PAULO COELHO
(Pensamentos e Reflexões)

 

 

 

Paulo Coelho

Paulo Coelho

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Li alguns livros de Paulo Coelho – o Autor Mais Googlesco, segundo o jornalista americano Jeff Jarvis. Gostei do que li, mas, em certos aspectos, penso um pouco diferente. O estudo que estou divulgando hoje representa uma minúscula parte das reflexões e dos pensamentos de Paulo, inclusive porque ele os está atualizando diariamente. Acho que vale a pena dar uma conferida!

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

 

Paulo Coelho

Paulo Coelho

 

 

 

O escritor brasileiro Paulo Coelho nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de se dedicar inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista.

 

Paulo Coelho escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da música brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultaram em sucessos como Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Gita, Al Capone, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.

 

Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou em uma série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais etc.

 

Em 1982, ele mesmo editou seu primeiro livro, Arquivos do Inferno, que não teve qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo, que mais tarde mandou recolher, por considerar, segundo suas próprias palavras, de má qualidade.

 

Em 1986, Paulo Coelho fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O Diário de um Mago. No ano seguinte, publicou O Alquimista, que – apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor – se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994), a coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika Decide Morrer (1998), O Demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em Histórias para pais, filhos e netos (2001), Onze Minutos (2003), O Zahir (2005), A Bruxa de Portobello (2006) e a compilação de textos Ser como o rio que flui (2006), que está publicado apenas em alguns países.

 

Paulo Coelho é também o primeiro autor de renome internacional a apoiar ativamente a distribuição on-line gratuita de sua obra. Esta nobre atitude lhe rendeu o titulo de Autor Mais Googlesco, segundo o jornalista americano Jeff Jarvis (Guardian UK).

 

 

 

 

Paulo Coelho
Pensamentos e Reflexões

 

 

 

 

Paulo Coelho

Paulo Coelho

 

 

 

Gostaria de saber se o general Pinochet continuaria a ler meus livros se soubesse que o autor foi preso três vezes durante o regime militar brasileiro e teve muitos amigos detidos ou expulsos do Chile.

 

O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo. As que nada fazem estão sempre cansadas.

 

A busca da felicidade é pessoal, e não um modelo que possamos dar para os outros.

 

 

 

 

A cada momento de nossa existência temos que escolher entre um caminho e outro. Uma simples decisão pode afetar uma pessoa para resto da vida.

 

A linguagem de seu Coração é que irá determinar a maneira correta de descobrir e de manejar a sua espada.

 

 

Excalibur

 

 

Tudo o que acontece uma vez poderá nunca mais acontecer; mas tudo o que acontece duas vezes, certamente acontecera uma terceira.

 

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.

 

Os sonhos devem ser ditos para que comecem a se realizar. E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados. O adiamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento.

 

Saímos pelo mundo em busca de nossos sonhos e ideais. Muitas vezes, colocamos nos lugares inacessíveis o que está ao alcance das mãos.

 

Um Guerreiro sabe que um anjo e um demônio disputam a mão que segura a espada. Diz o demônio: — Você vai fraquejar. Você não vai saber o momento exato. Você está com medo. Diz o anjo: — Você vai fraquejar. Você não vai saber o momento exato. Você está com medo. O Guerreiro fica surpreso. Ambos disseram a mesma coisa. Então, o demônio continua: — Deixe que eu lhe ajudo. E diz o anjo: — Eu lhe ajudo. Nesta hora, o Guerreiro percebe a diferença. As palavras são as mesmas, mas os aliados são diferentes. Então, ele escolhe a mão de seu anjo.

 

Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionarmos com o que encontramos.

 

Podemos acreditar que tudo o que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

 

No Bom Combate, atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte da luta é ficar paralisado de medo.

 

O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos.

 

O homem é o único ser na Natureza que tem consciência de que vai morrer... Mesmo sabendo que seus dias estão contados e que tudo irá se acabar quando menos espera, ele faz da vida uma luta digna de um ser eterno.

 

O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo. Muitas vezes, em nossa existência, vemos nossos sonhos desfeitos e nossos desejos frustrados, mas é preciso continuar sonhando, senão nossa alma morre e Ágape não penetra nela. Muito sangue já rolou no campo diante dos seus olhos, e aí foram travadas algumas das batalhas mais cruéis da Reconquista. Quem estava com a razão, ou com a verdade, não tem importância: o importante é saber que ambos os lados estavam combatendo o Bom Combate.

 

O Bom Combate é aquele que é travado porque o nosso coração pede. Nas épocas heróicas, no tempo dos cavaleiros andantes, isto era fácil, havia muita terra para conquistar e muita coisa para fazer. Hoje em dia, porém, o mundo mudou muito, e o Bom Combate foi transportado dos campos de batalha para dentro de nós mesmos.

 

O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor – na juventude – nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo a lutar, e então já não temos a mesma coragem para combater. Por causa disto, nos voltamos contra nós e combatemos a nós mesmos, e passamos a ser nosso pior inimigo. Dizemos que nossos sonhos eram infantis, difíceis de realizar, ou fruto de nosso desconhecimento das realidades da vida. Matamos nossos sonhos porque temos medo de combater o Bom Combate.

 

O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas que conheci na minha vida sempre tinham tempo para tudo. As que nada faziam estavam sempre cansadas, não davam conta do pouco trabalho que precisavam realizar e se queixavam constantemente que o dia era curto demais. Na verdade, elas tinham medo de combater o Bom Combate. O segundo sintoma da morte de nossos sonhos são nossas certezas. Porque não queremos olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida, passamos a nos julgar sábios, justos e corretos no pouco que pedimos da existência. Olhamos para além das muralhas do nosso dia-a-dia e ouvimos o ruído de lanças que se quebram, o cheiro de suor e de pólvora, as grandes quedas e os olhares sedentos de conquista dos Guerreiros. Mas nunca percebemos a Alegria, a imensa Alegria que está no coração de quem está lutando, porque para estes não importa nem a vitória nem a derrota, importa apenas combater o Bom Combate. Finalmente, o terceiro sintoma da morte de nossos sonhos é a Paz. A vida passa a ser uma tarde de Domingo, sem nos pedir grandes coisas e sem exigir mais do que queremos dar. Achamos, então, que estamos maduros, deixamos de lado as fantasias da infância e conseguimos nossa realização pessoal e profissional. Ficamos surpresos quando alguém de nossa idade diz que quer ainda isto ou aquilo da vida. Mas, na verdade, no íntimo de nosso coração, sabemos que o que aconteceu foi que renunciamos à luta por nossos sonhos, a combater o Bom Combate.

 

O Guerreiro da Luz olha a vida com doçura e firmeza. Sabe que está diante de um mistério, cuja resposta encontrará um dia – mas ainda é cedo para respostas. Então, procura se comportar de acordo com as suas convicções e sua fé. Volta e meia, o Guerreiro pára e diz para si mesmo: 'mas esta vida parece uma loucura'. Ele tem razão. Entregue ao milagre do cotidiano, ele percebe que nem sempre é capaz de prever as conseqüências de seus atos. Às vezes, age sem saber que está agindo, salva sem saber que está salvando, sofre sem saber por que está triste. Sim, é uma loucura. Mas a grande sabedoria do Guerreiro da Luz consiste em escolher bem a sua loucura.

 

Para você ter uma vida espiritual, não precisa entrar para um seminário, fazer jejum, abstinência e castidade.

 

Às vezes, a felicidade é uma bênção; mas, geralmente, é uma conquista.

 

Não existe nada de completamente errado no mundo. Mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.

 

O amor se descobre através da prática de amar e não das palavras.

 

Se admitirmos por nós mesmos que Deus nos criou para a felicidade, teremos que assumir que tudo aquilo que nos leva para a tristeza e para a derrota é nossa culpa.

 

A palavra é um dos meios favoritos de Deus se manifestar. Deus se manifesta em tudo, mas a palavra é um dos seus meios favoritos de agir. Porque a palavra é o pensamento transformado em vibração; você está colocando no ar, à sua volta, aquilo que antes era apenas energia.

 

A prece, quando feita com as palavras da alma, é muito mais poderosa.

 

É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.

 

Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter a segurança de estar decidindo corretamente.

 

Julgar-se pior do que os outros é um dos mais violentos atos de orgulho - porque é usar a maneira mais destrutiva possível de ser diferente.

 

Não existe outra maneira de estar perto das pessoas sem ser uma delas.

 

O caminho da sabedoria é não ter medo de errar.

 

Quando alguém encontra seu caminho, precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas e o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a Estrada.

 

Quando as dúvidas param de existir, é porque você parou em sua caminhada.

 

Quem tenta possuir uma flor verá a sua beleza murchando. Mas quem olhar uma flor no campo permanecerá para sempre com ela.

 

Um ancião índio norte-americano, certa vez, descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira:

Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre brigando.

Quando lhe perguntaram qual cachorro ganhava a briga, o ancião parou, refletiu e respondeu:

Aquele que eu alimento mais freqüentemente.

 

Sabedoria é conhecer e transformar.

 

As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las.

 

Cada momento da busca é um momento de encontro com Deus e com a Eternidade.

 

É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.

 

Qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo o que quer e o que necessita.

 

O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum Coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.

 

Não tenha medo do sofrimento, pois nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca dos seus sonhos.

 

Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o Sol nascendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar Sua presença.

 

Senhor, dai-nos sempre a Tua companhia e a companhia de homens e mulheres que têm dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam e vivem como se cada dia fosse dedicado à Tua glória.

 

O seu Coração está onde está o seu tesouro. E o seu tesouro precisa ser encontrado para que tudo possa fazer sentido.

 

Quando se ama é que se consegue ser qualquer coisa da criação. Quando se ama não temos necessidade nenhuma de entender o que acontece, porque tudo passa a acontecer dentro de nós, e os homens podem se transformar em vento. Desde que os ventos ajudem, é claro.

 

Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.

 

Só sentimos medo de perder aquilo que temos, sejam nossas vidas ou nossas plantações. Mas este medo passa quando entendemos que nossa história e a história do mundo foram escritas pela mesma mão.

 

Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar.

 

A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida. Assuma o seu caminho, mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer melhor o que está fazendo.

 

Cuidado com a solidão. Ela vicia tanto quanto as drogas.

 

Um autor escrevera que o tempo não transforma o homem, a sabedoria não transforma o homem; a única coisa que pode fazer alguém mudar de idéia é o amor.

 

Quando adiamos a colheita, os frutos apodrecem; mas quando adiamos os problemas, eles não param de crescer.1

 

Somos responsáveis por tudo que acontece neste mundo. Somos os Guerreiros da Luz. Com a força do nosso amor, de nossa vontade, podemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente.

 

Todos nós nos preparamos para matar dragões e terminamos sendo devorados pelas formigas dos detalhes, às quais nunca prestamos atenção.

 

A maior mentira do mundo: em determinado momento de nossa existência, perdemos o controle de nossas vidas, e ela passa a ser governada pelo destino.

 

A melhor maneira de servir a Deus é indo ao encontro de seus próprios sonhos. Só quem é feliz pode espalhar felicidade.

 

A única maneira de seguir nossos sonhos é sendo generoso conosco mesmo.2

 

A vida nos pega desprevenidos3 e nos obriga a caminhar para o desconhecido, mesmo quando não queremos, mesmo quando não precisamos.

 

Antes de a mão manejar a espada, ela deve localizar o Inimigo e saber como enfrentá-lo. A espada apenas dá o golpe. Mas a mão já está vitoriosa ou perdedora antes deste golpe.

 

A gente sempre destrói aquilo que mais ama em um campo aberto ou em uma emboscada; alguns com a beleza do carinho e outros com a dureza da palavra. Os covardes destroem com um beijo, os valentes, destroem com a espada.

 

As tarefas diárias jamais impediram alguém de seguir seus sonhos.

 

Às vezes, um acontecimento sem importância é capaz de transformar toda a beleza em um momento de angústia. Insistimos em ver o cisco no olho, e esquecemos as montanhas, os campos e as oliveiras.4

 

Certas coisas são tão importantes que precisam ser descobertas sozinhas.

 

Chegamos exatamente onde precisamos chegar, porque a Mão de Deus sempre guia aquele que segue seu caminho com fé.5

 

Conhecimento sem transformação não é sabedoria.

 

Deus é a Palavra. Cuidado com o que você fala em qualquer situação ou instante de sua vida.

 

Deus está onde O deixam entrar.

 

Deus não está na tortura da alma ou nas confusões do pensamento, mas na capacidade que o homem tem de olhar as estrelas e de ficar comovido.

 

Deus sempre dá uma segunda chance na vida.6

 

É preciso estar atento, deixar que as coisas mudem. Se você mantém o que é velho, o novo não tem espaço para se manifestar.7

 

É preciso não relaxar nunca, mesmo tendo chegado tão longe.8

 

E que diferença faz, para o mundo, uma vírgula separando um sujeito de um verbo?

 

Escreve. Seja uma carta, um diário ou umas notas enquanto falas ao telefone, mas escreve. Procura desnudar a tua alma por escrito, ainda que ninguém leia; ou, o que é pior, que alguém acabe lendo o que não querias. O simples ato de escrever ajuda-nos a organizar o pensamento e a ver com mais clareza o que nos rodeia. Um papel e uma caneta fazem milagres, curam dores, consolidam sonhos, levam e trazem a esperança perdida. As palavras têm poder.

 

De que me adianta temer o que já aconteceu? O tempo do medo já aconteceu, agora, começa o tempo da esperança...

 

No amor, ninguém pode machucar ninguém; cada um é responsável por aquilo que sente, e não podemos culpar o outro por isso... Já me senti ferida quando perdi o homem por quem me apaixonei... Hoje, estou convencida de que ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém... Essa é a verdadeira experiência de ser livre: ter a coisa mais importante do mundo sem possuí-la.

 

Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para Ela.

 

Estabelecer regras, preconceitos ou padrões apenas empobrece nossa busca. Estar aberto para a vida é estar aberto para o próximo.

 

 

 

 

Existem momentos na vida que a única alternativa possível é perder o controle.9

 

Existem pessoas que se acostumam com seus próprios erros, e em pouco tempo confundem seus defeitos com virtudes.

 

Muitas pessoas se fascinam pelos detalhes e esquecem o que procuram.

 

Não adianta querer agradar todo mundo. Só os medíocres conseguem isso, e, mesmo assim, à custa de muito sacrifício pessoal.

 

Não devemos tentar melhorar naquilo que os outros esperam de nós, mas descobrir o que esperamos de nós mesmos.

 

Não ofereça a Deus apenas a dor de suas penitências, ofereça também suas alegrias.10

 

Não precisamos saber nem 'como' nem 'onde', mas existe uma pergunta que devemos fazer sempre que começamos qualquer coisa: 'Para que tenho que fazer isto?

 

Não queira ser audacioso, quando basta ser inteligente.11

 

Ninguém consegue fugir do seu Coração. Por isto, é melhor escutar o que Ele fala, para que jamais venha um golpe que você não espera.

 

Nós sempre temos tendência de ver coisas que não existem, e ficar cegos para as grandes lições que estão diante de nossos olhos.

 

O amor é arriscado, mas sempre foi assim. Há milhares de anos as pessoas se buscam e se encontram.12

 

O amor é olhar as mesmas montanhas por ângulos diferentes.

 

No amor não existem regras. O coração decide, e o que ele decidir é o que vale.

 

O esforço é saudável e indispensável, mas sem os resultados não significa nada.13

 

O maior de todos os pecados: o arrependimento.14

 

O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos.

 

O mundo se transforma e nós somos parte desta transformação. Os anjos nos guiam e nos protegem.

 

O poder da vontade não transforma o homem. O tempo não transforma o homem. O amor transforma.

 

O que se julga cheio de virtudes fica paralisado. O que se julga cheio de culpa, também fica paralisado.

 

O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer da sua missão ou do seu objetivo.

 

O verdadeiro amor não consiste em tentar corrigir os outros...

 

O verdadeiro caminho da sabedoria pode ser identificado por três coisas: precisa ter amor, deve ser prático e pode ser percorrido por qualquer um.

 

Os anjos se fazem notar apenas para aqueles que acreditam na sua existência, embora sempre estejam presentes.

 

Os homens que se julgam sábios são indecisos na hora de mandar e são rebeldes na hora de servir.

 

Os olhos mostram a força da alma.

 

Os que tentam matar o corpo ofendem a Lei de Deus. Os que tentam matar a alma também, embora esta falta seja menos visível aos olhos do próximo.

 

Os sentimentos devem estar sempre em liberdade. Não se deve julgar o amor futuro pelo sofrimento passado.

 

Para que tenho que fazer isto?

 

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro Amor.

 

Poucos aceitam o fardo da própria vitória; a maioria desiste dos sonhos quando eles se tornam possíveis.

 

Precisamos aproveitar quando a sorte está do nosso lado, e fazer tudo para ajudá-la da mesma maneira que ela está nos ajudando.

 

O mal não é o que entra na boca do homem. O mal é o que sai dela.

 

Quando alguém deseja algo, precisa saber que está correndo riscos. Mas é justamente isto que faz a vida interessante.

 

Quando alguém evolui, evolui tudo que está à sua volta.

 

Quando se ama, não é preciso entender o que acontece lá fora, porque tudo passa a acontecer dentro de nós.

 

Quando todos os dias ficam iguais é porque deixamos de perceber as coisas boas que aparecem em nossas vidas.

 

Quantas coisas perdemos por medo de perder.

 

Quanto mais você entender de si mesmo, mais entenderá do mundo.

 

Quem conhece a felicidade não consegue mais aceitar humildemente a tristeza.

 

Quem interfere no destino dos outros nunca descobrirá o seu.

 

Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na Alma do Universo.15

 

Ser homem é ter dúvidas, e mesmo assim continuar o seu caminho.

 

Só entendemos a vida e o Universo quando não procuramos explicações. Aí tudo fica claro.

 

Só um homem que não tem vergonha de si é capaz de manifestar a glória de Deus.

 

Toda a vida do homem sobre a face da Terra se resume a buscar o amor. Não importa se ele finge correr atrás de sabedoria, de dinheiro ou de poder.

 

Todas as artes divinatórias foram feitas para aconselhar o homem, jamais para prever o futuro. São excelentes conselheiras e péssimas profetizas.

 

Todos os dias, Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência.

 

Tudo que o mundo precisa são de exemplos; não de opiniões.

 

Um Guerreiro da Luz sabe que não pode prever tudo.

 

O Guerreiro da Luz aprendeu que Deus usa a solidão para ensinar a convivência. Usa a raiva para mostrar o infinito valor da paz. Usa o tédio para ressaltar a importância da aventura e do abandono. Deus usa o silêncio para ensinar sobre a responsabilidade das palavras. Usa o cansaço para que se possa compreender o valor do despertar. Usa a doença para ressaltar a benção da saúde. Deus usa o fogo para ensinar sobre a água. Usa a terra para que se compreenda o valor do ar. Usa a morte para mostrar a importância da vida.

 

Deus, com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.

 

Quando renunciamos aos nossos sonhos e encontramos a paz – disse ele depois de um tempo temos um pequeno período de tranqüilidade. Mas os sonhos mortos começam a apodrecer dentro de nós e infestar todo o ambiente em que vivemos. Começamos a nos tornar cruéis com aqueles que nos cercam, e, finalmente, passamos a dirigir esta crueldade contra nós mesmos. Surgem as doenças e as psicoses. O que queríamos evitar no combate a decepção e a derrota passa a ser o único legado de nossa covardia. E, um belo dia, os sonhos mortos e apodrecidos tornam o ar difícil de respirar e passamos a desejar a morte, a morte que nos livrasse de nossas certezas, de nossas ocupações e daquela terrível paz das tardes de domingo.

 

Você foi a esperança nos meus dias de solidão, a angústia dos meus instantes de dúvida, a certeza nos momentos de fé.

 

Um verdadeiro Guerreiro sabe que ao perder uma batalha está melhorando sua arte de manejar a espada. Saberá lutar com mais habilidade no próximo combate.

 

Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia.

 

Use sua obra para mostrar a você mesmo quem você é.

 

O amor só descansa quando morre. Um amor vivo é um amor em conflito.

 

O caminho que você está fazendo é o caminho do Poder, e só os exercícios de Poder lhe serão ensinados. A viagem, que antes era uma tortura porque você queria apenas chegar, agora começa a transformar-se em prazer, no prazer da busca e da aventura. Com isto você está alimentando uma coisa muito importante, que são seus sonhos.

 

Sempre que possível, seja claro. Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.

 

A Ordem de RAM (Regnus Agnus Mundi) é uma ordem católica, fundada em 1492, que estuda a linguagem simbólica através de um sistema de ensinamento oral. Na verdade, mestre e discípulo são apenas rótulos para organizar o aprendizado, que se dá através de tarefas, onde cada um encontra sua própria resposta. A Ordem de RAM não tem sede, não possui conhecimentos ocultos, parte do princípio que só se aprende quando se dá um passo adiante e não tem representantes.

 

A linguagem dos sinais é a nossa maneira individual de conectar-se com Deus. Para aprender esta linguagem, é preciso desenvolver a intuição. Para desenvolver a intuição, é preciso não ter medo de errar.

 

Por que sempre destruímos o que mais amamos?

 

Acho que a Igreja Católica vai aceitar a idéia da face feminina de Deus, manifesta na presença da Virgem Maria, como narrado em Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei. Pode demorar cinqüenta ou duzentos anos, mas vai aceitar.

 

O Guerreiro da Luz é todo aquele que, apesar das dificuldades cotidianas, ainda é capaz de lutar por seus sonhos.

 

Um anjo e um demônio estão sempre do nosso lado, e o que irá se manifestar é aquele que escutamos mais. Portanto, é melhor prestar atenção ao que o anjo nos está dizendo.

 

Onze minutos é a média de duração de uma relação sexual.

 

Quando uma pessoa decide seguir sua lenda pessoal, ela sabe exatamente qual é o seu sonho, mas esse conhecimento não a cega.

 

Um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor, todas as noites, que o rico chefe de grande caravana resolveu chamá-lo:

— Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?

— Sei ler, sim senhor. Leio tudo que o Grande Pai Celeste escreve.

— Como assim?

O servo, humilde, explicou-se:

— Quando o senhor recebe uma carta de uma pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?

— Pela letra.

— Quando o senhor recebe uma jóia, como sabe quem a fez?

— Pela marca do ourives.

— Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe se foi um carneiro, um cavalo um boi?

— Pelos rastros — respondeu o chefe, surpreendido com aquele questionário.

O velho crente convidou-o para fora da barraca e mostrou-lhe o céu.

— Senhor, aquelas coisas escritas lá em cima, este deserto aqui embaixo, nada disso pode ter sido desenhado ou escrito pelas mãos dos homens.

 

Todo Guerreiro já ficou com medo de entrar em combate. Todo Guerreiro já perdeu a fé no futuro. Todo Guerreiro já trilhou um caminho que não era dele. Todo Guerreiro já sofreu por bobagens. Todo Guerreiro já achou que não era Guerreiro. Todo Guerreiro já falhou em suas obrigações. Todo Guerreiro já disse 'SIM' quando queria dizer 'NÃO'. Todo Guerreiro já feriu alguém que amava. Por isto, é um Guerreiro; porque passou por estes desafios e não perdeu a esperança de ser melhor do que era.

 

Ambas as energias, a energia feminina e a energia masculina, são necessárias. Nós precisamos ter compaixão e ser implacáveis. Cristo consagrou ambas: a energia do pão, que é sólida, e a energia do vinho, que se adapta. Às vezes, não é a espada que quebra a pedra, mas a paciência da água.

 

Eu acredito em bruxas. Infelizmente, a palavra bruxa tem uma conotação ainda muito negativa. Para mim, uma bruxa é uma mulher capaz de deixar sua intuição guiá-la, que está em comunhão com o seu ambiente e que não tem medo de enfrentar os obstáculos da vida.

 

A imaginação precisa de espaço para se desenvolver.

 

Todos buscamos um propósito em nossas vidas. E existem basicamente três maneiras de buscar isso: pela arte, pela ciência e pela religião. Estes símbolos estão nas paredes das grutas primitivas, nas pirâmides... O problema é que no século XX vivemos sob a ditadura da ciência, e surgiu a realização que não estávamos mais em contato com nossas almas. Como artista, tento reinterpretar esses símbolos para a próxima geração, e busco a inspiração na condição humana.

 

Acredito no conceito de Anima Mundi,16 onde cada pessoa, através da total dedicação ao que faz, entra em contato com a inspiração do Universo – e é daí que vêm os meus personagens, do amor pela vida e pelas coisas que vivo.

 

Quando escrevo um livro, estou, sobretudo, tentando resolver algo comigo mesmo. Eu preciso me entender, e achei na literatura a melhor maneira de fazer exatamente isso. Eu sou os meus personagens e eles encarnam meu espírito. Se consigo, então, escrever do ponto de vista de mulheres, é porque deixo meu lado feminino se expressar sem entraves.

 

Sou católico. Mas acho que toda e qualquer religião, se sinceramente escolhida, leva ao mesmo Deus. E não transfiro para minha religião a minha responsabilidade na busca espiritual.

 

Tenho uma vida normal, e meu cotidiano – graças a Deus se modifica todos os dias; e assim não se transforma nunca em rotina.

 

A fé consciente é liberdade.
A fé instintiva é escravidão.
A fé mecânica é loucura.
A esperança consciente é força.
A esperança emocional é covardia.
A esperança mecânica é doença.
O amor consciente desperta o amor.
O amor emocional desperta o inesperado.
O amor mecânico desperta o ódio.

 

Somos seres preocupados em agir, fazer, resolver, providenciar. Estamos sempre tentando planejar uma coisa, concluir outra, descobrir uma terceira. Não há nada de errado nisto; afinal de contas, é assim que construímos e modificamos o mundo. Mas faz parte da experiência da vida o ato da adoração. Parar de vez em quando, sair de si mesmo, permanecer em silêncio diante do Universo. Ajoelhar-se com o corpo e com a alma. Sem pedir, sem pensar, sem mesmo agradecer por nada. Apenas viver o amor calado que nos envolve. Nestes momentos, algumas lágrimas inesperadas – que não são nem de alegria, nem de tristeza – podem jorrar. Não se surpreenda. Isto é um dom. Estas lágrimas estão lavando sua alma.

 

Nós vivemos em um Universo que é, ao mesmo tempo, gigantesco o suficiente para nos envolver e pequeno o bastante para caber em nosso Coração. Na alma do homem está a alma do mundo, o silêncio da sabedoria. Tudo em nós funciona perfeitamente bem e em harmonia com a Natureza. O que há de bonito no dia de hoje? Procure reparar, porque esta é a melhor imagem de você mesmo. Deus está em nosso cotidiano, espera que notemos Sua presença. Toda manhã, Deus nos mostra o Seu sorriso. As nuvens que estão ocupando, neste momento, o céu de sua alma vão passar. O Sol, que às vezes se esconde por detrás das nuvens, não passa nunca.

 

O Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.

 

A única chance que uma tragédia nos dá: a de reconstruir nossa vida.

 

Nós morremos enquanto Tu permaneces. A eternidade é Tua. E, na eternidade, seremos lembrados, não como pontos insignificantes deste mundo real, mas como folhas sadias que, em um certo momento, floresceram nos ramos da Árvore da Vida. Estas folhas caem da árvore, mas não caem no esquecimento, porque Tu sempre Te lembrarás delas.

 

Quem já perdeu alguma coisa que tinha como garantida, termina por aprender que nada lhe pertence.

 

O sexo é a arte de controlar o descontrole.

 

Khrisna resolveu testar a sabedoria de seus súditos. Convocou Duryodhana, um rei conhecido por sua crueldade, e pediu que encontrasse um homem bom em seu reino. Duryodhana viajou durante um ano, e voltou à presença de Khrisna, dizendo: Busquei um homem bom, e não encontrei. São todos egoístas e malvados. Khrisna chamou o rei Dhammaraja, considerado um homem santo. Pediu que percorresse seu reino em busca de um homem malvado. Dhammaraja viajou durante dois anos, e voltou a Khrisna, dizendo: Perdoe-me, mas não encontrei ninguém mau. Todos têm um lado bom, apesar dos defeitos. Então, Khrisna comentou com os outros deuses: Viram? O mundo é um espelho; devolve a todos os reflexos do próprio rosto.

 

Não creio que a felicidade seja um valor. Eu a considero como uma tarde de domingo, algo sem interesse. Eu quero aventura na minha vida, tomar riscos, me confrontar com os obstáculos, me sentir vivo.

 

 

 

Sempre é preciso saber
quando uma etapa chega ao final.

Se insistirmos em permanecer nela
mais do que o tempo necessário,
perdemos a alegria
e o sentido
das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos,
fechando portas,
terminando capítulos,
não importa o nome que damos.
O que importa é deixar no passado
os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho?
Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais?
Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada
desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo
se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesmo
que não dará mais um passo
enquanto não entender as razões
que levaram certas coisas,
que eram tão importantes e sólidas em sua vida,
serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude
será um desgaste imenso para todos:
seus pais, seu marido ou sua esposa,
seus amigos, seus filhos, sua irmã...
Todos estarão encerrando capítulos,
virando a folha,
seguindo adiante,
e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo
no presente e no passado,
nem mesmo quando tentamos
entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará:
não podemos ser eternamente meninos,
adolescentes tardios,
filhos que se sentem culpados
ou rancorosos com os pais,
amantes que revivem
noite e dia
uma ligação com quem já foi embora
e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam
e o melhor que fazemos
é deixar que elas realmente possam ir embora.

Por isso é tão importante
(por mais doloroso que seja!)
destruir recordações,
mudar de casa,
dar muitas coisas para orfanatos,
vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível
é uma manifestação do mundo invisível,
do que está acontecendo em nosso Coração,
e o desfazer-se de certas lembranças
significa também abrir espaço
para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora.
Soltar.
Desprender-se.
Ninguém está jogando
nesta vida com cartas marcadas.
Portanto, às vezes ganhamos e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo,
não espere que reconheçam seu esforço,
que descubram seu gênio,
que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional
e assistir sempre ao mesmo programa,
que mostra como você sofreu com determinada perda:
isso o estará apenas envenenando
e nada mais.

Não há nada mais perigoso
que rompimentos amorosos que não são aceitos,
promessas de emprego
que não têm data marcada para começar,
decisões que sempre são adiadas
em nome do "momento ideal".

Antes de começar um capítulo novo,
é preciso terminar o antigo:
diga a si mesmo que o que passou
jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época
em que podia viver sem aquilo,
sem aquela pessoa...
Nada é insubstituível,
um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio,
pode mesmo ser difícil,
mas é muito importante.

Encerrando ciclos.
Não por causa do orgulho,
por incapacidade, ou por soberba.
Mas porque simplesmente
aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta,
mude o disco,
limpe a casa,
sacuda a poeira.

Deixe de ser quem era,
e se transforme em quem é.

 

 

 

 

 

 

Minha Reflexão Pessoal

 

 

 

Como a felicidade poderá ser uma bênção?

Ela haverá de ser sempre uma conquista.

Poderemos, talvez, até derrapar na pista;

mas ela não será granjeada por um bufão.

 

E quem espera jamais poderá alcançar,

pois o Universo não ouve os que dormitam.

O Universo só atende os que decretam

– os que sabem fazer a coisa engrinaldar.

 

Só duas coisas tornam a felicidade implausível:

andar a esmo de ceca em meca e perder o latim.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Os problemas, em princípio, não podem ser adiados; aparecem porque somos ignorantes, e porque agimos, constantemente, de maneira ignorante; os problemas que temos que enfrentar na vida vêm à tona como formas de compensações ou de retribuições de transgressões e de infringências passadas ou presentes. As soluções para os problemas que aparecem na vida, sim, é que, em um certo sentido, podem ser adiadas – e costumam ser adiadas! pela mesma ignorância que os causaram.

2. A primeiríssima generosidade que devemos ter e praticar para conosco é nos perdoarmos. Mas só se perdoa quem se compreende.

3. A vida só pega desprevenido o incauto e o desmazelado. E, na verdade, ela propriamente não pega; ela educativamente obriga a que as compensações e as retribuições se efetivem. Mas, você, meu irmão, tenha em mente o seguinte: tudo vem e acontece na hora certa, no momento preciso, no instante adequado. O que adiantaria dar de presente Os Lusíadas (obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, o maior poeta de língua portuguesa) a um analfabeto? Não é o meu caso... Mas, quem sabe e pode... Uma posição Iniciática... Três Palavras... A Grande Iniciação! E assim, a própria morte, que deveria ser uma transição consciente, consentida, pega desprevenido o incauto e o desmazelado. Preciso deixar claro uma coisa: não me considero e não sou um incauto nem um desmazelado, mas não adquiri o domínio da vida suficientemente para passar pela transição de forma volitiva, consciente e consentida. Ainda!

4. Reclamamos da diarréia, mas quem escolheu a comida fomos nós. Reclamamos do maligno, mas fomos nós que o criamos e somos nós que o aleitamos. Às vezes, até reclamamos e brigamos com Deus... Mas, o que Deus tem a ver com as nossas ignorâncias?

5. Se a fé for entendida como a firme adesão da inteligência derivada de uma experiência pessoal... A própria Sagrada Escritura admite que a verdade da fé deve estar ancorada na firme adesão da inteligência; isto é chamado de argumento, conforme consta da Summa Theologiæ, II a II ae, Q. 4 a. 1, de São Tomás de Aquino (1225 – março 1274).

6. Admitindo que Deus dê alguma coisa a alguém, se Ele só desse uma segunda chance, seria muito egoísta! Eu, que não sou Deus, dou todas as chances a qualquer um. Logo...

7. Nós deveríamos, diariamente, passar um aspirador de pó dentro de nossas cabeças, para de lá retirar a poeira e as teias que acumulamos desde o momento que acordamos até a hora em que vamos dormir.

8. O que é tão longe?

9. A isto eu chamo de indignação santa.

10. Quantos de nós se lembram de desejar paz aos Ilustres Mestres Ascensionados – a quem tanto costumamos incomodar – pedindo o que não deveria ser pedido, implorando o que não deveria ser implorado, exigindo o que jamais deveria ser exigido?

11. Ser inteligente não é para quem quer ser inteligente; é para quem é inteligente. Agora, ser culto só depende de nós.

12. E, eventualmente, também se perdem!

13. Eu discordo inteiramente deste conceito. A coisa é feita porque precisa ou deve ser feita, não para que haja um resultado visível, favorável, seja imediato, seja mediato. Se fosse assim, como justificar, por exemplo, a crucifixão? Por acaso, Jesus foi um fracassado? Já a mãe que dá à luz a um natimorto, por acaso, é uma fracassada? E, por acaso, fracassaram Madrid, Chicago e Tóquio por não terem sido escolhidas para sediar as olimpíadas de 2016? O que precisamos estar cônscios é que o que é feito não é apagado – mesmo que seja feito por ignorância.

14. Desde quando se arrepender é pecado? Arrependimento sincero é uma espécie de vergonha mística; mas o arrependimento só poderá ser concertado, ainda que sincero, se advier de compreensão, e a compreensão é o último degrau que abre a porta da libertação. Quem não compreende é escravo e continuará escravo até compreender.

15. Nada nasce na Alma do Universo. Tudo está lá, tudo sempre esteve lá, tudo sempre estará lá. Melhor seria apenas dizer, no tempo presente: tudo está lá.

16. Alma do Mundo.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.pensador.info/autor/Paulo_Coelho/3/

http://www.pensador.info/autor/Paulo_Coelho/2/

http://www.pensador.info/autor/Paulo_Coelho/

http://www.paulocoelho.com.br/

http://www.paulocoelho.com.br/port/index.html

http://www.paulocoelho.com.br/port/index.html

http://www.paulocoelho.com.br/port/index.html

http://www.cristianismo.org.br/efp10-5.htm

http://pt.wikiquote.org/wiki/Paulo_Coelho

 

Música de fundo:

Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
Composição: Paulo Coelho e Raul Seixas

Fonte:

http://www.beakauffmann.com/mpb_e.html