Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Desinteligências e Controvérsias

 

 

 

Panteísmo1, Pancosmismo2, Panenteísmo3,

Panmatematismo4, Pantiteísmo5, Pan–animismo6,

Panlogismo7, Pantelismo8, Pampsiquismo9,

Transcendentalismo10, Transcendentismo11...

 

 

Ainda que o Cósmico seja efetivamente UM

– e, desde antigamente12, seja o mesmo UM –

ainda há compreensões intelectuais diversas

que germinam desinteligências controversas.

 

 

Esta confa é simplesmente devida à razão

que se recusa a ouvir a Voz do Coração.13

E tudo continua um 'mentalhufas' de cagafum,

par univitelino do 'mentalxongas' de cafarnaum!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Panteísmo: doutrina que identifica o Universo (em grego: pan, tudo) com Deus (em grego: theos). O panteísta é aquele que acredita e/ou tem a percepção da natureza e do Universo, como divindade.

2. Pancosmismo: doutrina materialística segundo a qual o Universo integrado e auto-suficiente é, em última instância, a única realidade cuja existência é verdadeira, considerando implausível qualquer concepção religiosa de transcendência.

3. Panenteísmo (ou Krausismo): termo criado pelo pensador alemão pós-kantiano Karl Christian Friedrich Krause (1781 – 1832) para designar sua doutrina, caracterizada como uma síntese entre o Teísmo e o Panteísmo, pois calcada na suposição de que a totalidade do Universo está situada no interior de uma única divindade primordial. No Panenteísmo, todas as coisas estão na divindade, são abarcadas por ela, identificam-se (ponto em comum com o Panteísmo), mas a divindade é e está além disso – é algo além de todas as coisas – transcendente a todas elas, sem necessariamente perder sua unidade (ou seja, a mesma divindade é todas as coisas e algo mais). Enfim, no Panenteísmo, a realidade existente é um mundo-em-Deus. Luís Washington Vita (1921 – 1968) assim resumiu esta doutrina filosófica: O mundo é e existe por e em Deus; não separado de Deus e a seu lado, mas n'Ele e sob Sua dependência, como a parte está no todo, o efeito na causa, a criatura sob o Criador.

4. Panmatematismo: doutrina segundo a qual a realidade tem uma estrutura matemática ou é compreensível exclusiva e primariamente por meio de formalismos matemáticos.

5. O Pantiteísmo (formulado por José Maria da Cunha Seixas, (1836 – 1895): doutrina espiritualista que se apresenta como uma pessoal e original dissidência do Krausismo e propõe que o ponto de partida do conhecimento é duplo: subjetivamente, seria o pensamento, enquanto, objetivamente, se encontraria na idéia de ser. Na verdade, sendo sempre o conhecimento um ato do espírito que pensa, o respectivo ponto de partida não poderia ser o sentimento nem a vontade, que são apenas excitantes ou motores do conhecimento, mas o pensamento. Por outro lado, porque o conhecimento não pode deixar de partir de algo que seja imediato, possível, certo e intuitivamente evidente que lhe dê um mínimo de garantia, e porque tais atributos só se encontram nas idéias e leis da razão e nos axiomas que decorrem delas, todo o conhecimento se funda, necessariamente, na crença no próprio espírito. Em resumo, a Doutrina Pantiteísta propõe que Deus está em tudo, mas não se identifica com a coisa criada.

6. Pan–animismo (ou animismo) é a doutrina que admite que as coisas naturais são todas animadas, ou seja, toda a realidade é vida.

7. Panlogismo (o Logos em tudo, que no espírito humano adquire plena consciência de Si mesmo): doutrina que admite a identidade do racional e do real. Os seres vivos (animalia) participam da ratio universal porque a realidade está inteiramente penetrada pelo Logos.

8. Pantelismo: pode apresentar dois significados filosóficos distintos. Tanto pode designar a teoria segundo a qual tudo é finalidade, como pode designar a doutrina que afirma que tudo é vontade. Arthur Schopenhauer (1788 1860) é o filósofo pantelista por excelência, enquanto faz da vontade a essência última do real – o princípio absoluto que se objetiva na produção de idéias, força cega e onipotente que tudo cria. Schopenhauer identifica a vontade com a coisa-em-si; a vontade é a verdadeira natureza do homem e das coisas.

9. Pampsiquismo: doutrina que atribui um princípio vital de animação a todas as coisas existentes (mesmo as de natureza inorgânica), como meio de explicação para as suas características e finalidades. O Pampsiquismo foi notabilizado especialmente por Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), que admitia que a matéria possui uma essência espiritual ou anímica, um fundamento psíquico inextenso subjacente aos atributos espaciais ou tridimensionais.

10. Transcendentalismo: orientação ou atitude filosófica que considera as fontes interiores do conhecimento menos ligadas à experiência, como a intuição, o sentimento, a inspiração etc. Mais precisamente, explica Celestino Pires, o Transcendentalismo desenvolve-se a partir do método transcendental kantiano que investiga no sujeito as condições de possibilidade do conhecimento objetivo.

11. O Transcendentismo: segundo Nicola Abbagnano, é um vocábulo que não se encontra em outros idiomas além do italiano, e que é usado, às vezes, para indicar toda doutrina que admite a transcendência do Ser Divino.

12. Bota muito antigamente nisso!

13. In Corde loquitur nostro Vox Dei. Em nosso Coração fala a Voz de Deus.

 

Fundo musical:

Land of Confusion

Fonte:

http://www.downloading-music.org/
Land+Of+Confusion.html

 

Observação:

A animação em flash Confusão Mental ou 'Mentalhufas' de Cagafum ou 'Mentalxongas' de Cafarnaum foi produzida a partir de uma fotografia digital obtida por empréstimo da Página da Internet abaixo:

http://www.wittysparks.com/2006/08/23/confusion-within/

 

Bibliografia:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2ª edição. Tradução de Alfredo Bosi. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1982.

LOGOS ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE FILOSOFIA. Volumes 3 e 5. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo, 1991.

MORA, José Ferrater. Diccionario de filosofía. Vol. 3. 7ª reimpressão. Madrid: Alianza Editorial S. A., 1990.