Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

De noite, meio que babel,

de dia, meio que oco pastel,

fui saboreando fel com mel,

como o glutão Pantagruel.1

 

Reboto, umbroso e mouco,

náufrago em paul chabouco

como endoidecido aqualouco,

fui atufando pouco a pouco.

 

Vivia um arremedo de vida

como casca velha de ferida.

Não morri de morte morrida

porque conheci a Santa Vida.

 

Conheci tarde a Santa Vida.

Em um momento desta vida,

Transmutei a caída em Vida

e renasci livre... com Vida.2

 

Entretanto, não devo falar

Isto eu preciso consagrar;

no Coração devo guardar.3

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Pantagruel é o herói do primeiro romance do padre francês, escritor e exemplo de humanista do Renascimento François Rabelais (1483 – 1553) Les horribles et épouvantables faits et prouesses du très renommé Pantagruel Roi des Dipsodes, fils du Grand Géant Gargantua (Os horríveis e apavorantes feitos e proezas do mui renomado Pantagruel, Rei dos Dipsodos, filho do Grande Gigante Gargântua), publicado em 1532. Um grande boa-vida, alegre e glutão, destaca-se desde a infância por sua força descomunal – superada apenas por seu apetite. Seu nome significa "tudo alterado", e é também o nome de um demônio do folclore bretão cuja atividade preferida era a de jogar sal na boca dos bêbados adormecidos, para alterá-los e fazê-los beber ainda mais. Em 1564, o Index Librorum Prohibitorum, promulgado pelo Papa, classificou as obras de Rabelais como heréticas. Uma das frases célebres de Rabelais é: O hábito não faz o monge, e há quem, vestindo-o, seja tudo menos um frade.

2. Nascer no seio da Eterna Vida, só para começar, significa recusar todos os privilégios, eliminar todos os pré-julgamentos e não ferir nenhum ser vivente. Só para começar. O resto... Quem sou eu para falar do resto? Mas nada poderá ter um valor efetivo – reflexo do Reflexo – se as ações forem praticadas com o intuito de hipoteticamente se alcançar o que quer que seja. Isso é difícil? É. Mas é assim mesmo; não há atalho. Eu, particularmente, de modo geral, desde que nasci, não me preocupo com o amanhã, no sentido de esperar desse amanhã alguma coisa. Aliás, o que é o amanhã? O que vier será bom. O que poderá haver de ruim no Universo? O Universo é o que é; nós é que ainda estamos. A bem da verdade, nós também somos iguaiszinhos ao Universo, só que ainda não sabemos. Saberemos. Sim, saberemos; em princípio, todos nós saberemos. Mas quando saberão os crudelíssimos? Esses, será que saberão? Por mim, saberiam já, mas só eles podem decidir.

3. No Coração devo guardar... mas, nem tanto. Dei meu Primeiro Passo no Caminho ao ser Iniciado na Ordem Rosacruz AMORC. Obrigado. Sete vezes obrigado.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Fran%C3%A7ois_Rabelais

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Pantagruel

 

Música de fundo:

You Are Not Alone

Fonte:

http://www.geocities.com/
lovestypos1/musicpage.html