, que saudades eu tenho da Bahia...'. Bem, se é por falta de adeus, PT saudações.

 

Ser comunista, hoje, exige um ato de fé sobre-humana.

 

Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não tenha se dado conta disso.

 

Gosto que me leiam e saibam o que acho das coisas. É uma forma de existir. Trabalho é a melhor maneira de escapar da realidade.

 

Qualquer pessoa inteligente é contraditória.

 

Quando ouço falar em Ecologia, saco logo meu talão de cheques.

 

 

 

 

Dizem que ofendo as pessoas. É um erro. Trato as pessoas como adultas. Critico-as. É tão incomum isto na nossa imprensa, que as pessoas acham que é ofensa. Crítica não é raiva. É crítica. Às vezes, é estúpida. O leitor que julgue. Acho que quem ofende os outros é o jornalismo em cima do muro, que não quer contestar coisa alguma. Meu tom, às vezes, é sarcástico. Pode ser desagradável. Mas é, insisto, uma forma de respeito, ou, até, se quiserem, a irritação do amante rejeitado.

 

Há em mim um resíduo de saltimbanco. Gosto de uma platéia, quero mantê-la cativa, afinal vivo disso há 40 anos.

 

A morte é uma piada. A vida é uma tragédia. Mas, dentro de nós, mesmo no maior desespero, há uma força que clama por coisas melhores. Os artistas estão sempre aí nos lembrando disso. Existe um paraíso, pois Beethoven ou Gauguin já nos deram mostras convincentes. É inatingível permanentemente, mas, devemos ser gratos pelas sobras que nos couberem.

 

Nosso século tem grandiosidade e tragédia. Só nossa vida é fuleira.

 

O canibalismo de celebridades que é rotina neste país [Estados Unidos da América], no Brasil e em todo o mundo ocidental, graças a um sistema de comunicações que evita assuntos sérios, mas que fornece um 'circo' permanente, obsessivo, avassalador, sobre a vida dos bem-sucedidos e ricos, excitando sentimentos contraditórios, da adoração bocó dos fãs à frustração homicida...

 

O segredo dos Beatles, depois de 'peneirados' por Epstein,3 é simples: limpeza. O 'rock' nasceu de uma mistura de 'jazz' e música montanhesa americana, sob o signo das cadeiras rebolantes4 de Elvis Presley.

 

 

 

 

Ninguém fica uma semana, hoje, em uma capital da Europa com 1000 dólares por semana, a menos que se dedique à mendicância, à prostituição ou seja faquir.

 

Meu sonho acordado é ter dinheiro suficiente para viver em um país em que eu não saiba a língua e o que está acontecendo.

 

O único sistema político moral é o Anarquismo,5 que não é factível, porque teria também de ser imposto e de recorrer à força, deixando de ser o que pretende.

 

Onde quer que se viva, sempre parece o centro do mundo.

 

A alma do homem, ao contrário do que diz Oscar Wilde, não é socialista.

 

O meio político brasileiro só pode ser lerdo tapando as narinas.

 

Minorias decididas fazem o mundo, em grande parte.

 

As elites, no Brasil, não acreditam, no íntimo, na soberania do povo. As diferenças entre elas e o populacho é de tal ordem intransponíveis e insuperáveis, a não ser naquele prazo tão longo que, na frase de Keynes,6 estaremos todos mortos.

 

É extraordinária a relativa imunidade que a Igreja gozou todos estes anos na demonologia de nossos nacionalistas e esquerdistas. Arnold Toynbee,7 protestante, escreveu que, tendo cometido tantos crimes sem morrer, talvez a alegação de que é de origem divina seja verdadeira.

 

Definindo Nova York: É a maior cidade de Porto Rico.

 

Nova York é uma síntese política e cultural do mundo moderno. Tem terceiro mundo nas favelas de negros e porto-riquenhos, a alta cultura das sinfonias e das grandes editoras, um sistema de comunicações incomparável da CBS-TV ao New York Times, a riqueza absurda de Wall Street, os sofrimentos que levam a sentimentos fascistóides de uma classe média amedrontada, uma confusão étnica, única no mundo, uma sujeira, uma violência, uma grandeza, uma civilização, incomparáveis.

 

Não vi e não gostei.

 

Hitler nos provou que política dá sempre errado. Tudo o que ele mais queria era acabar com o Comunismo e com os judeus. No final da Guerra, a União Soviética virou superpotência e os judeus conseguiram fundar Israel.

 

A televisão é a força mais subversiva da nossa sociedade, ainda que inconscientemente.

 

 

 

 

O esporte é a alta cultura dos sem-imaginação, que são 3/4 da Humanidade.

 

A vida é muito mais variada, anárquica e imprevisível do que sonham os ideólogos.

 

Apenas os idiotas não se contradizem.

 

Bebo para tornar as outras pessoas mais interessantes.

 

O Brasil sempre foi a casa da mãe Joana de elites sub-reptícias que fazem o que querem.

 

Todo otimista é um mal informado.

 

Jornalismo é uma questão de ênfase.

 

Jornalismo é a segunda mais antiga profissão.

 

A glória da imprensa foi feita por gente com opiniões fortes e inconformistas.

 

Nunca apoiei Governo algum. Acho que é um dever do jornalista adotar a moto dos anarquistas.

 

Passei de criança a adulto. Eu era uma criança que confundia desejo com realidade. Eu tinha certos desejos – que eram fraternais com relação à minha situação privilegiada e à situação desprivilegiada de outras pessoas. Mas, descobri, ao ver o mundo aí fora, que a maneira de resolver esses problemas não é a maneira pregada pelos principais grupos populares aqui do Brasil. A grande transformação foi esta. Vi que os países ricos são países que se abrem para o Capital e fazem iniciativa privada. Como é que você vai empregar os brasileiros sem iniciativa privada? Vai fazer de todo mundo funcionário público? As repartições públicas já estão falindo! E com esses milhões que estão aí o que é que você vai fazer? É preciso abrir desde botequim à fábrica. Isto só com capital privado?

 

A Socialdemocracia é imperfeita – sem dúvida mas, é a coisa mais justa que há, porque garante o mínimo necessário a quem não pode lutar pela sobrevivência e, ao mesmo tempo, permite a quem pode que se expanda sem ditadura sem nada. Veja os países mais avançados do mundo: são os escandinavos. A própria Alemanha é uma Socialdemocracia, a França… E os Estados Unidos são uma Socialdemocracia – desorganizada, mas, se você falar assim nos Estados Unidos, eles acham que você é comunista. O que tem de auxílio às pessoas necessitadas é igual a qualquer Socialdemocracia européia.

 

Você deve fazer aquilo que quer.

 

Se o Brasil abrir, entram 500 bilhões de dólares! Vai haver emprego e vai haver prosperidade. É esta a minha esperança.

 

Não há a menor dúvida que o Lula quer um retrocesso quando fala em reestatizar. O maior problema brasileiro são as estatais! A grande dívida interna brasileira, a razão central da inflação – não a única – é esta máquina estatal que devora os recursos e toma todo o Capital. Você não pode abrir uma empresa porque os juros estão na Lua! Pela Constituição, o Governo não pode imprimir dinheiro. Então, ele tem de tomar dinheiro emprestado. Para emprestar a um Governo desse, você tem de emprestar a juros altíssimos. Quanto mais diminui o dinheiro, mais aumentam os juros.

 

Se, em 1964, João Goulart tivesse resistido, seria, certamente, o início de uma guerra civil. Mas, dado o temperamento brasileiro, haveria um acordo, um armistício dos militares.

 

A melhor herança deixada por 1964 foi a do crescimento econômico. Pela estrutura montada no Governo Castelo Branco pelo senhor Roberto Campos e pelo senhor Gouveia de Bulhões, o Brasil, nos períodos seguintes particularmente no Governo Médici – cresceu como nunca na História. A pior foi a despolitização total do nosso povo uma espécie de névoa que caiu sobre a sociedade civil brasileira e arruinou várias gerações que poderiam ter sido de líderes políticos e não vieram a ser. Hoje, estamos aprendendo duramente com estes líderes de quinta categoria que temos aí.

 

Getúlio Vargas inventou o Brasil moderno – o Brasil uniformizado. A influência de Getúlio Vargas é tão positiva quanto nefasta. Ele é contraditório. O sujeito mais difamado do Brasil é um homem que participou de todas as decisões econômicas importantes do Brasil. Chama-se Roberto de Oliveira Campos – que, indiscutivelmente, é uma presença intelectual fortíssima na vida brasileira, mas negada pelos seus inúmeros inimigos, tanto quando Getúlio Vargas foi uma presença política muito mais forte do que qualquer outra pessoa no nosso tempo.

 

O Brasil tem um dever consigo próprio de eliminar as necessidades básicas do ser humano – e o Brasil não cumpre isto, os Governos não cumprem isto, a nossa sociedade não cumpre isto.

 

Todo dia abençôo Thomas Jefferson por ter redigido a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que proíbe taxativamente o Congresso de fazer leis que atentem contra a liberdade de expressão. É possível imaginar um outro país que, em guerra sangrenta no Vietnã, tivesse pelo menos 1/3 da população violentamente contra e milhões de pessoas nas ruas protestando?

 

Sou um homem bem casado, um tranqüilo habitante que passa a maior parte do tempo escrevendo. Isto me cansa, mas, me agrada. Sou profundamente deprimido, a doença do século, sei, mas nem por isto deixa de ser chato. Se não estou escrevendo, em suma, produzindo, só me sinto à vontade no mundo, temporariamente, sob o efeito dos espíritos, como diziam antigamente.

 

As violências e crueldades da nossa era não têm paralelo histórico, e nunca, talvez, tenha existido tão pouca esperança ou saída sequer, intelectualmente aceitável para os céticos. E, se sou alguma coisa, sou um cético.

 

 

 

 

Não há maneira possível de a Petrobrás dar lucro. Com os preços atuais do mercado, a exploração do o óleo custaria três vezes o que eles poderiam vender. E por aí vão as estatais todas.

 

Eu prezo a Democracia. Prezo principalmente as liberdades públicas, e sempre que há uma ditadura as liberdades públicas são prejudicadas.

 

'One men, one vote'. [Um homem, um voto]. Democracia é isto.

 

Eu acho um desastre se o Lula for eleito Presidente. O Lula não tem condição nem para ser torneiro mecânico. Ele perdeu um dedo.

 

Há determinados campos em que o fator lucro deve ser secundário ao fator utilidade. Educação e saúde, me parece, que são dois destes campos.

 

Eu acho todas as idéias interessantes, tenho a maior curiosidade de ver as idéias dos outros. Agora, eu tenho as minhas opiniões.

 

A União Soviética só funcionava com base na polícia, porque nada funcionava na União Soviética.

 

Os democratas são os maiores atrasos de vida que pode haver nos Estados Unidos.

 

A ausência de papas na língua, para mim, é a qualidade suprema do político.

 

Fico deprimido com estupidez, vulgaridade e lero-lero.

 

Leon Trotsky não admitia Sionismo misturado com Marxismo.

 

João [Belchior Marques] Goulart não era nem um paladino das reformas, do progresso social, nem um perigoso subversivo. Ele era um homem fraco, indeciso, e que caiu de bunda... A versão oficial é que o Jango desmoronou por uma resistência militar completa. Não houve absolutamente isto. O Jango desmoronou porque não assumiu o comando.

 

O Itamar não tem vocação nenhuma para presidente. Ele queria é estar numa leiteria em Minas Gerais, conversando com o seu Genebaldo, sei lá quem.

 

Os Estados Unidos tentaram evitar o golpe na Argentina, mas não conseguiram.

 

Eu não tenho nada contra as mulheres, contra os negros, contra os homossexuais. Agora, acho extremamente irritante essa propaganda de direitos. Que direitos? Todo mundo tem direitos.

 

Esse negócio de feminismo é tudo brincadeira. Na verdade, eu não creio que a maioria das mulheres leve o feminismo a sério.

 

O filme Filadélfia8 é uma porcaria. Não comoveu ninguém. Os ativistas ficaram furiosos; acharam o filme uma palhaçada.

 

Eu não acredito em Deus.

 

Heisenberg provou que você não pode dizer onde os elétrons estão, porque eles estão sempre mudando de lugar. Ele provou a total desordem do Universo.9

 

A Igreja Católica – com São Tomás de Aquino e Aristóteles fez uma embromação fantástica, e passou a existir um Deus popular.

 

Uma coisa que eu concordo plenamente com Virgínia Woolf: escrever é só uma coisa: ritmo. Depois que você acha o ritmo certo, tudo flui maravilhosamente.

 

Eu comecei a fazer análise, mas dormi no divã. Era muito chato.

 

A Câmara [dos Deputados] só trabalha quarta-feira, porque todo mundo chega a Brasília terça-feira ao meio-dia e sai quinta-feira ao meio-dia. É preciso melhorar, aperfeiçoar, ensinar o povo brasileiro a votar.

 

Há uma grande corrente de esclarecimento – o Iluminismo aumentando e uma grande corrente de obscurantismo aumentando. Tudo ao mesmo tempo. Quer dizer: é uma grande confusão. Não há uma nem outra dominando. Você tem coisas absolutamente fantásticas.

 

O sentido da agressão aparece disfarçado em patriotismo e em limpeza étnica. Esse tipo de coisa.

 

Não me considero reacionário. Sou um homem lúcido, liberal e conservador.

 

Choque heterodoxo: realmente não é possível que alguém letrado ainda aceite.

 

Eu tomo remédio para dormir para não ter sonhos. Quer dizer, se eu não tomar, eu tenho o pior tipo de sonho que se pode ter. Não é pesadelo não. Eu tenho o seguinte sonho: eu sonho com pessoas de quem eu não gosto, fazendo com elas coisas normais: almoçando, saindo, com a maior educação. Eu detesto estas pessoas. No entanto, eu sonho com elas. Não é verdadeiro, mas você fica assustado.

 

Eu fui cobrir a Revolução de Portugal, os Cravos. Quem lucrou com isso foi o Brasil, porque veio um salazarista para o Rio, e fundou um dos melhores restaurantes: o Antiquarius. O Antiquarius é muito melhor do que o regime português, que não saiu daquilo, aquela porcariada. Acabou o [António de Oliveira] Salazar. O Salazar estava caduco...

 

O hábito não faz o monge. Quando muito, consolida vocações.

 

Perda de 'status' dói paca.

 

Não acredito em rigorosamente nada; mas, me interesso por tudo.

 

Com John Lennon se foi não só uma era, nos parece, mas, um anseio de simplicidades que se tornaram aparentemente impossível em nosso tempo.

 

 

 

E Vem Ruidando a Ingresia...

 

 

 

Vem ruidando a ingresia,

vai se aprochegando o dia,

se avizinhando a zeta hora,

e temos que ir... Já agora!

 

Fomos doces ou amaros?

Cinzentos ou azul-claros?

O que fizemos? Prestou?

Ou o nonsense comandou?

 

De repente, a casa cai;

não dá nem pra dizer ai.

Surrupiar é afanar de si;

adicionar é acrescer a si.

 

Mas, só serve categórico;

não vale nada o hipotético.

Fazer para ganhar mais ali

vale menos do que um pipi.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Breve comentário: astrologia é uma coisa; Astrologia é outra.

2. Bobagem. A África é o berço da vida humana, berço de todos nós.

3. Brian Samuel Epstein (Liverpool, 19 de setembro de 1934 – Londres, 27 de agosto de 1967) foi um empresário musical britânico que se tornou famoso ao empresariar os Beatles. Brian também empresariou outras bandas de 'rock' menos famosas como Gerry & The Pacemakers, Billy J. Kramer and the Dakotas e a cantora Cilla Black. Começou a carreira como gerente de departamento de loja de discos. Morreu de overdose acidental de drogas em 1967.

4. Cadeiras rebolantes que lhe renderam o apelido de Elvis The Pelvis.

5. Anarquismo (do grego, ; significa sem governantes) é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de Governo compulsório. De um modo geral, os anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias baseadas na livre associação.

6. John Maynard Keynes (5 de junho de 1883 – 21 de abril de 1946), foi um economista britânico cujos ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna, tanto na teoria quanto na prática. Ele defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, através da qual os Governos usariam medidas fiscais e monetárias para mitigar os efeitos adversos dos ciclos econômicos – recessão, depressão e booms. Suas idéias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como Economia Keynesiana – organização político-econômica, oposta às concepções neoliberalistas, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da Economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego.

7. Arnold Toynbee (23 de agosto de 1852, Londres – 9 de março de 1883) foi um economista britânico. O seu trabalho envolvia história econômica, com o compromisso e desejo de melhoria nas condições das classes trabalhadoras. Uma de suas sentenças mais interessantes é esta: O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.

8. Filadélfia é um filme norte-americano de 1993, do gênero drama, dirigido por Jonathan Demme (de O Silêncio dos Inocentes) e com roteiro de Ron Nyswaner. O filme conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um advogado homossexual que trabalha para uma prestigiosa firma em Filadélfia. Quando fica impossível para ele esconder dos colegas de trabalho o fato de que tem AIDS, é demitido. Beckett contrata então Joe Miller (Denzel Washington), um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal.

9. O físico teórico alemão Werner Karl Heisenberg (5 de dezembro de 1901 – 1º de fevereiro de 1976) não provou a total desordem do Universo, como pensava Paulo Francis, que não sabia nada de Física, mas pensava que sabia. Heisenberg recebeu o Nobel de Física pela idealização da Mecânica Quântica, cuja aplicação possibilitou, entre outras coisas, a descoberta das formas isoméricas do hidrogênio (orto-hidrogênio e para-hidrogênio). Considerando à parte o deutério (1H2) e o trítio (1H3), pois suas presenças (%) em a Natureza são insignificantes, as moléculas de hidrogênio leve (1H1), cuja fórmula é H2, ou seja, 1H11H1, apresentam duas formas isoméricas: uma forma é designada de orto-hidrogênio, na qual os dois núcleos atômicos estão girando na mesma direção (rotação paralela); na outra forma, designada para-hidrogênio, as rotações nucleares são opostas (rotação não-paralela). Na temperatura ambiente, o equilíbrio da composição é 75%:25% orto-para.

 

Hidrogênio Molecular

Na animação acima (que não é fidedigna),
olhe só para os núcleos; esqueça o resto.

 

O que a Mecânica Quântica de Heisenberg faz é impor restrições à precisão com que se podem efetuar medidas simultâneas de uma classe de pares de observáveis. O Princípio, que leva seu nome, pode ser enunciado nos seguintes termos: O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à Constante de Planck normalizada [Constante de Planck (h) dividida por 2]. Em termos matemáticos, exprime-se assim:

 

 

Trocando em miúdos esse imbróglio: como muito bem explica Kléber Cavalcante, para que possamos medir a posição de um elétron, por exemplo, precisamos vê-lo, e, para isto, temos que iluminá-lo (princípio básico da Óptica Geométrica). No entanto, para iluminar o elétron, o fóton tem que se chocar com ele, e este processo transfere energia ao elétron, o que modificará sua velocidade, tornando impossível determinar seu momento com precisão. Ou seja: velocidade e posição, ao mesmo tempo, não dá para conhecer, isto é, não podemos determinar a posição de um elétron em uma órbita em determinado instante. Todavia, o Princípio da Incerteza de Heisenberg se aplica somente ao mundo subatômico, uma vez que a energia do fóton transferida para um corpo macroscópico não seria capaz de alterar sua posição.

O que tudo isto tem a ver com desordem do Universo? A nossa cabeça é que, geralmente, é desarrumada. O Universo, por sinal, é muito bem ordenadinho, senão já teríamos ido para o beleléu há muito tempo. Mas, se Nêmesis – a suposta anã vermelha irmã gêmea malvada do Sol – existir mesmo, daqui há alguns milhões de anos, um possível colapso da ordem dará existência a uma nova ordem. No frigir dos ovos, tudo é bom.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/N%
C3%AAmesis_(astronomia)

http://piaiaquimica.blogspot.com.br/

http://www.entrevistando.com.br/2012/06/paulo
-francis-sade-um-amador-da-crueldade/

http://www.brasilescola.com/
fisica/principio-incerteza.htm

http://www.gamagases.com.br/
propriedades_hidrogenio.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Is%C3%B4
meros_spin_do_hidrog%C3%AAnio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%
ADpio_da_incerteza_de_Heisenberg

http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/35
/francis/entrevistados/paulo_francis_1994.htm

http://www.frasesparafacebook.
info/tags/piu+piu/page/7/

http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/
entrevista-com-paulo-francis

http://g1.globo.com/platb/
geneton/tag/paulo-francis/

http://www.ditados.com.br/autor.asp?
autor=Paulo%20Francis

http://ex-vermelho1.blogspot.com.br/2011/
06/frases-revelam-essencia-de-paulo.html

http://www.bhlegal.net/blog/novas-
situacoes-de-preconceito-velado/

http://pensadorcompulsivo.blogspot.com.br/
2011/03/subversao.html

http://tx.english-ch.com/teacher/
angelyn/level-a/television-shows/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_Toynbee

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_keynesiana

http://pt.wikipedia.org/wiki/
John_Maynard_Keynes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/paulo-francis.html

http://pensador.uol.com.br/
autor/paulo_francis/

http://g1.globo.com/Noticias/

http://familiaelvis.webnode.com.br/gifs-elvis/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brian_Epstein

http://proximap.blogspot.com.br/2009/07/cinco
-tiros-abrem-novos-negocios-paulo.html

http://www.e-biografias.net/paulo_francis/

http://www.gifsdahora.com.br/
gifs_categorias/Ecologia/

http://www.aerobahia.com.br/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Paulo_Francis

 

Música de fundo:

Sá Marina
Composição: Antonio Adolfo & Tibério Gaspar
Interpretação: Wilson Simonal

Fonte:

http://www.mp3chief.com/w/wilson-simonal

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.