PASPREFUT

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

Se o passado teve muito a nos revelar,

o futuro também terá muito a nos ensinar.

Mas, houve passado? Haverá um futuro?

 

 

Passado e futuro são coisificações mentais;1

de fato, não são temporaneidades universais.

Ora, o tempo não está separado por um muro!

 

 

Efetivamente, o tempo é e não é tempo.

mas, um dia, será feita a LLuz no escuro!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Como vivemos em um mundo tridimensional, nada mais razoavelmente ilusivo e objetivo do que também tridimensionalizar o tempo. Mas Santo Agostinho (354-430), filósofo, teólogo e místico, africano de nascimento e romano de cultura, que operou dialeticamente mais no campo religioso do que no místico-metafísico, afirmou: É impróprio afirmar que os tempos são três: passado, presente e futuro. Mas, talvez, fosse próprio dizer que os tempos são três: o presente das coisas passadas... o presente das coisas presentes... e o presente das coisas futuras... Existem, pois, na minha mente, três tempos que não vejo em outra parte: lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras. Seja como for, isto também não deixa de ser uma colorida tridimensionalização agostiniana do tempo. Seja como for, pela segunda vez, Paulo Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 – São Paulo, 2 de maio de 1997, educador brasileiro e um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, considerava que a capacidade de o homem tridimensionalizar o tempo (passado-presente-futuro) garante que a condição fundamental da história – sua continuidade não desapareça. Seja como for, pela terceira e última vez, quando conseguimos a proeza mística de existirmos transracionalmente fora do tempo percebemos que este mesmo tempo, do qual somos todos objetivamente dependentes, momentaneamente desaparece. Resolvi acrescentar um quarto seja como for em forma de uma pergunta: em nossos sonhos (ou pesadelos) o tempo existe ou inexiste?

Bolas! Um beijo de um minuto na mulher amada parece que dura um segundo! Fila de banco parece que dura uma eternidade! E escatol de peido podre dentro de táxi parece que não pára de feder nunca!

Já para os gazenses, aquela guerra desproporcional e muito da filha-da-puta, que, na verdade, começou em junho de 1967, parece não ter fim!

 

 

 

 

 

 

 

Tridimensionalização do Tempo

 

 

 

Fundo musical:

Somewhere in Time (John Barry)

Fonte:

http://www.eadcentral.com/go/1/1/0/
http://www.zarcrom.com/users/yeartorem/Mama.html