(Segunda Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Esta publicação é a segunda e última parte de um estudo que fiz da obra Os Paradoxos da Sabedoria Oculta, de autoria do escritor, ocultista e mago cerimonialista francês Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 – 31 de maio de 1875), que publicava seus livros sob o pseudônimo de Éliphas Lèvy.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Todos os tormentos da [personalidade-]alma humana se originam no medo e no desejo. (Príncipe Sakyamuni, o Senhor Buddha, apud Éliphas Lèvy).

O Mago [Branco] quer que os homens se ajudem mutuamente, que encorajem os jovens e que ajudem os velhos. Ele quer que o Bem Eterno triunfe sobre o mal passageiro, e participa, paciente e pacificamente, da obra da sociedade e da Natureza. Ele quer ordem, quer razão, quer bondade e quer amor, e trabalha em prol destas coisas com todas as suas forças. Nada desejando, o Mago é rico; nada temendo, ele é livre. O Mago só deseja o bem é só faz o bem. Ele capaz de é desfrutar da solidão, mas, não teme a companhia dos homens. É uma criança com as crianças, é expansivo com os jovens, sereno com os velhos, paciente com os tolos, feliz com os sábios. A maior riqueza do Mago é a Paz Profunda.

Nenhuma existência é estéril.

O mal é transitório; o Bem é eterno.

 

 

 

O fanático que é capaz de se matar por Deus é capaz de matar também o seu semelhante.

 

 

 

As orgias da austeridade endurecem o Coração tanto quanto as orgias do prazer.

Viver é amar e amar é fazer o bem. Aquele que não se interessa por ninguém é um defunto que merece ser esquecido.

Bom, Belo e Verdadeiro Virtude, Honestidade e Justiça Paz Tranqüilidade na Ordem Eterna.

Todos os desejos desordenados naufragam e se despedaçam. Todo capricho é um tolo desperdício da vida e um passo rumo à morte.

A opinião popular não é a regra de conduta do Sábio. Este não ataca abertamente aquela opinião, mas, não se conforma com ela.

Ter tudo menos inteligência e razão – que luxúria de miséria! Ter todo o poder para fazer o mal que horrível sina! Gozar os abusos que suicídio!

'De que vale a um homem conquistar o mundo inteiro e perder a própria alma? (Jesus, o Cristo, apud Éliphas Lèvy).

A Razão é a LLuz de Deus! Onde está a Razão está a Divindade. O que a Razão quer Deus quer. Um mendigo em sua razão é superior a um príncipe desarrazoado. Por isto, Diógenes, com justa razão, preferiu um raio de Sol à sombra de Alexandre.

O milagre permanente da Natureza é sua ordem imutável e eterna.

 

 

 

Um 'milagre' é um fenômeno natural, ainda que geralmente espantoso, produzido de acordo com certas Leis Universais normalmente desconhecidas. Desta forma, quando Jesus disse que tudo era possível para aquele que tem fé, não quis com isto dizer que o impossível poderia se tornar possível, ou seja, que nada poderá acontecer que seja contrário às Leis Imutáveis da Natureza e à Razão Eterna.1

Ascender eternamente é a virtude dos bem-aventurados; descer eternamente é a ameaça que pesa sobre os réprobos.

 

 

 

 

Renunciar à razão para seguir as inspirações de um fantasma é mergulhar em um abismo de loucura.

Há um perigo gigantesco em crer sem saber, pois, neste caso, por uma confiança ridícula e presunçosa, acredita-se no absurdo, isto é, no impossível.

O ascetismo2 é o pai dos pesadelos e o criador de demônios grotescos e disformes. As virgens de predisposições histéricas da Idade Média costumavam ver alvas donzelas aparecerem junto das fontes. Naqueles dias, tais fantasmas recebiam a denominação de fadas; hoje em dia, quando o mesmo fenômeno se repete, as pessoas julgam que a Virgem se mostrou na Terra, e fundam igrejas e organizam peregrinações, que carreiam muito dinheiro, a despeito da decadência da fé.

As ilusões são melhores do que o desespero, e assim, melhor é fazer o bem em virtude de um engano do que fazer o mal em virtude da fraqueza de uma razão revoltada e de uma consciência anêmica.

A manifestação de Deus se produz no gênero humano através de sucessivas aproximações e progressivas alterações. Deus é sempre o ideal da perfeição humana, que cresce em grandeza à medida que o homem se ergue.

Trilogia do Futuro Humanidade + Solidariedade + Unidade.

Só perante a Humanidade e não perante a Natureza que todos os homens são iguais.

A Verdadeira Igreja – Matriz da Indulgência Universaldeve ser una e não fragmentada em numerosas seitas; deve ser sagrada e não hipócrita ou cobiçosa; deve ser universal e não restrita a um círculo privilegiado que exclui a quase totalidade da Humanidade.

Os Verdadeiros Sacerdotes da Humanidade são os filantropos sinceros; os Verdadeiros Reis são os homens de gênio; os Verdadeiros Nobres são os homens de inteligência e de sentimentos elevados; a massa é o grande rebanho de ignorantes voluntários e de poltrões.3

Todo homem inteligente e virtuoso merece admissão à mais Alta Iniciação; os profanos são apenas tolos ou velhacos. O Iniciado não é homem partidário; ele só deseja a unidade, a indulgência recíproca e a paz profunda.

A Catolicidade, vale dizer, a Universalidade, é o cunho da verdadeira Religião; é, portanto, uma verdade, mas o Catolicismo é um partido e, por isto, uma falsidade. Quando os abusos houverem desaparecido, o protesto já não terá razão de ser, e quando a Catolicidade estiver estabelecida em todo o mundo não mais haverá Catolicismo em Roma.

Em todos os tempos, os Livros Sagrados de todas as nações foram coleções de fábulas; são livros simbólicos feitos para a instrução das crianças. São, de modo geral, coletâneas que resumem o conhecimento e as aspirações mais elevadas de uma época e de um povo. São sagrados como compete aos monumentos e dignos de respeito como a memória da ancestralidade. Todavia, com certeza, o Espírito Divino os inspirou, mas, inspirou os aos homens, não os Deuses.

 

 

O Périplo de Yonah

 

Explicar tintim por tintim é profanar; tornar mais obscuro é revelar.4

O diabo é uma caricatura de Deus, e esta caricatura pertence exclusivamente àqueles que a criaram.

Só a Alta Magia harmoniza os contrários, pois, só ela explica as Leis do Equilíbrio e das Analogias.

Os Verdadeiros Rosa+Cruzes são o que sempre foram: Filósofos e Desconhecidos.

Tudo aquilo que foi demonstrado se torna inatacável, e é estupidez acreditar naquilo que se sabe positivamente não ser verdade.

 

 

Esse treco aí em cima é indisputável;
vale cá e onde o Kosmos faz a curva!

 

 

O Papa é infalível... para aqueles que acreditam nisto.

O eterno Evangelho é como a nuvem que conduziu os judeus no ermo: tem uma face de Sombra e outra de Luz. A face de Sombra é o seu Mistério; a face de Luz é a sua Razão. A Sombra se espalha sobre a letra; a Luz emana do Espírito.

A Fé ignorante se mantém apenas pela obstinação, e a obstinação na ignorância é apenas fanatismo. Mas, controvertidamente, apesar de os fanáticos serem doentes, continuam vivos [se não se explodirem a si mesmos]; os indiferentes, por outro lado, estão mortos.

Um começo de Ciência e de Filosofia afasta o homem do Deus dos tolos, enquanto a aquisição da Verdadeira Ciência e da Verdadeira Filosofia o aproxima do Deus dos Sábios. As cataratas que encobrem os olhos das nossas almas são apenas vãos conceitos de uma teologia leviana e de sofismas insalubres de uma falsa filosofia.

Saber é ousar; mas, para ousar com êxito, precisamos querer e aprender a silenciar.

O ser-aí-no-mundo tem dois meios de chegar à certeza: a Matemática e o bom senso.

Aquele que, fora da Matemática pura, pronuncia a palavra impossível carece de prudência.

Fora da certeza completa, universal e absoluta há apenas crenças e opiniões.5

Crenças e opiniões não podem ser demonstradas; os homens as adotam por uma questão de gosto ou as aceitam uma questão de política.6

A Matemática pura existe por si. Nenhuma vontade a produz; nenhum poder pode limitá-la. Ela é uma lei eterna que homem algum pode infringir e da qual não é possível escapar.

Uma coisa, quando está acima do bom senso, poderá parecer absurda e ser verdadeira; mas, uma coisa contrária às leis da Matemática é real e absolutamente absurda.

Tudo o que apre[e]ndemos se desdobra do desconhecido, que jamais poderá ser inteiramente desdobrado. Como não sabemos o que é este desconhecido, usualmente o denominamos Deus.

Toda religião que não inspire, aumente e aperfeiçoe a filantropia é intrinsecamente falsa. Uma religião cujas conseqüências sejam a exprobração e a punição eterna da maior parte dos homens, de alguns homens ou mesmo de um único homem não inspira a filantropia. Um ato de filantropia, mesmo o mais imperfeito, é mais religioso e meritório do que todos os jejuns, todas as genuflexões e todas as orações.

A Lei deve ser sempre rigorosa; a Justiça, indulgente.

Os Evangelhos dizem que Jesus encontrou um bom ladrão; todavia, em nenhuma parte, dizem que tenha encontrado um bom sacerdote.

O Bom Sacerdote é o auto-sacrifício encarnado; ele é a filantropia alçada a um ideal divino; o mau sacerdote é aquele que vende orações e que faz dos vasos sagrados panelas.

O mal não tem existência real, ou melhor, não existe de forma absoluta. Aquilo que não deve ser não é. Isto é certo e incontestável.

A Verdade não precisa de milagres, e milagre algum pode provar o que é falso.

O que será mais absurdo e mais ímpio do que dar ao diabo, isto é, ao mal personificado, o nome de Lúcifer – que significa Portador da Luz?

O diabo é o oposto de Deus. Por isto, se Deus for entendido como Aquilo que é, o diabo obrigatoriamente terá de ser aquilo que não é.

A mais perigosa e triste das Ciências é a Teologia, pois ela se arvora erroneamente em Ciência de Deus. Mas, na realidade, é antes uma ciência da tolice do homem, quando procura explicar o impenetrável mistério do Divino.

Imaginar que Deus moldou inicialmente uma estátua de barro, soprou-a no rosto e assim fez o homem é acreditar em uma história igual a essas que se contam às menininhas de que os bebês aparecem nos canteiros entre os pés de repolho.7

O sobrenatural é o eterno paradoxo do desejo ilimitado. O homem anseia se assimilar com Deus, e o faz na Comunhão Católica. Do ponto de vista racional, e encarada de maneira puramente natural, esta Comunhão é coisa de extraordinária extravagância. Na Comunhão Católica, come-se o Espírito de Deus e o corpo de um homem! Comer um espírito, e um Espírito infinito! Que loucura! Comer o corpo de um homem! Horrível: teofagia e androfagia! Que maneira de se imortalizar! Contudo, o que poderá haver de mais bonito, de mais balsâmico e de mais divino do que a Comunhão Católica?

O espírito humano constrói o impossível a fim de poder chegar ao Ilimitado.

Os dois Grandes Segredos da Magia são: 1º) não sucumbir às forças mutáveis da Natureza, mas, dominá-las; e 2º) não nos deixarmos escravizar por elas, mas, empregá-las em benefício da imortal liberdade.

A Terra tem uma alma [força planetária instintiva] que obedece ao Sol.

Um esforço gera outros esforços, uma forma gera outras formas e o progresso só é possível através da Lei da Transformação.

 

 

 

 

Sendo o Belo a refulgência do Verdadeiro, a Beleza Ilimitada só pode existir na personificação ideal da Verdade e do Amor.

Em geral, aquele que planta uma árvore jamais colherá seus frutos nem se sentará à sua sombra.

Nada morre; tudo se transforma. Aquilo que já não é tornará a ser, aquilo que era pequeno será grande e aquilo que era mau será melhor.

A Catolicidade Universal será a Luz de todos os espíritos e a Vida Eterna de todas as [personalidades-]alma.

 

 

 

O Credo do Novato-Postulante

 

 

 

Sou um novato-postulante

– eterno buscador-navegante.

Creio não ter havido começo,

e haver apenas um endereço.

Creio que não haverá um fim:

indivíduo-aí perenal andarim.

Creio que o nada não vigora;

o sempre é o infindável agora.

Creio na Santa Voz Silente,

que vai copelando cada ente.

Creio em um Deus-Coração

– nossa universal conexão.

Creio na Unicidade da Vida,

que promana da Santa Vida.

Creio na personalidade-alma,

que conquistará sua palma.

Creio que tudo e todos são um

no seio do Ad Æternum Unum.

Creio, sim, que Deus Homo est

tanto quanto Homo Deus est.

Creio que só o Bem e a Beleza

comutarão o error e a torpeza.

Creio na Lei da Necessidade,

razão de ser da nossa Saudade.

Creio na Lei de Causa e Efeito:

por Ela será mudado o desjeito.

Creio na gradual compreensão,

que propiciará a manumissão.

Creio, enfim, na Vida inalterável

e no Verbum Dimissum inefável.

Mas, eu não creio em disparate

nem em pirulito que bate-bate!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. A Bíblia está cheia de milagres, que, como comentei na nota 10 da parte I deste trabalho, são, por um lado exageros orientais, mas, por outro, simbolicamente, costumam ocultar Leis Eternas e Imutáveis, que as pessoas comuns não conseguem compreender. Mais um exemplo: Jonas saindo com vida de dentro do grande peixe que o engolira simboliza, segundo Éliphas, a Humanidade se regenerando e se libertando da magia do passado e de conceitos atrofiados e ultrapassados.

2. Tanto quanto o celibatarismo.

3.

 

Pobre Humanidade que claudica,
pois, dessabe se vai ou se fica.
Pobre Humanidade que padece
por u'a
visão que nada oferece.

Rica Humanidade que ascende
e que das ilusões se desprende.
Rica Humanidade já alforriada!
É tua, todinha, a Linda Estrada.

 

4. Esta necessidade de ser assim, lamentavelmente, é o que leva a determinadas incompreensões de alguns indivíduos que solicitam afiliação a fraternidades místicas e/ou iniciáticas. As fraternidades ajudam... até certo ponto. Mas, o pulo do gato nenhuma delas dá ou dará, até porque cada um é o seu próprio gato. Em outras palavras: as Iniciações exteriores são uma preparação para a Grande Iniciação Interior, que, um dia, acontecerá com todos os que forem sinceros e não desistirem. Isto é inexorável. Mas, desistir é retornar ao statu quo ante, às trevas da ignorância, à morte em vida. Nem filme de terror do Béla Lugosi é pior do que isto! Portanto, resumindo: qualquer expectativa de que uma organização fraternal possa oferecer ou dar alguma coisa que cada um de nós já não tenha interiormente (sem saber) é o sonho não se realizará. Um dia, todos nós entenderemos que tudo é ilusão. E, quando digo tudo, não excepciono nada. Absolutamente nada. Enfim, só há um Caminho: o interior, que na verdade, independe de rituais exteriores, de magias de qualquer natureza, de graus esotéricos de conhecimento, de qualquer Iniciação externa ou de conexão com qualquer Fraternidade. Só depende de nós. Em Santo Silêncio.

5. Concordo que, de maneira geral, tudo é opinião (eikasia, ilusão) e crença (pistis, fé). Mas, o que é certeza completa, universal e absoluta? Quem a possui?

6. Ou, o que é pior: por ignorância (normalmente consentida). Só uma mente poderosa e privilegiada se esforça para se ilustrar e se superar. A grande maioria das pessoas se contenta com sexo, carnaval, samba e futebol. Esclarecendo: eu não tenho nada contra sexo, carnaval, samba e futebol. Mas, caramba! Só sexo, carnaval, samba e futebol? Sexo em demasia empobrece; carnaval em demasia amortece; samba em demasia ensurdece; e futebol em demasia enrouquece.

7. Esse negócio de bebê aparecer nos canteiros entre os pés de Brassica oleracea é da época em que Adão era cadete e se amarrava cachorro com lingüiça. Na minha época, quando eu era garoto, quem trazia o bebê era a Ciconia ciconia. Oh!, como era romântico! Hoje, com o superavanço da tecnologia, bebê já vem prontinho e desmamado pela Internet, com um tablet na mão direita e um smartphone na mão esquerda.

 

 

Ciconia ciconia

 

 

Música de fundo:

Pirulito que Bate-bate
Interpretação: Banda Infantil Os Brinkantes

Fonte:

http://palcomp3.com/bandaosbrinkantes/
pirulito-que-bate-bate/#/bandaosbrinkantes/sapo-cururu/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://open.adoptionblogs.com/weblogs/2007/04/page/4

http://pessoal.sercomtel.com.br/
matematica/superior/maxmin/mm02.htm

http://www.fernandodoesse.com.br/

http://rouxinoldebernardim.blogspot.com.br/
2013_05_01_archive.html

http://bartsimpsonpictures.squarelogic.net/

http://www.materiaincognita.com.br/paraiso-tropical-a
-incrivel-ilha-com-a-forma-de-uma-baleia/#axzz2vgjKswAo

http://www.inspirefirst.com/2012/08/
07/40-fantastic-animated-gif-images/

http://www.soundsnap.com/tags/angry?page=1

http://www.netanimations.net/
Blazing-fire-explosion-animations.htm

http://blogdomarciotavares.blogspot.com.br/2011/
06/se-eu-fosse-arabe-seria-tambem-um-homem.html

http://www.sodahead.com/

http://vincedesign.com.br/blogs/animal-politico/
eliphas-levi/paradoxos-da-sabedoria-oculta.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.